Títere e Marionete conversam sobre a blogosfera em parte cristã


— Títere, o que você acha do [Blog do Sério]?
— Eu o tenho acessado diariamente. Não concordo com tudo o que ele escreve, mas, no geral, gosto bastante.
— Mas, por que ele não indica o Palpite Cristão e o Generalizah?
— Ah, Nete, ele deve ter as suas razões. Talvez seja por que esses dois blogs às vezes exageram nos ataques pessoais, ridicularizando não apenas os hereges (o que já considero um exagero), mas também os seus irmãos em Cristo.
— É... pode ser. Mas acho eles muito criativos e bem-humorados...
— Eu também, e o próprio pastor Sério deve reconhecer o talento deles. Mas criatividade e bom humor não é tudo, querida. É preciso haver uma dose maior de ética e respeito às opiniões diferentes. Afinal, eles são humoristas, mas não podem se esquecer de que são cristãos.
— É verdade. Acho que eles poderiam dar menos palpites sobre a vida das pessoas e pararem de generalizar. No mais, os blogs são excelentes!
— Olha, Nete, o Palpite Cristão e o Generalizah começaram muito bem e ainda preservam muita coisa boa. Acho que eles precisam voltar às origens, continuando a opinar com humor — uma coisa que eles fazem com maestria —, mas sem faltar com o respeito. O [Blog do Sério] também usa o humor e já andou exagerando, ao reagir a certos ataques. Acho que precisamos sempre refletir sobre como temos nos conduzido, a fim de agradarmos a Deus, sempre.
— É, querido, mas o pastor Sério também gosta de alfinetar...
— Eu penso que cada um tem liberdade de se expressar da maneira como melhor lhe convier, mas lembrando do nosso modelo: Jesus Cristo. E não se deve tomar a parte pelo todo. O pastor Sério gosta sim de ironizar, mas tem evitado as agressões verbais, uma vez que não combinam com a vida cristã.
— Como assim?
— Eu observo que os outros dois blogs, quando atacam as heresias com bom humor, de modo equilibrado, sem ridicularizar pessoas, acertam. Mas, ultimamente, além de usarem linguagem carregada de ofensas aos hereges, resolveram se voltar ferozmente contra editores de blog cristãos por causa da opinião deles. Outra coisa: basta um blogueiro não indicar os seus bem elaborados blogs — reconheça-se —, pronto. Inicia-se, então, a perseguição, em princípio tácita. Com o tempo, ela evolui para agressões verbais e ridicularizações públicas, com o uso de fotomontagem ou textos com linguagem nada cristã.
— Seria tão bom que eles parassem de generalizar e pregassem a Palavra, como se estivessem mesmo em um púlpito... E não deveriam considerar alguém desafeto só porque não os indica ou porque emite opiniões contrárias às suas, de vez em quando.
— É verdade, querida. Você disse tudo. Que tipo de palavra tirariam do bom “depósito” do seu coração, se estivessem pregando a Palavra de Deus? Será que usariam os mesmos adjetivos vulgarizadores se ocupassem um púlpito cristão?
— Claro que não.
— Mas, Nete, você me perguntou por que o [Blog do Sério] não indica esses dois blogs cristãos por quê?
— É porque eles começaram a atacar o pastor Sério de maneira acentuada.
— É mesmo? Bem, pelo que eu conheço do pastor Sério, ele deve estar orando por eles... E creio que, se tiver alguma consideração por esses blogueiros, se defenderá de maneira respeitosa, a fim de não ofendê-los. Afinal, a resposta branda desvia o furor...
— É verdade, querido. Espero que eles se entendam, pois unidos, o Palpite Cristão, o Generalizah e o [Blog do Sério] poderão fazer muito mais em prol do Reino de Deus.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Evandro Lemes disse…
Ah meu Deus do céu... aguentar o blog de vocês três é um teste de paciência... Não sei qual dos três é pior... Se não fossem bons em escrever eu já tinha desistido de ler.... Não vejo diferença entre os três e os debates políticos cheio de criticas e ofensas... é tudo igual... Sem mais... Evandro Lemes.
Caro "Evandro Lemes",

Você pelo menos reconhece que os três blogs são bons quanto à escrita! O [Blog do Sério] agradece pelo elogio e pelas críticas. Mas o seu editor, o pastor Sério, tem a consciência tranquila quanto a não ter ofendido a ninguém. Tenha certeza de uma coisa: se ele tivesse feito isso, reconheceria o erro e pediria perdão ao ofendido.

Pastor Sério já foi muito atacado na blogosfera em parte cristã. E, em algumas vezes, reagiu, mas sem ofensas. Ele até usou de humor, fez trocadilhos com nomes, mas foi respeitoso. Há um internauta que ficou bravo porque ele fez uma ilustração com respeito a lactar, tomar leite, à semelhança do que disse Pedro, em sua primeira carta (1 Pe 2.2), mas creio que ele entendeu errado o trocadilho, considerando que o pastor Sério zombara de seu sobrenome...

Em Cristo,

CSZ
Evandro Lemes disse…
Olha Ciro, admiro seu trabalho, mas se entrar no ritmo desses caras, vai ficar louco... Eles exageram, isso sem dúvida, mas responder eles é o pior caminho. As vezes penso que no fundo eles só querem ver o circo pegar fogo... Espero estar errado, mas as vezes penso isso. Até mais.
Caro "Evandro",

O pastor Sério os conhece e não os quer mal. E sabe que, com essa postagem, poderá não ser compreendido, e os tais blogueiros poderão reagir de maneira desproporcional. Mas o pastor Sério, pelo menos, está sendo sincero, mostrando a sua opinião com vistas à paz, e não à guerra. E, se eles preferirem a guerra, tenha certeza de que o [Blog do Sério] ficará em silêncio.

Em Cristo,

CSZ
Ricardo Mamedes disse…
Pastor Ciro Zibordi,

Eu havia decidido não mais vir ao seu blog, mas não resisti com esse seu post, a refutar "Títere" e "Marionete".

Acho estranho como o Senhor tem acusado os seus "desafetos" por serem "zombeteiros" e "escarnecedores". O senhor é célere em criticar e tardio em aceitar críticas. O senhor, perdoe-me, vende uma imagem irreal de si próprio.

Calma, pois vou esclarecer: quem é zombeteiro, desrespeitoso, escarnecedor e rasteiramente irônico é o senhor!!! Sim, "Pastor" Ciro, o senhor mesmo! Não foi o senhor quem fez ironia com o meu nome, grafando-o zombeteiramente como " RICARDO "MAME DEZ, VINTE, TRINTA"?

Quando foi que este, que vos fala, dirigiu-se ao senhor com tais falas? Quando foi que o "Mame Dez, Vinte, Trinta" usou de zombarias rasteiras e críticas baratas contra o senhor?

O senhor gosta muito de dizer que "Deus vê todas as coisas"... Sim, Ele vê. Assim como sonda os corações. Ele vê o farisaísmo de falsos pastores, falsos profetas, falsos obreiros, falsos apologetas. Ele vê tudo.

Provavelmente o senhor não publicará este comentário, pois continuará enganando os seus seguidores. Mas por favor, Pastor "sério" (sério???? - Para usar da sua ironiazinha), caso não publique este comentário, tenha a altivez, a hombridade, a seriedade de não mandar recadinho pelo seu blog. Simplesmente leia; se quiser publicar, publique, pois não é anônimo. Caso contrário, delete, apague, com a desenvoltura de sempre, mas com a hombridade que não tens demonstrado.

Sim Pastor Ciro ("Sério"), eu estarei orando para que o senhor cresça na fé, e que Deus, na Sua infinita bondade e misericórdia, traga-o à razão, ao verdadeiro Evangelho isento de farisaísmo; conduza-o à espiritualidade real, não àquela de consumo, exibicionista, afeita aos holofotes.

Todavia, Pastor Ciro, Deus é Justo, Justíssimo; não somente vê todas as coisas, como também aplica a Sua Justiça, mais dia, menos dia...

Em Cristo, o "Bom Pastor",

Ricardo Mamedes - e não "Mame Dez, Vinte, Trinta"
Rubira disse…
Os três blogs são bons na minha opinião Pr. Ciro, e posso dizer que aprendi muito com a leitura do seu blog, como também do Leo e do Danilo, embora eu não concorde com tudo que os três escrevem.

Retenho o que é bom na leitura dos três, e acredito que juntos poderiam fazer muito mais contra as heresias que estão assolando a igreja.

Sou contra os extremismos claro, tanto na seriedade como no humor, acredito que devemos ser equilibrados em tudo.

No mais, minha oração é que os membros da blogosfera possam divergir sem guerras, e juntos possam fazer muito mais pelo Reino de Deus.

Em Cristo,
Júnior Rubira.
Caro irmão Ricardo Mamedes,

A paz do Senhor.

O irmão tem razão em estar irritado e indignado comigo. Eu fiz mesmo um trocadilho com o seu nome, há algum tempo. Eu havia lido diversos comentários do irmão a meu respeito, em alguns blogs calvinistas, como o do amigo Clóvis (Cinco Solas), entre outros. Resolvi, então, responder de maneira bem-humorada.

Não tive (Deus sabe que não estou mentindo) a intenção de ofendê-lo. Usei o verbo "mamar" numa alusão ao que disse o apóstolo Pedro em sua primeira carta, sugerindo que o irmão não apenas usasse as minhas postagens como fonte de inspiração para escrever, mas principalmente a Bíblia, que nos oferece o leite puro. Mas percebi que o irmão se ofendeu, chegando ao ponto de ameaçar-me de processo.

Aproveito essa oportunidade para lhe pedir perdão e dizer-lhe que não tive a intenção de ridicularizá-lo publicamente. Os outros editores de blog também se manifestaram, mas penso que eles levaram na "esportiva", principalmente o irmão Clóvis, que de vez em quanto cita o meu nome de modo bem-humorado, e os seus amigos também me dão algumas alfinetadas. Alguns até desdenham.

Bem, em resumo, não o conheço e poderia simplesmente ignorar a sua mensagem mais uma vez e deixar as coisas como estão. Mas, observando que o irmão está realmente bastante indignado comigo, peço-lhe perdão publicamente e desejo que o irmão seja abençoado por Deus e bem-sucedido em tudo o que faz.

Em Cristo,

CSZ ou, como está me chamando agora o Leonardo Gonçalves, no Púlpito Cristão, Sério Ciborgue.
Olá Evandro Lemes,

Você acha mesmo que somente eles querem ver o circo pegar fogo?
Eu tenho comigo que quem coloca lenha na fogueira é culpado da fogueira!

E pastor Sério,
o senhor ficará em silêncio mesmo? Porque isso já é uma resposta!!
E se o senhor for sincero com sua consciência vai admitir que só está revidando!
Leia por favor Romanos 2.1
Não vejo diferença na sua atitude!

E a “resposta branda”, (rs) lendo seu texto, está fora de contexto! Muitas ironias e alfinetadas juntas (ou não?)! Isso é resposta branda!???

O senhor está criticando tanto o blog deles, mas talvez sua atitude não seja o modelo que eles devam seguir!

No amor do Eterno,
Querido anônimo (do blog Cristo, consolo para o cansado),

A minha resposta é branda, pois eu poderia, por exemplo, usar títulos vulgarizadores para os tais blogs, o que não fiz. Eu apenas expressei a minha crítica, não na tentativa de retaliação ou com o intuito de ver "o circo pegando fogo".

Eu não tenho a pretensão de que eles tenham o meu blog como modelo. Até porque eu não tenho padrão definido. Mas tenho consciência de que temo a Deus e amo a sua Palavra.

Portanto, a sua acusão é infundada.

CSZ (ou Sério Ciborgue)
Ricardo Mamedes disse…
Pastor Ciro,

Graça e paz.

Aceito as suas desculpas públicas. Penso que essa conduta sim, enobrece tanto a sua pessoa como o seu Ministério. Não vejo lugar para mágoas, ira e ressentimentos entre crentes, embora sejamos pecadores e fracos como todos. A diferença é que, a despeito de fracos, abominamos o pecado mesmo caindo nele.

Da minha parte, jogo no lago do esquecimento, pela graça de Deus, as nossas diferenças e desentendimentos.

Da mesma forma que o senhor, dando o testemunho que devemos dar como exemplo de pessoas regeneradas, peço-lhe perdão por eventuais ofensas que eu tenha cometido contra a sua pessoa.

Em Cristo, que renova as nossas esperanças a cada dia!

Ricardo
Caro Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Fico muito triste com o que está acontecendo na blogosfera cristã "em parte".
Muitos ao procurar um blog para ler, vão direto ao perfil do editor. Não tendo as qualificações que eles esperam, desprezam todo o conteúdo que possa ter nos blogs simples, elaborados por pessoas simples, mas, sinceras. Será que esses editores de blog tão intelectuais estão fazendo a vontade de Deus? Será que todo o "conhecimento" que eles têm, está sendo usado em prol do reino de Deus?

Continuo sendo leitor do seu blog!Digo isso não para agradá-lo, mas, porque vejo que o senhor tem um respeito muito grande pela Palavra de Deus.
Mas, lhe deixo essa sugestão:
Não perca seu tempo postando coisas que não edificam.
Afinal, você é um ótimo escritor!

Em Cristo,

Francivaldo Jacinto.
Unknown disse…
parabens ao ciro e parabens ao ricardo´isso é muito bom, quando reconecemos que mesmo sem querer ofendemos alguém, e a outra parte aceita o nosso pedido de perdão como foi feito,sou um profundo admirador seu pr. ciro, sou aspirante ao ministério do ensino e muito tenho aprendido com seus escritos,tenho seu livro M.E,muito bom,mas, aqui em minha igreja tem muita gente que abomina seus escritos porque o pr. criticou o pr. P.R aqui do meu estado MT,o povão quase ou idolatra ele rsrrsrsr em crito fb
Irmão Franklin,

A paz do Senhor!

Percebi que o irmão teme citar alguns nomes, inclusive o do meu livro "M.E.P.D.E." (risos).

Não tenho nada contra o tal pastor de sua igreja. Eu fiz uma crítica, à luz da Bíblia, à sua experiência, pela qual ele menciona algumas aves. A crítica está principalmente no meu livro "E.P.J.P.".

Ele ficou indignado comigo. Mas o meu prblema não é com ele, e sim com algumas particularidades da sua experiência, as quais depõem contra a Palavra de Deus.

Grato pelas palavras de incentivo.

CSZ
A Paz do Senhor, Pr. "Sério" (risos!).

Apesar de "Sério", o senhor é muito "Engraçado".

Que Deus possa abençoar os blogs de vocês.

Abraços,

P.H.
Sara disse…
Querido pastor Sério,

Não veja isso como uma acusação, por favor! Não foi essa a minha intenção. Não estou aqui para acusá-lo de nada!
Simplesmente estou fazendo um comentário. Expondo minha percepção, somente isto!

Ainda sobre resposta branda, não creio que um pastor usaria este exemplo (da sua postagem) para definir resposta branda num púlpito! Usaria?
Isenção de títulos vulgarizadores não é sinônimo de palavra branda!

Também não estou dizendo de modelo de blog (o modelo deles já tá bom, o seu também é bom), e sim de modelo de atitude! Romanos 2.1

Mas por favor, também não estou questionando seu temor a Deus e seu amor pela palavra, seria insana da minha parte.
Sara.
Amém, irmã Séria! Ou melhor, Sara...

CSZ
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Graças a Deus por sua vida, exemplo, aos que desejam percorrer um caminho sério, e até mesmo no humor, manter a seriedade, a educação, sem perder o objetivo no ensino, na denúncia, no amor, na dedicação(esta de extrema importância à igreja), e entender que muitos não estão "calibrados", pelo Espírito Santo, e não separam as convicções humanas da espiritual.

Triste verificar o despojar de alguns em ofensas, à sua matéria, que bem sei, foi redigido com o desejo de que haja uma verificação própria aos da casa (igreja), e que nesta seu texto, se encontra as necessidades procuradas pelos que de fato são homens de Deus e não máquinas religiosas.

Não citarei nomes, pois, a maioria caminha para uma porta larga. E, não conseguem enxergar um palmo à frente de seus olhos.

Continue, amado pastor Ciro Zibordi, pois, nem todos serão "os poucos", que passarão pela Porta Estreita, e quem sabe, alguns se salvem, através de uma genuína conversão. E de um melhor entendimento do que é proposto através do seu blog.

Muitos estão se desvencilhando de confusões em seus corações, através, repito, de suas denúncias. Portanto, continue!

Muitos querem a paz na blogosfera. Como? Se este mundo jaz no malígno, e a globosfera, será o bastião dos endemoniados e inconsequentes em ataque aos SÉRIOS.

A globosfera é um grande instrumento para a evangelização e para as denúncias, bem como, para o ataque na tentativa de envergonhar os que, de fato, desejam realizar o melhor para a igreja.

A leitura de suas matérias, coloca ao avêsso, muitos corações que estão atrelados ao erro.

Continue mostrando os ERROS, pois, com certeza, muitos estão querendo ACERTAR.

O Senhor seja contigo, atalaia pastor Sério Ciro Zibordi,

O menor de todos.
Nobre e Nosso pr. Ciro Zibordi,

Retorno com um detalhe: O seu texto está declarando paz. Quem ler com cuidado e desejo de paz, entenderá nas entrelinhas.

E, me perdoe, as suas palavras estão brandas demais

Somente uma mente confusa, não consegue enxergar este "pequeno detalhe".

Eu, em particular, fiquei muito feliz com o seu texto consensual. Mas, nunca haverá um momento consensual na blogosfera.

A escolha será calar ou ser atalaia. E, atalaia, nunca se calar!

O Senhor seja contigo!

O menor de todos.
Caro irmão Francivaldo Jacinto,

Agradeço-lhe pelos elogios e pelas críticas. Mas, o que exatamente não edifica e por quê, neste espaço? Sinceramente, posso não escrever o que o irmão esteja esperando que eu escreva, porém tenho sempre em mente a edificação dos meus leitores.

Em Cristo,

CSZ
Caro amigo e pastor Ciro Zibordi,

A Paz do Senhor!

A bem da verdade, fiquei muito contente ao ler os comentários acima, principalmente sua réplica e a tréplica do pr. Ricardo Mamedes.

Sinceramente senti alegria no coração e passo a ver uma "luz no fim do túnel da virtualidade".

Parabéns aos dois!

Glórias ao Senhor!

Vosso conservo muito contente!

Pr. Carlos Roberto
Anônimo disse…
apz, pr. Ciro.

embora n tenha concordado totalmente com a ilustração do texto, concordo com o sr. qdo diz q o blo PC, às vezes, pecas em incorrer nos erros q condena, pcpmente na qtão das chocarrices e respostas desproporcionais, iradas.

como estou inciando agora nesta seara, espero ver esses ex. para não cair no mesmo erro.

em Cristo,

wally.
Querido pastor e amigo Carlos Roberto,

A paz do Senhor!

A Palavra de Deus diz, em Romanos 12.18: "se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens". Este é o meu desejo: ter paz com todos, mas sei que nem sempre é possível. Creio que o que aconteceu hoje entre mim e o amado irmão Ricardo Mamedes pode servir de exemplo, para que haja paz entre nós, para a glória de Deus.

Um grande abraço!

CSZ
Caro pastor e amigo Newton Carpintero,

Eu não nego que o texto acima contenha críticas aos aludidos blogs, como disse a séria irmã Sara. Mas observemos que as críticas de Títere e Marionete abarcam o [Blog do Sério]. E, como se vê nas entrelinhas do texto, especialmente na conclusão, e também na imagem escolhida para ilustrãção, a intenção deste editor é mesmo buscar a paz.

Afinal, como um deles escreveu recentemente, "Faça humor, não faça guerra". É o que eu tentei fazer com esta postagem, não com a mesma maestria deles, é claro.

Em Cristo,

CSZ
Caro irmão Júnior Rubira,

Creio que o seu comentário expressa o que Títere e Marionete quiseram dizer.

Um grande abraço.

CSZ
Evandro Lemes disse…
Boa idéia!
Sabe que daqui a alguns meses haverá um conferencia bíblia em minha cidade (São José dos Campos-SP),cujo tema será ética Cristã e o Pr. responsavel comentou sobre minha participação. Se isso for confirmado ampliarei o assunto, além de falar sobre ética em cima do púlpito quero falar sobre a ética na internet! Acho que em muitos desses comentários e postagens que lemos falta muitas vezes um pouquinho de respeito e ética em algumas críticas! Até mais!
Anônimo disse…
Mestre em polemicas.

E a maconaria ?, nao tem coragem de combater os pastores macons ?. Acho que nao. Gostaria de perder o prestigio da cpad ?, da grande besta da cgadb ? . O congresso dos gideoes missionarios comeca em abril, vai escrever algumas linhas contra as heresias la expostas ?. Nao se esqueca que o Jose Wellington pregou la no ano de 2008, e provavelmente estara la este ano, nao como pregador, mas somente par dar uma pequena saudacao.

Reginaldo Felix
Ministerio Voz que Clama no Deserto
Caro pastor Ciro,
A paz do Senhor,

Fico feliz em contemplar tudo o que Deus tem feito em sua vida, sou testemunha de tão grande obra. Lembro-me dos bons momentos que vivemos juntos no setor da lapa, trabalhando para Jesus – na escola teológica- ensinando as verdades bíblicas, e edificando muitas vidas.
Meu querido, estou um pouco “perplexo” com tudo que tenho visto, principalmente na blogosfera. O que deviria ser utilizado para ser um instrumento de divulgação do evangelho, infelizmente tem sido utilizado como veículo de tantas outras coisas, com finalidades das mais diversas, que não vale à pena nem enumerar.
Caro amigo, tenho acompanhado seu blog e as excelentes matérias, estudos postados. Sabemos do seu cuidado com o ensino da palavra de Deus, e também da sua simplicidade como servo de Cristo. Essa virtude –simplicidade- pode ser constatada na maneira tão linda como o irmão pediu perdão. É isto me alegra, sabe por quê?
Porque mostra mais uma vez o valor de tudo que aprendemos - de tudo que nos ensinaram- na nossa escola. Quando digo escola, não estou me referindo à formação teológica, mas a tudo aquilo que nos aprendemos assentados nos bancos da igreja com nossos professores. Que professores! Que privilégio!
Meu irmão, parabéns! Com esta atitude todos ganharam e principalmente o reino de Deus. Ficou claro para todos que te acompanham, que você tem crescido não somente no conhecimento, mas principalmente na GRAÇA .
Deus continue te conservando desta maneira.

Abraços!

Pr. Cássio Castelo
Caro Reginaldo Felix,

Espero que esteja tudo bem com o irmão aí na outra América.

Agradeço-lhe pelas sugestões de assuntos. Creio que, em breve, publicarei um artigo sobre a maçonaria.

Estou lendo um livro muito interessante, intitulado "Os Mistérios da Maçonaria", de William Morgan. Este autor fez parte da maçonaria e recebeu o grau do Arco Real, mas por motivos desconhecidos foi banido da sociedade.

Que Deus o abençoe aí nos Estados Unidos.

CSZ
Caro pastor e amigo Cássio Castelo,

Fiquei muito feliz em receber o seu comentário! Creio que seja a primeira vez que o irmão escreve aqui.

Saiba que eu tenho acompanhado todo o seu crescimento ministerial, para a glória do Senhor. Às vezes, quando estou em casa, aos domingos, o que tem sido raro, mas acontece, tenho sido brindado com as suas mensagens, ao acompanhar o culto da AD Lapa-SP, pela Internet.

Realmente, tivemos um grande privilégio de aprender a Palavra de Deus aos pés de pastores como Eurico Bergstén (já bem velhinho), Valdir Bícego, José Prado Veiga, o próprio pastor José Wellington, além de obreiros do Senhor do setor da Lapa, não muito conhecidos no cenário nacional, porém muito usados por Deus.

Peço-lhe que ajude-me em oração (e eu farei o mesmo pelo irmão), pois a obra que Deus nos dado é difícil. Mas estou firmado na Palavra de Deus. Medite em 1 Coríntios 16.9.

Um grande abraço, meu amigo.

CSZ
Caro pastor Ciro,
A paz de Cristo!

O que eu quis dizer, é que não vale a pena ficar debatendo certos tipos de assuntos na blogosfera. Ou seja, o senhor não deveria perder seu tempo com esses blogueiros “cristãos”.
Sei que muitos têm exposto o seu nome injustamente. Mas os seus leitores não merecem ficar lendo esses tipos de debates calorosos e sem fim.
Afinal, ao abrimos o seu blog, buscamos o conhecimento bíblico que é exposto no mesmo. E isso o senhor sabe fazer, pois, tu és um vaso na mão do oleiro. Sem dúvida Deus lhe escolheu e capacitou. Como disse antes, fico triste com o que acontece em nosso meio. Muitos estão usando a blogosfera cristã para disseminar a contenda no meu do povo de Deus.
Imagino o que acham aqueles que não conhecem a Deus ainda, como que ficam ao ver tanta rivalidade em nosso meio.
Lembro que o senhor já escreveu acerca disso, ou estou enganado?
O seu espaço é riquíssimo! Não perca seu tempo com certos “cristãos”.
Do seu admirador e irmão em Cristo,

Francivaldo Jacinto.
Caro irmão Francivaldo,

Respeito a sua opinião e agradeço-lhe pelo conselho. Mas eu valorizo tanto os meus leitores (embora não tenha como motivação primária agradar-lhes, tampouco atacar que quer que seja) que dou atenção a todos, até mesmo aos contradizentes.

Reconheço que o irmão não mereceria ler uma postagem como a presente, haja vista nada ter com o assunto. No entanto, é importante deixar claro que não sou inimigo de editores de blog nem quero alimentar discórdia na blogosfera. Por isso, faço questão de fazer certos esclarecimentos.

Peço-lhe que suporte... Creio que a próxima postagem será mais proveitosa para o irmão.

Um grande abraço.

CSZ
Danilo disse…
Prezado Pastor Ciro, ops Sério, ops Ciro,

Parabéns pelo seu espirito cristão e o seu espirito de humor.

Gostei de sua resposta e da sua atitude. Eu de minha parte não me senti ofendido por seu post... Quem brinca deve saber receber a brincadeira e a critica também.

Nos dois temos estilos (e também o Leo) marcantes, diferentes e exageramos, todos aqui e ali. Faz parte da humanidade.

Os três estão na linha de frente desta batalha contra apostasia que toma a nossa igreja e volta e meia o sangue ferve mesmo, pois somos muito atacados pelos falsos profetas.

Claro que sempre iremos discordar em vários pontos, afinal além de uma formação diferente, o nobre é arminiano, eu calvinista... Risos.

Brincadeira! Respeito o seu trabalho, afinal o leio seu blog todos os dias e tenho (e já anunciei seus livros).

Minha critica ao seu trabalho sempre foi nesta linha de sua dificuldade de receber criticas (fato notório) e certa tentação em ditas regras e estilo aos outros, mas creio que o irmão está dando passos largos na direção da temperança, assim como eu mesmo estou tratando dos meus deslizes, risos.

Não se sita ofendido pelo meu texto http://www.genizahvirtual.com/2010/02/faca-humor-nao-faca-intriga.html que a intenção não foi esta e, acho mesmo que o irmão deve ter entendido pelo tom da sua resposta.

Quero evidenciar aqui apenas um detalhe. Eu jamais comecei uma discussão com um blogueiro, exceto no caso do Julio, pois julguei que ele tinha passado dos limites, não apenas na declaração infeliz, mas pelo que disse naquela semana sobre: Hermes Fernandes, Caio Fabio, Marina Silva, Ariovaldo Ramos, Braulia Ribeiro e mais uns 6 grandes nomes da trincheira evangélica. Diante disto, e da zombaria aos Haitianos, fui pessoal e, veja como ele não gostou...

De resto, o irmão está certo, juntos somos mais fortes e o Reino tem prioridades.

Acho que o bom de tudo é que todos são servos, talentosos e estão prestando grande serviço na luta contra um inimigo que dispõem de rádio, TV e muito poder.

Finalmente, me junto ao irmão no repudio aos que fazem fakes, sites para ataque pessoal e coisas do gênero. Creio que o irmão sabe – Pr. Carlos Roberto sabe – que há um (ou mais) em nosso meio especialista nesta covardia. Este mesmo ainda hoje foi ao Genizah atacá-lo e foi repudiado.

Espero que todo este episodio seja para mostrar ao mundo que podemos discordar e até brigar um pouquinho, como fizeram Pedro e Paulo, mas eu sempre irei ao porto de Cesárea lhe desejar uma boa viagem a Cyprus e proteção e vitória em seu ministério.

Respeitemos as diferenças.

No Amor que nos une,

Danilo
Anônimo disse…
A Paz do Senhor JESUS!
pastor Ciro.

creio que esse seria o conselho do nosso irmão PAULO,em relação a tudo isso que aconteceu.

TODOS OS SERVOS QUE ESTÃO DEBAIXO DE JUGO CONSIDEREM DIGNOS DE TODA HONRA O PRÓPRIO SENHOR,PARA QUE O NOME DE DEUS E A DOUTRINA NÃO SEJAM BLASFEMADOS.
TAMBÉM OS QUE TÊM SENHOR FIEL NÃO O TRATEM COM DESRESPEITO,PORQUE É IRMÃO;PELO CONTRÁRIO,TRABALHEM AINDA MAIS,POIS ELE,QUE PARTILHA DO SEU BOM SERVIÇO,É CRENTE E AMADO.ENSINA E RECOMENDA ESTAS COISAS.(1timóteo.6.1,2).

e ele terminaria o seu conselho dizendo.....MEDITAS ESTAS COISAS E NELAS SÊ DILIGENTE,PARA QUE O TEU PROGRESSO A TODOS SEJA MANIFESTO....PORQUE,FAZENDO ASSIM,SALVÁRAS TANTO A TI MESMO COMO AOS TEUS OUVINTES."leitores"(1timóteo4.15,16).

em CRISTO
KLEBER DE SÁ
UM ABRAÇO A TODOS!
Unknown disse…
Pr. Ciro, já li o seu livro: Mais erros que os pregadores devem evitar e comprei e ainda não li: Erros que os pregadores devem evitar. E estou lendo "Evangelhos que Paulo jamais pregaria". Porém, quando cheguei no capítulo 5 que trata do "Evangelho teologicocêntrico" que fala: Calvino, Armínio ou a Bíblia? Tive um pouco de dúvida quanto a posição "arminiana". Pois até então acredito que nós Assembleiano aceitamos a doutrina de Armínio por achar que ela está de acordo com a Bíblia ou mais perto dela. Porque os seus 5 pontos defendidos inclusive a "Eleição Condicional (através da fé em Cristo) e Redenção Universal ou Expiação Geral (que Cristo morreu por toda humanidade. Embora só será salvo aquele o aceitar)" são defendidos no seu livro. Enfim posso continuar crendo que quanto a esse assunto sou arminiano? Ou o pastor tem alguma coisa a acrescentar? Pois entendi que para o Pr. Ciro nenhum nem outro estão totalmente dentro da Bíblis. Desde já lhe agradeço pelos os seus livros publicados, como também a sua posição junto a "verdade bíblica". Não sei se receberei resposta. Todavia agradeço. Irmão em Cristo, Diniz.
Caro Danilo,

Agradeço-lhe pela palavra cristã que acabou de inserir neste espaço de comentários. E supreendi-me com a sua informação de que lê o meu modesto blog todos os dias. Saiba que eu também, pelo menos, passo pelo seu todos os dias, a fim de fazer uma rápida leitura de suas postagens.

Com todo o respeito, penso que os nossos estilos são bem diferentes. O irmão prioriza o humor. Eu gosto do humor, mas o uso eventualmente. Por isso, penso que o Sério Ciborgue, de certo modo, combinou comigo (risos). Não me ofendi com o "Ciborque", porque na escola já me chamavam de "Ciborg", por causa do seriado de igual nome.

O fato de sermos atacados pelos falsos profetas não nos dá o direito de os atacarmos de maneira desrespeitosa. Falo isso sem querer mostrar desaprovação ao seu trabalho. Sei que o irmão é uma pessoa séria, mas lhe digo, respeitosamente, que algumas críticas, com uso de fotomontagem e vídeos, remetem à zombaria, embora não seja essa a sua intenção.

Outra coisa que, sinceramente, me incomoda, e tenho certeza de que incomodam também os pentecostais sinceros, é a brincadeira com línguas estranhas, mesmo que seja combatendo o que está errado. Que há muitos enganadores falando línguas que não provêm do Espírito, não temos dúvidas, mas às vezes parece que o irmão está generalizando. Daí o Generalizah (risos).

Eu não tenho dificuldade de receber críticas, mas nem sempre as considero procedentes. Por isso, gosto de responder aos que discordam. Por outro lado, alguns acontecimentos estão me levando a tomar certos cuidados. Nem todos entendem a maneira direta com a qual me dirijo aos leitores, o que pode levá-los a interpretar que não aceito críticas.

Eu não tenho a pretensão de ditar regras na blogosfera. Mas penso que posso emitir a minha opinião acerca dos excessos, assim como todos têm o direito de falar dos meus excessos, e eu reconheço que eles existem. Não sou perfeito. Erro, e erro muito, às vezes. Respeito o seu estilo e de todos, porém às vezes os nossos estilos esbarram no limite estabelecido pela Palavra de Deus.

Penso que deve haver limite para o uso do humor. Mas não tenho nenhuma pretensão de "engessar" o seu trabalho. E o que eu digo nessa linha não é dirigido exclusivamente ao irmão, e sim a todos que fazem humor. Ou seja, eu, que gosto de humor, estou enquadrado nisso. Inclusive, há coisas que eu fiz, no passado, que hoje não repetiria, por considerá-las ofensivas.

Não me senti ofendido nem com a sua abordagem, que foi mais leve que a do irmão Leonardo, nem com a dele. Por isso, preparei a presente postagem, a fim de mostrar que gosto de humor e que não quero guerrear com vocês.

Eu não tiro a sua razão em relação ao episódio envolvendo Julio Severo. E, de minha parte, gostaria muito que vocês, caso houvesse possibilidade, fizessem as pazes. Julio parece ser realmente severo. Mas percebi que ele não rejeitaria um diálogo com quem quer que seja, na blogosfera em parte cristã. Desculpe-me do "em parte" (não é indireta ao irmão), mas de fato há não-cristãos na tal blogosfera.

Agradeço-lhe por repudiar os blogs paródias anônimos. Isso mostra que o irmão é um cristão de verdade.

Essa nossa conversa foi muito importante para também estarmos em paz. Não me tenha mal pelas críticas que lhe fiz neste comentário. Elas são construtivas.

Um grande abraço.

CSZ
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

O primeiro comentário do sensacionalista Evandro Lemes, tentou se agradável a quem ou a alguém?

Penso que a ele mesmo! Com certeza absoluta!

Pelo contrário os demais, estão (risos) se contrariando, e despertando um bater de corações que mais adiante poderá dar frutos. Mas, este comentário do Evandro Lemes, é um pouco abusado e desrespeitoso.

Para não guardar de lembrança, posso afirmar que o coração do Evandro Lemes, está um pouco despreocupado em entender, o que foi exatamente proporcionado pela sua matéria.

Quem sabe, uma nova leitura o fará enfocar melhor e consertar o seu leme, apesar dele possuir lemes, a navegação pelo seu texto está sem direção.

O Senhor seja contigo, nobre pastor!

O menor de todos.
Danilo disse…
Pastor Ciro,

Muito bom que tenha tocado em alguns assuntos, pois é uma oportunidade de esclarecer.

Minha mãe e muitos amigos são pentecostais, incluindo dois dos colaboradores do blog. Não sou cessacionista e procuro sempre deixar isto claro, para que não confundam o que o Marco Feliciano e o Benny Hinn fazem sorrindo, lucrando e debochando com verdadeiro pentecostalismo.

Já disse uma vez e repito: Toda a igreja é pentecostal. Ou não iniciamos no dia de pentecostes?

Já perguntaram aos editores do Genizah e respondemos sobre o falar em línguas e eu próprio já afirmei que certos deboches feitos em Camboriu são inaceitáveis e apenas criam preconceitos a TODA a igreja e, não somente contra pentecostais. E pior: formam opinião. Exemplo triste são estes meninos pastores que só sabem imitar trejeitos e falam a língua dos DVDs..., risos.

http://www.youtube.com/watch?v=sBbE-zCwAw8

Os vídeos tem um papel. São virais. Alguns que criei já superam 6 milhões de visualizações (em montagens e edições de terceiros a partir do meu original). Sua finalidade principal eram 3 e o resultado prático está acontecendo (embora algumas obras originais e edições de terceiros passem dos limites):

1) Há crentes e há palhaços de púlpito. Não somos a mesma coisa.
2) Sem temor pelo púlpito a carne e o dinheiro falam mais alto.
3) Não é preciso editar para mostrar o ridículo destas performances. Basta uma musica e alguma ajuda para as pessoas perceberem que estes “rodopios e determinações” não provem do Senhor.

Creia que já não se postam mais destas bandalheiras de Marco Feliciano e Benny Himm no YOU TUBE impunemente como se fazia antes. Hoje, muito mais pessoas repudiam isto e reconhecem os crentes sinceros. O Marco Feliciano agora reclama de preconceito... Imagina! Também o site dos meninos pastores foi retirado do ar porque um procurador viu os posts em seu blog e no meu e tomou providencias! O resultado acontece.

Seu trabalho e de muitos blogueiros contribuem para o fim destes episódios e para a formação de uma opinião cristã mais bibliocêntrica e um exercício de Fé mais maduro.

Recebo dezenas de relatos semanais de pessoas que foram acordadas da apostasia (e sei que o irmão deve receber também) por conta das postagens da blogosfera cristã e, acordados, procuram igrejas sérias como a do irmão e de tantos pastores que são efetivamente servos e não empresários...

Postando estes vídeos são as charges protestantes modernas (como as do tempo de Lutero e, em alguns casos são mais brandos que aquelas, risos) e deixam claro que SOMOS CRISTÃOS EVANGÈLICOS e, nós mesmos denunciamos e apontamos o podre em nosso meio, deixando claro a todos que não nos alinhamos e somos diferentes.

Mas não bastam os vídeos. Há varias formas, como é a sua forma de agir e denunciar. O importante é: Vamos virar este estado de coisas e abandonar as meninices e a teologia do dinheiro!

A ICAR relutou em denunciar a idolatria de “padres ciceros” e que tais por achar que era fogo amigo. Terminou por se misturar e perder a credibilidade.

O que acontece em Camboriu é lamentável e ofensivo aos pastores pentecostais, reformados, metodistas, etc. Chegam em ônibus próprios, motohomes, carreatas e aviões e falam a “língua do dinheiro”. Zombam do Senhor. E se dizem crentes!

Apenas para lhe dar mais um subsídio, foi numa igreja pentecostal que fui tocado por uma irmã que orou em línguas por mim e me trouxe uma palavra que foi fundamental na minha trajetória, isto depois de alguns anos em uma igreja presbiteriana.

Por estas e outras meus amigos me dizem que sou o mais pentecostal dos calvinistas.

Abraços calorosos,

Danilo
Caro irmão Francisco Rocha,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe por ler e estar lendo as minhas obras. O que eu quis dizer no aludido livro é que muito mais importante que nos apegarmos a uma escola é considermos a Bíblia a nossa fonte primária de autoridade.

Não tenho nada contra alguém se considerar calvinista ou arminiano; pré-milenista, amilenista ou pós-milenista; pré-tribulacionista, mesotribulacionista ou pós-tribulacionista... No entanto, não devemos submeter a Bíblia a escolas de interpretação. Ela é nosso supremo tribunal de recursos; ela tem o primado.

Em Cristo,

CSZ
Caro Danilo,

Agradeço-lhe pelos ótimos esclarecimentos. E saiba que as minhas ponderações visam a dar-lhe ainda mais confiabilidade. Temo que alguns o vejam apenas como um humorista, e não como um apologista que lança mão do humor como ferramenta de persuasão.

Em Cristo,

CSZ
Nerly Nunes disse…
Nao sou pastor, nao sou palestrante, etc, mas sou membro de uma simples igreja em um bairro nobre da minha cidade.Nao importa a opiniao dos outros, mas eu gosto muito desse blog! Fora da internet eu tenho falado isso, e ao publicar algo sobre o livro do pastor Ciro Sanches eu sempre faço questão de linkar o seu blog. Creio que este blog é para cristãos serios e muito e saudavelmente humorados... Muito bom mesmo pastor Ciro! De tudo o que vi aqui nao tenho do que reclamar. Nao tenho dúvida de que és um homem de Deus sendo um ser humano sujeito a falhas com qualquer um. Mas sei que Deus tem te guardado.
Nerly Nunes disse…
Ah, e para quem quiser ver postagens sobre algo refente ao pastor Ciro é só acessar abaixo...

http://nerlyandrade.blogspot.com/2010/01/que-pregacao-e-essa.html

http://nerly-humor.blogspot.com/search/label/Humor%20Que%20Edifica

E muito mais...
Paz, Pr. Ciro Zibordi!

Enviei-lhe um e-mail (ciro.zibordi@uol.com.br).

Se possível, leia.

Boa noite na paz do Senhor Jesus.

Elian Soares
Marise disse…
Pastor Ciro, a paz do Senhor.

Nos últimos dias acompanhei entristecida as postagens dos blogs dos irmãos Leonardo, Danilo e do blog do Senhor. No comentário que postei recentemente em seu blog, relatei que descobri essa blogosfera e outros acontecimentos por meio de um de seus livros. Isto não faz um mês.

Desde então, procuro todos os dias acessar o blog do irmão, bem o púlpito cristão e outros que, de maneira significativa, têm contribuído para o meu crescimento espiritual.

No entanto, fiquei triste ao perceber certas ‘’desavenças’’ entre os irmãos, que, diga-se de passagem, estão do mesmo lado, do lado de Cristo e de sua palavra.
Concordo com o irmão quando afirma que, às vezes, os blogs daqueles irmãos exageram quando ridicularizam até os ‘’compatrícios’’, que defensores dos mesmos pensamentos, desejam ver, de fato, a palavra de Deus sendo anunciada.

As coisas não devem caminhar dessa maneira, é necessário unir forças e continuar defendendo a palavra de Deus.

Parabenizo ao irmão Danilo por ter esclarecido as coisas aqui e ao Senhor pastor Ciro, vejo reafirmado o compromisso que o irmão tem a com a palavra de Deus e como se dispõe a seguir os passos de Cristo tendo-o como exemplo de humildade e mansidão.

Diante dos comentários dos irmãos me senti aliviada! Estes acontecimentos são próprios de irmãos, um implica com o outro, mas depois tudo se ajeita. (risos)

A Bíblia no ensina que devemos buscar a paz com todos e, com os irmãos, a comunhão. Constato que os blogs dos irmãos têm sido exemplos para o surgimento de vários outros.

Assim, pesa sobre vocês uma imensa responsabilidade. Suas mensagens, idéias e defesas do evangelho são difundidas e alcançam um grande número de pessoas, como eu, que fui alcançada e, influenciada, para o caminho certo, tenho buscado enxergar as coisas à luz da palavra de Deus.

Graça e paz.

Marise Mariano
A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO PASTOR CIRO.

DEVEMOS ENSINAR A PALAVRA DE DEUS A TEMPO E FORA DE TEMPO E A NET É UM DOS MEIOS QUE DISPOMOS PARA TAL TAREFA.
SABEMOS QUE NEM TODOS IRÃO ACEITAR, POR INUMERAS RAZÕES, O ENSINAMENTO CORRETO DA PALAVRA DE DEUS.
O SENHOR É UM BOM PASTOR E UM BOM ENSINADOR DA PALAVRA DE DEUS, POR ISSO LHE PEÇO MUITO CUIDADO COM OS INTERNAUTAS, PORQUE AS VEZES ELES JOGAM UMA VERDE PARA COLHER UMA MADURA, OU SEJA, DE MODO SUTIL ELES TENTAM NOS LEVAR A OUTROS CAMINHOS PARA DEPOIS DAREM UMA INTERPRETAÇÃO ERRADA A RESPEITO DE NÓS.
PODE VER QUE OS FARISEUS TENTARAM JESUS PARA VER SE O PEGAVA EM ALGUMA FALTA.
ENTÃO CONOSCO NÃO É DIFERENTE.
ESTOU ESCREVENDO ISSO PORQUE LHE AMO MUITO EM CRISTO E NÃO QUERO QUE O SENHOR SEJA ENGANADO.

QUE A SABEDORIA DE DEUS ESTEJA COM O PASTOR DE MODO ABUNDANTE PARA RESPONDER A TODOS COM MANSIDÃO E CIÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS.
Jonara disse…
Ciro Zibordi,

Quanta consideração! Me senti extremamente constrangido por haver dedicado apenas um parágrafo ao nosso “fictício” irmão Sério Ciborgue. E mais ainda porque a tal menção é apenas um parênteses no parágrafo do texto. Quando percebi o quanto o senhor se preocupa com o “Palpite Cristão”, e também a quantidade de linhas que dedicou ao assunto, senti-me extremamente descortês em relação a sua pessoa. Penso que para fazer jus ao espaço concedido em seu blog (quanta honra!), este blogueiro deveria escrever um post inteiro. O título poderia ser: “Sério Ciborgue e sua bíblia FAKE”. Tenho certeza que o post seria um sucesso, um êxito quase tão grande quanto este diálogo entre Títere e Marionete acerca da blogosfera “em parte” evangélica.

Falta-me, no entanto, tempo e disposição para tal intento. Além disso, todos conhecemos seu posicionamento com relação aos comentários da bíblia “Fake” (o pomo da discórdia), e também sua disposição em defender a publicação da mesma pela CPAD. Quanto a mim, nada tenho conta a leitura da mesma, e assim que ela aparecer aqui pelas terras do inca, tratarei de comprar um exemplar. Creio que com algumas (ou muitas) ressalvas, há nela algum conteúdo digno de apreciação. Em minha modesta biblioteca tenho livros de liberais, literatura neo-ortodoxa, filosofia existencialista, teologia libertária e principalmente, muitos livros de cristãos sérios e zelosos pela doutrina evangélica.

Contudo (perdoe-me a indelicadeza, pois o irmão já disse que não quer mais tratar deste tema), nada neste mundo e nem no século vindouro pode convencer-me que a CPAD agiu certo ao passar por cima do parecer do Conselho de Doutrina. E também não estarei menos indignado com tal atitude, mesmo em face de uma suposta aprovação do pastor Antonio Gilberto. É fato que ele é grande teólogo, mas se tiver que optar ente a palavra dele e a "Palavra dEle", ficarei com a segunda opção, obrigado (risos).

Mas por favor, permita-me dizer que não estamos em um concurso de popularidade, e não existe (ao menos da minha parte) nenhuma pretensão em desmerecer seu blog ou a sua pessoa. O irmão sabe que eu o recomendei em outro tempo, e apesar de não possuir mais seu link em um blogroll, continuo lendo seus ensaios, e admirando (em parte) aquilo que é da sua lavra. Entre os bons livros que possuo, está um de capa amarela, escrito por um colega nosso, o pastor “Sério”, o qual me foi bastante útil quando ensinava homilética em um pequeníssimo (mas abençoado!) seminário lá no sul das Gerais...

Irmão Ciro; não sejamos hipócritas: Impossível (a mim) concordar com tudo que o irmão escreve (e sei que a recíproca deve ser verdadeira), mas também é impossível discordar de tudo que sai da sua pena. Choca-me, muitas vezes, o conteúdo dos seus posts, bem como certos ad hominens proferidos pelo colega durante debates virtuais, sempre no intuito de desqualificar o oponente. Particularmente, penso que a verdade é surpreendente, e as vezes surge de fontes inesperadas. Por esta razão, creio que toda crítica deve ser ouvida e ponderada, independente da sua origem. Certas jumentas costumam surpreender profetas. Desqualificar oponentes e zombar de seus argumentos (reductio ad absurdum) é atitude cabal de quem perdeu as estribeiras. Se for possível, reveja sua postura nos debates. Esta é uma critica construtiva de um irmão que só quer ajudá-lo.
Jonara disse…
(continua...)

Há ainda da minha parte um descontentamento (justificável) com certos blogueiros – entre os quais incluo o colega – que querem engessar o conteúdo dos blogs alheios e dogmatizar a arte da contestação. Admito, no entanto – para bem da Verdade – que há exageros nos três blogs citados por Títere e Marionete. Nós três já passamos dos limites e já “batemos” desproporcionalmente em quem não merecia. Todos nós, em algum momento, já fizemos mau uso desta preciosa mídia que é a blogosfera, mas duvido muito que isso nos haja tornado “cristãos em parte”, mesmo porque quando começamos a blogar, não havia (e ainda não há) um manual de conduta apologética. Ambos aprendemos (e ainda estamos aprendendo) a usar essas mídias, e todos nós desejamos que elas sejam usadas para bem do evangelho.

Por tudo isso, sugiro que olvidemos possíveis desentendimentos do passado, e se em algo lhe ofendi (ultrapassando o limite da boa contestação), peço publicamente perdão. E caso haja alguma indisposição em perdoar-me assim, sem um acerto prévio de contas, sugiro então que ponha as minhas ofensas na conta de um certo carpinteiro de Nazaré, o qual a seu tempo morreu pelas minhas e pelas tuas ofensas. CONTINUEMOS a usar humor e ironia como ferramentas literárias, porém, com responsabilidade crescente, cônscios de que um dia você e eu prestaremos conta de tudo que publicarmos em nossos blogs e sites.

Em paz,

Leonardo.


PS: Belo post! #Euri_alto
Querido irmão Adriano Ursolino,

A paz do Senhor!

Concordo com o irmão: devemos ensinar a Palavra de Deus na Internet, a tempo e fora de tempo, ainda que muitos não aceitem a Palavra (2 Tm 4.1-5).

Agradeço-lhe muito pelo amável conselho. Confesso que já tenho procurado atentar para o que o irmão falou, a fim de priorizar o que realmente é edificante, evitando discussões inúteis com pessoas que nunca dão o braço a torcer, pois querem mesmo ver "o circo pegando fogo". Mas suas palavras só vieram a corroborar o que já venho sentindo em meu espírito.

Que Deus o abençoe mais e mais!

CSZ
Querida irmã Marise Mariano,

Sou-lhe grato pelas ótimas palavras, tanto de incentivo como de manifestação de preocupação quanto ao que temos escrito na blogosfera em parte cristã. Como eu já disse ao irmão Danilo, eu uso o "em parte" não para alfinetar, mas é porque, de fato, na grande blogosfera dita cristã há editores de blog que não são verdadeiramente seguidores de Cristo.

Que Deus abençoe a sua vida! E tenha paciência. Em breve, aqui, haverá postagens com exposições bíblicas, que certamente lhe serão mais úteis do que este tipo de abordagem que ora se faz necessária.

CSZ
Jonara, ops!, Leonardo,

Agradeço-lhe pelo looongo palpite e pelo pedido de perdão. Não tenho nada contra o irmão e creio que boa parte (ou todas) as suas críticas já foram respondidas, em minha agradável conversa com o irmão Danilo Fernandes, do Genizah, não sendo necessário responder-lhe ponto a ponto. Afinal, também trabalho bastante (estou preparando várias apostilas para um seminário teológico) e não tenho tanto tempo assim...

Peço-lhe igualmente perdão, e que o Senhor Jesus o abençoe em seu trabalho missionário, ajudando-o a priorizar ainda mais essa tão urgente obra.

Em Cristo,

CSZ
Querido irmão Elian Soares,

A paz do Senhor!

Recebi agradavelmente o seu e-mail e já lhe enviei uma resposta!

Que Deus o abençoe grandemente!

CSZ
Prezado irmão Kleber Sá,

A paz do Senhor Jesus!

O versículo citado pelo irmão é realmente maravilhoso e encaixa-se como uma luva neste momento. Deixo para a sua meditação o Salmo 119. É sério!

Medite em todo esse maravilhoso salmo, cujo assunto central é a Palavra de Deus. Nele, ela (a Palavra) é chamada de lei, juízos, estatutos, mandamentos, testemunhos, etc. Alguém pensa que isso é apenas linguagem poética, mas vemos nessas designações várias facetas da multifacetada Palavra do Senhor!

Em Cristo,

CSZ
Jean Patrik disse…
http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=667

Creio que o senhor irá gostar de saber disso, por isso o motivo de lhe mandar esses links.

Se caso o pastor se sinta encomodado com isso me fale, não ficarei triste.

Exelente texto, gostei muito, que Deus continue lhe abençoando.
Caro Nerly Nunes,

Parabéns pelo seu ótimo blog de humor! Mas não exagere, hein!

Que Deus o abençoe grandemente! E agradeço-lhe por indicar as minhas modestas obras.

CSZ
JORGE MÉLO disse…
Aos blogueiros que se dizem cristão,
lembre-se do que esta escrito em gálatas 5.19,20,21 entre outras cita: porfia,invejas,emulação,dissenções,lasciva....e coisas semelhantes a estas, acerca dos quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS.
E agora? Ou sobe, ou fica no arrebatamento da Igreja ?
Escolham..! Analisem cuidadosamente cada significado dos vérsicluos acima.JESUS está voltando ..!
DEUS abençõe a Pr. Ciro, e conceda Misericórdia aos blogueiros que se dizem cristãos.

RECIFE - PE
Girleide disse…
Caro Pastor Ciro.

Aqui estou eu outra vez pra elogiar mais um artigo dessa dupla adorável, rs.

eu li alguns comentários, argumentos e contra-argumentos. Eu não leio os outros dois blogs. Na verdade eu só venho aqui porque vejo que o senhor é homem de Deus e não usa a internet para escandalizar o Evangelho, como tantos outros tem feito.

A sua atitude diantes de tantas ofensas é, de fato, admirável. O pastor já foi chamado de coisas & coisas, e mesmo assim demonstrou amor e perdão. Esse artigo aqui é mais uma demostração disso, ainda que de forma irônica e um pouco audaciosa.

Se é perseguido por não indicar outros blogs, deixe os ditos cujos falarem o que quiser, é pura imaturidade - a coisa mais comum que existe no meio cristão. Se o senhor fez um comentário indevido e já pediu desculpas, eles que hajam como cristãos de verdade e liberem perdão. Tenho certeza que, seja lá o que o senhor disse, não foi nada comparado ao que dizem a seu respeito.

um grande abraço e fique com Deus.
Caro pastor Ciro:

Após chegar de viagem e acessar outra vez os blogs, fico imensamente feliz em perceber que em três ou quatro dias o que parecia tomar um rumo sem controle parece voltar ao leito normal pela boa e correta atitude que todos demonstram em se perdoar pelos "excessos".

Se, de alguma forma, ofendi ao irmão, ou a qualquer outro dos nossos colegas aqui da blogosfera, por alguma palavra compreendida fora de seu contexto, peço também publicamente perdão, pois assim, juntos, crescemos no caminho da maturidade.

Abraços!
Caro pastor Geremias,

Tenho orado ao Senhor pelos editores de blog cristãos e pedido direção a Ele sobre como agir ante as nossas divergências, a fim de que saibamos como chegar a um entendimento pacífico, sem que haja excessos de parte a parte.

Agradeço-lhe pelo pedido de perdão dirigido a mim e a todos outros irmãos que, porventura, possam ter se sentido atingidos de alguma maneira. E, de igual modo, se, de alguma maneira, eu o ofendi, peço-lhe que me perdoe. O importante é que, juntos, "seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo" (Ef 4.15, ARA).

Um grande abraço!

CSZ
Querida irmã Girleide,

Eu sei que o assunto que ora tratamos é da mais alta seriedade. E, por isso, estou evitando lançar mão do humor, ao responder aos comentários. Entretanto, como a irmã fez menção da dupla "adorável", eu gostaria de, nesse momento, abrindo um parêntese, agradecer a Títere e Marionete por propiciarem a todos nós essa grande oportunidade de nos perdoarmos mutuamente. Se bem que, falando sério (de novo), não tenho dúvidas de que foi o Senhor quem preparou tudo isso, através desta simples postagem.

Agradeço-lhe, prezada irmã, pela consideração. E respeito a sua preferência pessoal quanto aos blogs. No entanto, se a irmã desejar acessar os outros dois blogs mencionados, vale a pena. A despeito das nossas diferenças aqui relatadas, os tais apresentam um bom conteúdo.

Em Cristo,

CSZ
Danilo disse…
Meus Deus!

Isto aqui está parecendo último capitulo de novela das 8 (as dos bons tempos)! Risos.

Com todos perdoados, só falta o casamento e a festa! Risos.

Uma piadinha só, irmão! Risos.

Graça e Paz a todos!
Caro Danilo Fernandes, do Gerenalizah, ops!, Genizah (um bom depósito):

Tomara que seja mesmo o último capítulo da novela "Guerra e Paz na Blogosfera". E que amanhã comece uma nova: "Paz entre os Blogueiros que Querem Paz". É notório que alguns não querem paz, mas graças a Deus que nós a desejamos.

Em Cristo,

CSZ
Rubira disse…
Caro Pr. Ciro, este post sem dúvidas é um marco na blogosfera cristã, onde finalmente divergências que ao meu ver só podiam piorar a cada dia se resolveram de forma pacífica.

Por esta atitude lhe respeito ainda mais como um homem compromissado com o ensino, e principalmente, a prática da Palavra de Deus!

Que Deus lhe abençoe!

Em Cristo,
Júnior Rubira.
Ielton Isorro disse…
prezado irmão Ciro,

conheço bem o Genizah e o Pulpito.
Não conhecia o seu blog, más conheço os seus livros, estou com um deles na fila de leitura.
Acho relevantes os trabalhos de vocês três, cada um ao seu estilo.
E já estou me tornando seguidor do Blog do Ciro.

Tenho um pensamento, que inclusive fiz tema do meu blog, onde defendo que a blogosfera é um espaço maravilhoso para as vozes que, por distoarem do discurso institucional ora estabelecido, não têm oportunidade de se manifestar nos templos e nem na mídia contratada pelas instituições evangélicas. Oxalá, essas mordaças nunca cheguem aqui. "Posso ouvir um amém?" (desculpe, perco o "ungido" más não perco a piada (rrsrsr))

Creio que os blogs criam uma oportunidade extinta na igreja, II Co 11:19 Obviamente há que se haver um determinado tipo de maturidade para o desenvolvimento dos temas propostos, coisa que ao meu ver ainda não foi possível alcançar por completo, até porque a blogosfera é muito recente e são muitas as variáveis envolvidas, ocasionando, por vezes, os mal-entendidos e as más interpretações. A falta do "olho no olho", o fato de não conhecer o histórico dos demais blogueiros e da nossa comunhão ser apenas virtual(?), são fatores prejudiciais e potencializam as reações inesperadas.

Ainda assim, com essa postagem e com os seguidos comentários, os senhores demonstraram para todos os que seguem os seus blogs que essa maturidade é factível.

Parabéns a todos pelo empenho e pelo desempenho. "Ebenezer, até aqui nos ajudou o Senhor"

No Amado

Ielton Isorro
http://clamandonodeserto.blogspot.com/
Meu amado Pr. CIRO e nada de "OPS" rsrs

Quero dizer que tudo o que disse eu tb usarei esta linda palavra corroboro com o que escreveu.. temos realmente que acabar com a tal novela (não vejo novelas rsrsr), Enquanto estamos guerreando na blogosfera, o diabo ri na atmosfera, e quando acontece alguns pedidos de perdão começo a ver que o Salmo 133.1 esta surtindo o seu efeito. Vamos virar a alça de mira do nosso fuzil calibre 66 e mirar no nosso inimigo lutando uma milícia que só acabará no céu. No Antigo Testamento fala-se em união, mas no Novo Testamento é Unidade, é o que precisamos ser unicos, em Cristo Jesus nosso Senhor.
A Paz do Senhor
Pr Galter Guedes
Daniel Grubba disse…
Gostei muito de ver como os blogueiros usaram este espaço para construir pontes onde antes havia abismos. Deus seja louvado.
jorge mélo disse…
Serem vistos e serem admirados por todos, este é o bjetivo de todas (ou quase todas) as pessoas deste planeta que habitamos.
Nota-se isto até nos tempos primordias de JESUS, entre os seus irmaõs, quando lemos no livro de João cap.7.vers.3,4 "Disseram-lhe pois seus irmaõs: Sai daqui e vai para a Judéia para que também os teus discípulos vejam ao obras que tu fazes, porque não há ninguém que procure ser CONHECIDO que faça coisa alguma em oculto, se fazes estas coisas manifestte ao mundo."

Infelizmente,continua acontecendo ainda hoje entre muitos que se dizem cristaõs, como é o caso de tantos Blogueiros desejosos de serem admirados por todos, utilizam-se dos seus blogs, para muitas vezes denegrirem e desqualificarem os demais blogs, que não é o caso do blog do Pr. Ciro, mas sim, de ensinar a palavra de DEUS.
Como dirigente de Escola Bíblica Dominical, sempre alerto aos professores sobre estes fatos acima.
Salmo 133.
DEUS abençõe ao Pr. Ciro e a todos que amam a salvação de CRISTO JESUS, e a sua vinda.
Recife - Pe.
Armando Marcos disse…
Caro pastor Ciro, li aqui e no blog do Ricardo Mamedes sobre a conciliação de vocês 2 e gostaria aqui de aproveitar também de pedir desculpas ao senhor pelo fato de aquela vez ter me indignado contra o senhor naquela tópico da expiação limitada, e de todo e qualquer comentário que eu possa ter feito em qualquer parte da blogosfera quanto ao senhor e suas atitudes. Devo reconhecer que não concordo com tudo o que o senhor comenta e opina,( quando a Dake, não concordei hehe) e que as vezes a sua posição quanto a alguns assuntos me pareceu arrogante, mas devo reconhecer que o julguei! e não deveria ter lfeito assim! reconheço que já, muitas vezes, fiquei pensado como que o senhor poderia tratar quem não concordava com o senhor em um ou outro assunto da forma que tratava pelos comentários, mas agora vejo que o senhor reconhece que exagerou as vezes, e devo reconhecer que eu tambem exagerei quanto a muitas opiniões minhas e muitas coisas que escrevi por ai! portanto, eu também venho em publico pedir perdão ao senhor, e pedir sua visita ao meus blogs também,se possível( Sola Scriptura e Projeto Spurgeon!)
desde já agradeço
Armando Marcos

(PS: O projeto Spurgeon é um projeto realmente para mostrar para muitos que, mesmos sendo "Eleição" um calvinista convicto, Spurgeon não só pregou o sermão "Eleição" e "Livre arbítrio - um escravo" e trazer ao português muito do que Spurgeo foi usado por Deus!)
Walter Filho disse…
Em muitos momentos os cristãos "resolvem"(resolvem?)diferenças virando o rosto e não tornando a falar um com o outro novamente. E alimentam uma disputa pessoal em suas congregações, sem nunca de fato se sentarem e tentar resolver a divergência. Admiro a forma como o senhor e o Danilo, falaram abertamente sobre suas divergências, e as solucionaram de maneira tão transparente. Isso é mais uma das muitas coisas de "boa fama" e dignas de serem "pensadas" que encontro no blog do Senhor. Deus o abençoe sempre!
Em Cristo!
Walter Filho
Fico feliz com a reconciliação de vocês... E o Senhor, muito mais!

Que Deus os abençoe grandemente!

Abraços,

P.H.
Prezado irmão Armando Marcos,

A nossa indignação até hoje foi recíproca, pois o irmão é um dos calvinistas que mais me alfinetaram alhures (risos). Mas penso que Deus está nos dando uma grande oportunidade, de nos perdoarmos e, a partir daí, sabermos discordar uns dos outros, mas sem a necessidade de nos tornarmos desafetos.

Louvo a Deus porque eu nunca pensei (e creio que o irmão Ricardo Mamedes também não) que aquele nosso singelo gesto de nos perdoarmos reciprocamente poderia desencadear uma grande onda de perdão na blogosfera (ainda em parte) cristã.

Diante do exposto, não somente aceito o seu pedido de perdão, como também lhe peço perdão pela maneira com que o tratei, ao não publicar os seus comentários e também por ter respondido muitas vezes com boa dose de rispidez e sarcasmo. É claro que o irmão mereceu (risos).

Perdão, meu amado. Comecemos uma nova fase, de aprendizado recíproco. Valorizemos os dons espirituais, os talentos naturais de cada um e cresçamos naquEle que é a cabeça, Cristo (Ef 4.11-15).

Um grande abraço.

CSZ
Caro Pedro Henrique,

Mais do que nós, quem está feliz é o Senhor, ao ver que estamos procurando andar em amor, perdoando-nos uns aos outros (Cl 3).

Que Deus o abençoe!

CSZ
Querido irmão Walter,

Agradeço-lhe por considerar importante a nossa atitude em nos perdoarmos, mas eu quero aqui, como já tenho feito, louvar a Deus pela grande porta que Ele nos abriu. Nada aqui foi ensaiado, combinado... Tudo fluiu naturalmente.

Eu e outros editores de blog vinham orando sobre as disputas na blogosfera ainda em parte cristã, mas tudo parecia piorar. Qualquer informação era superdimensionada e repassada de um lado para o outro, aumentando cada vez mais as intrigas.

Foi então que o inesperado aconteceu. O irmão Ricardo Mamedes, que estava decidido a nunca mais voltar a este blog, pois se sentira ofendido, com razão, retornou e comentou. E, por graça de Deus, acabamos nos entendendo. Louvado seja Deus, pois a partir daí tenho notado que outros irmãos têm se concertado, e com sinceridade diante de Deus e dos homens.

Diferenças de opinião vão continuar existindo; combates a heresias e modismos também. Mas agora nos conhecemos melhor e acredito que não haverá melindres ou mal-entendidos como outrora.

Em Cristo,

CSZ
Ricardo Mamedes disse…
Caro Pastor Ciro Zibordi,

Vi-me na contingência de mais uma vez voltar ao seu blog, até mesmo para retribuir as suas importantes manifestações ocorridas ultimamente no meu próprio espaço virtual (ricardomamedes.blogspot.com).

Quero reforçar a informação do irmão no sentido de que não houve qualquer manipulação ou "acordo prévio" na nossa reconciliação, como se pode constatar do meu comentário inicial neste blog (inicialmente indignado). Deus, rico em perdoar e infinito na Sua misericórdia, aprouve nos abrir as portas para o perdão mútuo. Louvado seja o nome do Senhor por isso, uma vez que nós mesmos não temos qualquer mérito.

Fico feliz que a nossa iniciativa tenha desaguado em tantas outras atitudes idênticas, mais uma vez louvo o nome de Deus.

Grande abraço ao irmão, extensivo a todos os seus leitores e que Deus nos ilumine com a Sua infinita sabedoria e bondade!

Ricardo Mamedes
Caro "Robson",

Desculpe-me das aspas, mas não vi nenhuma especificidade em seu perfil. Aliás, seu perfil sequer está disponível.

Para que o irmão não se ofenda agora nem futuramente quanto aos meus critérios em relação aos comentários, o meu procedimento quanto a isso é o seguinte:

1) Alguns comentários são apenas lidos;
2) Outros comentários são lidos e publicados;
3) Outros comentários (em geral, a maioria) são lidos, publicados e respondisos.
4) Outros comentários são lidos, não publicados, mas respondidos, como é o caso do seu presente comentário, a título de exemplo.

Perdoar uns aos outros é o mínimo que se espera de cada cristão verdadeiro. Mas não pense que, para isso, cada um de nós precisará pisar em ovos. Nada disso.

Cada um de nós tem um estilo, um perfil, o qual deve ser respeitado. E, havendo excesso de parte a parte, precisamos ter a sensibilidade de reconhecer o erro e pedir perdão a quem vier a ofender.

Em Cristo,

CSZ
A Paz do Senhor.

Diante de toda a Paz que encontramos em Deus e que entrou em larga ação neste espaço, ainda quero manifestar meu protesto por um "jargão" ou não, sempre usado quando alguém acha que o outro é conservador (quase sempre analisado segundo o que é aparente), onde um denomina o outro de "fariseu", com alusão aos hipócritas e blafesmadores do Maravilhoso Nome de Jesus.

Por que essa é a reação muito rápida na internet? Fulano diz "não pode", Ciclano imediatamente tende a responder "Fulano é fariseu".

Os escribas e fariseus usaram da tradição dos antigos para perverter a Verdadeira Lei do amor a Deus sobre todas as coisas e do amor ao próximo como a si mesmo? Sim. Mas isso não significa que devemos rejeitar tudo que é antigo, nem abraçar tudo que é novo.

Marcos 7:5 Depois, perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem com as mãos por lavar?

Mesmo com todo o exagero dos fariseus em impor fardos pesadíssimos, Jesus foi claro, mostrando que a Lei de Deus, a Palavra de Deus é boa, tem de ser seguida, mas as obras dos fariseus não tem que ser imitadas por nínguém.

Mateus 23.3 Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam.

(Ler todo o capítulo para maiores esclarecimentos)

Que o Senhor continue nos ajudando. Ele é o Caminho!
JOSE disse…
A PAZ DO SENHOR PASTOR CIRO.
O IRMÃO PODERIA NOS FALAR SOBRE A MAÇONARIA?
OS SEUS ESTÁGIOS,
MAÇONARIA É SATANISMO?
O VIDEO GRAVADO PELO PASTOR STEFANI SAAD, É VERÍDICO?
OS NOMES ALI CITADOS SÃO REALMENTE MAÇONS?
SE FOREM QUAIS OS RISCOS PARA COM OS FIÉIS DA IGREJA DE JESUS?
POR FAVOR IRMÃO, NO TEMOR DO SENHOR TE FAÇO ESSAS INDAGAÇÕES, SE O IRMÃO PUDER ME RESPONDER EU LHE AGRADEÇO DESDE JÁ.

A PAZ DO SENHOR.