Frases selecionadas de Leon Tolstoi

Sem tempo para escrever artigos neste blog — estou produzindo um livro completamente diferente de tudo o que já fiz até hoje, um grande projeto (o que me obriga a ler inúmeras obras) —, ofereço aos meus estimados leitores algumas frases do célebre romancista russo Leon Tolstoi, autor do clássico Guerra e Paz:

“A opinião de um escritor ou pensador admirado pode ter profunda influência na sociedade; e pode também ser obstáculo à compreensão da verdade real”.

“Assim como uma vela acende outra e pode acender milhares de outras velas, um coração ilumina outro e pode iluminar milhares de outros corações”.

“Cuidado com grupos de pessoas que são danosas para a sua alma. Tente evitá-los. Você deve louvar as boas companhias e procurá-las”.

“É melhor conhecer poucas coisas boas e necessárias do que muitas coisas inúteis e medíocres”.

“É virtuoso o que não dá atenção à calúnia e à difamação”.

“Muitas afirmações, tidas como verdade porque nos foram transmitidas pela tradição, parecem verdade só porque jamais foram testadas, jamais foram examinadas de modo mais preciso”.

“O conhecimento mais importante é aquele que guia o modo pelo qual você leva a sua vida”.

“Os debates ocultam a verdade mais frequentemente do que a revelam. A verdade real deve ser revelada na solidão. Quando revelada, ela se torna clara para você de modo que possa aceitá-la sem qualquer argumentação ou discussão”.

“Procure os melhores homens dentre aqueles que são espezinhados”.

“Qualquer feito realizado apenas para alcançar a glória é sempre mau, sejam quais forem suas consequências. O feito motivado igualmente pelo desejo de atingir o bem e alcançar a glória é indiferente. Um feito é realmente bom só quando sua motivação é o cumprimento da lei de Deus”.

“Quanto mais uma pessoa acreditar em Deus, menos ela terá medo das outras”.

“Só o engano precisa ser apoiado em argumentos elaborados. A verdade sempre se mantém sozinha”.

“Sua vida pode ser ceifada a qualquer momento; portanto, sua vida deveria ter um objetivo profundo, um significado que não dependa de ser ela breve ou longa”.

Com apreço,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Prezamado e nosso atalaia pr. Ciro Sanches Zibordi,

A paz do Senhor!

Excelente conhecer estas seletivas frases.

Permita-me acrescentar algo de minha autoria:

A preocupação dos homens por muitas das vezes, se choca com a preocupação de Deus.

A de Deus é Pura e Santa com objetivos de justiça pelo seu amor. A do homem é interesseira e desprovida de justiça pelo seu destemor.

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

O menor de todos os menores. 100% homem e nunca igual ao Senhor Jesus Cristo. Nunca!