Uma resposta bíblico-científica aos defensores do aborto


Não concordo com alguns posicionamentos (principalmente os mais recentes) do pastor Silas Malafaia, os quais prefiro omitir neste artigo. Muitos internautas, de igual modo, podem não gostar do seu estilo ou divergir de sua teologia. Entretanto, parabenizo-o pela sua argumentação bíblico-científica a respeito do aborto, a qual é demonstrada nos vídeos abaixo, que apresentam a última parte de um programa de TV.

Penso que a argumentação de Malafaia em defesa da vida intra-uterina se constitui numa resposta contundente e definitiva aos movimentos pró-aborto. Eu digo que a sua resposta é bíblico-científica, não pela quantidade de versículos citados, e sim por sua exposição ter base na Ciência e estar em plena sintonia com as Escrituras.





Em defesa da vida,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

João Carlos Ferreira Batista disse…
Exelente Materia.
Pr. Ciro Sanches queria eu ter oportunidade de ti conhecer pesoalmente.
assim como o senhor disse que creseu um desejo no seu coração de proclamar e defender o evangelho de Jesus ao ouvir pregações do pr waldir nunes bicego,ocorreu a mesma coisa comigo ao ler seu blog e assistir suas mensagens que o SENHOR JESUS continue ti uzando sempre. A paz do Senhor
Angela disse…
Confesso que já gostei mais do Malafaia...hj em dia fico com "um pé atrás" em tudo q ele fala...Mas nesse caso, tenho que concordar e como diria o Raul Gil, tenho que tirar o chapéu!
JOAB disse…
Penso que o aborto é mais uma das várias consequências do pecado, mas quando leio sobre esse assunto, sempre me vem à mente o egoísmo, a ausência do temor a Deus e de "amar ao próximo como a si mesmo".
Anônimo disse…
Parabéns pastor Ciro pela abertura no seu blog a esse tema tão atual e importante para todas as mulheres, bem como para a sociedade geral!
Parabéns também ao pastor Silas Malafaia, criticado por algumas questões pontuais-que não convém explicitar no momento, mas que é um dos poucos líderes que tem coragem e conhecimento secular e bíblico para falar abertamente, diante de grandes formadores de opiniões, com bastante clareza e firmeza, não somente sobre o aborto, mas sobre outras questões-tábus para muitos como,por exemplo, o homossexualismo. A exposição contrária a estes conceitos pós-modernos, muitas vezes, traz aos líderes e aos cristãos, de forma geral, um certo medo de represálias ou críticas, não sei... mas que Deus continue nos ajudando a andar na contramão deste mundo.
Tamar disse…
Realmente o vídeo eh muito bom. Malafaia domina a mídia, tem formação acadêmica para falar do assunto, não liga para o que pensam dele e melhor ainda não costuma ficar em cima do muro.

Seria ótimo para os homens brasileiros a liberação do aborto. Eles se livrariam dos processos de paternidade e prisões por pensão.

A mulher brasileira maltratada, agredida e coisificada pela mídia e que carrega a casa nas costas ainda seria obrigada pelo companheiro, namorado ou marido a fazer sexo sem proteção e depois abortar.
Seria reduzida a uma boneca de plástico que está sempre a mão e ainda trabalha fora e limpa a casa.

Hoje quem controla "a natalidade" é basicamente a mulher, com essa lei o controle passaria para o homem.
Samuel disse…
Concordo Pastor Ciro. O Malafaia é muito contraditório em certos assuntos, porém, na questão sobre o aborto ele é fera. Ninguém que defenda o aborto, debateu o assunto com ele e se saiu bem...
Anônimo disse…
Rafael vasconcelos disse...

Realmente,deixando de lado o atual posicionamento teológico do Pr.Silas Malafaia(Teologia das $emente$ e Unção Financeira),tenho que dar mão à palmatória.

Seria muito bom que outros expoentes da liderança evangélica fossem também aos meios de comunicaçao manifestar seu posicionamento de NÃO AO ABORTO.
Estou caminhando disse…
Concordo plenamente com a posição do Pr. Silas Malafaia em defesa da vida. Alguém um dia disse: "Oque é melhor? Um aborto ou uma criança mendigando, vivendo no lixão?" Ainda bem que o JEOVÁ, o Deus todo poderoso Criador de todas as coisas não pensa assim, pois os pensamos de Deus está bem acima dos nossos pensamentos. Deus deu seu único filho pra nos salvar, Ele não nos abortou mesmo sabendo que já nascemos separados Dele, miseráveis, mendingos e condenados à morrer, não apenas fisicamente, pois já nascemos mortos espiritualmente, Deus fez o contrário, nos deu VIDA E VIDA COM ABUNDÂNCIA. Mesmo que nesta vida vivamos como lázaro (Lucas 16), não deixemos de ser fiel a Deus e a Jesus Cristo.

Não conheço minha mãe biológica, por consequências da vida ela me deu ainda pequeno, ela não abortou, Deus tem cuidado de mim desde ainda informe e tem propósitos na minha vida.

Paz do Senhor Jesus.
Katiana disse…
Parabens Pr Ciro, por expor esses videos independente de opiniões a respeito do referido Pr.
Admiro-o mais ainda pela sua atitude, e pela ação pela vida!
Quanto ao Pr. Silas eu só tenho a dizer que...

como o peixe, e deixo as espinhas!

www.perseverai.blogspot.com
miguelgavioli disse…
Dá para perceber quando o Espírito Santofala através de um servo seu.
Acompanho o ministério do pr Silas há muitos anos assim como o de outros tantos pastores no Brasil e fora. Todos, sem exceção alguma no decorrer da linha do tempo, tiveram mudanças - boas e ruins - mas afinal, quem é o perfeito santo, que pode viver e descer do "Olimpo", senão somente quem é Deus. Na vida cristã, não existe semi-deuses, quer sejam ministros ou não.Por isso, fico muito aborrecido, quando vejo certas referências maldosas, postadas nas entre linhas de vários comentários.É esse tipo de coisa como 'não falar falando'; 'negar - afirmando', tudo muito feio e resultante da inveja, ciúmes, incompetência, política e imaturidade espiritual.
Temos quer ter uma opinião própria sim, é óbvio, justamente para não se aceitar guela abaixo, essas mensagens nas ente linhas, mas, temos que ter o máximo de cuidado para não estarmos desnudando um filho de Deus, seja ele pa.bispo, reverendo, ou um simples adorador.
Quero deixar um conselho para aqueles crentes que vivem ociosos dentro de suas igrejas, caçando coisas nas vidas de outros, e, também serve, principalmente para os ministros que são formadores de opiniões:
"""se você não tiver nada de bom para falar de um filho e servo de Deus, então feche a boca e não fale nada.""" nem mesmo nas entrelinhas.Nunca use dos grupinhos ou mesmo dos púlpitos para isso.E o Deus dos céus, que a tudo vê e julga, vai te recompensar por isso.
Fiquem na Paz do Senhor Jesus!
Unknown disse…
Que Deus o abençoe. Que você ande sempre conforme a vontade de Deus, em nome de Jesus Cristo. Amém.
ouvi poucos dias no pograma do faustão, eli perguntou a Ivete sangalo sonbre o aborto gostei muito da posição dela ela disse não vou falar nei sin nei não por que sou uma mulher do publico e tudo que eu falar elis pode pegar pelo que eu falo , só sei que guando eu abortei eu estava com 5 mes de gravides e foi um aborto estantanio ,eu mi sente deprimida sofri muito , emtão ela qausi disse não sou a favor
Adilson disse…
Pastor, Ciro, seu comentário sobre a postura do pastor Silas é bom eu aprecio muito. Como o senhor, eu também, concordo com ele, embora eu seja um árduo crítico da chamada teologia da prosperidade, que pra mim não é outra coisa, senão uma teologia auto-destrutiva. No entanto, discordo de sua cunhagem "bíblico-científica", ela é igualmente contraditória: as afirmações bíblicas não necessitam de nenhum endosso científico para que a nossa fé confie nelas. Ciência é ciência, fé é fé. Por mais que isso soe desagradável nas pessoas, jamais será diferente. Ainda que Silas não tivesse feito uso de pré-supostos científicos eles não são um determinante das verdades bíblicas: entenda que a ciência é uma linguagem instrumental, e que por isso, também contem aspectos dogmaáticos, pois se não fosse assim, não seria possível de ensinar nas escolas. Bem, as crianças aprendem, por exemplo, de forma dogmática, que o sistema sola possui x número de planetas, sem que o professor tenha na sala, um telescópio para provar empiricamente aos alunos.
Anônimo disse…
brother ninguem é obrigado aconcordar com voce ou com quem quer que seja mas não podemos negar o trabalho grandiosissimo do MUI DIGNO PASTOR SILAS MALAFAIA ha mais de 28 anos na tv posso te garante que ele nunca se omitiu como uns de se dizem pastores e pregam a verdade mas com dinheiro na cueca e ate cheque de convenções sem fundo e muitas outras trapaça sou parceiro fiel do ministerio silas porque acredito no seu trabalho mas uns que se acham os donos da verdade estão por ai ate o pescoço enrolado e querendo enrolar o povo de Deus na verdade enrolando a si mesmo.mesmo como ja falei não concordando com voce em alguns posicionamento historico e teologico mas como costumo ser coerente. voce ta de parabens por ter postado um video de excelencia qualidade no seu conteudo.silas não é apenas um lider é exemplo pra todos ministro do brasil e em materia de carater e conteudo cientifico e teologico que agraça do nosso SENHOR JESUS CRISTO POSSA NOS DÁ A VERDADEIRA MULTIFORME SABEDORIA E COMPREENSÃO E ACIMA DE TUDO CARATER
Anônimo disse…
"Mas, ainda que NÓS MESMOS ou um ANJO DO CÉU vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gálatas 1:8)

Talvez se faça necessário lançar uma outra Bíblia em versão 'revisionista', para os que queiram, possam abrir "precedência jurídica da palavra de Deus" em seus métodos de agir.

Dignidade e Caráter no meu dicionário e no tempo do meu pai - terreno mesmo - era outra coisa e evocavam outro sentido e sentimento.

Não sabia que havia saido uma nova edição do Aurélio: a 'revisionista'; deve ser uma edição especial do tipo: Dicionário Aurélio para o homem vitorioso.

E quanto ao tempo, bem, a cocaína e o craque (crack), ambas estão aí no "MERCADO" consumidor então pergunto: portanto são exemplos de conduta e bom-efeito?

Ou se por ventura, no dia em elas estiverem na TV, aí serão dignas de aprovação?

Que legal mais essa de saber que a TV justifica tudo. É bem a cara desta geração midiática.

Ora, o inimigo de Deus é um dos mais antigos seres da criação.
O tempo lhe garante alguma justificativa? Para o bem ou para o mal?

E se ele estiver na TV? Seria aceito?

Se eu pagar R$900,00 eu posso também retirar o meu nome da listinha (deve ser bem pequena então) de nomes sobre os quais esta afirmação abaixo governa e dirige?

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem." (Lucas 21 : 36)

Na minha Bíblia, na que foi escrita para O HOMEM PECADOR, não vai dar não:

"E as coisas que vos digo, digo-as a TODOS: Vigiai." (Marcos 13 : 37)

É para TODOS, não há exceção!

E se eu tenho que vigiar todo o tempo significa que o tempo não me justifica e sim eu que justifico todo o meu tempo.

"Vigiai todo o tempo."

Inclusive aos PASTORES e principalmente a eles!

Por fim finalizo meditando nesta palavra:

"Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por MENOR que seja, e ASSIM ENSINAR aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os CIUMPRIR e ENSINAR será chamado grande no reino dos céus." (Mateus 5 : 19)

Eu não tive ainda a oportunidade de conhecer o Pastor Ciro, mas dou testemunho, a quem precisar, que TUDO o que eu tenho lido e aprendido aqui o fará, do ponto de vista do ENSINO, um dos maiores no Reino do Céu.

A Paz de Deus!

E vigia heim! (risos)

Mauricio Moreira
Petrópolis, Rio de Janeiro
Saulo José disse…
Não podemos condenar uma vida de frutos por um erro. Existe uma grande diferença entre um pastor charlatão e herético e um outro que sempre teve uma vida voltada pra obra de Deus, ensinando doutrinas bíblicas, condenando erros teológicos (assim como o pr ciro faz com muita propriedade por sinal)e por causa de 1 ato equivocado ser EXECRADO para sempre e é tachado de heretico...etc



Nesse caso, vale apena orar para o irmão perceber isso,, afinal...Errar é humano.

Qual de nós em algum momento da nossa vida não já cometeu um erro ou um teve um posicionamento não conduzente com as Escrituras??

Realmente, tem certos "pastores" quem sempre pregaram heresias e estão totalmente cauterizados...

Mas o Pr Silas não..Um homem com um ministério tremendo..que já me abençoou muito pelas suas mensagens..

Jesus mandou nós orarmos por nossos inimigos...qto mais para nossos irmãos...

Não atirem pedras...orem...mostrem amor!
Cris disse…
Pastor Ciro, estudo enfermagem aqui em Campina Grande.A faculdade juntamente com a professora de exercício de enfermagem fará alguns fóruns sobre temas polêmicos como eutánasia, aborto,distanasia dentre outros. E esse evento contará com alguns stands sobre a temática, e eu acabei ficando com a temática aborto.
O senhor poderia me ajudar com algumas referências bibliográficas a fim de defender o ponto de vista cristão?
Desde já agradecida!
rejane disse…
sinceramente, tenho que concordar com algumas pessoas sobre o Pastor Silas, ele é polemico muitas coisas que soube sobre idéias mensagens etc..., não assino em baixo, mas como cada um tem suas qualidades e seus defeitos,não me detenho,
masssss esse assunto sobre aborto
Deus usou Ele mesmo!
com sabedoria,
quem entende do que fala passa segurança ( e convence )até pra quem é contra ...
porque contra verdade não há lei!
obrigada Pr. Ciro por trazer esse assunto aqui,,
é a segunda vz que entro no seu blog, mas valeu!!!
o calvinista disse…
Paz do Senhor,reverendo!!!
Gosto muito de suas respostas pricipalmente quando os opositores lança as perguntas sem uma boa base e se enrolam com as suas indagaçoes.
Anônimo disse…
..DO PASTOR SILAS SÓ POSSO DIZER QUE DEUS NAO DA A GLORIA PARA NINGEM...MAIS ELE HONRA QUEM TEM HONRA..PARABENS PASTOR SILAS..VOZ PROFÉTICA E CORAJOSA UM PROTESTANTE QUE REALMENTE PROTESTA...SE DO FILHO DE DEUS DISERRAM QUE TINHA DEMONIO IMAGINE AO UM SER FALHO COMO UM PASTOR..AMEM..
claudiopimenta disse…
pastor ciro
estou com uns poblemas com alguns irmaos que nao entendem de forma alguma a diferença da luta do silas contra a pl 122 e sua teologia da poperidade
as pessoas estao tnetando justificar o lado ruim ou seja a falsa teologia com o lado bom do silas

seria interessante uma materia sobre nao confundir alhos com bugalhos

ou seja o lado correto do lado ruim
paulo henrique disse…
pr. ciro sanches a paz do senhor, gostaria de saber se nós os salvos vamos suprir a terça parte de anjos que caiu do céu ? tenho duvidas pq um pr. da nossa igreja falou sob isso e q tinha base biblica.

grato, paulo henrique
Anônimo disse…
Graça e Paz Pr Ciro Sanches..Gostei dessa Matéria posta em seu blogue referente a Pr Silas Malafaia.Se não tivermos Homens como ele na mídia,os "homens do Poder",poderiam fazer o que quiser,e muitos iriam engolir e deixar passar em branco.Parabéns pelo trabalho.!Digo não ao Aborto e consequentemente,afirmo as palavras do Profeta jeremias:Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci.
Anônimo disse…
Parabens pela observação pastor Ciro! É importantíssima a colocaçao do pastor Silas, tanto científica como biblicamente. E não so a questão do aborto, mas peço para que acompanhe tambem os debates acerca da pl 122, que juntos poderemos refutar com ajuda dos cristão conhecedores da verdade,as promiscuidades dessa sociedade corrompida! Que Deus lhe de muito mais graça e sabedoria ao senhor e ao pr Silas para fazer e instruir em justiça! abraço... att Thiago A. Boudny de Cnp MT
vasconcelos disse…
Sempre discordamos ou concordamos sobre diversos assuntos.Um indivíduo pode ter opiniões diferentes das nossas,porém, em outros pontos concordamos com o mesmo.Todavia, em muitos casos nos posicionamos sobre algo ou alguma coisa,pois a neutralidade já é um tipo de posicionamento ou não.Apesar de todas divergências, aprendemos através das contradições.
Anônimo disse…
O Pastor Silas Malafaia é muito esperto mesmo. Abraçando a herética teologia da prosperidade se coloca como defensor dos valores cristãos, enquanto prega um evangelho oposto ao anunciado por Cristo. Nenhum crente fiel e até os não muito fiés aceitam o aborto. Nâo há melhor meio de edificar uma bela fachada de defensor do evangelho e pro$perar muito mais.
O pastor Silas Malafaia não defende a teologia da prosperidade de Kenyon e Hagin.

O que ele defende, na realidade, é uma exposição da prosperidade seguindo uma concepção própria dele, e que nada mais que é uma compreensão bíblica da prosperidade como algo que o crente pode ter, como benção de Deus, mesmo sem ser rico.
Na realidade, ele se cansa de falar de que muitos crentes prósperos terão carro velho e casa alugada até o fim da sua vida.

Eu desafio alguém a apresentar alguma fala ou escrito de Silas Malafaia dizendo que é marca do crente não ter qualquer enfermidade.
Karllo disse…
Sobre o aborto, acredito que é uma questão legal que depende muito pouco ou mesmo em nada da bíblia. É uma discussão não apenas moral, mas tão complexa que traz consequências sociais terríveis, sobretudo para as classes sociais mais oprimidas. No âmbito da vida cotidiana é um problema cuja decisão afeta o gênero feminino e o seu corpo muito mais que a qualquer homem.
Apesar de ter minha própria opinião pessoal como cristão, não ouso defender minha posição politicamente, pois "não sou mulher (...) Não caberia a mim emitir opiniões sobre as dores, os perigos e o preço daquilo de que estou protegido." (Lewis, 1942)
Adilson disse…
Caro, Karilo, li seu comentário: me chamou a atenção o trecho final. Primeiro você, usando a fala de terceiros, afirmou: (1) não ouso defender minha posição politicamente, pois "não sou mulher (...)

e, usando ainda a mesma fala de terceiro,fundamenta seu posicionamento aqui: (2) Não caberia a mim emitir opiniões sobre as dores, os perigos e o preço daquilo de que estou protegido." (Lewis, 1942)

Não sei onde você tirou o fragmento de C. S. Lewis, mas creio que o contexto ali deve ser um outro e bem distante da questão do aborto.
De qualquer forma, faço as seguintes perguntas: (I)você não ousa se posicionar publicamente contra ou a favor do aborto? Se a favor, os Ensinos de Cristo é harmônico com tua posição?
(II) O que não te cabe: se pronunciar sobre (1º) a "liberdade" da mulher matar o bebê, por julgar que o corpo lhe pertence ou (2º) sobre a vida de quem vai nascer?

(III) O que você julga ser respeitado: a escolha da mulher de matar o bebê ou o direito à vida do próprio bebê?
(IV) se você é a favor do aborto porque julga ser a mulher detentora de um sofrimento que você não pode experiementar, então como você se nega a defender o sofrimento do feto do qual você também não pode experiementar?
(V) Um cristão pode ser a favor do aborto, quando o próprio ato de abortar é um ato assassino, e quando a vida do bebê se enquadra no "AMAI O PRÓXIMO COMO A TI MESMO?"
(VI) Se você é a favor do aborto nos casos do estupro, o que te faz justificar que o sofrimento da mãe deve ser expiado com a morte de um inocente? Ou o que te faz pensar que matar o fruto gerado de um estupro supera qualquer orientação bíblica?

VIII) Que garantinhas temos de que ao ser favorável ao aborto que o governo quer instituir não será usada contra a vida e a favor de mentes pervertidas? E se um dia um médico cristão se negar a fazer o aborto ou extrair o bebê em vida, você julgará ser justo que o médico seja julgado e preso por defender a vida segundo os textos bíblicos?
(IX) ao dizer que o aborto, como depende pouco ou nada da bíblia, você está se referindo ao viver dos cristãos ou dos ímpios? Lembremos que para os ímpios (que repudiam a Religião e o Sagrado) a Bíblia de nada vale, mas para um cristão, o aborto é tão MONSTRUOSO quanto os genocídeo de judeus e ucrainos, praticados pelos nazistas e russos respectivamente. Isso não seria a volta da institucionalização do genocídio com um novo nome? A Bíblia, ao contrário do que pensas, é clara no que diz defender a vida!
DEVEMOS TER CUIDADO: a institucionalização do aborto (idealizado pelo PT e seus partidos aliados PSOL, PDT, PTB, PCdoB, etc) não é algo isolado e muito menos tem a ver com algum sentimento de preocupação com a mulher: na prática é uma estratégia socialista do Fórum de São Paulo que visa a extrair da sociedade brasileira toda tradição moral cristã que sempre resistiu as imposições das idéias revolucionária. O comunismo não estar morto, pois se no passado ele matou milhares de cristãos, hoje ele se levantar para fazê-lo de outra forma, uma forma disfarçada.
Favor, aguardo, pois estou confuso quanto ao seu posicionamento.
Anônimo disse…
A prosperidade é um resultado.
Não é pecado ser rico, ou ter vida próspera, e sim, é pecado ter amor ao dinheiro, ser servo dele."Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma"(3João2).Eu vejo neste v. que Deus quer que seus filhos prosperem. Entretanto, a prosperidade não deve ser o fim em si. Deve ser o resultado de uma qualidade de vida, compromisso, dedicação e ação que esteja de acordo com a Palavra de Deus.Neste texto,a expressão "ser próspero(gr.euodoo)literalmente significa "ajudar no caminho" ou "ter êxito em alcançar".Implica claramente que a prosperidade divina não é um fenômeno momentâneo passageiro, mas sim um estado de sucesso e bem-estar progressivo e contínuo. Vale para todas as áreas de nossas vidas:espiritual,físico,emocional,e material.Entretanto, Deus não quer que enfatizemos indevidamente uma área.Devemos manter um equilíbrio (Lc.6.38/Sl.35.27). A Paz do SENHOR!
Santos disse…
é isso ai pastor Silas Deus o abencoe e continue iluminando a sua vida!
ESTE DISCURSO PODERIA SER CONSIDERADO PARA SOMENTE CONCEPCÕES PARA VIDA,MAS NÃO VIA TODA LUZ NUM OUTRO DEBATE,NAQUELE DEBATIDO PELA CORTE SUPREMA,QUE BASEIA SEMPRE NOS CONCEITOS JURÍDOS,QUE É SEMPRE NECESSÁRIO E MAIS DIFÍCIL DE POSICIONAR.
levy disse…
só vejo que o representante da maior denominação evangélica do Brasil Pr. José Wellington Bezerra da Costa deveria se posicionar biblicamente sobre esses assuntos e não gastar o tempo apresentando livros no pequeno espaço que tem no programa de televisão...
Anônimo disse…
Pastor Ciro, estou muito feliz por ter encontrado este blog. Altas horas da noite, e por um questionamento simples acabei entrando aqui, e estou simplesmente maravilhada, com tuas palavras, conhecimento e sabedoria.preciso de mais tempo para ler tudo..rs ..é muita coisa boa..