Ser pregador — de verdade — não é nada fácil


Ser pregador de verdade não é nada fácil, sobretudo nesses últimos dias em que a pregação deixou de ser uma simples exposição da Palavra de Deus. Para agradar, o pregador deve ser espetacular, literalmente. Versátil, precisa “cativar a plateia”, “ganhar o público”, “dominar o auditório”, como se estivesse em uma apresentação de stand-up comedy.

A definição de pregação no Novo Testamento é simples: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” (1 Co 2.4,5). Isso denota que o melhor pregador é aquele que apenas expõe as Escrituras, confiando que o Espírito Santo fará a parte que lhe cabe.


Neste novo milênio, para tristeza do Espírito Santo, não é nenhum absurdo pertencer a uma agência de pregadores — os quais são, na verdade, em sua maioria, animadores de auditório, humoristas, milagreiros, etc. Eu mesmo já recebi convites para ingressar em uma dessas agências, sobretudo através das redes sociais. Mas, quando comecei a pregar, na segunda metade da década de 1980, fiquei surpreso, ao ser abordado num púlpito, em São Paulo.


— O irmão gostaria de fazer parte de nossa agência nacional de pregadores? — perguntou-me um pastor, após uma pregação.

— Como ela funciona? — perguntei-lhe, nitidamente surpreso.
— As igrejas ligam para nós. Elas é que definem como deve ser o pregador para o seu evento: brincalhão, sisudo, etc. Até o tipo de mensagem eles determinam. E nós cuidamos de tudo. Enviamos o pregador certo e negociamos um bom cachê.

O que era, para mim, uma aberração, naquela época, tornou-se comum e corriqueiro, em nossos dias. Por isso, ser pregador, hoje, não basta. É preciso atender às preferências do povo. É necessário chamar mais a atenção para si do que para a própria mensagem. Já ouvi até irmãos conversando e dizendo: “Fulano é um ótimo pregador, mas não é pregador de congresso” ou “Fulano tem muito conhecimento, mas não gosta do reteté”.


Hoje, o pregador, para agradar, tem de ser um
show-man. Expor as Escrituras com graça de Deus não é mais suficiente. Não se confia mais que o Espírito Santo age em conexão com uma simples exposição bíblica, como acontecia nos tempos da igreja primitiva (cf. At 1.2,16; 2.16; 4.31, etc.). O pregador de hoje tem de “fazer chover”, provocar o auditório, mandar um irmão beliscar o outro, apertar a sua mão até que ele diga “Aleluia”, etc.

Povo de Deus, pastores, pregadores, será que precisamos mesmo ser artistas, vestirmo-nos como astros e sermos hábeis em agradar um público que supervaloriza o carisma, em detrimento do caráter? É isso mesmo que o Senhor quer ver em nós? Não! Precisamos voltar a priorizar a simples exposição da Palavra de Deus (1 Ts 1.5).


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Roniery Guedes disse…
É triste termos que ver acontecer isso no nosso meio, precisamos retornar ao Evangelho da Cruz.
Ajuda-nos Deus a pregar a verdadeira mensagem.
Continue esse trabalho incansavelmente, continue abrindo os olhos do povão, pq eu que tenho essas promessas futuras de ser um pregador, já começo sentir o peso dessa irresponsabilidade que propagam em nossos dias.
ROBSON SILVA disse…
Paz, meu amigo!

Apesar de sumido da blogosfera - em partes pela escassez de tempo, em partes pelas muita decepções - ainda tiro, vez ou outra, um tempinho para postar alguma coisa, visitar os blogs dos amigos e aprender com as mensagens edificantes de homens comprometidos com a Palavra da Verdade.

Infelizmente ainda temos que nos deparar - e quase cair duro - com esse tanto de besteiras que acontece no meio "evangelico" e que lamentavelmente escandalizam a Igreja de Cristo e a mensagem salvífica. Ai dos tais... (Mt 18:7).

A ti, meu amigo, só me resta dizer:

PROSSIGA assim, firme, forte, determinado, íntegro, constante na FÉ... O Senhor é contigo!

Abraços efusivos!

Do amigo,

Robson Silva
still smaller than the other beyonder the see
Carlos Fernando disse…
A Paz do Senhor Pastor Ciro.

Enfrento o mesmo tipo de problema aqui na minha cidade Maceió.
Pois quando prego, eu ensino a palavra. Ensino os valores ético-cristãos. Faço as pessoas prestarem bastante atenção. Não consigo gritar, não pulo, não dou golpes de karatê. E sou tachado de crente geladeira.
Mas ao descobrir seu blog e ao ler seus livros, vejo que estou no caminho certo. E que Deus me quer assim.
Louvo a Deus por sua vida Pastor Ciro. E graças ao nosso bom Deus sempre há pessoas que gostam de ouvir a palavra genuína de Deus e vem nos parabenizer. Toda honra e glória ao senhor Jesus.
Seus textos muito me tem ajudado a preparar os sermôes.
Dia 24 irei pregar sobre sinais do fim dos tempos e vários textos do senhor tomei como base.
Mas não se preocupe, seu nome será citado como minha fonte de pesquisa.

Abraços e que Deus faça chover uma tempestade de bençãos em tua vida.
pas do Senhor pastos ciro! estava passando pelos canais da tv, nisto vi um homen, não falando mais que ele e um pastor, e sim que ele é um profeta, mais não um profeta qualquer mas profeta da nação brasileira! será porque ele usa este titulo? vai ai as alternativa: para dar enfazer melhor a sua pregação? Para dizer que ele, só ele fala em nome de Deus? ou para vender melhor seus apetrechos religiosos? ai eu chego a conclusão que palavras positivas,objetos misticos e nao pregar o evangelho atraem mais pessoas do que pregar a verdadeira palavra da verdade! eu dei um basta em ver canais evangelicos da tv aberta(rit,record de madrugada,o canal da mundial do poder de "deus")só falam em valores que não tem significado para o reino de Deus, e muito desses showman estão com um pe na cova da morte espiritual, oro a Deus para que Ele de um avivamento para a nação, e para que Ele possa fazer por um milagre esses lideres voltarem(se é que um dia estiveram)no verdadeiro evangelho!
Anônimo disse…
Amado Pr Ciro, gostaria muito de te agradecer, pois através de seu blog tenho recebidos muitas visitas no meu, depois do Google, o seu blog é o que me proporciona mais visitas. Muito obrigada, fiquei muito feliz. Que Deus te abençoe poderosamente.

www.catianecantero.blogspot.com
Anderson Aoki disse…
Paz do Senhor,
Pastor Ciro!

É lamentável ver e ouvir em nossos púlpitos mensagens totalmente egocêntricas. Sei que ainda existem aqueles pregadores que assumem a tribuna e fazem uso da Palavra de maneira expositiva, procurando priorizar a essência bíblica. É preciso incentivar nossos irmãos a ter o prazer pela leitura, pelo estudo sistemático e expositivo da Bíblia Sagrada. É claro que em todos esses aspectos precisa-se ter o equilíbrio espiritual, mas infelizmente os nossos pregadores pensam que os púlpitos são vitrines de ternos modernos e sapatos coloridos! Pregar a Palavra de maneira expositiva é uma dádiva de Deus, porque o derramamento espiritual, a cura, o milagre quem realiza é Jesus através do Espírito Santo! Parabéns por esse artigo pastor!
Anônimo disse…
Propuseram um "pregador de fogo" para a igreja de um amigo meu, mas a resposta foi que procurasse um pregador do Evangelho.

Penso com um amigo vosso e também autor pela CPAD aqui da minha cidade natal Natal: "por favor não me ache arrogante, mas desisti de me alimentar do que os pregadores dizem. Minha principal fonte são os livros."

Desconhecia a existência dessas agências. Mas pelo visto elas estão com força por aqui, pois o pastor a quem me referi é profundo nas escrituras, ensina ao invés de gritar, não manipula ninguém e é adepto convicto da pregação expositiva.

Mas me pergunte se ele tem as devidas oportunidades para ministrar? Pelo contrário: quantas vezes o vi de molho no púlpito para um malabarista pregrar? Paciência e oração.
Andre Gonçalves disse…
Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus!

Um novo evangelho raquítico e sem essência tem tomado o lugar da exposição da Palavra, o resultado é um cristianismo onde as pessoas não conseguem discernir o santo do profano.

Pessoas endononiadas dentro de uma Igreja são chamadas de nova unção. Acredite, isto está acontecendo aqui pelo sul também.

Voltamos ao Evangelho da Cruz!

Em Cristo,
André Gonçalves
orge melo disse…
" E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo : vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei, seja pois, a tua palavra dum deles, e fala bem,
Porém Micaías disse : Vive o SENHOR que o que o SENHOR me disser, isso falarei, 1 Reis 22.13,14

" É necessário que eu diminua e ELE cresça, João 3.30

Eis acima, 03 versículos Biblicos que andam esquecidos pela maioria dos Pregadores, e porque não dizer, de quase todo aquele que se diz seguidor do nosso MESTRE CRISTO JESUS, mas Graças a DEUS que ainda existe um punhado de trigo na terra, que rejeita glórias de homems , mas sim, transfere para aquele que é digno de Majestade, honra, glórias e louvoures eternamente.
Parabéns pelo post Pr.Ciro, e que continues assim, como verdadeiro
homem de DEUS na terra.

Abrcs,em CRISTO, SALMO 133

Recife - Pe.
orge melo disse…
" E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo : vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei, seja pois, a tua palavra dum deles, e fala bem,
Porém Micaías disse : Vive o SENHOR que o que o SENHOR me disser, isso falarei, 1 Reis 22.13,14

" É necessário que eu diminua e ELE cresça, João 3.30

Eis acima, 03 versículos Biblicos que andam esquecidos pela maioria dos Pregadores, e porque não dizer, de quase todo aquele que se diz seguidor do nosso MESTRE CRISTO JESUS, mas Graças a DEUS que ainda existe um punhado de trigo na terra, que rejeita glórias de homems , mas sim, transfere para aquele que é digno de Majestade, honra, glórias e louvoures eternamente.
Parabéns pelo post Pr.Ciro, e que continues assim, como verdadeiro
homem de DEUS na terra.

Abrcs,em CRISTO, SALMO 133

Recife - Pe.
Rô Moreira disse…
Agencia de pregadores é?? isso deve ser bastante rentável hein??? Deve ser como agencia de empregadas domésticas ou de babá com cartas de referências e tudo. Meu Deus, nunca pensei que tivesse isso. O Pregador de hoje tem que fazer o povo ficar animado ele planta bananeira e faz malabarismos. É lamentável tudo isso! Paz!
Anônimo disse…
Eu queria saber. Quem tem mais reponsabilidade por essa aberração que valoriza esses tipos de pregadores: os próprios pregadores que querem ser estrelas ou a congregação que quer pregadores desse naipe?

Abraço, pastor Ciro.
Anônimo disse…
Fabio Pinheiro
Sorocaba, SP

Nobre pr Ciro, graça e paz da parte do Senhor Jesus Cristo.
Gostaria muito de dizer que este artigo é uma mentira, porém, não é.
Realmente é isto mesmo que está acontecendo. Conheço muita gente que pensa desse jeitinho aí que você está dizendo, o pregador tem que ser bom, tem que agitar, se não, não dá. É triste, triste mesmo. Ou seja, é muito triste o que está acontecendo.
Maranata.
Lidiane Villas Bôas disse…
A Paz Pr...
como sempre, uma boa postagem.

Só tenho uma coisa a dizer:

Esses "pregadores" e "agencias",
Precisam ler a série ERROS e O EVANGELHO QUE PAULO JAMAIS PREGARIA.
De Ciro Sanches Zibordi.

Um grande abç querido Pr

Lidiane Villas Bôas
Concordo com o você Ciro. Acho que os obreiros mais antigos conseguem resistir mais a essas ofertas, porém os jovens obreiros (não todos), acha que evangelho é sinônimo de "prosperidade financeira" apenas, ainda entendo que por conta disso muitos mudaram completamente sua maneira de pensar e agir, é aqui que as cartas paulinas se cumprem.

Deus continue te inspirando
renato vargens disse…
Excelente reflexão! Concordo plenamente!

Abraços,

Renato Vargens
klebersantos disse…
A Paz do Senhor Jesus!

Pastor Ciro,é lamentavel,mais em detrimento da fidelidade a Deus e a sua Palavra,muitos pregadore,(pregadores?)ou melhor animadores de auditorio tem estragado os pulpitos das igrejas e desviado os ouvintes da Verdade (o evangelho).

o conselho de Paulo precisa ser colocado em pratica[...]

Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel.(1Co.4.1,2)

Que o Senhor continue te abençoando pastor Ciro,e que você permaneça fiel a Ele e a sua Palavra...AMÉM!!

Em Cristo Jesus
kleber santos
Paulo Muhongo disse…
Paulo Muhongo
A paz do Senhor Pastor Ciro
tenho lido as suas postagens e agradeço a Deus por elas pois têm me ajudado bastante. Gostaria que se posssivel o pastor me explica-se a respeito de Atos 19.1-7 de aqueles doze varões serem batizados "em nome de Jesus(v.5)" visto que no verso 3 terem dito serem batizados no batismo de João. Agradeceria pela resposta. Obrigado
james disse…
A pa do senhor, a cada dia que passa o evangelho no brasil está perdendo foco principal que é a pregação simples e objetiva da palavra da cruz, e tornando uma aberação cotidiana.
Edineura disse…
Gostei!

Não gosto quando estou no culto, e fica mandando a gente "olha pro seu irmão aí do lado e..." misericórdia!

Mas aquele que fica com as Escrituras não erra.

Amém!
Lucas disse…
Infelizmente é o que acontece, troca-se a explanação das Escrituras, por pregações que vão de encontro com a cobiça das pessoas, são verdadeiros falsos pregadores, assim como o falso profeta Ananias que profetizava "paz...paz", não irão avante esses obreiros fraudulentos! Parabéns Pr. Ciro, muito me alegro pelo seu ministério, estou maravilhado com o conteúdo de seu blog.