Existem provas de que o homem foi à Lua?


Um dos assuntos que abordo, em meu novo livro, são as teorias da conspiração. E uma das mais conhecidas é a de que o homem jamais esteva na Lua. Quem se contrapõe à histórica viagem ao satélite da Terra, realizada pelos astronautas da Apolo 11 (Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins), em 1969, geralmente afirma que os Estados Unidos teriam viajado a algum lugar da Terra, visto que a bandeira fincada no solo estava tremulando ao vento (imagem acima). Além disso, por que os estadunidenses nunca mais voltaram lá?

Na verdade, a última nave a pousar no solo lunar foi a Apollo 17, em 1972. Depois disso, nenhum voo tripulado teve a Lua como destino. Havia um projeto do governo norte-americano de construir uma base lunar permanente, mas foi engavetado. A NASA (National Aeronautic and Space Administration) argumenta que isso se tornou inviável, financeiramente, depois do término da Guerra Fria e do consequente fim da corrida espacial.

É importante observar que os principais interessados no assunto, os russos, nunca contestaram o feito norte-americano. Ademais, tive o privilégio de visitar, no ano passado, o Museu da Aeronáutica e do Espaço, em Washington, D.C., e comprovar que o homem realmente foi à Lua. Ali estão as provas incontestáveis do feito, as quais eu pude ver e fotografar.

Uma das argumentações mais usadas pelos conspiracionistas, como o escritor Bill Kaysing, que trabalhou em uma empresa que prestou serviços à NASA por ocasião do Projeto Apollo, é a respeito da bandeira fincada na Lua. Como ela poderia estar esticada ou tremulando se ali não havia condições atmosféricas para isso ocorrer?


Como se vê nas fotos (acima e ao lado), os astronautas norte-americanos, sabendo das condições da Lua, usaram uma bandeira com duas hastes: uma vertical e outra horizontal. Não faria sentido fincar no solo lunar uma bandeira com apenas uma haste vertical! A haste horizontal na bandeira faz-nos ter a nítida impressão de que ela estava tremulando ao vento.

Leia mais, em Erros Escatológicos que os Pregadores Devem Evitar, a respeito da histórica viagem à Lua e das teorias da conspiração, além de muitos outros assuntos ligados à volta do Senhor Jesus. Esta, aliás, ao contrário do que asseveram os teólogos liberais, como Jürgen Moltmann, não é uma utopia, e sim a bem-aventurada esperança da Igreja.

Amém?

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Emerson disse…
Pastor Ciro, a paz do Senhor

Nunca descordei do senhor em nada, mas infelizmente terei que discordar dessa vez.

A inumeras provas de que o homem não foi na lua (e tem várias de que ele foi ^^). Independentemente se o homem chegou lá ou não, devemos seguir a recomendação de Paulo "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" Cl 2:8

Entendo a preocupação do Senhor em exortar a igreja quanto as enganações e loucuras das teorias conspiratórias, mas, com todo respeito, isso é um abismo sem fim!!

Quando o senhor está corretissimo quando apoia a doutrina, conduta e padrões na Bíblia, mas como provar bíblicamente que o homem foi (ou não) na lua?? E o 11 de Setembro??

Como disse anteriormente, tenho muito respeito pelo senhor e pelo seu trabalho, mas nisso discordamos. Espero que isso não crie um atrito desnecessário entre nós pastor ^^.

A paz do Senhor pastor ... Fica com Deus!!

PS: Se o senhor se interessar, tenho muito material que prova que o homem NÃO foi a lua, e não é aquela baboseira que estamos acostumados (risos), entre outras coisas que andei estudando nos últimos anos.
Caro Emerson,

Grato. Mas não tenho interesse em conhecer as suas "provas", pois já estudei muito o assunto e tenho certeza absoluta de que homem foi à Lua. Inclusive, foi coletado material que só existe ali.

Portanto, falo com conhecimento de causa. E reitero que nem os russos contestam as provas apresentadas pelos Estados Unidos. Há cientistas que examinaram o material coletado. O que existe contra o tal feito estadunidense é pura especulação, sem nenhum fundamento.

Um abraço.

CSZ
Michele disse…
Pastor, se a unica prova que o homem não foi a lua fosse essa da bandeira eu concordaria com vc até prq eu já havia percebido isso... mais existem mtas outras e ai o Senhor consegue refutar todas?
Anderson disse…
Pastor Ciro, quando seu novo livro: "Erros Escatológicos que os Pregadores Devem Evitar" vai ser lançado? E custará em torno de quanto. Obrigado desde já.
Anônimo disse…
Graça e Paz,

Encontrei um site especializado sobre este assunto.

Neste site há inúmeros indícios que supostamente provam ser fraude a viajem do homem à Lua.

Há inclusive várias fotos tiradas diretamente do site da NASA que acabam contradizendo a versão oficial de que o homem pisou na Lua.

Antes de qualquer julgamento, seria interessante que todos pudessem fazer uma visitar neste site:
http://www.afraudedoseculo.com.br/
Rogério disse…
Essa "briga" é boa... Porém as provas de que o homem não foi à lua me soam mais evidentes. Contudo, isso nunca saberemos com certeza. Talvez o Pr. Antônio Gilberto que trabalhou no projeto em questão pudesse esclarecer, mas sobre isso ele jamais falaria.
Pastor Ciro,

A teologia de Moltmann é bem atrativa, porém complexa. Contudo, o "fim de todas as coisas", concebido por esse teólogo, se deu na ressurreição do Cristo (Joachim Jeremias); e sua volta seria um horizonte utópico, o qual impulsiona os cristãos a viver cada vez mais compromissados com a humanidade, no objetivo de levar aos homens os conteúdos do reino de Deus, proposto por Jesus.

Abraço mano!
Walter Filho disse…
Contagem regressiva para ler o novo livro 10, 9, 8, 7,.....

Aguardando Houston!(risos)

Paz Pr.Ciro
Michele,

Não é a única prova. Eu só citei essa porque é a mais "convincente" dos conspirólogos de plantão. Quanto eu fui ao museu, eu pesquisei o assunto a fundo. Há material coletado na Lua que NÃO EXISTE na terra. Ele foi examinado por especialistas. Isso é o bastante.

Mas não tenho o objetivo de convencer ninguém a crer. Só acho que há sites por aí que não são confiáveis, visto que partem do pressuposto INJUSTO (contrariando João 7.24) de que os Estados Unidos sempre mentem.

Um abraço.

CSZ
Anderson,

Ainda não tenho data de lançamento nem preço. Mas lhe garanto que não vai demorar a sair nem custar muito caro.

Um abraço.

CSZ
Jovem Cristão,

O site apresentado não é confiável, pois toma como base teorias da conspiração. Ademais, dentre as muitas "evidências" contrárias à conquista da Lua apresentadas, está a ABSURDA e FALACIOSA tese da bandeira. Eu vi a réplica da bandeira.

Se você preferir acreditar em teorias da conspiração, siga em frente. Você não é o único. Eu acredito nos fatos, principalmente no material coletado no solo lunar, que NÃO EXISTE na terra e foi examinado por especialistas. NatGeo e Discovery Channel costumam mostrar isso de vez em quando. Ademais, como disse no texto acima, os próprios russos reconhecem o feito estadunidense. Em plena corrida espacial, eles é que podiam contestar tal viagem. Mas não o fizeram.

Portanto, acredite no que eu acredito se quiser. Mas eu não tenho nenhuma dúvida de que o homem foi à Lua.

Um abraço.

CSZ
Caro Oséias,

Com todo o respeito, querido irmão, não considero atrativa a teologia de Jürgen Moltmann, ainda que alguns a tenham por "preciosíssima", haja vista ela negar a literalidade da promessa da Segunda Vinda. O próprio Senhor Jesus prometeu que voltará para arrebatar a sua Igreja (Jo 14.1-3). Isso é uma verdade incontestável (1 Ts 4.16-18; 1 Co 15.50ss), e não utópica.

Jesus vem de fato. Ele volta de verdade. O Senhor volta "assim como para o céu o vistes ir" (At 1.11). Ele mesmo prometeu "virei outra vez" (Jo 14.3) e "certamente, cedo venho" (Ap 22.20). E Ele veio em Pessoa. Ele andou na terra. A propósito, falo disso em meu novo livro e, para não estragar a surpresa, vou parar por aqui (risos).

Um abraço, amado irmão.

CSZ
Walter,

Risos...

Eu também estou ansioso... Mas, para conter a ansiedade, já estou escrevendo outro livro.

Um abraço.

CSZ
Caro Rogério,

Conheço bem o pastor Antonio Gilberto e sei o que ele fez enquanto esteve na NASA. Mas lhe dou uma sugestão: pergunte a ele se o homem foi ou não à Lua, por favor. Eu já sei qual é a resposta...

Um abraço.

CSZ
Atenção!

Para quem gosta de citar sites "especializados", dando a entender que eu fui ao Museu da Aeronáutica e do Espaço apenas para passear (risos), veja um simples site que responde a todas as "provas" de que o homem não foi à Lua.

http://www.sequelanet.com.br/2009/07/o-homem-pisou-na-lua-sim.html

Um abraço.

CSZ
Aelson Júnior disse…
Calma, pastor, não entregue o conteúdo do novo livro! (risos)

Eu nunca tive dúvidas de que o homem foi à Lua. Desde a primeira vez que ouvi falar disso, nos livro de escola.

As pessoas, boa parte, preferem acreditar em especulações do que em fatos provados. Triste...

Aguardando o lançamento do livro,

Aelson Junior
Micheline Gomes disse…
O homem foi a lua sim! Pelo amor de Deus. Vejam este vídeo em que o programa Fantástico da Globo mostra claramente.

http://www.youtube.com/watch?v=YLHxu3zqh-U
Anônimo disse…
com tanta tecnologia hoje e as pessoas duvidam de que o homem pisou na lua?

Daniel 12 afirma que a ciencia nos ultimos tempos irá avançar muito.

Estamos presenciando aí TVS e CELULARES e COMPUTADORES quase na finura de um folha de Papel, e ainda por cima as pessoas duvidam que o homem foi a Lua?

outra coisa, estas Pessoas não acreditam que homem foi a Lua ,mas acreditam que o homem vai controlar o mundo através de um simples chips-mondex.quem cria um chips para controlar o mundo todo,tem inteligencia também para criar um onibus espacial, em si estão contradizendo, porque quem é capaz criar um chips para controlar o mundo, também é capaz de CRIAR um onibus espacial para caminhar no vácuo espacial,ou senão devem rejeitar as duas tecnologias não é mesmo? sendo que chips mondex é uma das principais divulgações da teoria da conspiração.
Deixo também para a meditação dos incrédulos quanto à viagem à Lua (risos) a opinião de um astrônomo sobre o assunto:

http://www.clicrn.com.br/noticias,161179,8,astronomo+desmente+mitos+de+que+homem+nao+teria+ido+a+lua.html

Um abraço a todos. E um ótimo fim de semana!

CSZ
Wendel disse…
Pastor Ciro, Paz e Graça!
Acho seu Blog muito bom e sei que o senhor esteve bem proximo de evidencias ou provas, como queira chamar, que o homem deve ter ido à lua. Porém faço apenas uma pergunta para retirar minhas dúvidas. Como foi que aqueles homens que estiveram na lua fizeram para voltar à terra? levando em consideração que para eles irem à lua, tiveram uma base de lançamento e toda estrutura de apoio logístico, inclusive a questão do combustível e dos foguetes de lançamento que são descartados durante a partida na atmosfera, além de cálculos precisos de partida, a dúvida está na questão de como calcular a partida da lua se não existia conhecimento geografico suficiente sobre a superfície lunar? E assim, como traçar uma trajetória correta da volta?
Caro irmão Wendel,

Também lhe faço uma pergunta, ao responder aos seus questionamentos: Quem lhe disse que a NASA não possuía tais conhecimentos? Teriam partido os astronautas rumo à Lua sem saber como voltariam?

CSZ
David Sousa disse…
Pastor Ciro,

sinceramente, não vejo o que a conspiração do homem na Lua tem a ver com a igreja. Não vejo relação. Existem algumas outras conspirações mais importantes (nas quais inclusive acredito em parte) que estão mais relacionadas com a escatologia. Por exemplo, os símbolos da Nova Era, conspiração Illuminatti em geral (13 famílias comandam toda a economia do mundo, o 11 de setembro fui um ritual de sacrifício planejado, Nova Ordem Mundial, etc.). O que o senhor pensa sobre estes assuntos?

Abraços, Paz de Cristo.
Caro "Ciência e religião ao alcance de todos",

As teorias conspiratórias estão interligadas. Meu livro fala muito de illuminati, bilderbergs e Nova Ordem Mundial. Mas não apenas disso. Ele abarca vários assuntos escatológicos.

CSZ
Dorival disse…
Pastor Ciro a paz do Senhor

Os russos não contestaram as provas apresentadas pelos Estados Unidos; Porque os EUA não iam fazer uma encenação avacalhada, ora o objetivo era ganhar a corrida espacial e enganaram todo mundo inclusive os Russos; Considero o senhor um mestre na Palavra, mas esses assuntos saem da sua alçada de conhecimento, há milhares de argumentos fortíssimos que desmascaram essa farsa; Portanto para concluir, não sou conspiracionista mas analiso os assuntos de maneira imparcial e as evidências estabelecem uma conclusão sólida: O homem na lua é a maior farsa de todos os tempos. Com respeitos, Dorival.
Dorival,

Prove que estou errado. Sem teorias da conspiração, é claro. Pois estas são aberrantes e facilmente refutáveis. Aliás, acho que o irmão não sabe que os próprios russos participaram da conquista da Lua, indiretamente... Verifique isso, por favor.

CSZ
Tiago Rosas disse…
Ilustre Pr. Ciro,

Certamente que provar ou não a ida do homem a lua não acrescentará nem decrescentará nada a fé salvífica.

Entretanto, concordo com seu cuidado ao compartilhar contribuições como esta, que está diretamente ligado às nefastas teorias conspiratórias que até poucos meses assombrou e provocou sérios desconfortos à igreja. Como um modismo que vem e logo vai, essas teorias ano passado foram motivos de acirrados debates em todo país, sobretudo no meio evangélico. Na minha classe da Escola Bíblica Dominical até julguei necessário reservar uma aula com todos os jovens da igreja para fazer alguns esclarecimentos à luz da Ciência, da Geopolítica e da Bíblia Sagrada, sobretudo.

Os mesmos que contestam a viagem do homem a Lua são os que especulam incansavelmente sobre outros assuntos, provocando inquietações no seio da igreja. Illuminati, Bildebergs, Conspiração Estadunidense, as Pedras da Geórgia com supostas predições da redução da população mundial... Se a sua igreja não foi abalada com essas especulações, amém. Mas os líderes que viram o povo de Deus ser inquietado com essas teorias insanas sabem como isso foi terrível, e como é importante expor questões como essas aqui.

Por isso, estou de acordo que o ilustre Pastor compartilhe conosco esses assuntos, afinal precisamos ter uma visão amadurecida de mundo, de contexto político-social para que saibamos nos colocar como cristãos inteligentes diante das inquietações do mundo. Por um Cristianismo inteligente e amadurecido!

paz.
Dorival disse…
Caro Pastor Ciro
O senhor pediu para que eu provasse, pois bem, não ignore essa informação.
Cinturão de Van Halen
Cinturão de Van Halen é uma zona de alta radiação envolvendo a Terra, criada pela interação entre o campo magnético terrestre e o vento solar.
Funciona como uma armadura contra o vento solar, que é capturado pelo campo magnético terrestre e fica a circular na cintura, criando uma área envolvende da terra com uma altíssima intensidade de radiação.
E ainda bem para nós, porque protege a terra do vento solar, que tornaria a vida à superfície da Terra praticamente impossível.
A Terra possui outras defesas interiores, como a camada de ozono contra os raios ultravioletas e a própria atmosfera, que absorve grande parte da radiação sobrante, além de fornecer uma defesa eficaz contra a maior parte dos meterioritos que nos atingem.
Cinturão de Van Halen tem cerca de 20.000 Km de espessura, e demoraria a uma nave espacial à velocidade de escape da Terra cerca de uma hora a atravessá-la.
A sua radiação é milhares de vezes mais elevada do que a radiação que recebemos à superfície da Terra.
Naturalmente, fora da cintura e na superfície da Lua, não há qualquer protecção contra o vento solar.
Uma das missões do Ônibus Espacial atingiu uma altitude de 350 milhas, altitude mais alta que qualquer vôo tripulado no espaço jamais alcançou, excluindo as missões Apollo.
Os astronautas viam a radiação na retina, apesar de se encontraram dentro da cabina e do fato espacial e com os olhos fechados. Decidiram voltar para uma órbitra mais baixa.
O Ônibus Espacial não chegou sequer a entrar no Cinturão de Van Halen, apenas chegou um pouco mais perto.
Não existe qualquer registo de medições dos níveis de radiação no espaço nem na cintura nem para além dela. De fato, a NASA está agora a enviar sondas para medir os níveis de radiação na Lua e está a usar o telescópio espacial Hubble para observar a Lua, mapeando os vários componentes do seu solo. Porquê, se já lá foi? Será que são tão desleixados que se esqueceram de o fazer nas 6 missões que lá desceram?
Os astronautas no Ônibus Espacialestão mais protegidos contra as radiações do que os astronautas da Apollo. Na Lua, a protecção do módulo lunar resumia-se a uma folha de alumínio com 2 mm de espessura. Na superfície da Lua, os astronautas tinham apenas a roupa espacial para os proteger da radiação.
Talvez a pista da radiação seja a mais significativa. Mas a NASA afirma que os perigos da cintura de Van Halen são grandemente exagerados. Astronautas das missões Apollo mostraram desconhecer sequer a existência do cinturão(!).

Então, foram ou não foram?
A paz.
Dorival,

Risos altos!

CSZ
Anderson disse…
Pastor Ciro,
Por favor, me explique esse vídeo (com provas).
http://www.youtube.com/watch?v=JB0EIbnykCo&feature=related
Anderson,

Esse vídeo que você apresentou é apenas uma montagem ZOMBETEIRA.

Explique-me este: http://www.youtube.com/watch?v=q0_BB-ua7Ys&feature=related

Um abraço.

CSZ
jesriel Matias disse…
Caro pastor Ciro, mais uma vez concordo com o irmão no determinado assunto, pois muitos se deixam levar por emocionalismo, que provém de homens que disseminam tais teorias conspiratórias, rebaixando assim, a incapacidade humana, de ter executado tal ação. Mediante ao assunto, fico com um pequeno trecho que o senhor ressaltou sobre a veracidade o fato ocorrido, pois se nem os soviéticos se pronunciaram, que diremos nós? E por que a persistência em afirmar que os EUA tem isso e aquilo a esconder?
Fica na paz
Gilberto Sampaio disse…
A paz a todos.
Ainda não entendo por que um pastor faz tanta questão de desmentir as teorias "conspiracionistas".
Talvez porque no final do emaranhado de mentiras, as pessoas abram os olhos para a mentirada da "igreja" criada a força por constantino e que está aí até os dias de hoje (não falo só da católica, se me entendem).
Vejam isto:
http://g1.globo.com/11-de-setembro/noticia/2011/08/investigacoes-paralelas-buscam-falhas-na-versao-oficial-do-119.html
As pessoas só ficam sabendo da versão contada pelos vencedores.
E acreditam como a mais pura verdade. Só que hoje muitos estão tentando deixar de ser apenas gado.
Engraçado que meus comentários nunca são publicados, com pretexto de ser anonimo. Só que quando o comentário concorda com o autor, memo sendo anonimo, ele é publicado.
Caros leitores:

Sem alguém se deu ao trabalho de ler o link do G1, indicado pelo senhor "Gilberto", gostaria de informar que, em meu novo livro "Erros Escatológicos que os Pregadores Devem Evitar", há uma abordagem detalhada a respeito do 11/9. E esta, evidentemente, refuta essas paranoicas invencionices dos caluniadores conspiracionistas.

Um abraço a todos.

CSZ
"Gilberto Sampaio",

Publiquei seu comentário não para respondê-lo, e sim para que ele sirva de exemplo, a fim de que os leitores saibam porque não publico certos comentários. Além de grosseiros e anônimos, possuem juízo de valor injusto. Portanto, não merecem crédito algum.

CSZ
Gabriel Andujar disse…
Paz pastor Ciro!
Sou filho do pastor Anderson Andujar, que o senhor deve conhecer, suponho.
Gostei muito deste texto, é uma dúvida que foi retirada, sempre me perguntei se o homem foi mesmo à lua.

são provas incontestáveis.
Deus abençõe.
Raphael Freire disse…
Eu contesto o Emerson, confio de olhos fechados na ciência e, principalmente, nos astrônomos e físicos, e acredito que haja possa haver união entre evangelho e ciência. Afinal, não há nada melhor do que o homem poder conhecer tudo o que Deus criou, são tantas maravilhas... no meu orkut eu postei uma frase e, posteriormente, uma comunidade: "Quanto mais eu aprendo mais eu creio em Deus". A natureza e todo o universo anunciam as inimagináveis obras do Criador, portanto, os estudos e descobertas DEVERIAM ser mais um motivo para o homem focar maravilhado e O adorar ainda mais!
Unknown disse…
DEUS TE ABENCOE PR. CIRO !