Falta indignação a alguns apologistas


O editorial desta semana da revista Veja gira em torno da falta de indignação quanto ao escândalo ligado a Eunice Guerra, ex-ministra-chefe da Casa Civil. O editor da aludida revista sugere que sob Lula os valores morais da sociedade brasileira foram aos poucos sendo anestesiados. E afirma: “Passa da hora de o tecido ainda sadio da sociedade brasileira demonstrar de forma organizada e sustentada maior indignação diante desses descalabros — antes que seja tarde demais”.

Fazendo um paralelo, parece que estamos anestesiados e também não nos indignamos com os descalabros comprovados que ora ocorrem entre os líderes que se dizem evangélicos. Não falo de suspeições ou informações duvidosas a respeito de pastores e/ou convenções. Nunca priorizei essas questões político-eclesiásticas, que sempre apresentam dois lados.

Sei que já decepcionei alguns apologistas por não ter participado de alguns movimentos que favoreciam politicamente a um grupo, em detrimento de outro. Líderes e instituições são imperfeitos e falham. E, por isso, eu gosto de fazer uma distinção entre os líderes/instituições que erram por serem imperfeitos e os que erram porque estão de fato com segundas intenções, os quais já demonstraram, claramente, esses maus intentos.

Curiosamente, alguns dos apologistas que se voltam ferrenhamente contra certas atitudes de líderes evangélicos na esfera político-eclesiástica, levantando questiúnculas que a nada levam — por antipatia, mágoa ou desavenças recentes, palpito —, não demonstram a mesma indignação quanto a questões mais relevantes, como o fato de um líder pretensamente evangélico posicionar-se abertamente a favor do aborto! Será que um líder evangélico (evangélico?) influente pode cometer iniquidade maior do que afirmar, com soberba, que o assassinato de uma criança no ventre materno (independentemente da fase em que ela esteja) não faz a menor diferença?!

Muita gente costuma entrar no meu blog e inserir comentários pelos quais fazem cobrança quanto ao que eu escrevo. Dizem que os apologistas fulano e beltrano estão escrevendo sobre isto e aquilo, denunciando este e aquele pastor, e que eu tenho me omitido... Bem, agora é a minha vez de fazer uma cobrança: Onde está a indignação de todos os apologistas, sem exceção, quanto ao posicionamento hitlerista pró-aborto do senhor Edir Macedo?

Cada um tem as suas prioridades, mas, a meu ver, nenhum apologista deveria se calar ante o conteúdo nefando do vídeo abaixo.



Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Rô Moreira disse…
É verdade. Ninguém fala nada, estão todos caladinhos. Que vergonha. Paz querido.
Querida irmã Romilda,

A bem da verdade, alguns apologistas já se posicionaram sobre o assunto até antes de mim. Mas é preciso haver uma indignação geral. Há coisas que não podem passar. "Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus" (1 Pe 4.17).

Um abraço.

CSZ
Anônimo disse…
Lembro-me de quando o Caio Fábio fez fortes criticas e acusações contra o Edir Macedo e seu bando ele foi fortemente criticado pelos próprios evangélicos. Não consigo entender esse protecionismo em relação ao lider maior da IURD, parece que não querem se indispor.... em troca ou por medo não sei do quê!

F Sales
Anônimo disse…
Bom, já faz tempo que esse homem perdeu o foco, e penso que até tenha se decido "trocar de lado" se é q me entendem.
Em nome da ética, muitos apologistas não se manifestam a esse respeito por ética, porém ética pastoral é pra ser usada com os nossos e, terminantemente, esse homem não é mais um dos nossos.
Muito triste!
renato vargens disse…
Pr. Ciro,

Eu já escrevi sobe isso. O link abaixo é o último que escrevi.

http://renatovargens.blogspot.com/2010/09/resposta-ao-bispo-edir-macedo-referente.html

Abraços saudosos,

Renato Vargens
Caro pastor Renato Vargens,

Eu já tinha lido seu texto, meu amigo, e assistido ao brilhante vídeo do pastor Hermes Fernandes. Parabéns pelo posicionamento.

Um abraço.

CSZ
Rô Moreira disse…
Concordo com o senhor Pr Ciro, ja esta passando da hora. E também assisti o vídeo do Hermes, foi muito esclarecedor. Paz meu querido!
Paz, amado Ciro!

Realmente o comportamento do Edir é indigno de um cristão.

Sobre o assunto, creio que a maioria dos blogueiros já postaram sobre o assunto.

Com a blogosfera cheia de teólogos, seria muita presunção minha me considerar um apologista, mas como professor da EBD, há algum tempo atrás eu gravei o vídeo, pesquisei sobre o assunto aborto e levei o assunto para a reunião dos jovens. Os jovens ficaram horrorizados com a atitude do tal bispo. Quando o nobre Pr. Guedes postou sobre o assunto, eu levantei essa mesma questão: a semelhança do pensamento do bispo com a eugenia nazista. Nesse mesmo período eu postei uma matéria sobre o assunto.

Creio que já é tempo de repudiarmos a IURD como igreja evangélica. Depois dessa, não temos dúvidas: é uma seita. Até pq os fiéis da IURD o obedecem à risca. Ele é parecido com todos os fundadores de seitas: tem influência e autoridade total (acima até mesmo das escrituras) sobre seus fiéis.

É simplesmente desprezível a atitude desse homem.
Caro Elian (Philadelfia),

A paz do Senhor!

Eu tenho um "defeito": antes de dizer alguma coisa, gosto de me inteirar sobre o assunto. Eu fiz uma grande pesquisa na blogosfera, antes de escrever o presente artigo, a fim de verificar quantos web-apologistas, dos mais conhecidos, se posicionaram sobre o assunto em pauta. E, inclusive, já havia verificado que o irmão havia se posicionado.

O irmão, que eu considero sim um apologista, pode ter certeza de que a minoria (e não a maioria) dos editores de blog escreveram sobre o hitlerismo de Macedo. Quando os apologistas começaram a denunciar o macedismo nazista, eu estava fora do país e por isso demorei a me posicionar, mas penso que todos os apologistas que ainda não se posicionaram deveriam fazê-lo.

Em Cristo,

CSZ
Rô Moreira disse…
Também tenho este vídeo em meu blog, e alertei e fiz uma obs sobre o assunto, acho que muitos estão ciente Pr Ciro. Graças a Deus, a Blogosfera tem feito um bom trabalho sobre este assunto. Paz!
Daniel Clós disse…
Pr. Ciro, desenhei uma charge bastante vista na internet nos últimos dias (http://www.pulpitocristao.com/2010/08/clinica-de-planejamento-familiar.html)

No blog Púlpito Cristão (onde sou colaborador) e no meu blog (http://danielcloscesar.blogspot.com) existem vários textos e comentários a respeito dessa insanidade do líder da seita Universal.

Mas o sr tem razão quando diz que tem gente que não se possicionou... entendo que muita gente "grande", com canal de TV e tudo mais preferiu ficar quieta... e até apoiar candidatos da IURD.

Lamentável.
Anônimo disse…
Já em setembro de 2007 o Pb. Solano Portela escrivia sobre esse assuntoe sobre o referido "lider" vejam o o link.
http://tempora-mores.blogspot.com/2007/10/edir-macdo-aborto-homossexualismo-e.html

F Sales
F. Sales,

Eu também já escrevo sobre isso há muito tempo... Mas eu me refiro a um posicionamente mais contundente por parte de todos os apologistas, especialmente sobre o vídeo mais recente.

Pelo que estou vendo, muitos estão pensando que eu estou criticando os apologistas. Pelo contrário, eu estou tentando instigá-los a se posicionarem firmemente contra a nefanda tese macedista pró-aborto.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Entendi, só quis registrar que o assunto e as posições do Edir Macedo são algo que vem de longas datas.

F Sales
Bravo, meu prezamigo e nosso pastor Ciro Zibordi.

A paz do Senhor!

Onde? Exatamente onde? E$le$ e$tão? Com certeza calado$ e bem calado$. Não desejam se desaju$tar ao$ do meio e ao$ do momento

Bem a minha sugestão, sobre este que apoia o aborto e que deve ser abortado definitivamente, da responsabilidade de ser chamado de crente, ou servo de Deus.

Sempre tive a certeza que ele estava errado, há aproximadamente 30 anos.

A minha matéria sobre este está emem meu blog no link:

http://www.pastornewton.com/2010/09/eu-te-condeno-bispo-macedo.html

O Senhor seja contigo!

Obs.: Concordo plenamente com uma indignação geral.

O menor de todos.
Alessandro disse…
A Paz do Senhor;

Pastor Ciro,realmente falta indignação não só aos apologistas mas ao povo evangélico em geral,mas essa falta de consciência se dá pelo total desmantelamento do que é ou não um Cristão,falta definição e clareza para definirmos o que é ser um autêntico Cristão.

Pastor Ciro,quando uma denominação com doutrinas anti-Bíbicas,com práticas que assemelham-se ao baixo-espiritismo e com tudo isso,somente agora uma denominação histórica resolveu se posicionar contra essa denominação e colocando-a ( corretamente ) como seita o que ela é realmente, mas tardiamente resolveram se posicionar contra essa denominação,ela já é tida como cristã é o joio que cresceu junto ao Trigo e que causa muitos males aos Cristãos sinceros, por esse motivo quando esse líder resolve se posicionar contra a vida,muitos pensam que isso tem respaldo Bíblico como pensam que muitas de suas práticas heréticas possuem o mesmo respaldo,por isso nesse ambiente nesse covil a leitura Bíblica é desestimulada e com muitas restrições lida sobre a ótica de seus comandantes.

Faltou no meio evangélico homens e mulheres com a atitude de Paulo,João Batista, Elias e Jeremias, que combateram falsos profetas,líderes e falsos apóstolos.

Acordemos ainda que tardiamente e que tenhamos ousadia de proclamar que a Universal não é Igreja de Cristo, e sim uma seita nefasta com doutrinas espúrias e práticas ocultistas.
Anônimo disse…
Caro Alessandro, não acho que a IPB se pronunciou tardiamente contra a IURD, veja abaixo um trecho da entrevista com o rev. Ludgero Bonilia Moraes Secretário Executivo da IPB.

Guia-me: A Teologia da Prosperidade ganhou uma força muito grande nas décadas de 1980 e 1990 no Brasil com igrejas como Verbo da Vida e nomes como a apóstola Valnice Milhomens. Por que só agora a IPB tomou essa iniciativa?
Rev. Ludgero: Porque a Igreja Presbiteriana é muito consistente. As decisões do Supremo Concílio acontecem de quatro em quatro anos e nós não tomamos decisões precipitadas. Elas são estudadas, analisadas. Essas igrejas que estão acontecendo agora não têm declarações confessionais escritas. Muitas dessas afirmações são simplesmente verbais.
Um pastor de uma determinada igreja como essas diz alguma coisa no sul, e um outro pastor da mesma igreja diz outra coisa completamente disparatada no norte. Nós não temos uma consistência nas declarações. Por isso a gente espera que as igrejas se afirmem através de documentos, livros, publicações. Ao aguardar esses livros, evidentemente demora para firmarmos uma posição que já sabemos mas não podemos provar porque não tem uma documentação a respeito.

F Sales
Tamar disse…
Certa vez Israel pelejava contra um rei idólatra. O mesmo ao ver que iria perder a batalha pegou seu filho e o sacrificou em cima do muro da cidade.
O povo de Deus ao ver aquilo deu meia volta e abandonou a batalha.

Para mim chega, eu não considero Edir Macedo um líder evangélico, eclesiástico ou coisa que o valha.
A IURD é mais uma aberração religiosa que floresce em solo brasileiro.
Somos o maior país macumbeiro do mundo, somos o maior país espírita do mundo e somos o maior país IURDISTA do mundo.
O que está errado no vídeo não é o posicionamento de Macedo a favor do aborto, é a dureza de coração dele ao defender um pecado, a frieza de seus argumentos e a postura consciente de que está indo contra os ideais do cristianismo.
Eu nunca ví isso, nem Richard Dawkins o ateu militante, faria melhor ao defender o indefensável.

Eu simplesmente não sei o que fazer e tenho medo que esse tipo de postura contamine tudo.
JOAB disse…
Pão e circo, bolsa família e espetáculo do crescimento, prosperidade e show gospel: a mesma fórmula em frascos diferentes.