Aprendendo com as perguntas do Senhor Jesus Cristo (1)


Estou lendo e estudando, há algum tempo, o Evangelho do Senhor Jesus Segundo Mateus. Como é rico esse primeiro livro do Novo Testamento! Hoje, pela manhã, depois de meditar em Mateus 15, resolvi escrever este artigo, que abre uma série: “Aprendendo com as perguntas do Senhor Jesus Cristo”.

Quando lemos os Evangelhos (quatro primeiros livros neotestamentários), observamos que o Deus-Homem — o qual não pode ser comparado a nenhum outro homem, pois é sui generis — costumava fazer perguntas para levar os seus ouvintes a profundas reflexões, a grandes decisões e a importantes ações.

Em Mateus 15, há quatro perguntas do Homem mais sábio que andou na terra (não foi Salomão, como muitos pensam). A primeira foi: “Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição?” (v.3). Por meio dessa indagação, o Deus-Homem mostrou aos escribas e fariseus que eles estavam valorizando mais as tradições do que a Palavra de Deus. Não vemos o mesmo ocorrer hoje? Líderes há que dão a vida pela tradição e não fazem o mesmo esforço para defender o Evangelho. É óbvio que a tradição têm o seu valor (2 Ts 2.15; 3.6), mas os mandamentos do Senhor são primazes e permanecem para sempre (1 Pe 1.25).

“Até vós mesmos estais ainda sem entender?” (v.16). O Senhor Jesus fez essa segunda pergunta aos seus discípulos porque eles estavam com dificuldade de entender o que Ele dissera a respeito da hipocrisia dos escribas e fariseus (vv.7-14). O Mestre quis mostrar aos primeiros apóstolos e a nós, por extensão, que temos a iluminação do Espírito para entender a sua Palavra (Mt 13.11). Isso denota que, se estudarmos as Escrituras com devoção, contando com a unção do Espírito Santo (1 Jo 2.20), podemos discernir bem tudo (1 Co 2.14,15).

“Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora?” (v.17). O Mestre fez essa pergunta para explicar aos discípulos o que significava a sua afirmação do versículo 11: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca isso é o que contamina o homem”. Jesus — que é o Criador e conhece pormenorizadamente o nosso organismo — usou como exemplo o processo seletivo realizado em nosso ventre durante a digestão para ensinar uma grande verdade. É claro que devemos nos preocupar com o que comemos, para termos uma boa saúde. Entretanto, a saúde espiritual é prioritária. E um cristão (cristão?) difamador, caluniador, maldizente, promotor de males, etc., ainda que alimente bem o seu corpo, está enfermo no seu espírito.

“Quantos pães tendes?” (v.34). Uma grande multidão seguia ao Deus-Homem. E Ele, além de ensinar, fazia muitos milagres. Os milagreiros de hoje pensariam: “Vou agora levantar uma grande oferta para o meu ministério”. Mas o nosso Mestre por excelência não estava pensando em receber algo da multidão; Ele só queria abençoar aquele grande povo reunido. E, ao receber sete pães e alguns peixinhos, deu graças ao Pai e realizou um grande milagre: aproximadamente doze mil pessoas comeram (quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças). Glória a Deus!

Portanto, caro leitor, atente para os ensinos do Mestre Jesus Cristo. Assimile as maravilhosas verdades que estão registradas nos Evangelhos. O Senhor não veio ao mundo por acaso. Ele se fez Homem a fim de morrer por nossos pecados, mas também para nos dar o exemplo de uma vida santa e nos dizer palavras que nenhum outro ser nascido de mulher foi ou será capaz de dizê-las. Não houve e nunca haverá alguém igual a Ele. Aprendamos com Jesus Cristo, o Unigênito (gr. monogenes), e apreendamos os seus ensinamentos em nossos corações.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Paz Pr.Ciro.

Parabéns por mais um brilhante artigo, glória seja dada ao Senhor Jesus...

Que possamos estar atentos ao evangelha da cruz, a mensagem da cruz, e a atualidade dos dons que Jesus nos concede.

Dc.zeriky de souza
Pr Cesar disse…
Querido pr. Ciro, a paz do Senhor Jesus.

Indiscutívelmente, toda sabedoria encarnava na pessoa de Jesus Cristo (Cl 2. 2, 3)
E é por isso que gosto do seu blog pastor e sigo-o, pois sempre busca a Glória de Cristo. Uma das principais caracteristicas do ministério terreno do Senhor Jesus, era o Ensino. E o MESMO sempre utilizou de forma magestral as "perguntas", para prender a atenção dos seus ouvintes, e no silêncio que pairaiva, ensinava a o Evangelho com autoridade e eficácia!
Não importava se era uma multidão, uma turba, ou apenas "um" discípulo oscilante como Pedro (Mt 14. 31) Mas o Mestre Jesus Cristo, usava sempre da mesma disposição e dedicação!

Aprendamos sempre com O Senhor Jesus nosso Supremo Rabi.

Deus o abençoe pastor Ciro, e também toda sua família, e equipe em nome de Jesus.