terça-feira, 2 de março de 2010

CSZ mantém apoio à Bíblia de Estudo Dake


Tenho lido alhures (especialmente no blog do querido pastor e amigo Carlos Roberto) que, depois de mais uma reunião com o Conselho de Doutrina e com a Comissão de Apologética da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil), a CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus) poderia (o assunto ainda está sendo tratado internamente) deixar de comercializar a Bíblia de Estudo Dake, em razão de ela apresentar, segundo os mencionados órgãos da CGADB, algumas incongruências. (Quem comprou a sua Dake, esconda-a, segure-a bem firme, pois alguém poderá querer tomá-la!)

Respeitando quem pensa diferente de mim, e sobretudo a recomendação dos aludidos Conselho de Doutrina e Comissão de Apologética, mantenho a minha opinião pessoal (desculpe-me da redundância), já exposta neste blog, a qual é contrária à suspensão das vendas desse importante produto literário. Penso que, assim como Dake foi usada para o bem da obra de Deus, no passado, por ensinadores e pregadores como N. Lawrence Olson e Bernhard Johnson, poderia ser útil hoje para os estudiosos e expoentes das Escrituras.

Sou contrário ao erro, à heresia, às incongruências, aos modismos, sejam eles teológicos, eclesiásticos ou consuetudinários. E sempre os combaterei mediante os veículos que tenho à minha disposição. No entanto, reitero que não sou favorável à descontinuidade de obras literárias lançadas no mercado por editoras evangélicas (como Bíblias de estudo e livros), ainda que possuam incongruências, posto que defendo o livre exame, de acordo com o que está escrito em 1 Tessalonicenses 5.21, Atos 17.11 e 1 Coríntios 2.15.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

41 comentários:

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Pr. Ciro Zibordi,

A Paz do Senhor!

Como disse em resposta ao seu comentário em meu singelo blog, creio que aprendemos a divergir em questões pontuais e manter a comunhão. Glórias ao Senhor!
Entendi perfeitamente a sua postura, no entanto, esclareço que a linha do CD e da CA, primaram pelo caráter de confessionalidade da nossa editora.

Continuemos orando e lutando pelo sucesso e credibilidade da CPAD.
Tenha convicção que sou um soldado nessa frente.

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro pastor Carlos Roberto,

Agradeço-lhe pela sua especial atenção e pela compreensão ao meu posicionamento. De fato, as nossas divergências são pontuais. Concordamos em quase tudo, o que mostra como temos afinidade.

Quanto ao fato de o CD e a CA (as siglas chegaram para ficar!) primarem pela confessionalidade, concordo em parte com esse argumento. Por quê? Porque se aplicarmos o rigor confessional, algumas obras que já foram lançadas também teriam de ser retiradas do mercado.

Mas, sinceramente, o que mais quero nesse momento é que haja um desfecho pacífico, bom para a nossa CPAD e para o povo de Deus que ama essa instituição, a qual neste mês comemora 70 anos.

Em Cristo,

CSZ

Thiago Holanda disse...

Se foi uam decisão boa ou não, ainda não formei essa opnião. Fico feliz por já ter comprado a minha antes dela sair do mercado.

Deus nos abençoe.

Moisés Pena disse...

Pr. Ciro,

Sua parcialidade me espanta...

Paz,

Ciro Sanches Zibordi disse...

Moisés Pena,

A sua também...

CSZ

WILLAS MARCOS disse...

Paz do Senhor Pr. Ciro,

Já algum tempo que acompanho o seu blog, e realmente tenho sido edificado pelas postagens feitas no mesmo. Eu não sei se é o adequado, mas gostaria d lhe fazer uma pergunta... como o senhor mesmo afirma, devemos agir como bereianos sabendo reter o que é bom e o que é mau, eu cresci ouvindo as músicas de um famoso grupo unicista que é contrário a uma das pricipais doutrinas que, eu como assebleiano e pentecostal que sou, acredito e confesso que a doutina da trindade... Eu sei que o que eles acreditam vão contra o que dizem as Santas Escrituras, mas eu não vejo, pelo menos na maioria, dos seus hinos alguma coisa que vá me afatar da sã doutrina e palavra de Deus, mas em muitas de nossas igrejas em certa época foi até mesmo proibido ouvir a aludida banda.A minha dúvida é: estaria eu de alguma forma sendo "cúmplice" de tal heresia, ouvindo hinos que muitas falaram comigo? A minha dúvida é realmente sincera, e não é de maneira alguma a minha intenção, ser inconveniente, sendo assim me despeço co ma santa paz do Senhor...

Moisés Pena disse...

Pr.

Fique à vontade para não postar meu comentário :)

Pastor Geremias Couto disse...

Caro pr. Ciro:

"Alhures" e "incongruências" à parte (nossa pequena contribuição está aí correndo a blogosfera, rsrs), continuaremos, todos nós, embora com uma ou outra divergência pontual, lutando pela fé uma vez entregue aos santos.

Abraços!

PB. João Eduardo Silva disse...

Caro PR. Ciro!. O lançamento da Bíblia Dake, não abre precedente para apoiar também a Bíblia Batalha espiritual e vitória financeira?.

Abraços.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Queridos internautas,

Não estou publicando comentários provocativos e/ou contendo as mesmas perguntas já respondidas por mim aqui e alhures. Já dei um basta nessa questão, expondo a minha opinião em uma série de artigos e, depois, publicando a postagem "Chega!"

Se algum internauta, leitor, admirador ou ex-admirador está decepcionado com a manutenção da minha opinião, sinto muito. Mas, assim como escreveram que estão admirados com a minha posição, eu também estou admirado com a falta de respeito à minha posição! Ora, é "um direito que me assiste" (risos) discordar. Ponto.

Portanto, o objetivo da presente postagem não é recomeçar uma interminável discussão sobre a Dake. CHEGA!!! O meu objetivo é apenas informar do que poderá acontecer quanto à aludida Bíblia de estudo e reiterar a minha opinião.

Em Cristo,

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Moisés Pena,

Grato.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Pb. João Eduardo,

Na minha modesta opinião, o apoio ou discordância deve ser no campo das ideias expostas nas obras publicadas. Eu tenho liberdade para refutar qualquer parte de qualquer livro ou Bíblia de estudo, independentemente da editora que os publicou. O que eu não apoio é a censura a obras literárias, com a sua retirada do mercado.

Eu já contestei parte de livros e Bíblias de estudo neste blog, mas a refutação foi aos erros expostos, e não à obra em si. Por outro lado, como eu já expus alhures vejo diferenças entre as duas Bíblias de estudo mencionadas pelo irmão.

Em Cristo,

CSZ

Alex Esteves disse...

Pr. Ciro,

Não se trata de desrespeito à sua posição, mas de discordância em relação a ela. É só isso. E, se o senhor tivesse dado um "basta" ao assunto, não teria escrito sobre ele novamente.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Willas Marcos,

Estamos falando de obras literárias verdadeiramente evangélicas que possam apresentar algumas incongruências. Mas o enfoque muda quando falamos de grupos pretensamente evangélicos que negam peremptoriamente a fundamental e inegociável doutrina da Trindade.

Medite, em Atos 16, a respeito da atitude de Paulo em expulsar o demônio de uma jovem que até dizia uma verdade. Precisamos estar atentos à fonte. Mesmo que alguém diga a verdade, seja pregada, escrita ou cantada, devemos rejeitar a sua mensagem caso esta não tenha uma procedência autenticamente cristã.

Em Cristo,

CSZ

Tamar disse...

Ter uma Confissão de Fé não obriga ninguém a usar os métodos do pessoal da Santa Inquisição. Senão onde é que isso vai parar...

Eu só vi a Confissão do Ministério do Belém na Web. Achei bem básica, como deve ser.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro pastor Geremias,

É verdade. A nossa discordância é saudável. Aliás, como eu tenho dito "alhures", é "um direito que me assiste" afirmar que as tais "incongruências" não impediriam a continuidade da comercialização da Dake. Da mesma forma, é "um direito que lhe assiste" afirmar o contrário, "alhures" (risos).

Um abraço.

CSZ

DINHO disse...

PASTOR CIRO A PAZ DE CRISTO!!ACREDITO Q FOI UM ERRO A CPAD LANÇAR ESSA BIBLIA PELO FATO DELA TER JA PUBLICADO OUTARS BIBLIAS DE ESTUDO(MUITOS BOAS POR SINAL)!!.COMO EU JA TINHA FALADO A ALGUM TEMPO NO SEU BLOG, VOLTO A REPETIR.A CPAD DEVERIA SE PREOCUPAR EM LANÇAR OBRAS DE CARATER TEOLOGICO PARA FUNDAMENTAR MELHOR AS SUAS DOUTRINAS.O QUE NOTO, É Q A CPAD NAO TEM PRATICAMENTE NADA DE MATERIAL TEOLOGICO EXAUSTIVO QUE FUNDAMENTEM AS DOUTRINAS PENTECOSTAIS!!!O QUE SE TEM,SAO LIVROS MUITO BASICOS!ACREDITO QUE EXISTAM OBRAS TEOLOGICAS DE QUALIDADE ESCRITAS PELOS TEOLOGOS AMERICANOS DA ASSEMBLEIA.MAS CADE ESSAS OBRAS?!NOTEI Q A CPAD SÓ TEM UM LIVRO REALMENTE ACADEMICO SOBRE O BATISMO NO ESPIRITO SANTO, QUE O LIVRO ESCRITO PELO ANTHONY PALMA.A CPAD TEM DEZENAS DE LIVROS SOBRE ESCATOLOGIA.MAS TODOS BASICOS!DEFENDE COM UNHAS E DENTES A DOUTRINAS DISPENSACIONALISTA,NO ENTANTO NAO TEM UM LIVRO SEQUER Q DEFENDA EXEGETICAMENTE,EXASTIVAMENTE E ACADEMICAMENTE ESSA POSIÇÃO!!O Q SE TEM SÃO LIVROS MUITO RASOS!!CHEGA DE BIBLIAS DE ESTUDO!! O MERCADO BRASILEIRO JA ESTA SATURADO DELAS!!!

Ciro Sanches Zibordi disse...

Um anônimo perguntou: "E como ficam a maioria dos irmaozinhos, obreiros e ate pastores assembleianos que nao sabem discernir a mao direita da esquerda? e comem tudo que lhes e lançado pela cpad sem questionar ou disrcernir nada?"

Esses aí, com Dake ou sem Dake, vão continuar do mesmo jeito. Mas, graças a Deus, que há "irmãozinhos", obreiros e até pastores que estudam a Palavra de Deus, os quais, com a Dake e outros bons livros, crescem em conhecimento.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro DINHO,

POR QUE ESSAS LETRAS GARRAFAIS? Não é preciso gritar para ser entendido. Se é um hábito, procure mudar.

Não se esqueça de que o conhecimento a respeito das doutrinas não está apenas com os acadêmicos! Deus ocultou "essas coisas" aos sábios e aos entendidos e as revelou a quem? Medite em Mateus 11.25 e 1 Coríntios 2.9-16.

Eu valorizo as obras dos acadêmicos. Mas tenho aprendido muito mais com os autores piedosos. O ideal é que os acadêmicos sejam piedosos, mas é uma pena que muitos, na medida em que estudam, deixem de lado a espiritualidade e passem a valorizar a sequidão do racionalismo.

Dake pode não agradar a muitos eruditos. Mas a sua riqueza está quantidade de informações a respeito da Bíblia, o que desperta o interesse pelo Santo Livro. Talvez seja por isso que alguns academicistas não gostem dessa obra. Ela desperta no leitor um grande desejo de estudar a Bíblia, em detrimento do estudo de volumosos tratados teológicos. E entre uma e outra, eu prefiro a primeira opção, a despeito de eu ser um leitor compulsivo de obras teológicas.

Em Cristo,

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Alex Esteves,

Eu deixei bem claro sobre em quê eu havia dado um basta. Por outro lado, é um direito que me assiste retomar, em parte, o assunto, uma vez que fatos novos vieram à tona.

Não acho produtivo reexaminar outros assuntos, outrora examinados por mim (em várias postagens), e responder novamente às mesmas pessoas sobre as razões das minhas motivações. Como eu já disse anteriormente, não escrevo para agradar ou atacar pessoas. Se agindo assim, o decepcionei, lamento.

Em Cristo,

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Moisés Pena,

Creio que já respondi às suas principais indagações em uma resposta coletiva, inserida neste espaço.

Quanto ao que lhe disse esse meu "amigo", se fosse meu amigo de verdade não faria esse tipo de comentário. Deve ser algum conhecido, algum ex-colega de trabalho, alguém que esteve comigo em algum evento, alguém que conversou longamente comigo, etc. Amigo de verdade não faz insinuações desse tipo. Afinal, se ele realmente pensa isso a meu respeito, tem liberdade para tal, mas deveria dizer o que pensa a mim, e não aos outros. E, porque jamais disse nada a mim, posso afirmar com certeza de que não se trata de meu amigo. Pode dizer isso a ele.

Grato pelos "elogios", mas é um direito que me assiste não publicar comentários, mesmo aqueles que supostamente não possuam ofensas ou ataques. Supostamente...

CSZ

Evandro Lemes disse...

Mas a Dake vai ser proibida de ser vendida? Eu torço pra que sim! E acho q se isso ocorrer, será mais uma prova da sanidade bíblica e mental da CPAD, infelizmente nem todas editoras tem essas sanidades mais.

Anônimo disse...

Sera que voces, Ciro, Geremias, Carlos Roberto poderiam usar palavras de facil entendimento nos seus escritos ?. E sabido por todos que voces, pastores ao qual me refiro, sao homens letrados. Gostariam tambem de alerta-los que grande parte dos leitores dos blogs sao pessoas simples, dai a nescessidade de uma linguagem simples, assim como sao, ou deveriam ser, os homens de Deus.
Nao ha necessidade de exibicionismo gramatical.

Em Cristo

Reginaldo Felix
Ministerio Voz que Clama no Deserto

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Reginaldo Felix,

Uma das argumentações dos que são contrários à Dake é a de que o povo leigo não saberá discernir o que está lendo. Mas veja que interessante: até os textos dos editores de blog não estão sendo compreendidos! Risos.

Desculpe-me, mas considero um exagero dizer que o nosso texto é de difícil compreensão. Conquanto usemos termos pouco usuais como "alhures", "incongruências", etc., quem lê atentamente o nosso texto consegue entender o sentido desses termos, à luz do contexto. Ademais, caro irmão, o emprego de palavras novas é proposital e visa a estimular os leitores a se aperfeiçoarem no vernáculo.

O meu conselho a todos os internautas que depararem com termos novos na blogosfera é que peçam explicações ao autor do texto ou procurem a definição em um dicionário da língua portuguesa.

Em Cristo,

CSZ

Anônimo disse...

Pastor Ciro,

Obrigado pela resposta.
Reginaldo Felix
Ministerio Voz Que Clama no Deserto.

Anônimo disse...

Pastor Ciro,

Por gentileza explique o significado da palavra CONSUETUDINARIO.

Reginaldo Felix

Ministerio Voz que Clama no Deserto

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Reginaldo,

O termo "consuetudinário" significa: habitual, costumeiro, usual, costumado. Diz respeito a usos, costumes, práticas, hábitos, procedimentos, etc. Costumo usá-lo ao me referir a modismos ou ao liberalismo. Por exemplo: "Os modismos no meio evangélico abarcam principalmente três áreas: teológica, eclesiástica e consuetudinária".

Grato pelo interesse em aprender.

CSZ

Anônimo disse...

God Bless you.

Reginaldo Felix

ADRIANO JOSÉ URSULINO ISIDRO, 28 ANOS disse...

A Paz do Senhor Jesus Cristo Pastor Ciro.

Eu lhe apoio.
Não acho nada de errado em a CPAD ter lançado no mercado a Bíblia de Estudo Dake.
Sei também que a intenção da CPAD não é desviar ninguém das verdades da Bíblia por causa desse lançamento.
Um irmão em Cristo aqui em João Pessoa comprou uma e disse que ela é muito boa.
Ela contém muitos Estudos importantes para nós e de fácil compreensão.

Se fosse por isso nós não podiamos ler também outras literaturas tão boas por conter alguns comentários que não concordamos como é o caso do livro de Teologia Sistemática de Louis Berkhof (1873-1957), o qual aprendi muita coisa, só não concordei com os argumentos sobre Eleição e Predestinação.

O que está faltando é maturidade espiritual.

Que Deus continue a abênçoando a todos.

Pr Alessandro Garcia disse...

Pr Ciro, a paz do Senhor.

Tenho indagado: Será que não existe outra Bíblia de Estudo no mercado mundial que a CPAD poderia publicar sem causar toda essa polêmica?

Mudando o assunto, já recebeu o meu livro "Cuidado com o Anjo de Luz"?

Que Deus continue te abençoando.

MIN. DESAFIANDO OS CAMBIADORES EVANGELICOS disse...

Só pra dar uma descontraída: Pr Alessandro, sinto informar que a REDE RECORD irá plagiar o título de seu livro:
http://www.fofocandoblog.pop.com.br/post/6711/cuidado-com-o-anjo-sera-o-proximo-remake-da-record

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Pr. Ciro Zibordi,

A Paz do Senhor!

Considerando o comentário do Reginaldo Félix e a sua bem articulada resposta, fiquei muito preocupado!
Será que CA e o CD vão censurar nossos blogs também? rsrsr
Imagine que em assim sendo, eu que nem sou letrado(rsrs), como disse o irmão, vou findar sendo censurado como Dake! rsrsr

Tenho que admitir no entanto, que mesmo sem ser PhD, agora já sei o que é "alhures"e "icongruência" (rsrr) - Aprendi na blogosfera "em parte" cristã! (rsrrs)

Só para discontrair!

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Moisés Pena disse...

Prezado Pr.

A conotação "supostamente" me ofende, mas acredito que isso não lhe incomoda, portanto faça tudo conforme o seu coração....

Ciro Sanches Zibordi disse...

Irmão Moisés Pena,

Eu empreguei o "supostamente" porque não tenho certeza de que fui ofendido ou atacado pelo irmão. Isso porque não conheço o seu coração e as suas motivações, e não quis julgá-lo apenas pelas suas construções frasais.

Bem, para que não percamos o nosso precioso tempo com questiúnculas (essa palavra também chegou à blogosfera para ficar!), saiba que não tive a intenção de ofendê-lo. Mas, se, mesmo assim, o irmão se sentiu ofendido, registro aqui o meu pedido de perdão.

Em Cristo,

CSZ

Moisés Pena disse...

Deus lhe abençoe Pastor.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Deus o abençoe também, caro músico cristão, especializado em oboé (instrumento de sopro do naipe de madeiras de orquestra sinfônica), bacharel em Música pela Universidade Estadual do Pará (2004) e Mestre em Artes Musicais pela Aaron Copland School of Music, Nova Yorque (2008), etc. Parabéns pelo belo currículo!

CSZ

JORGE MÉLO disse...

Já estive alguns anos atrás em visita a CPAD, a convite dos irmãos Pr. Cícero (ger.comercial)e Pr. Walter (Ger.financeiro) e continuo sendo um daqueles que continuam torcendo sempre para que DEUS continue abençoando esta empresa desde o mais humilde funcionário no seu cargo, até ao do irmão Ronaldo (Diretor Executivo) que continua mostrando integridade e compentencia naquilo que faz.

Irmãos, em vossas orações, lembrai-vos sempre da nossa CPAD.
salmo 133.
RECIFE - PE

Júnior Rubira disse...

Acho lamentável a retirada do mercado, seria justo a retirada de outras obras lançadas pela CPAD do mercado também, se usassem os mesmos critérios...

Em Cristo,
Júnior Rubira.

Amarildo Lemes (amarildolf@hotmail.com) disse...

Amado Pastor Ciro Sanchez Graça e Paz

Uma dúvida que paira no ar!!!!
Será que se Jesus estivesse entre nós, Ele recomendaria essa Bíblia para nós?

Att.
Amarildo

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro "Amarildo Lemes",

Também lhe faço uma pergunta: Quando Jesus andou na terra, ele recomendou que alguns dos livros usados à época fossem retirados do mercado? Ou Ele preferiu combater as heresias?

Se o irmão considerar a minha pergunta indevida e fora de contexto, o mesmo raciocínio valerá para a sua.

CSZ

Tamar disse...

Eu já desconfiava , mas Finis Jennings Dake confirmou: O pentencostalismo brasileiro, de origem européia, é muuuuito mais maduro que o praticado na América do Norte.
Talvez nossa origem católica romana e macumbeira nos tenha dado mais bagagem.
Para boa exegese os europeus ainda são os melhores que nós, a origem pagã e católica , e o ateísmo militante geraram os melhores teólogos protestantes.