domingo, 4 de setembro de 2011

Mitos e lendas em torno da maçonaria


A maçonaria surgiu na Idade Média, e não no tempo dos reis de Israel ou no Egito antigo. O termo “maçom”, que vem do inglês mason e do francês maçon, significa “pedreiro”. Mas não pense que essa sociedade — hoje, mais discreta do que secreta — foi criada por simples pedreiros! No passado, essa palavra englobava as atividades de arquiteto, engenheiro e empreiteiro.

Todos os cristãos fiéis sabem que as doutrinas e práticas maçônicas são contrárias ao cristianismo e incompatíveis com o Evangelho. Sabemos que suas reuniões se dão a portas fechadas, em salões sem janelas, com rituais cheios de símbolos obscuros, etc. Mas é importante fazer alguns esclarecimentos, haja vista alguns irmãos estarem confusos com tantas especulações caluniosas e generalizantes constantes da Internet, associando pastores e igrejas à maçonaria.


Embora a maçonaria não seja tão influente como há alguns séculos, já houve por parte de famosos maçons um plano de domínio global. Ela esteve envolvida em duas das maiores revoluções da Idade Moderna: a Americana, em 1776, e a Francesa, em 1789. Ademais, pelo menos quatorze, dentre os 44 presidentes dos Estados Unidos, além de personalidades como Napoleão Bonaparte, Dom Pedro I, Churchill, Mozart e Goethe, eram maçons.


As sociedades secretas tiveram participação na Guerra da Independência (1775-1783), na Revolução Francesa e na Inconfidência Mineira, ambas em 1789, e na Revolução Russa, em 1917. Líderes importantes, como Benjamin Franklin, George Washington e Thomas Jefferson, também eram comprovadamente maçons. Em 1914, a maçonaria lançou um ambicioso plano de dominação mundial, que começou com a criação da Liga das Nações.

Entretanto, há inúmeros mitos e lendas em torno da maçonaria. Os próprios maçons afirmam que ela existe desde o tempo do Egito antigo. Para eles, a prova disso são as pirâmides, em formato de triângulo, que é um símbolo maçônico. Mera especulação. Eles também asseveram que um maçom chamado Hiram Abiff foi o engenheiro-chefe do rei Salomão e responsável por erguer o grandioso Templo em Jerusalém. Não há sequer comprovação histórica de que o tal engenheiro tenha existido!


A Ordem dos Iluminados — illuminati — foi fundada na Bavária por um maçom, em 1776. Dizem os teóricos da conspiração que essa sociedade secreta tem se empenhado na construção da Nova Ordem Mundial, que começaria com a unificação da Europa e culminaria com um governo planetário. Mas, em 1784, o governo alemão pôs fim a essa irmandade. Mesmo assim, os conspiracionistas afirmam que a illuminati nunca foi dissolvida plenamente e governa o mundo, às ocultas.


Se a parte de um templo tem formato parecido com o de uma pirâmide, por exemplo, os teóricos da conspiração julgam caluniosamente o seu líder, chamando-o de maçom ou pertencente à sociedade secreta illuminati. Até a logomarca da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil), numa montagem conspiracionista, foi associada, de maneira forçada, à maçonaria. Veja como na imagem acima há uma pirâmide, a fim de induzir pessoas a acreditarem que a mencionada instituição está a serviço dos maçons.

Quanto às construções em formato de pirâmide, elas seguem as tendências de cada época. Por isso, há templos antigos cujo acabamento apresenta formas e símbolos usados também na maçonaria. Apenas isso. Segue-se que a afirmação, com base em símbolos, de que a maçonaria e a illuminati estão no controle do mundo e até das igrejas evangélicas é uma falácia.

Eu mesmo precisei mudar a minha assinatura, criada quando tinha apenas 15 anos, para não ser acusado de maçom! Ela tinha três pontinhos, alusivos à letra “i”, que aparece três vezes em meu nome, e agora só possui dois... Além disso, tenho tido cuidado com abraços e apertos de mão...

Quando um maçom abraça outro, mantém uma das suas mãos por cima e outra por baixo do ombro da pessoa abraçada, formando um xis. Eles batem nas costas um do outro, trocando de posição por três vezes. No aperto de mão, eles encostam o dedo indicador no pulso da pessoa cumprimentada e o mantêm ali por certo tempo. Quais pastores se saúdam assim?


Não ignoro que algumas lideranças eclesiásticas possam ter envolvimento com sociedades secretas. Mas asseverar que símbolos, números, abraços e apertos de mão provam que pastores são maçons é um julgamento calunioso (cf. Mt 7.1,2). E é lamentável que alguns cristãos estejam acusando os seus irmãos com base em factóides, simbologia “forçada”, generalizações incabíveis, especulações esdrúxulas, etc.


“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” (Jo 7.24).


Ciro Sanches Zibordi

19 comentários:

Judas disse...

Ai que artigo medíocre.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Prezado Iscariotes,

Para quem sequer se indentificou, você está muito exigente...

CSZ

Jesriel Matias disse...

Caro pastor Ciro.
Seu comentário acerca da maçonaria foi de bom aproveitamento, confesso que não tinha muito conhecimento a respeito da maçonaria, entretanto lhe parabenizo pelo artigo
Em Cristo.

HELIO COSTA disse...

A PAZ QUERIDO E NOBRE PASTOR

SEM DUVIDA UMA POSTAGEM MUITO BOA, ESCLARECE MUITO, SOBRE ESSA SEITA,

DEUS CONTINUE USANDO O NOBRE,

FICA NA PAZ

HELIO COSTA

Tiago Rosas disse...

Ilustre Pr. Ciro,

A turma das Teorias Conspiratórias bem que podiam trabalhar para Hollywood, assim poderiam levar suas tramas para a teledramaturgia, e então conseguiriam com mais êxito deixar aflorar suas idéias cheias de suspense, produzindo filmes para quem gosta deste gênero.

Noutras palavras, essa turma é melhor nos Contos de Troncoso e nas Histórias da Carouchinha do que em análises críticas da história, da política e da religião. São exagerados, vêem cão em tudo! Chifre em cabeça de cavalo! Para eles, tem sempre alguém querendo dominar o mundo, aniquilar as criancinhas, destruir a população mundial, e encontam cabeça de bode até em fotografias! Vamos concordar: a teoria deles mais parece desenho animado do que Teologia! Agora, fariam muito sucesso mesmo nos cinemas. Um deles inclusive desativou o canal de comentários no site particular (verdade oculta), depois que comecei a questioná-lo a luz da Bíblia, da Ciência e da História as suas inverdades explícitas.

Certamente que o diabo tem (sempre teve e sempre terá!) seus agentes secretos (ou não) operando no mundo, por meio da cobiça, da avareza, da luxúria, das guerras políticas, da maldade. Vidas, povos, nações ao longo dos séculos foram arrazadas por causa da ganância de alguns servos do diabo. Entretanto, viver a especular, a dar nome e RG as bestas do Apocalipse, a forçar evidências através de letras, desenhos, gestos e sotaques que este ou aquele é o Anticristo... Aí, amigo é muita neurose!

Devemos julgar tudo com sabedoria, para não abandonarmos a genuína mensagem do Evangelho e abraçarmos as fábulas hollywodianas.

"Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade" (1Tm 4.7)

"Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem" (Jd 1.10)

Jesuel disse...

Pastor Ciro a Paz do Senhor!
Como é triste ver muitos cristãos deixando de lado a Sã Doutrina, e se entregando a fábulas como Paulo adverte Timóteo, para não fazer:
"Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.”
“Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;”
“Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam."
(I Timóteo 1: 4, 6 e 7)
Que Deus continue abençoando o teu ministério!

Vandim disse...

O senhor sabe se Paulo Leivas Macalão era maçom...
Já ouvi muito que ele e o pessoal da Madureira tem ligação com a maçonaria.

Emerson disse...

A paz do Senhor pastor Ciro.

É ... nem o saudoso PLM está a salvo dos conspiracionistas ^^.

Uma coisa é analisar os fatos e tirar conclusões (coisa que o pastor faz), outra é ficar inventando e/ou procurando marcas de uma conspiração.

A Bíblia é clara: "E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo." 1 João 4:3.

Maçonaria, cabala, agnósticos, teosofia, cientologia, etc, são todas manifestações do espírito do anticristo.

Muito antes da maçonaria esse espírito já vem agindo (Babel, por exemplo) e agora mais ainda.

Vigie-mos cada vez mais e busque-mos sempre a direção na única bússola que aponta pra o céu: A Palavra de Deus.

A Paz do Senhor Pastor, FIQUE COM DEUS!!!

Diácono Valtair disse...

Paz do Senhor! Pr. Ciro
Ó eu aqui denovo!
Pr. Ciro tem um vídeo no youtube em que o Pr.(pr.!) Cáio fábio faz sérias denuncia sobre várias lideranças evangélicas envolvido com a maçonaria, inclusive o presidente nacional da minha denominação A.D M.Madureira .
Qual o seu parecer a respeito disso?
abraço Pr. Ciro

anncarferreira disse...

A PAZ DO SENHOR CSZ

HOJE DESCOBRIR ESTE BLOG, PASSEI UMA BOA PARTE DA MANHA E DA TARDE LENDO SEUS POSTS, MUITO INTERESSANTE QUE DEUS ABENÇOE O SR CADA DIA MAIS COM SABEDORIA PARA TBM NOS ESCLARECER CERTOS ASSUNTOS RELACIONADO A IGREJA DE CRISTO.
ABRÇOS ANTONIO CARLOS FERREIRA

Betão disse...

irmão ciro.
Tenho acompanhado seus comentarios,realmente muito bom
mas os maçons estão infiltrados,em todos seguimentos,Pr.presidente Ass.de Deus Bras, visívelmente com reverendo moo,e outros,envolvidos com maçonaria.
Maior saite que mostra tudo isso.
Pr.Pedroza
WWW.SIMCEROS.COM.BR

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Betão,

O cristão que se preza não difama nem calunia o seu irmão. E é o que fazem os inventores de males que priorizam teorias da conspiração, em detrimento da Palavra de Deus. Ninguém pode acusar ninguém de ser maçom, se não tiver certeza.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro diácono Valtair,

Quem tem boca fala o que quiser. Mas não cabe ao cristão que se preza o difamar e o caluniar, principalmente quando a única "prova" é a simbologia "forçada".

CSZ

Éric Vitor disse...

Éric Vitor (AD de Bagé/RS)

A paz do Senhor,

Pr.Ciro, esclarecedor esse artigo. Por aqui infelizmente também existem membros que ao invés de se preocupar com a fé e as obras, fica procurando "sarna para se coçar" dando ouvido a fábulas e conspirações. Enquanto isso existem muitas almas perdidas precisando conhecer a Jesus Cristo.

Pastor, tenho um blog (http://aprendizesdapalavra.blogspot.com/), posso ocasionalmente colocar algum artigo seu?

Deus abençoe

Anônimo disse...

Éric Vitor (AD de Bagé/RS)

A paz do Senhor,

Pr.Ciro, esclarecedor esse artigo. Por aqui infelizmente também existem membros que ao invés de se preocupar com a fé e as obras, fica procurando "sarna para se coçar" dando ouvido a fábulas e conspirações. Enquanto isso existem muitas almas perdidas precisando conhecer a Jesus Cristo.

Pastor, tenho um blog (http://aprendizesdapalavra.blogspot.com/), posso ocasionalmente colocar algum artigo seu?

Deus abençoe

Silvio disse...

A paz do Eterno.

Prezado Pastor Ciro, infelizmente há muitos que se dizem cristãos dentro da maçonaria.

Infelizmente, digo eu, por que sei do envolvimento deles.

Temos vários "representantes eclesiásticos" de várias denominações fazendo parte disso.

Eu mesmo estudei e continuo a estudar sobre a maçonaria e seus objetivos. Não sendo eu, nenhum conspiracionista, mas digo que a igreja de hoje está sendo em muito enganada por maçons.

Bom fica a vosso critério, publicar esse pequeno comentário meu.

Fica na paz do Eterno Deus.

EuMesmo disse...

Sinceramente, com todo o respeito, num mundo moderno, com liberdade de culto e opinião, uma sociedade com sinais secretos é meio anacrônica, não acham?
Ritos secretos, sinais secretos, faziam sentido quando quem discordasse, ou praticasse algo diferente da religião dominante poderia ser perseguido e até morto. Isso perde sentido na sociedade atual, e a maçonaria me parece mais com um clube do bolinha, unido para garantir vantagens para seus adeptos. Conheço cada "figura" maçon que chego a me questionar até mesmo quanto a honorabilidade desta ancestral instituição.

obs: conheço maçons muito honrados também - não quero generalizar.

Samuel Fernandes disse...

A paz do Senhor esteja com todos.

Gostaria de salientar aqui neste Blog, que sou Evangélico e tbm sou maçon, e fiquei muito chateado pela descriminação que principalmente a igreja evangélica tem sobre a maçonaria, gostaria de esclarecer também aos que falta "entendimento" "Maçonaria não é religião e muito menos "Seita" como vi em postagens acima,
Quero dizer que sou muito abençoado pelo Senhor em todas as áreas de minha vida, e principalmente com minha "família", onde é uma exigência para se tornar um maçon.
Quero deixar claro que voces irmãos estão esquecendo do versículo Mt 7:1-5 Não julgueis, para que não sejais julgados. pois julgar uma pessoa que ela do demônio do Satã só porque é maçon, isso é falta de conhecimento, pois é mais fácil julgar o que não se tem conhecimento, do que fazer parte e reconhecer o que tem de bom por trás, quero dizer que sinto muito por essas pessoas, lembrando que somos como pedra bruta e devemos a cada instante nos lapidar para ficarmos formosos, e buscar cada vez mais nos conectar com a Luz do Senhos nosso Deus. espero que tenha algum irmão mais esclarecido, pois a maçonaria faz parte de várias conquistas de nossa história inclusive a libertação dos escravos, mais isso não vem ao caso aqui hoje.

Agradeço a oportunidade de postar minha mensagem no blog.

Admiro muito o seu trabalho Pastor Ciro. mais não faça uma acepção de pessoas por fazer parte de uma filantropia ou coisa assim, pois volto a dizer que "maçonaria não é religião e nem seita", Tenho Aprendido muito, como me completo ainda mais nas reuniões da igreja Batista que sou membro. Peço por gentileza aos irmãos que tem essa mania de julgar a estudar um pouco mais sobre o assunto antes de expressar o que os "outros" lhe dizem sobre "maçonaria é do Diabo".

Agradeço a oprtunidade Pastor Ciro, fiquem com Deus.

Atenciosamente;

Samuel Fernandes∴

Sidney Santana disse...

Falando em simbologia, até que ponto isso influencia? Deixe-me exemplificar: Perguntei a um irmão se colocar um piso xadrez na minha casa é errado, visto que o xadrez é(?) usado na maçonaria e ele disse que sim. Qula sua opinião, pastor? Fale-me tambem sobre outros símbolos como cabeça de bode, hang loose, raio, arco-iris, e outros.
Agradecido,
Sidney