As invencionices de um opositor da Bíblia


Há muitos irmãos acreditando em afirmações descabidas e inverossímeis, propagadas mediante canais do YouTube ou DVDs em série. A despeito de os argumentos apresentados no vídeo abaixo se autodesconstruírem, em razão da falta de base erudita por parte do “teólogo” que os propala, peço ao leitor que confira a refutação abaixo.




Nota-se que não falta ao autor do vídeo acima (o qual é também o apresentador da série em DVD Prepare-se) apenas base erudita. Falta-lhe também o temor de Deus. Contudo, se ao menos conhecesse um pouco (de modo nocional) os departamentos Teologia Bíblica e Teologia Exegética — que abarcam matérias como Bibliologia, Hermenêutica, Exegese, Filologia Sagrada, etc. —, saberia que Bíblia e Escritura são sinônimos. Ambos os termos aludem à Palavra de Deus escrita, que chegou até nós através da ação direta do Deus da Palavra, através dos séculos.

Na tentativa de se retratar — mas usando de muito sarcasmo — por ter dito que a Bíblia mente, em outro vídeo, o “teólogo” nega novamente, de uma só vez, a canonicidade, a unidade, a autenticidade, a autoridade, a imparcialidade, a infalibilidade, a inerrância e a indestrutibilidade da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Ele também se equivoca quando sugere que são idólatras os cristãos que apresentam uma conduta biblicocêntrica.

Quanto à inglória e inútil polêmica em torno do nome de Jesus, pela qual o “teólogo” afirma que o Salvador deveria ser chamado de Yehoshua, nome hebraico que corresponde a Josué ("YHWH é salvação”), trata-se de mais uma das muitas questiúnculas que visam a confundir os incautos e desavisados. Aliás, essas pretensas contradições são similares às que os ateus, agnósticos, incrédulos e adeptos de seitas têm proposto, na tentativa de pôr em dúvida a inspiração plenária da Bíblia Sagrada.

Para quem não sabe, Josué era chamado de Oshea ben Num, isto é, “Oséias filho de Num” (Nm 13.8; Dt 32.44). Oshea significa “salvação”. Moisés mudou esse nome para Yehoshua ben Num, que significa: “Josué filho de Num” (Nm 13.16). Iesous é a forma grega para Yehoshua. E Jesus é a forma portuguesa para Iesous. Apenas isso.

Não há problema algum citar o nome hebraico Yehoshua em grego (Iesous) ou em português (Jesus). Afinal, o Novo Testamento foi escrito em grego, e não em hebraico. Ademais, era comum, nos tempos neotestamentários, os hebreus usarem dois nomes. Veja o caso de Paulo: “Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo...” (At 13.9).

Portanto, repito, em grandes letras: NÃO ACREDITE NAS INVERDADES APRESENTADAS PELO AUTOR DO VÍDEO ACIMA. A BÍBLIA É SIM A PALAVRA DE DEUS! Tudo o que nela está escrito foi divinamente inspirado, soprado (gr. theopneustos) por Deus (2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.20; Rm 15.4). E ela chegou até nós por intervenção direta do nosso Senhor e Salvador.

Com temor e tremor,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Rô Moreira disse…
Maravilhoso. Muito bom este esclarecimento. Paz!
Hélio Pariz disse…
Ouso discordar do irmão e acho que o senhor nem devia se preocupar em divulgar (e alimentar) esses trolls esquisitoides que buscam exatamente a divulgação que o irmão está propiciando a ele no seu blog respeitado e bastante conhecido.

Graça e paz!
Anderson Ribeiro disse…
Amado Pastor Ciro, é com grande prazer que faço um breve comentário no seu blog.

Obrigado, até que em fim descobri o nome desse "camarada" assisti quase a série toda e nem mesmo sabia o nome dele, de que igreja ele é - isso se pertencer a alguma. Penso como uma pessoa que nem mesmo de identifica pode quer que nós acreditemos em suas histórias? E mesmo assim muitos incautos tem tomado por base suas invencionices, ao contrário de meditar nas Sagradas Escrituras.

Graça e Paz
Anderson Ribeiro
Caro irmão Hélio,

A paz do Senhor! Ou: Graça e paz!

Ouso discordar da sua discordância! A minha questão não é pessoal. Se fosse, o silêncio seria a melhor resposta, pois sequer conheço o "teólogo" acima.

Entretanto, é ingenuidade pensar que o tal "teólogo" ficará mais conhecido por aparecer em meu modesto blog. Ele, seguramente, é bem mais conhecido do que este editor de blog! A sua série terrorlógica "Prepare-se", em DVD, virou uma febre no meio evangélico, e muita gente já a assistiu, ainda que seja mediante uma cópia pirata. Além disso, veja quantos vídeos dele estão publicados no YouTube. Centenas.

O que me move a escrever sobre o assunto é zelo para com a sã doutrina. Sei que muita gente ignorará o que escrevo. Mas uma pequena parte será alertada e se convencerá, de uma vez por todas, de que a Bíblia é a Palavra de Deus, sobretudo os neoconversos, que infelizmente não são, muitas vezes, discipulados nas igrejas.

Um grande abraço!

CSZ
Caro Pastor Ciro
Ratifico o contéudo de sua resposta ao irmão Hélio. Muita gente sincera(e não é pouca) tem sido enganada por esse indivíduo, além dele está fortalecendo outros que desejam viver em rebeldia e sem nenhuma autoridade sobre suas vidas,desprezando toda exegese bíblica desenvolvida até hoje.
Fico feliz que seu ministério esteja levantando essa bandeira apologética, mas creio que outros apologistas também deveriam estar dando atenção a esse assunto.

Esse cidadão é uma artimanha muito bem bolada, que venho para enganar muitos.

Oremos para que aconteça arrependimento nesta vida e que ele encontre a Cristo.
Pr.Paulo Cesar Nogueira
Tamar disse…
Achei essa série de posts importantíssima e pelo que ví repercutiu muito no meio assembleiano gerando até matéria no MP.
Eu não tinha conhecimento dos DVDs que parece ser uma colagem de uma velha teoria da conspiração.
O cara ganhou dinheiro juntando os pedaços e vendendo DVDs.

Causou um estrago enorme por causa do "efeito viral" e expôs a ignorância bíblica em nossas igrejas.

Noutros tempos essas teorias ficariam restritas a grupos de nerds que se encontram em eventos feitos para eles.
Ir. Brasil disse…
Mestre,

Quando o senhor informou que: "Não há problema algum citar o nome hebraico Yehoshua em grego (Iesous) ou em português (Jesus)."

Eu gostaria muito que o senhor mostrasse de onde foi traduzido Iesous (grego) para o português JESUS. Haja vista que em inglês também se escreve JESUS e da mesma forma em Espanhol e na maioria, se não em todas as linguas ocidentais.


É uma dúvida pessoas que gostaria, se fosse possível, o senhor respondesse.

Em Cristo.
Pr Alessandro Garcia disse…
A paz do Senhor.

Seria muito bom, caso ainda não tenha feito, o irmão entrar em contato diretamente com esse "teólogo" e chamá-lo para uma conversa no seu blog, e em seguida, postar aqui o resultado.
Caro "Ir. Brasil",

Por que me chama de mestre? Não entenda essa pergunta como uma descortesia. Mas o Senhor Jesus, o Mestre, disse que não devemos querer ser ser chamados de mestres.

Reitero que não vejo mesmo nenhum problema em citar o nome hebraico "Yehoshua" em seu correspondente grego: "Iesous", o qual pelo latim chegou até nós como "Jesus".

Observe que em português, espanhol e inglês temos a mesma grafia, mas a fonética é diferente. Se adicionarmos o complemento "Christos" ("messias", em grego) a "Iesous", teremos diferença até na escrita: "Jesus Cristo" (português), "Jesus Christ" (inglês) e "Jesucristo" (espanhol).

Essas questões não interferem em nada em nossa fé. E os "mestres" que as priorizam em geral possuem segundas intenções (2 Pe 2.1-3).

Em Cristo,

CSZ
Caro Pr. Alessandro Garcia,

Grato pela sugestão, mas não costumo participar de debates em torno da sã doutrina. Às vezes, faço isso, mas logo me arrependo, pois a sã doutrina não é para ser debatida, e sim para ser aceita ou rejeitada.

Não tenho nada contra o tal "teólogo" nem quero debater com ele. Mas devo alertar o povo de Deus a respeito dos desvios cometidos por ele. E a minha posição é clara: a Bíblia é, indiscutivelmente, a Palavra de Deus.

Um grande abraço. E não me tenha mal pela resposta franca.

CSZ
tuty disse…
Oh, quanta "sabedoria"!! O título deveria ser: "Aberrações de um Abestado...procurando pelo em ovo".

Obrigada Pr. Ciro, graças a Deus por levantar apologistas como o Senhor pra nos defender.

Graça e Paz.
Tiago Rosas disse…
Ilustre Pr. Ciro e demais irmãos internautas,

Meditemos por alguns segundos nas palavras do amado apóstolo Paulo:

"Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância" (Tito 1.11)

Contextualizando essa palavra, pois como bem disse o reformador Martinho Lutero, "a Bíblia não é antiga nem moderna, ela é eterna", questiono-me: esse sr. que anda distorcendo a palavra de Deus, entrando nas casas dos crentes (por meio de mídias), por meros interesses mercadológicos não deve também ser calado? Não por meio da força, óbvio, mas pela exposição da sã doutrina.

Deus nos guarde.
Honório Guedes disse…
Pr. Ciro a Paz do Senhor! rogo a Deus por sua vida e ministério, importantíssimas suas orientações e esclarecimentos, creio que suas colocações tem aberto os olhos de muitos irmãos que possuem parcos conhecimentos da Palavra de Deus e tem se deixado levar por falsos ensinamentos.
Fraternalmente em Cristo!
Anônimo disse…
Pastor Ciro, que a Paz de Jesus Cristo seja contigo, sua família e igreja!

Eu “conheço” o senhor Rubens, conheço entre aspas, pois não o conheço de fato, mas moro alguns bairros perto dele, e eu tenho informações sobre este cidadão que esclareceriam, segundo creio, definitivamente essa questão, mas que infelizmente, e prudentemente, não posso expor publicamente, pois o soube por um visinho dele. Eu por e-mails, e pessoalmente por telefone, falei com o Rubens que ele ia se tornar o que condenava. Fui repudiado por ele, em caixa alta, no canal dele no YouTube por tentá-lo ajudar. Em fim, a verdade oculta do “Verdade Oculta” veio a tona. Foi bom encontrar essa sua matéria na Web que com outras corroboram para o esclarecimento, como o amado disse, dos incautos. Conheço irmãos que ficaram impressionadíssimos com os DVDs dele, espero agora que estes vejam a verdade.

É interessante destacar que muitos irmãos de Estados diferentes do nosso país tem me ligado e me perguntam sobre esses DVDs sem saberem eles que eu o “conheço”. Creio eu que Deus, como sabe que eu posso, de certa forma, esclarecer aos que estão em dúvidas sobre o conteúdo do material apresentado nos DVDs, é que eles ligam para mim. Muitos irmãos chegaram a mim e diziam: “Você já viu os DVDs dos iluminatis?” E eu digo: Só pode ser brincadeira! Então eu entro e conto-lhes o que eles não sabem.

Realmente concordo com o irmão em não debater com ninguém sobre qualquer assunto das Escrituras. Sei que nem sempre isso é possível, mas o que depender de nós...

Bem é isso!

Seu irmão na fé e na esperança em Jesus Cristo: André M. dos Santos
Hélio Pariz disse…
Caro Pr. Ciro,

A paz do Senhor!

Rendo-me, então, à sua bem-arrazoada discordância. Eu já tinha visto en passant algo sobre o inventor em questão, mas não o suficiente para dimensionar o perigo que ele representa, principalmente, para os neoconversos, como o irmão bem lembra. Agradeço, portanto, o alerta e apoio integralmente a sua manifestação.

Abraços!
Elienai Cordova disse…
Pr. Ciro,

Parabéns pelo alerta seguido de tão bem proveitosas explicações.

Sinceramente, eu não sei como tem pessoas que seguem essas "doutrinas" tão falaciosas. Aparentemente tão "abestadas" como ja citado, mas que proporcionam uma confusão na mente dos fracos na fé. Paulo ja alertava a respeito na carta aos Efésios 4.14.

convido o nobre Pastor a visitar meu blog elienaicordova.blogspot.com

Em Cristo,

Elienai Cordova
Anônimo disse…
A Paz do Senhor Jesus!,Pr:Ciro

sinceramente,esse camarada ai do video é um discípulo de MARCIÃO,
O HERESIARCA do segundo seculo da igreja.

Um dia policarpo,(discipulo do Ap.João)se encontrou com MARCIÃO.

MARCIÃO pergunta!
você me conhecr?

Policarpo responde!
Sim....,
você é o primogenito de Satanás.

Os apologistas dos primeiros seculos da igreja,apezar de não serem prefeitos,sabiam muito bem defender a sua Fé.

Amados,quando empregava toda a diligencia em escrever-vos acerca da nossa comum salvação,foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco,exortando-vos a batalhardes ,diligentemente,pela fé que uma vez por todas foi entregue aos SANTOS.pois certos individuos se introduziram com dissimulação,os quais,desde muito,foram antecipadamente pronunciados para esta condenação,homens impios,que transformam em libertinagem a GRAÇA de NOSSO DEUS e negam o nosso ÚNICO SOBERANO e SENHOR,JESUS CRISTO.(Jd.vv3,4).

Que DEUS continui te abençoando Pr: Ciro, com graça e sabedoria.

kleber de sá
elicito que Ele cresça.
Vanzuite disse…
Caro Pastor Ciro,

Que a paz do Senhor seja contigo e tua família. Agradeço a Deus pelos esclarecimentos que você tem dado a tantos (eu me incluo nestes tantos).
Gostaria, se me permite, entrar em outra questão, ou melhor, falar a respeito de outra pessoa que tem trazido engano em nosso meio. Trata-se do sr. Morris Cerulo. Fiquei muito triste em ver que um pastor bastante conhecido vem dando guarita a este senhor. Hoje mesmo vi no programa do tal pastor o senhor Morris Cerulo dizer que Jesus falou mais de finanças do que qualquer outro assunto. Confesso a ti que fiquei muito angustiado, com vontade de fazer calar o tal senhor, e até mesmo mandar uma mensagem contestando. A maneira como ele faz propaganda da sua Bíblia de estudo é como se a dele fosse especial e não poderia faltar na casa de nenhum crente. Eu valorizo Bíblias de estudo. Mas tenho certeza que o conteúdo puro da Bíblia é a Palavra de Deus. Agora em relação aos comentários, podem conter erros. Sei isto não descarta a importância dos comentários desde que o estudante tenha discernimento.
Eu não sei se posso te pedir isto, pois sei que o senhor não gosta de debates. Mas se for possível, peço que o senhor emita ao pastor que todos sabemos quem é, um manifesto pela sã doutrina.

Deus te abençoe
Eli disse…
Pastor Ciro

Hoje após a ceia um irmão chegou para mim e falou-me desses dvd's "Prepare-se".
Falou-me depois do site "Verdade Oculta".Pergunto-lhe se há ligações entre os dvd's e o site.
Preciso alertá-lo sobre esses desvios.
Já falei a esse irmão que tomasse muito cuidado com esses tipos de mensagens.
Creio que é necessário divulgar mais sobre essas "esquisitisses" que quer se inserir em nosso meio.
Em Cristo.
claudiopimenta disse…
Pastor Ciro, apenas como sugestao , seria importante uns videoszinhos de sua autoria na grande rede combatendo as ideias desses primogenitos de satanas
Izaldil Tavares de Castro disse…
Amado irmão, Pr. Ciro,
Preocupa-me observar certos posicionamentos que têm cara de inocência, porque deles muito desconfio. Como professores,(o irmão e eu) sabemos: não raras vezes encontramos alunos que perguntam publicamente; e não o fazem para aprender o que desconhecem; porém, para testar a resposta que lhes daremos). Essas "figurinhas" são bem identificáveis.
Alguém lhe perguntou a origem do nome Jesus, em língua portuguesa. Sua explicação é claríssima. Será honesta a dúvida da pessoa? Sei não!
Quanto ao "entenebrecido inimigo" da Bíblia, ou Escritura, ou Palavra de Deus, noto a ironia diabólica no tom de sua "retratação pela ofensa". A voz cavernosa dá cor à maldade que flui do seu coração.
Será que ele julga tratar com algum povinho idólatra, analfabeto e, sobretudo, sem a graça do Senhor? Falemos como Davi, ante a ameaça de Golias: - Quem é esse incircunciso?
Parabéns, pastor, pelo enfrentamento.
Meu abraço mui fraterno, na Paz do Senhor Jesus Cristo.
Ev. Izaldil Tavares de Castro.
Pensante ® disse…
Voces são podres!!!! Ridiculos hipócritas Malditos!!! Só pensam no seu próprio ego, eu sinto a preseça de Deus na voz do Irmão Rubens! e voces so se dão ao trabalhor de perguntar de que igreja ele é?? Porcos Malditos, Teologio é o escambal! vc sói ligam pra uma porcaria de papel, diploma, irmão Rubnes fala de Deus, voces falam de nomes e tradções ridículas e demoníacas. Seus títulos humanos pra mim são lixo. Lagrguem seus título e vivam para Deus, ajudem os nessecitados, visitem os doentes, loucos... Quando que vcs vão fazer isso: Nunca!!! Seus cães gulosos, Nunca! Porque vcs estão mais preocupados com títulos e nomes, aparencia. Sinceramente vcs me enojam. Quero que Deus tenha piedade de mentes vazias e corações duros e frios. Seus animais! Chama-los de Escribas e Fariseus ainda seria um elogio. Muitos de vcs, mesmo sem saber, estão sendo usados pelo diabo, Acordem! Raças de Víboras.
Falam isso do fundo do meu coração, sinto vergonha de mim mesmo por ter perdido meu tempo indo a templos criados por vcs e PARA vcs. Hoje vejo Deus, o vejo fora so "templos". Seus cegos! Espero que o verdadeiro Deus abra seus olhos!
Caro Pensante,

Todos os seus impropérios me convenceram de uma coisa: o verdadeiro Deus não é o seu.

CSZ
Anônimo disse…
pastor ciro demais pastores que escreveram aqui no blog .já pararam para pensar por que hj não somos perseguidos como no passado por que hoje somos aplaudidos depois de uma palavra pregada com afinco com entusiasmo. ha eu sei é porque os discipulos pedro tiago e joão não tinham teologia ermeneutica exege todas essas besteiras que o homem criou para fazer essa igreja morta dos ultimos dias é por isso que eles erm perseguido e nós não somos .UMA PENA ABRAM OS OLHOS PASTORES PAREM DE TIRAM A LÃ A GORDURA DAS OVELHAS E VENDER O RESTO PARA OS POLITICOS .QUE DEUS CONTINUE NOS ABENÇÓANDO.ASS.PASTOR ROBERTO DA IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS
claudiopimenta disse…
RESPONDENDO ainda pastor roberto voce postou

" ha eu sei é porque os discipulos pedro tiago e joão não tinham teologia ermeneutica exege todas essas besteiras que o homem criou para fazer essa igreja morta dos ultimos dias é por isso que eles erm perseguido e nós não somos"


CARA estais redondamente enganado sobre os apostolos nao terem teologia
Esses homens desde os primeiros anos de nascimento ja participavam dos ensinos da lei (pura teologia só a palavra que nao existia mas a pratica de estudar já)
Por falta dessas supostas besteiras (hermeneutica, etc ) e que nascem heresias e igrejas como algumas que usam de todo tipo de argumentos e MISTICISMOS e macumbarias misturadas com interpretaçao forçada das sagradas letras para levar agua ate os montes e oleo para ludibriar pessoas
claudiopimenta disse…
"pastor roberto" voce postou

"homem criou para fazer essa igreja morta dos ultimos dias é por isso que eles erm perseguido e nós não somos .UMA PENA ABRAM OS OLHOS PASTORES PAREM DE TIRAM A LÃ A GORDURA DAS OVELHAS E VENDER O RESTO PARA OS POLITICOS .QUE DEUS CONTINUE NOS ABENÇÓANDO.ASS.PASTOR ROBERTO DA IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS"


Rapaz ´só se for por ai pois a verdadeira igreja do senhor esta fervorosa e viva
QUANTO a perseguiçao os tempos mudaram e a igreja experimentou varios estagios
Hoje a igreja e perseguida por falsos pastores e falsos apostolos que usam de todos os argumentos ficticios para arrancar grana do povo
QUANTO A lã das ovelhas realmente conheço apostolos (?) que pedem 30% do salario dos irmaos para manter vaidosos programas de tv
Anônimo disse…
A paz do Senhor.

Alguns pontos que (acredito) refutar a ideologia desse blasfemador são:

* A Biblia é o único livro que relata sobre Deus, Jesus e todas as suas maravilhos e obras... Como ele pode dizer que ela mente, se ele mesmo diz "crer em Deus" da mesma forma em Jesus?

* Ele em determinados momentos e videos, se utiliza de passagens biblicas para ter poder de persuasão, ora se ele diz que a Bilbia mente por que a utiliza citando suas passagens?

* É preciso muito cuidado com este blasfemador pois ele tem um poder de persuasão muito grande, principalmente para com aqueles que são fragilisados por falta de ensinamento com base biblica.

* E por ultimo Deus é poderoso NUNCA permitiria que sua palavra fosse alterada, pelo contrário ele nos alerta em Apocalise 22:18-19 a respeito disto.

Deus abençoe a todos.

E acredito que se cada um divuldar em sua redes sociais contra esse blasfemador, mas crente vão abrir os olhos e desacreditar nesse homem, pois tem muito cristão temente a Deus que por falta de informação tem se deixado enganar (Não porque querem, apenas porque falta alguém que lhe explique).