Frases selecionadas da VEJA desta semana (2)


“Nossos meninos raramente sabem o título de seus livros escolares ou o nome dos professores (sabem o dos jogadores de futebol, dos cantores de bandas, das atrizezinhas semieróticas)” (Lya Luft). Eu acrescento, fazendo uma paráfrase: Nossos “meninos” raramente sabem os títulos dos livros da Bíblia Sagrada e conhecem as suas doutrinas fundamentais (sabem os nomes dos animadores de auditório, dos cantores de bandas “gospel”, dos adoradorezinhos semievangélicos).

“As baleias assassinas não são baleias nem assassinas. [...] Num futuro não muito distante, é provável que sejamos vistos como romanos no Coliseu pelas barbaridades infligidas aos nossos primos genéticos por pura diversão” (Vilma Gryzinski). Essa jornalista disse isso ao se referir à treinadora Dawn Brancheau, morta por uma orca, na semana passada, num espetáculo do mais famoso parque marinho dos Estados Unidos. Sem comentários.

“Mas, se somos desinformados, somos vulneráveis; se continuarmos alienados, bancaremos os tolos; sendo fúteis, cavamos a própria cova; alegremente ignorantes, podemos estar assinando nossa sentença de atraso, ventindo a mordaça, assumindo a camisa de força que, informados, não aceitaríamos” (Lya Luft). Isso vale também para o conhecimento bíblico, como asseverou o Senhor Jesus, em Mateus 22.29: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”.

“A descoberta da última semana causou espanto, pois muitos estudiosos acreditam que Salomão jamais existiu — seu reinado pertenceria ao terreno dos mitos” (Panorama, Datas). Veja refere-se à descoberta das ruínas de uma muralha que supostamente pertenceu ao Templo de Salomão, em Jerusalém. E é curioso que essa revista tenha dedicado a essa extraordinária notícia — a da descoberta de uma construção que tem setenta metros de comprimento por seis de altura e data, possivelmente, do século X a.C. — apenas uma nota quase que imperceptível!

Não é a primeira vez que uma descoberta arqueológica deixa os céticos espantados. As precisas profecias de Daniel acerca dos impérios babilônico, medo-persa, grego e romano (Dn 2) foram durante séculos combatidas pelos críticos. Eles afirmavam que esse livro bíblico fora escrito bem depois dos pormenores nele narrados, possivelmente durante o século II d.C., já que era impossível alguém prever os eventos dos aludidos impérios mundiais, que não existiam à época. Os céticos tiveram de se calar quando, no século passado, o livro de Daniel foi descoberto nas cavernas de Qumran como parte dos manuscritos do Mar Morto, que datam, no mínimo, de 350 a.C.!

“Eu diria que o crime no Brasil é pior. Acho que é o único país onde um helicóptero foi derrubado por criminosos” (Bheki Cele). A contundente frase desse comissário de polícia da África do Sul, publicada em Panorama, Veja Essa, mostra o quanto repercute mal a violência de nosso país ao redor do mundo.

“Há fases em que, inquieta, eu talvez aponte mais o lado preocupante da vida. Mas jamais esqueço a importância do bom humor, que na verdade me caracteriza no cotidiano, mais do que a melancolia. Meu amado amigo Érico Veríssimo certa vez me disse: ‘Há momentos em que o humor é até mais importante do que o amor’. [...] Mas há coisas que nem todo o bom humor do mundo resolveria num riso forçado” (Lya Luft). Como diz a Bíblia, “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: [...] tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de saltar de alegria; [...] tempo de amar, e tempo de aborrecer; tempo de guerra, e tempo de paz” (Ec 3.1-8, ARA).

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
A Paz do Senhor! Abraço fraternal.
NilmaBostonRio disse…
(Aaah! esse e um assunto que eu gosto muito, que me fascina até... rsrsrs)


Pastor Ciro,

Sobre a frase extraida da revista VEJA ao se referir:
" à descoberta das ruinas de uma muralha que SUPOSTAMENTE pertenceu ao Templo de Salomao, em Jerusalém. "


Quero registrar aqui, um bom livro ( certamente não é o unico, é claro ) que vai nos dar conhecimento de alguns argumentos usados por esses eruditos academicos - em sua maioria ceticos - que sao os que fazem a alta critica conforme lemos na
Wikipedia
( http://pt.wikipedia.org/wiki/Arqueologia_biblica )


Panorama do Novo Testamento - Robert H. Gundry Ed.: Vida Nova.
http://www.vidanova.com.br/ecommerce/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=596

( Ah! tem tambem a baixa critica / crítica textual :
( http://pt.wikipedia.org/wiki/Critica_textual )

Como se pode perceber, na Wikipedia mesmo, se encontra algumas dessas definicoes...
Viu só? como ate eu ja estou aprendendo alguns termos usados nestes estudos? rsrsrs.


by NilmaBostonRio
.
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Existe frase que me inquieta, por ser perigosa, e deixa a responsabilidade plena do crente de lado:

Uma vez salvo, salvo para sempre!

Esta frase, criada por sentimentalistas e amorosos pastores, elimina a sensação da necessidade em entender a responsabilidade, que é de cada crente na luta conxstante entre a carne e o espírito, pela salvação que somente será confirmado ao final da frase:

Sê fiel até a morte! Lutar na vida pela vida eterna que nos foi concedida pela misericórdia e pela bondade de Deus, confirmando em nosso coração que é um prêmio entregue ao que chega ao final da corrida.

Infelizmente tentam liberar os esforços concernentes aos crentes.

O Senhor seja contigo, nobre atalaia!

O menor de todos.
sylasneves disse…
Convite Especial - Lançamento do livro

No dia 13 de março as 20:00 hs; pela infinita bondade de Deus, estaremos fazendo o lançamento de meu primeiro livro: "Memórias Póstumas dos Protestantes".

Sua presença é especialíssima e indispensável!

Endereço: Assembléia de Deus - bairro São Tomás - BH / MG
Rua Santo Antônio - 303.

Gostaria de contar com sua presença lá, para louvarmos a Deus por mais uma vitória!

Convide pessoas!
Veja as fotos do pré-lançamento em um de meus álbuns no orkut.
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=6196292346492635865&aid=1264773551
Maiores detalhes: http://sylasneves.blogspot.com/
Aguardo vocês........

At. Sylas de Souza
(31) 3445.2607 / 8781.0497
Thiago Holanda disse…
Muito bom esse artigo pastor, parabéns!
Deus seja contigo!
Nerly Nunes disse…
Quero mencionar algo sobre a ultima frase citada nesta postagem...

"Há fases em que, inquieta, eu talvez aponte mais o lado preocupante da vida." De fato a Biblia diz que "pela dor do coração o espírito se abate". (Prov 15.13.

Mas sobre o humor, gosto de me lembrar que "O coração alegre aformoseia o rosto" (pare A do proverbios citado a cima),e tambem sei que o coraçao alegre "é como o bom remédio" (Prov 17.22).

Aproveitem pra ao menos tentar rir neh com meu blog...http://nerly-humor.blogspot.com/

Grande abraço e a paz a todos!
Clebio Lima disse…
Pr. Ciro, lendo a primeira frase me vem à mente o mar de futilidades em que nossas crianças estão submersas. Eu, como estudante de ciência da computação, me vejo preocupado com o que a nossa amada T.I. tem disponibilizado para a posteridade, pois são tantos os avanços, mas o que os jovens, crianças, pré-adolescentes e muitos adultos aproveitam desses avanços é o mais passageiro possível. Portais de relacionamento onde se perdem horas e não se aprende muita coisa útil e onde se prega o ódio, muitas vezes; ferramentas de conversa on-line onde se destrói a língua portuguesa; jogos que incentivam a violência; filmes com imagem e áudio de alta qualidade e usando computação gráfica avançada, mas que pregam o espititismo ou o hedonismo e às vezes até zombam do cristianismo descaradamente. O que nossos jovens estão aproveitando dos conteúdos da Web? O que estão aproveitando dos Blogues? O que estão aproveitando do software livre que está disponível na Web de graça nos dando chance de não nos tornarmos crentes piratas? Ao invés disso estão se afundando nesse mar de futilidades e criminalidade, pois se tem acesso a materiais protegidos pela lei dos direitos autorais como bem o senhor comentou há algumas postagens atrás. Bom, deixo aqui meu apelo a quem interessar, e obrigado, Pr. Ciro, pelo espaço de discussões de gande proveito.
vagner ribeiro disse…
Pastor Ciro, A paz do Senhor.
gosto muito de ler seus texto e gosto da maioria. Concordo com quase todos e poucos eu discordo, afinal ninguem é totalmente perfeito.
gostaria que o senhor falasse (explicasse) sobre texto bíblicos de difíceis interpletações(por isso polêmicos). fica na paz e que Deus continue te usando atravéz de veículo de comunicação
Quéren-Hapuque disse…
Pastor Ciro...
Quero te perguntar se devemos
ou podemos usar as palavras que Jesus
usou,?tipo:PAI perdoa-lhes,porque não sabem o que fazem!!??
Quando estamos sendo perseguidos??
___by:Quéren-Hapuque__