Fariseus do século XXI: imitem Paulo!


Os fariseus do século XXI costumam ser como os que viveram no tempo em que Jesus andou na terra: donos da razão e inflexíveis (Mt 23.32-39). Paulo, que foi um fariseu (At 23.6; Fp 3.5), deu ouvidos à voz de Jesus e humilhou-se diante dEle: ‘Senhor, que queres que faça?’ (At 9.6). Ele disse isso depois de ouvir a repreensão do Senhor, a caminho de Damasco (vv. 1-5).

Até ouvir a voz de Jesus, Paulo, também chamado Saulo (At 13.9), era truculento, inflexível e pensava que estava fazendo a vontade de Deus! Se você tem seguido ao evangelho farisaico, faça como o imitador de Cristo: ouça a voz do Mestre, o qual, aliás, dirigiu uma mensagem a todos os fariseus, em Mateus 23. Neste capítulo, o Senhor enumera as características do farisaísmo de ontem e de hoje:

Os fariseus dizem uma coisa e praticam outra (v. 3). É como se afirmassem: ‘Façam o que eu mando, mas não façam o que eu faço’. Aprendamos com Jesus, que fazia e ensinava (At 1.1). E, por isso, pôde dizer: ‘Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também’ (Jo 13.15). Leia Romanos 2.21-23.

Os fariseus põem fardos pesados sobre as pessoas (v. 4). Eles mesmos, como disse Jesus, ‘nem com o dedo’ movem tais fardos, mas vivem exigindo que o povo siga ordenanças originadas em suas cabeças.

Os fariseus são vaidosos, soberbos (vv. 5-12). Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens; amam os lugares de destaque e os títulos. Quantos hoje não agem assim? Fazem questão de exibir os seus nomes com siglas após a vírgula: ‘Fulano de Tal, PhD, DD, ThD’. Tais ‘doutores’ se esquecem de que o mais importante é ser um servo do Senhor Jesus Cristo! Uma sigla que eu gostaria de usar depois da vírgula é ShD — Servo humilde de Deus! [Mas isso também seria vaidade, pois quem é humilde não precisa dizer que é.]

Os fariseus contribuem para a perdição de muitos (vv. 13-15). A Palavra de Deus diz que devemos salvar a nós e aos que nos ouvem, tendo cuidado de nós mesmos e da doutrina (1 Tm 4.16). Mas os fariseus, além de não entrarem no Reino de Deus, impedem que os seus seguidores entrem, torcendo o verdadeiro evangelho de Cristo. Tornam os seus prosélitos ‘filhos do inferno duas vezes’. Daí Jesus ter afirmado: ‘... ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova’ (Mt 15.14).

Os fariseus são condutores cegos, insensatos e hipócritas (vv. 16-22). Eles inventam ordenanças, exigindo dos fiéis uma santidade exagerada, extrabíblica, extremada, excêntrica, excessiva, ex... Que Deus tenha misericórdia deles e de seus seguidores; que a graça os alcance em tempo oportuno!

‘Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas’ (Ap 3.6). E quem tem olhos leia o que Jesus disse em Mateus 23!

Para saber mais sobre o evangelho farisaico, leia o livro Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria (CPAD), que apresenta outros sete evangelhos (ou falsas boas novas) que Paulo jamais pregaria: empirista, antropocêntrico, da prosperidade, ecumênico, teologicocêntrico (e não biblicocêntrico), filosófico e do entretenimento.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Qeue o nosso Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de todos!

Qual de nós esta isento de, ao menos, um desses erros farisáicos?

Não há um justo se quer...
A Paz do Senhor Jesus Pastor Ciro.

Até quando existirá os fariseus no meio da Igreja?

É tão difícil evangelizar por causa desses escândalos que eles fazem, que se não fosse a Graça do Senhor Jesus, creio que ninguém se salvaria!

Mas vamos ficar com o que Paulo disse:

I CORÍNTIOS 11
19 E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

Graças a Deus pela sua vida Pastor:
Um verdadeiro exemplo de um verdadeiro discípulo de Cristo.

Que a Paz do Senhor Jesus seja com todos.