Diálogo com um unicista, por e-mail


PRIMEIRO E-MAIL

— Pastor Ciro, vi em seu blog sobre o batismo em nome de Jesus. Fique sabendo que a Trindade é uma doutrina em que não se encontra na Bíblia, foi criada por homens, por 318 bispos católicos; quando fala em nome, está falando no singular um nome, e não nomes; quando você clama pelo Pai, Ele tem que ter um nome, não é mesmo? Então, esse nome obviamente será Jesus. Leia com cuidado a Palavra de Deus, pois o Diabo quer arrebatar a verdade da sua mente para que não veja a verdade! — disse o unicista.

— É mesmo? Fique sabendo que você está equivocado. A Trindade é uma doutrina bíblica irrefutável. É a unicidade que é herética. Explique-me João 14.16, para início de conversa. Nessa passagem, o próprio Senhor Jesus deixa claro que Ele, o Pai e o Espírito Santo são três Pessoas distintas — respondi.

SEGUNDO E-MAIL

— Joao 10.30: “Eu e o Pai somos UM”. Aqui explica a humanidade perfeita de Cristo. Deus se fez carne e habitou entre nós; Jesus como Homem podia orar; Ele foi submisso ao Pai, pois, quando Ele vier nas nuvens, você verá só um trono, e não três. Olha bem e veja o quanto você está enganado, e que Deus tenha misericórdia da sua vida, pois você se faz semelhante às pessoas do mundo, crendo em uma doutrina sem base que levará muitos à condenação. Jesus é Espírito; Ele estava em carne não podia habitar nos corações das pessoas ainda, pois o Espírito não tem carne e nem ossos.

— Não mude de assunto, meu irmão. Explique-me João 14.16, uma passagem que não deixa dúvidas quanto à tripessoalidade da Deidade — respondi.

TERCEIRO E-MAIL

— A alegação que fazem os defensores desta teoria — pastores e leigos — é de que a palavra “outro” é tradução do termo grego allos, que significa outro de mesma natureza. Segundo eles, como foi Jesus que pronunciou a frase “Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro (allos) Consolador”, e allos significa outro de mesma espécie, Jesus está se referindo a outro ser da mesma espécie que Ele. Sendo Jesus Deus, o Espírito da verdade deve ser um outro Deus diferente de Jesus, um outro Deus? Responda!

— Sim, o termo que aparece é allos, e não heteros, pois o Pai é o Consolador, Jesus é o Consolador e o Espírito é outro Consolador. Três Pessoas da mesma natureza e essência que formam um só Deus! Tripessoalidade na Divindade, e não triteísmo (três Deuses). Agora, me explique João 14.16. Não fuja da pergunta. Jesus estava olhando para um espelho e dizendo: “Eu rogarei ao Pai [que sou eu mesmo], para que Ele [que sou eu mesmo] vos envie outro Consolador [que sou eu mesmo]”? Estude a Palavra, meu irmão, sob a iluminação do Espírito, pois o Senhor Jesus nunca mentiu. Abandone os ensinos desses que dizem ter a “voz da verdade”.

QUARTO E-MAIL

— Última vez que eu vou lhe dizer: que Deus tenha misericórdia de você e o abençoe!

— Acorde! Ainda há tempo de aprender a Palavra de Deus e deixar o herético e blasfemo movimento unicista. E lembre--se: um único versículo, João 14.16, é o bastante para refutar a herética doutrina da unicidade.

QUINTO E-MAIL

— A palavra “Trindade” existe em sua Bíblia? Verifique de Gênesis a Apocalipse. Não existem três tronos, e sim um só. Em Mateus 28.19, o Senhor Jesus falou em parábolas, dando uma ordenança para batizar... Em Lucas 24.45-49, Ele disse que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados. Pedro, em Atos 2.38, com autoridade responde: “arrependei-vos, e cada um de vos seja batizado em nome de Jesus Cristo”. Sabe por que Pedro e a igreja primitiva realizaram o batismo em nome de Jesus? Que Jesus Cristo lhe revele o batismo da unicidade! Ah, não se esqueça de procurar a palavra “Trindade” em sua Bíblia — provocou-me o unicista.

— Eu também lhe faço outra pergunta: As palavras “unicismo”, “unicista” ou “unicidade” aparecem na sua Bíblia? Verifique entre Gênesis a Apocalipse. Mas, antes de falarmos sobre o batismo, de modo mais amplo, insisto: explique-me o texto de João 14.16. Ah, e não se esqueça de procurar o termo “unicidade” em sua Bíblia — respondi-lhe, também com uma pequena provocação.

ÚLTIMO E-MAIL

— Em relação a João 14.16, Jesus em João 8.56-59 declara aos judeus que é Deus. Em João 10.30 e 17.11 diz que Ele e o Pai são um. Em João 14.6-10 Ele disse: “Ninguém vem ao Pai senão por mim” e “estou há tanto tempo convosco”. Em Atos 20.28 está escrito: “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constitui bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com o seu próprio sangue”. Em Judas vv.1-4 está escrito que Deus é o único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. Em 1 João 5.20 vemos que Jesus é o verdadeiro Deus. A unicidade está clara nos textos citados. Em João 1.1 quem era o Verbo?

— Caro irmão, eu sei que a estratégia dos unicistas (esta palavra não está na Bíblia!), adeptos da unicidade (este vocábulo também não aparece nas Escrituras!) e partidários do unicismo (este termo também não consta da Bíblia!), é citar várias referências bíblicas fora de contexto… Bem, a fim de não dificultar a nossa conversa, seria interessante o irmão explicar-me somente o texto de João 14.16. O que significa a Pessoa divina do Deus Filho pedir a Ele mesmo que envie ao mundo Ele mesmo, sendo que Ele mesmo já estava no mundo? E, se Ele já estava no mundo, e Ele é uma única Pessoa (como o irmão explicou), por que faria um pedido para si mesmo? Em contrapartid
a, eu me comprometo a responder às questões anteriores, principalmente as ligadas ao batismo. Já lhe adianto, entretanto, que “em nome”, em Mateus 28.19, tem função distributiva, denotando que engloba os três nomes das Pessoas da Trindade. Aguardo sua resposta, a fim de prosseguirmos a nossa amigável conversa — concluí.


Aguardando a resposta quanto João 14.16 por parte de qualquer adepto da unicidade... Mas, quanto ao argumento recorrente dos unicistas de que no Céu não haverá três tronos, o certo é que Jesus está assentado à direita do Pai (Cl 3.1,2) e ficou em pé quando Estêvão foi apedrejado (At 7.55). Será que Deus Filho está sentado no chão? Os unicistas precisam estudar o Evangelho Segundo João e Apocalipse, para descobrirem que o Deus Filho está assentado no trono, à destra do Deus Pai.

Finalmente, os unicistas alegam que Jesus nunca é chamado de Deus Filho, textualmente. Ora, chamar o Senhor Jesus de Deus Filho decorre de coerência. Afinal, o título Deus Pai seria desnecessário se não houvesse o Deus Filho. A título de exemplo, muitos se referem aos ex-presidentes Bush, dos Estados Unidos, como pai e filho, a fim de distingui-los. Ademais, o próprio Deus Pai chama o Senhor Jesus de Deus (Hb 1.8). 


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

A paz do Senhor pastor Ciro.

É interessante como textos isolados fora de contexto formam uma doutrina,
que nao tem outra finalidade, senão causar confusão na mente das pessoas.
Parabéns pela excelente refutação como base bíblica na defesa da fé. Mas só para confirmar essa verdade bíblica: no batismo de Jesus, ocorreu a personificação da Trindade, na qual todos que estavam presentes puderam ver, e ouvir a manifestação do Pai, Filho e o Espírito Santo.

Que Deus continue lhe usando.
Anônimo disse…
rsrs... lembro-me que já fui unicista, "não seguidora do movimento voz da mentira", mas é que ouvi um pb pregando e disse que no céu só iríamos ver apenas 1 como eu era muito nova isto entrou rapidinho na minha cabeça, depois de um tempo perguntei a um grande amigo estudioso da palavra e ele me respondeu que eram 3, minha igreja crer na trindade mas pra mim tava difícil voltar a crer então me aconselharam a orar pois minha mente não aceitava mais essa doutrina então eu teria que pedi graça a Deus para voltar a crer. E assim o Pai o Filho e o Espirito Santo me iluminou e aqui estou. Obrigada Senhor, pois tu sempre ajudará aqueles que querem a verdade.
Com esse pessoal não vale a pena brigar; estão cego, o cego precisa querer enxergar.
Deus te abençoe Pr Ciro
Visão da Cruz disse…
A paz do Senhor Jesus Cristo,

Existem muitos "doutores" da palavra que fazem a leitura da Palavra e interpretam do jeito que lhes convêm, muitas da vezes para tentarem se beneficiar de algúm modo, financeiro ou até mesmo por "auto-exaltação".
Mas a Palavra de Deus é direta e sem rodeio, ela é reta, e para esse unicista, que esse nome até então para mim era desconhecido, deixo essa passagem de Oséias 4: 6.

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos."

Pois estão distorcendo a Palavra de Senhor como se fosse estórinha de conto de fadas. E assim deixando aqueles que não estão fortalecidos dentro da Palavra fiquem totalmente desorientados.

Parabéns pelo blog!!!

Graça e Paz!!!
Graça e Paz
wilker-son disse…
em relação aos fatos actos ja ocorridos e acontecidos ,as cartas de paulo o livro de actos dos apostolos e olivro de pedro nao foram escritos anteriomente ao evagelho de mateus ??/
Anônimo disse…
em relação aos fatos actos ja ocorridos e acontecidos ,as cartas de paulo o livro de actos dos apostolos e olivro de pedro nao foram escritos anteriomente ao evagelho de mateus ??/
Prezamigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

UAU! Amém! Ele está à DESTRA DE DEUS. Ele, o nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito.

A Bíblia claramente nos mostra o que não querem enxergar conforme descrito em I Pedro 3:22:

"O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências."

Louvado seja Deus porque se revela aos que o temem.

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

O menor de todos os menores.
Anônimo disse…
e isso ai pastor ciro! luta luta!O que acha da explicacao:"um espirito com 3 mentes?" eu acho que Deus apenas 1 espirito,mas com 3 mentes,que denominamos "pessoas".Pois o Espirito Santo eh o Espirito do pai e do Filho,diferente do triteismo,dos hindus que servem TRES ESPIRITOS SEPARADOS E DIFERENTES."Ainda mais existe essa doutrina diabolica de que nao importa de que igreja vc eh,desque que creia em Jesus,pode pregar heresia,nao tem problema,pode participar da ceia com os hereticos,nao ha problema."

interessante a linguagem binaria dos computadores:1+1=1!

vamos defender a trindade,se for necessario morrer por isso!
Ivair J Lehm disse…
A Paz do Senhor

Pastor Ciro....por favor não perca tempo respondendo esses hereges..vamos apenas orar e ensinar nas igrejas...por favor em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo coloque postagens para nosso enlevo espiritual e assuntos que possamos discutir a luz da Biblia, pois unicismo, nem consta nela e todos sabemos como surgiu...

Por favor..perca tempo conosco que queremos aprender...
Caro pastor Ivair,

A paz do Senhor.

Desculpe-me, mas acho que o senhor não entendeu o propósito da presente postagem. Trata-se de um auxílio aos crentes, que cada vez mais sofrem assédio do unicismo. Isso é defesa do Evangelho. Medite em Filipenses 1.16.

Um abraço.

CSZ
Wilker-son,

O Novo Testamento não está em ordem cronológica. Mas os 27 livros se harmonizam perfeitamente.

CSZ
Caros irmãos,

A paz do Senhor.

Como já tenho informado, estou trabalhando bastante e, por isso, não tenho tido tempo de escrever muitas postagem.

Espero que o presente artigo seja útil aos irmãos que, a cada dia, percebem que a nova geração pouca sabe a respeito da doutrina da Trindade, que é fundamental.

Tenham um excelente dia! Eu volto, se Deus quiser, mais tarde.

CSZ
Prezado Pr. Ciro,

O assunto em foco, debatido entre você e o amigo unicista, tem gerado confrontos teológicos cada vez mais acirrados, considerando que o número de unicistas vem aumentando a cada dia, inclusive sob influência de alguns grupos musicais.

É lamentável que uma grande maioria de nossos irmãos não saberiam defender-se ou contra-argumentar com alguns dos adeptos da aludida seita, visto que, em nossas igrejas, as mensagens infelizmente estão cada vez mais triunfalistas e capitalistas, deixando de lado o ensino sistemático, metódico e expositivo da Palavra de Deus, inclusive na abordagem de temas tão relevantes como este.

Eu acho que a nossa Casa Publicadora deveria preocupar-se um pouco mais neste sentido, pois diuturnamente nossos irmãos, principalmente aqueles mais desprovidos de conhecimento bíblico-teológico (não são poucos) constantemente estão se deparando com Testemunhas de Jeová, Mormons, Unicista, Espíritas, etc. e percebo que, a maioria, como falei anteriormente, não tem o mínimo argumento bíblico para mostar o sentido de sua fé, isso para não falar daqueles que por vezes são influenciados ao ponto de negarem a razão daquilo que creêm.

No demais, louvo a Deus pela sua sabedoria, com a qual respondeu objetivamente o colega unicista. Que Deus continue te abençoando.

Fraternalmente em Cristo,

Ângelo S. Monteiro
A Paz Pr Ciro,

Dou graças a Deus por que mesmo em meio a este mundo de escuridão a Palavra não deixa de ser a "lâmpada para os nossos pés".
Lutemos até o fim, pois, muitos ficam "achando", mas nós já encontramos o caminho da salvação.
Um grande abraço.

Continue com o Senhor! (o Verdadeiro)
Pr ciro, sou um admirador de sua teologia desde que servimos juntos no ministério de cordovil, talves o senhor nao lembre, mas foi a meu convite que o senhor veio a congragação de Queimados, onde eu era vice do pr carlinhos, lembro me dos culos de doutrina quando o senhor ministrava na sede e sempre estou aqui no seu blog, mas as vezes eu fio com a cabeça meia embolada com tanta informação e os debates como esse sobre a trindade, e o senhor firmou seu debate pedindo que seu opositor lhe esplicasse joao 14, 16, e aqui eu fiquei parado, porque? jesus pede ao pai que evie o outro consolador, tudo bem, mas se não é ele mesmo, como ele diria em mateus 28,20 que estaria conosco todos os dias ate a consumação dos séculos, sendo assim nós temos a compania do (outro) que é o Espirito santo e de Jesus.
descomplique a minha cabeça.
Pb. Walmison Godoi. disse…
Pr. Ciro, A paz do Senhor!
Eu vivo bombardeado sobre perguntas sobre a trindade. Tive sob minha gerência em um grupo empresarial vários Testemunhas de Jeová, um ancião inclusive.(pastor).
A todos os unicistas lembrem sobre o que Cristo disse, se não sabem onde já deveriam saber,..."Todo pecado de blasfêmia contra o filho do homem será perdoada aos homens, mas o que proferir blasfêmia contra O ESPÍRITO SANTO, não haverá perdão, nem neste século nem n vindouro".Como não entender Cristo separado, como não entender duas pessoas distintas se eu peco contra uma pessoa e uma segunda pessoa?
Todos meditem na fórmula batismal! É irracional dizer "batizai em nome (NOME, PESSOA, ALGUÉM) DO PAI, DO FILHO E (OLHA ESTA DISTINÇÃO) DO ESPÍRITO SANTO! Eu tenho absoluta certeza que no fundo vários unicistas já se convenceram que estão errados mas estão resistindo! Não resistam ao Espirito Santo! A benção apostólica? Paulo perdeu o juizo? Se na era da igreja Cristo assumiu (segundo os unicistas) um ministério de 'consolador' o que deu no Apóstolo dos gentios? "QUE O AMOR DE DEUS, A GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO SEJA COM TODOS VÓS"
No unicismo Cristo ora a ele mesmo na porta do sepulcro de lázaro, manda ele mesmo, pede a ele mesmo, se contradiz a ele mesmo, pede ao pai um consolador que é ele mesmo, o pai que é ele mesmo, isto é loucura gente! DEUS amou o mundo de tal maneira de DEU (ALGUÉM) O FILHO, QUE É ELE MESMO? Pastor Ciro, com uma profunda dor no peito digo: Não tem jeito, pregaremos, ensinaremos mas já está escrito haverá aqueles que resistirão,muitos mudarão e verão o erro que cometeram, mas o pior pastor é que resistirão no campo da apostasia crendo mas não aceitando crer a verdade!
Daniel Freire disse…
Graça e Paz amados...

Me admira a falaciosidade com que foi tratado João 10.30!!!

Ora, se Jesus e o Pai ser um significa que são a mesma pessoa, o que dizer de Gn 2.24 (repetido pelo próprio Senhor em Mt 19.5) - I Co 6.16 - e JOÃO 17.21!!!!!

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Se seguirmos a linha de raciocínio do Unicista (Não quero taxar pejorativamente, é que não há no texto o nome dele) PODEMOS INFERIR DE JOÃO 17.21 que um dia seremos a MESMA PESSOA QUE O PAI?????

ABSOLUTAMENTE!!!!

(Como algumas pessoas pensam que a palavra absolutamente é afirmativa, aqui vai a explicação: A palavra [i]absolutamente[/i] é uma negação com veemência. Pelo menos foi esse sentido que usei...


[B]ABSOLUTAMENTE[/B]


Daniel Freire
[link]riquezasdecristo-danielfreire.blogspot.com[/link]
Daniel Freire disse…
Se Jesus estava em carne e não poderia habitar nos corações e não havia um Espírito que habitasse, também o Espírito não poderia visitar João Batista enquanto Jesus estava em carne, correto?

Como então João Batista foi CHEIO DO ESPÍRITO SANTO desde o ventre de sua mãe?




Quanto ao termo ALLOS PARACLETOS ... realmente significa OUTRO de mesma natureza e NÃO O MESMO de mesma natureza...

é como eu dizer:

"Havia um GOL e um UNO estacionados em frente à padaria" o Gol é um e o Uno é outro (HETEROS)

"Eu tinha um UNO, mas foi roubado. Agora estou juntando dinheiro para comprar outro" Aqui, no grego, eu usaria o termo ALLON


Claro que estou dando um exemplo bem simplista, ou melhor, simples, mas dá para se ter uma ideia do uso dos termos... E DE COMO FOI PERVERTIDO PELO UNICISTA.

3 -A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo,

4 - que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

5 - a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

6 - Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

7 - que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter (OU, DISTORCER) o evangelho de Cristo.

8 - Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja anátema!

9 - Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja anátema!

10 - Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

11- Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.

12 - Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação.



Nos laços do Calvário,


Daniel Freire
http://riquezasdecristo-danielfreire.blogspot.com/
Caro pastor Josias,

A paz do Senhor!

É claro que eu me lembro do irmão!

Quanto à sua dúvida, em primeiro lugar é preciso ter em mente que as doutrinas bíblicas não são percebidas prioritariamente pela nossa razão. Esta é necessária, é claro, mas a fé no que está escrito na Bíblia precede a razão humana. Isso significa que, pela fé, aceitamos a verdade, mesmo sem entendê-la claramente.

Jesus, quando falou da salvação, asseverou: "viremos para ele e faremos nele morada" (Jo 14.26), dando a entender que toda a Trindade habita a vida do salvo. Na verdade, como as três Pessoas representam o único Deus, quando uma delas age, trata-se de uma ação da Deidade, visto que o Senhor é único (Dt 6.4).

Jesus agindo é Deus operando. O Pai realizando é Deus trabalhando. O Espírito Santo em ação é o Deus trino executando. As Pessoas são distintas, mas o Deus é único. "Eu e o Pai somos um", disse o Senhor Jesus (Jo 10.30).

Diante do exposto, quando o Senhor Jesus disse: "eis que estou convosco" (Mt 28.20) e, logo em seguida, foi assunto ao céu (At 1.7-11), devemos entender que Ele, em Pessoa, está no Céu (Cl 3.1,2; At 7.55; Ap 1), mas, como Deus, é onisciente e está em todos os lugares (Mt 18.20; 28.20), ao mesmo tempo.

Como a Pessoa do Espírito Santo é o representante da Deidade, no mundo e em nós, depois da ascensão do Senhor Jesus: "habita convosco, e estará em vós" (Jo 14.17), Deus sempre estará conosco. E Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Três Pessoas.

De modo específico, quem está com a Igreja é o "outro Consolador", o Espírito Santo. E quem ensinou isso foi o próprio Consolador Jesus Cristo, em João 14-17. Torcer isso, mesmo alegando falta de lógica, é ser contrário à Palavra de Deus. O melhor a fazer é aceitar, pela fé, o que está escrito nas Escrituras.

Em Cristo,

CSZ
Unknown disse…
A paz do Senhor Jesus,Pastor Ciro!

Desculpe-me por desviar do foco desta postagem sobre a Trindade.É que eu gostaria de lhe fazer uma pergunta. O senhor conhece um tal José Rodrigues, vulgo "Jotinha" que anda pelas igrejas dando o seu testemunho e afirmando ter sido contemporâneo de Gunnar Vingren e autor de vários hinos da Harpa Cristã.

Alguns pastores já disseram que se trata de um farsante. Pesquisei a autoria de alguns hinos da harpa, sobretudo os quais ele citou como sendo de sua própria autoria e não bateu.

O mesmo afirma ter composto "Rude Cruz" a partir de uma visão que teve enquanto orava no monte.O dito pastor também declarou ser o autor do hino 187. Conferi a autoria do hino e também havia contradição, pois a letra original fora composta por um inglês.

No seu testemunho "Jotinha" ou José Rodrigues se diz o último pioneiro das Assembléias de Deus ainda vivo. O que lhe rende uma certa respeitabilidade além de lhe possibilitar vender muitos Cds.

Os seus testemunhos são ainda mais fantásticos. Numa de suas palavras disse ter atravessado um rio sobre o lombo de um grande jacaré açu imaginando a priori se tratar de um tronco. Numa outra tirada, o mesmo disse ter, assim como o profeta Eliseu, dividido as águas do rio amazonas e atravessado a seco para o outro lado.

Estou com o Cd deste pastor que já foi vendido a muitos irmãos aqui no Rio de Janeiro.No cd ele aparece pregando em um culto na Assembleia de Deus no Estado do Espírito Santo.

Este indivíduo tem tudo para ser um impostor. O que ele fala é muito fantástico para ser verdade. Eu creio em milagres e na ação do Espírito Santo em nossos dias,mas existem muitas contradições no testemunho deste senhor.

Se o senhor quiser eu posso lhe enviar uma cópia do dito dvd para que o avalie por si mesmo. O nosso povo é muito crédulo e por ingenuidade pode estar abrindo as portas de suas igrejas a enganadores. Se souber alguma coisa sobre ele, por favor, queira nos esclarecer. Já falei com o meu pastor e com alguns irmão para que tenham cuidado afim de não se tornarem presas nas mãos de charlatães. Aguardo sua resposta.Obrigado!
Alex da Silva disse…
A Paz do Senhor Pr. Ciro, realmente se nós fôssemos utilizar textos fora dos contextos teríamos margens para abraçar tantas outras heresias. A Doutrina da Trindade é inegociável, O Pai, o Filho e o Espírito Santo são Três e Um ao mesmo tempo, aceitem os unicistas ou não. Pr. Ciro eu tenho certa dúvida referente ao texto de 1 João 3:2 que diz: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos". No Céu, após o arrebatamento, veremos o Pai, ou somente Jesus, ou os Três??
A Paz do Deus Pais, Filho e Espírito Santo, um grande abraço...
Alex da Silva- Santos-SP
Anônimo disse…
É um bando de blá... blá... usando outro bando de blá... blá... e no fim se pergunte quem está ganhando dinheiro com isso... e encontrarás a verdade. CORJA DE HIPÓCRITAS e exploradores da ingenuidade e ignorância dos incautos.
Gilrikardo Joinville SC
Daniel Seixa disse…
Bastar lembrar que Jesus está sentado à destra do PAI!!!

Deus te abençoe, Pastor!
Anônimo disse…
Gostaria de reforsar o que eu entendo acerca da trindade:
Creio eu que pessoa eh todo aquele que tem mente.
Creio eu que Deus eh apenas um Espirito:
Quem eh Deus?R:1 Espirito
Mas creio eu que nesse Espirito existem 3 mentes,assim,existem 3 pesoas,para DEUS nao ha nada impossivel,eh possivel ele ter 3 mentes.Jesus Cristo nao eh um outro Deus,Jesus Cristo eh YHWH.
creio eu que um deus unicista nao poderia ter feito o que o Deus triuno fez,o que?
vir para a terra,limitar-se no tempo e no espaco(como diz o pastor Ciro),viver como um homem normal(nao um super homem) e ao mesmo tempo estar no ceu,exercendo da omnipresenca.Nao acredito que o deus unicista poderia ter feito isto,creio eu que o deus unicista,se quisesse fazer-se homem normal como Jesus fez,ele perderia ate certo ponto o controle do mundo e seria impossivel ele estar no ceu ao mesmo tempo,entao,creio que o exemplo de humildade que o Deus triuno deu,o deus unicista nunca podia ter dado.O Allah do islam nao deu um exemplo de humildade,mas o nosso Deus deu.O Espirito Santo eh o Espirito de YHWH.Esta eh a minha crensa.Ha alguns unicistas que explicam Gen.1:26 como "plural majestetico",acho que o pastor Ciro tem como refutar isto.Nao sei se o pastor Ciro concorda com a minha crensa.
james bomfim disse…
a paz do senhor querido pastor Ciro, lendo seu blog a muito tempo e até mesmo fazendo perguntas e sendo esclarecido em algum tópico. resolvei lhe perguntar nesse artigo sobre o capitulo 12 vers 7 de Eclesiastes onde o espirito volta para Deus. eu queria saber se nesse versículo espirito também é a alma? e pra onde vai alma já que o espirito volta para Deus portanto queria saber como fica a divisão do corpo, alma, espirito. quando o homem morre mim explicasse detalhadamente esclarecendo onde fica a alma e o espirito no pensamento Hebraico e grego.fico grato se o senhor mim esclarecer isto, pois lie o artigo onde o senhor deu um show de interpretação para os unicistas e achei vaga aqui para fazer uma pergunta sobre essa duvida que eu tenho ou falta de conhecimento. Deus lhe abençoe pastor.
Excelente! Vale lembrar também para exemplificar como funciona a trindade que: Espaço é espaço? Sim! Largura é espaço? Sim! Altura é espaço? Sim! Profundidade é espaço? Sim! Logo, largura, altura e profundidade são "espaço". E também o exemplo do "Tempo": Passado, presente e futuro são "tempo"? Sim! Se não houver um desses três não existe a concepção de tempo. Assim passado é tempo; presente e tempo; futuro é tempo. Outro exemplo é que quando se trata de trindade não é 1+1+1=3, mas sim 1x1x1=1. Glória a Deus!
Anônimo disse…
Sim jesus está a destra de DEUS aleluia.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Façamos! Façamos quem????

Tinha mais de um lá!
Anônimo disse…
esses caras tb lavam os pés dos irmãos?