quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Fariseus do século XXI: imitem Paulo!


Os fariseus do século XXI costumam ser como os que viveram no tempo em que Jesus andou na terra: donos da razão e inflexíveis (Mt 23.32-39). Paulo, que foi um fariseu (At 23.6; Fp 3.5), deu ouvidos à voz de Jesus e humilhou-se diante dEle: ‘Senhor, que queres que faça?’ (At 9.6). Ele disse isso depois de ouvir a repreensão do Senhor, a caminho de Damasco (vv. 1-5).

Até ouvir a voz de Jesus, Paulo, também chamado Saulo (At 13.9), era truculento, inflexível e pensava que estava fazendo a vontade de Deus! Se você tem seguido ao evangelho farisaico, faça como o imitador de Cristo: ouça a voz do Mestre, o qual, aliás, dirigiu uma mensagem a todos os fariseus, em Mateus 23. Neste capítulo, o Senhor enumera as características do farisaísmo de ontem e de hoje:

Os fariseus dizem uma coisa e praticam outra (v. 3). É como se afirmassem: ‘Façam o que eu mando, mas não façam o que eu faço’. Aprendamos com Jesus, que fazia e ensinava (At 1.1). E, por isso, pôde dizer: ‘Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também’ (Jo 13.15). Leia Romanos 2.21-23.

Os fariseus põem fardos pesados sobre as pessoas (v. 4). Eles mesmos, como disse Jesus, ‘nem com o dedo’ movem tais fardos, mas vivem exigindo que o povo siga ordenanças originadas em suas cabeças.

Os fariseus são vaidosos, soberbos (vv. 5-12). Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens; amam os lugares de destaque e os títulos. Quantos hoje não agem assim? Fazem questão de exibir os seus nomes com siglas após a vírgula: ‘Fulano de Tal, PhD, DD, ThD’. Tais ‘doutores’ se esquecem de que o mais importante é ser um servo do Senhor Jesus Cristo! Uma sigla que eu gostaria de usar depois da vírgula é ShD — Servo humilde de Deus! [Mas isso também seria vaidade, pois quem é humilde não precisa dizer que é.]

Os fariseus contribuem para a perdição de muitos (vv. 13-15). A Palavra de Deus diz que devemos salvar a nós e aos que nos ouvem, tendo cuidado de nós mesmos e da doutrina (1 Tm 4.16). Mas os fariseus, além de não entrarem no Reino de Deus, impedem que os seus seguidores entrem, torcendo o verdadeiro evangelho de Cristo. Tornam os seus prosélitos ‘filhos do inferno duas vezes’. Daí Jesus ter afirmado: ‘... ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova’ (Mt 15.14).

Os fariseus são condutores cegos, insensatos e hipócritas (vv. 16-22). Eles inventam ordenanças, exigindo dos fiéis uma santidade exagerada, extrabíblica, extremada, excêntrica, excessiva, ex... Que Deus tenha misericórdia deles e de seus seguidores; que a graça os alcance em tempo oportuno!

‘Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas’ (Ap 3.6). E quem tem olhos leia o que Jesus disse em Mateus 23!

Para saber mais sobre o evangelho farisaico, leia o livro Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria (CPAD), que apresenta outros sete evangelhos (ou falsas boas novas) que Paulo jamais pregaria: empirista, antropocêntrico, da prosperidade, ecumênico, teologicocêntrico (e não biblicocêntrico), filosófico e do entretenimento.

Ciro Sanches Zibordi

2 comentários:

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Qeue o nosso Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de todos!

Qual de nós esta isento de, ao menos, um desses erros farisáicos?

Não há um justo se quer...

ADRIANO JOSÉ URSULINO ISIDRO, 28 ANOS disse...

A Paz do Senhor Jesus Pastor Ciro.

Até quando existirá os fariseus no meio da Igreja?

É tão difícil evangelizar por causa desses escândalos que eles fazem, que se não fosse a Graça do Senhor Jesus, creio que ninguém se salvaria!

Mas vamos ficar com o que Paulo disse:

I CORÍNTIOS 11
19 E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

Graças a Deus pela sua vida Pastor:
Um verdadeiro exemplo de um verdadeiro discípulo de Cristo.

Que a Paz do Senhor Jesus seja com todos.