Pregador mirim convicto de sua chamada ou precisando de aconselhamento?


Ao ler um artigo neste blog, denominado Erros que os animadores de auditório mirins devem evitar, um suposto pregador mirim mandou-me o comentário abaixo (eu digo “suposto pregador mirim” porque o comentário me foi enviado sob anonimato), o qual eu publico sem nenhuma revisão gramatical, fazendo apenas alguns destaques em negrito.

“A paz do Senhor Pr. Ciro, quero dizer ao senhor que, eu tenho 12 anos, prego a palavrae como este é um país democrático, você tem todo o direito de dar suas opniões, porém, guarde suas opniões para si mesmo, e deixe as crianças como eu continuarem a pregar a palavra de Deus, meu querido eu acho que, se você não gosta não convide para sua igreja, mas se tem pessoas que gostam deixe elas gostarem, porque quem é você para julga-los, cuidado com o que falas, porque a palavra de Deus diz que se quiser-mos julgar, que julguemos a profecia, mas não o profeta, e preste a atenção, se é Deus quem chamou quem é você para impedir? O diabo tentou contra Deus e foi pro inferno, então preste a atenção no que falas, e outra a palavra de Deus diz que aquele que julga na mesma medida será julgado!!

Só isso!!

Fik na paz do Senhor!!”

Os irmãos gostariam de dar algum conselho a esse suposto menino pregador, ou acham que ele está mesmo no caminho certo?

Aguardo respostas.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Unknown disse…
Trabalho com crianças ha três anos,e se tem uma coisa que me encanta é ver uma criança pregando a palavra de Deus. Mas ñ é esse o caso. Percebo que esse pregador realmente precisa de um aconselhamento,não no que diz respeito a pregação, mas sim em tratar-se de humildade,submissão e respeito aos pastores, pois quem tem certeza de sua chamada, deveria saber que, tais atitudes saõ fundamentais na vida de um pregador.
Pr Damasceno disse…
A paz do Senhor, nobre companheiro.

Parece até "brincadeira de criança", mas não é. Claro está que o comentário enviado anonimamente à sua pessoa é pejorativo, incitador à comentários depreceativos à sua pessoa e são da lavra de alguém rancoroso e, analisando com cuidado as palavras postadas, o tom, e o ar ameaçador, fica subentendido que talvez, repito, talvez se trate de um outro alguém escrevendo pelo "pregador mirim".
Quanto a conselhos ao suposto pregador mirim, é lícito dizer o seguinte.

Acredito que todas as pessoas podem servir a Deus, independente de idade ou outra aparente situação. Isso não vem ao caso. Mas, a bem da verdade, e levando em conta a seriedade e as necessidades que uma vida de pregação (ou pregador) itinerante impõe a quem abraça essa causa, podemos idenficar várias incongruências que dasaprovam uma vida nesses moldes à crianças.

1 - Num primeiro momento, identificamos que há uma mudança no modelo de criação tradicional da criança, que se vê obrigada a viver como um adulto sem ter a idade para tal. Essa "adultização" precoce provoca, na criança, acesso a informações, conjuntura religiosa e social, que ela só deveria ter no curso normal de uma infância que seguisse todas as etapas psicologicamente recomendadas por especialistas que estudaram bastante para orientarem as famílias nesse particular.

2 - Num segundo momento, essa "adultização" precoce tira a criança do convívio com seus pares de semelhante idade, anseios, convicções e, especialmente, subjuga os elementos lúdicos, que devem fazer parte da vida de qualquer criança normal.

3 - Concluindo essa breve participação nesse comentário, essa "adultização" precoce da criança, sob a bandeira de "pregar o evangelho", é prejudicial no aspecto social, tendo em vista que o mundo da criança, o mundo infantil, o deslumbramento com uma queda ao andar de bicicleta, ao visitar e brincar em um parque temático, a uma "aventura na lama" das chuvas nos campos e várzeas, é seriamente prejudicado. E quem são os culpados por tudo isso? Os pais, que insistem em por nas crianças, rotuladas de "superdotadas" espiritualmente, supercrentes, etc, uma carga que nenhum deles pode suportar enquanto crianças.

Gente, é hora de acordar.

Pr Ciro, parabéns pelas equilibradas palavras nesse ambiente virtual. Ninguém pode julgar que o senhor foi pejorativo ou perseguidor de pregadores mirins.

Nos laços do Calvário,
Prof Damasceno
Nallyhta,

Estou aproveitando o comentário do suposto pregador mirim para voltar nesse assunto porque algumas pessoas não entenderam o que eu quis dizer.

Não sou contra pregadores mirins. É Deus quem chama e capacita. E Ele usa a quem quer.

Sou contra a produção de "robozinhos", animadores de auditório mirins, que não aprendem a ter postura de obreiro, de acordo com a Bíblia, e começam a imitar os pregadores circenses ou malabaristas. É a isso que me oponho.

Criança tem de pregar como criança. Mulher tem de pregar como mulher. Mas tenho visto crianças com trejeitos de animadores de auditório, empregando chavões e sem conhecimento bíblico básico, como é o caso do suposto pregador mirim acima, que afirma que o Diabo foi lançado no Inferno. Citei as mulheres porque há muitas abrindo mão da sua feminilidade para imitar pregadores circenses.

Mas os seus conselhos foram ótimos. É preciso aprender a ser humilde desde cedo. Conheço pessoas que pregavam bem na infância, mas depois decaíram e estão desviadas.

Em Cristo,

CSZ
Blog do Rubens disse…
A paz do Senhor irmão Ciro.
Creio na importância da pregação consciente do evangelho, muitas vezes esses pregadores mirins são muito influenciados pelo pregadores idolos, pregadores triunfalistas e etc. Essa é a minha preocupação com os pregadores mirins, pois, penso que muitos não possuem o discernimento necessário, a maturidade cristã para discernir pregação do evangelho e massageamento de egos, falo isso por que ví videos onde esses pregadores mirins reproduzem "exatamente" os "tão excelentes pregadores", não sou contra os esses pregadores, creio que estes devem ser orientados por pessoas idôneas, o problema é acha-las. Oremos ao Santo Deus para que isso ocorra. Quanto a conselhos, leia a bíblia, e veja a trajetória de JESUS, ABRAÃO, Jó, Davi e Samuel e muitos outros que basearam suas vidas em humildade e temor a Deus.
A paz do Senhor Jesus pastor Ciro.
Para mim este artigo é de um adulto, este individuo está se aproveitando dos seus comentários sobre certas pregações mirim para não só lhe atacar, como para colocar vários irmãos contra o senhor. É Por isso que é anônimo, Pois muitos anônimos vem com este objetivo. Apaz do senhor meu querido Pastor!
claudiopimenta disse…
Pelo modo de falar com certeza nao foi o pregador mirin mas certamente alguem adulto no lugar dele.
Os pregadores mirins atuais sao simplesmente ecoos dos animadores de auditorio.
Muito diferente das crianças que Deus usava antigamente em profecia, edificava,consolava e caia o poder,nos pregadores mirins atuais só vejo imitadores das estrelas cadentes dos grandes re(con)gressos de gritarias e historias de carochinha
Unknown disse…
A Paz do Senhor!

-Risos-
Chega a ser engraçado!
Como Pr. Ciro disse, não é contra os pregadores mirins, mas contra as réplicas de animadores de auditório. Isso já basta! Não precisa nem mais explicar nada.

O conselho a todos os pregadores mirins e adultos é: busque inspiração divina, seja autêntico, não imite ninguém, leia a Palavra e estude, mas além de tudo, tenha íntima comunhão com Deus!

Amém
Josué Meira disse…
A Paz do Senhor, Pastor Ciro!

Também não sou contra pregadores mirins, conheço alguns e, infelizmente estão seguindo os mesmos passos dos "animadores de auditório".
E como explicar isto?
Uns crescem achando que o verdadeiro pregador do evangelho é aquele que grita e faz toda a igreja entrar em mistério (mistério?), e outros crescem nos conselhos de Pais, irmãos e até mesmo pastores (pastores?) que são verdadeiros triunfalistas e pregadores da prosperidade, que dizem o que Deus não mandou, e vêem coisas que Deus não mostrou!
talvez alguém pergunte, será que um pregador mirim cresce em conselho de outros irmãos experientes (experientes?), infelizmente isto acontece.
Como por exemplo: certo culto um Pastor após assumir o microfone disse para a igreja "Nós somos Pentecostais, e quem é pentecostal faz muito barulho" logo mais na oração ele disse "Entre em mistérios, pule, sapateia, gire, fale em línguas" entre outras.
Um pregador mirim vendo estas coisas de um pastor, o que ele vai fazer?
Se não houver aconselhamento e estudo bíblico, irão seguir os mesmos Passos.
Mas dou graças a Deus pelo o que Paulo disse aos Coríntios:

"E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós."

Esta é a Diferença, sendo Criança, Jovem ou adulto, Temos que pregar o verdadeiro evangelho Cristocêntrico!

A Paz!
michele thiele disse…
A paz do senhor ,trabalho com D.infantil a 15 anos ,e estou tremendamente espantada em que estao transfomando os cultos infantis ,pois nossas crianças insistem em imita-los ,e sofremos pressao por parte dos pais a fim de de que lhe sejam dada as oportunidade de imita-los .No aniversario do D.Infantil temos que vender dezenas de dvds.E tudo que aprendemos nos cursos de ministerio infantil , como APEC CPEC ??? Pois nossas crianças nao querem mais saber das nossas historias biblicas!È dificil nadar contra a maré !!!(nao publique esta parte por favor ,leciono em escolas prisionais e chegei a triste e deprimente conclusao que + ou_ 80%dos nossos jovens que estao la na infancia pertenceram a uma igreja evangelica ,so nao sei que tipo de evangelho lhe foram apresentados ,de quem sera a culpa ? ????
Gilmar Valverde disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Olá, pr. Ciro Sanches!
A Paz do Senhor Jesus Cristo, o nosso único modelo a ser seguido. Glórias a Deus por isto!

Estimado Pr. Ciro,
entendo a sua preocupação com os nossos amados infantes, pois onde era para se fazer discípulos, ensinando a sã doutrina, estão formando cópias de modismos.

Não podemos nos calar diante do que está acontecendo!

Qual será o futuro da igreja do Senhor, se não houver o ensino das Santas Escrituras, que é a Bíblia Sagrada?

Deus Continue te abençoando,
pr. Ciro! Que Deus continue lhe dando coragem e ousadia, para pregar a sua bendita palavra.

Ah, estou na expectativa, aguardando o artigo que será publicado no blog pastor Ciro responde, onde eu, o irmão Daniel e muitos outros, temos dúvidas (estrela da manhã).(risos)

Em Cristo Jesus,

fraternalmente,

Fernando da Conceição
Assembleia de Deus
Rio das Ostras-RJ
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Não concordo de maneira nenhuma com esta sua postagem.

Acho uma tremenda falta de respeito a estes mini-apóstolos.

Penso que o nobre pastor, está irritado com as verdades, informadas nesta cartinha de "criança"(?).

Penso que este "menininho"(?), tem muito o que lhe ensinar.

Sinto muito, ser-lhe pesado, mas quem precisa, receber conselhos, é o amado companheiro, a quem dou louvores ao Senhor, pela vida.

Não fique zangado com o conselho que vou lhe dar:

Não pare de denunciar, estes erros que estão tirando o povo do alvo.

Não pare de denunciar. Denuncie, doa a quem doer.

É melhor escrever a verdade do que deixar, estes bebezinhos, serem utilizados em detrimento do correto. Denuncie por favor!

O Senhor seja contigo, nobre aprendiz, destes "menininho"(?)!

O menor de todos.
Perdoe, esqueci de informar que gostei do título: Robozinho.

Apesar da tristeza que causa, esta pseudo alegria dos pais.

É aparentemente inocente, mas posso afirmar que não passa de uma total irresponsabilidade, permitir, satisfazer a curiosidade humana, e principalmente por provocar uma destruição sistemática na vida destes robozinhos.

Infelizes dos pais, que permitem, esta robotização de uma criança, que não possue a experiência necessária, para se defender destes adultos sem escrúpulos e sem conhecimento do mal, que estão promovendo na vida destes robozinhos.

É interessante? Sim! Mas não passa de uma covardia irracional.

Esta denúncia, deve ser imitada e "redenunciada".

O Senhor seja contigo,

O menor de todos.
Francisco Medeiros (Diácono) disse…
Paz do Senhor, pastor Ciro. Mais uma vez venho parabenizar-lhe pela preocupação que o senhor tem noq ue diz respeito a igreja do Senhor. O pior, Pastor Ciro, é que os pregadores mirins de hoje, serão os pregadores do futuro, e se já começam assim imagine comigo, qual será o futuro da igreja? Deus tenha misericórdia e continue levantando homes no futuro, com o seu pensamento para ensinar o povo de Deus.
Mara disse…
É triste ver uma coisa dessas! Como todos já sabem, as crianças imitam os adultos e têm uma memória incrível, esse pregador, hoje adolescente, deve refletir sobre até onde ele está sendo usado por Deus e onde começa a imitar os outros, e é obrigação dos pais ajudá-lo, ao invés de achar lindo e deixar que ele pense que pode falar como quiser com quem quiser.
Fique com Deus e obrigada pela visita no meu atrapalhado blog!!
Pastor é difícil, não só cianças,mas adultos não querem aprender, sendo que os pais deste menino e até mesmo o lider da Igreja teriam que erienta-lo. Simplesmente não sabe o que é passar dificuldade ter a luz desligada, agua cortada, estar desmpregado, aguardando a provisão de Deus, ai quando crescer vai julgar as pessoas que passam dificuldades como ja vi muitos. Ninguém é contra crianças pregarem, mas que que seje dentro contesto bíblico ou seja aprendendo com Jesus a ser manso e humilde, quem digitou aquele assunto não foi humilde o suficiente para entender que ensinamos o que sabemos e se sabemos é porque aprendemos. Deus não precisa de super-herois, mas sim de pessoas submissas, honestas e fiéis a sua palavra. Digo também que qualquer movimento dentro de uma Igreja ou fora tem que estar dentro da palavra.
Phelisbert´s disse…
Marco Feliciano x Igreja x Mundo x Cegueira Espiritual
Paz do senhor Pastor Ciro decidi voltar a comentar no seu blog novamente , depois de algum tempo parado e só visualizando blogs e sites evangélicos. Mas vamos ao assunto eu acompanho a vida do Pastor Marco Feliciano á uns 10 anos, mas fiquei chocado com uma publicação dele que foi inserida nessa semana, http://www.marcofeliciano.com.br/site2007/ , que fala sobre Igreja X Mundo , ele tenta nos convencer que os cantores mundano mesmo cantando as mesma musicas que cantamos na igreja eles estão louvando a Deus “ Tudo quanto tem fôlego louve ao senhor.Louvai ao Senhor “ Salmos (150,6)

Bem a minha indagação acerca do que ele falou é como uma pessoa pode louvar a Deus se elas não são um cristão praticante dos ensinamentos de cristo, e não praticar os seus ensinamentos integralmente isso é apenas aparência , Quando Jesus chamou seus discípulos, disse: “Segue-me” (Mt 8.22; Lc 5.27; 9.59, eles não estou seguindo a Jesus, esses cantores que ele refere não segue a cristo, são apenas fã de Cristo.
Me lembro muito bem de uma mensagem que o M.F pregou no G.M.U.H no ano de 2002 a mensagem foi Anjos Adoradores Do Céu e Guardiões da Terra que fala sobre o cantor com o sobrenome de Monteiro, que ele estava se vendendo ao diabo por dinheiro e que satanás estava pagando o mesmo preço que pagou para tirar Elvis da igreja para tira o Monteiro também, e hoje o M.F esta cantando com pessoas que não se entregarão a cristo totalmente ainda e dizem que ele estão louvando a Deus?
Dizem que as crianças são iguais a um aeroporto, tem muita energia, e muita movimentação, mas, precisa de uma Torre de Comando.

Você já pensou em um grande aeroporto sem a torre de comando?
Que desastre!

Assim são não somente as crianças, mas todos os que não tem orientações seguras.
A Paz do Senhor Pastor

Sou obreiro bastante jovem, que reconhecidamente pela misericórdia de Deus tenho alcançado o pastorado há alguns meses e quando me deparo com algumas situações que envolvem os obreiros da minha geração fico preocupado e às vezes entristecido. E diante desta manifestação em seu blog por este menino (se é que foi ele mesmo) passo a me perguntar o que será então das próximas gerações. A explícita falta de respeito desperta desconfiança de que até que ponto esse menino não está sendo mal ensinado e principalmente no que diz respeito ao trato para com os homens de Deus compromissados com a verdade.
Para nós os responsáveis pelo bom andamento da obra do Senhor fica o alerta, até que ponto a igreja será edificada com a exposição da "palavra de Deus" por alguém tão longe dos princípios que devem acompanhar os verdadeiros proclamadores das Boas novas. Eu sei que isto não vai lhe intimidar, pois como o senhor mesmo tem salientado sua intenção não é atacar pessoas e sim os agravos que estão fazendo à sã doutrina.
Deus que te conserve como verdadeiro atalaia nestes dias trabalhosos.
Anônimo disse…
É bem verdade que uma das maiores alegria de um pai de uma mae cristaos é ver o filho(a)sendo usado nas maos de Deus(disto nós todos sabemos)acontece que tudo deve ser no seu tempo,tirar a infancia da crianca influenciando ela a imitar pregadores''famosos''
fica dificil,eu penso que os pais devem incentivar sim,mas levando ele para a EBD,culto das criancas,ensinos,e ate mesmo pregar pq não...mas pregar no estilo dela,com a simplicidade,pureza,meiguice etc... que é proprio da crianca;Ja ouvi alguns pregadores mirims pregarem naqueles ''tons''sabe...e não é facil não no fim acaba sendo engracado...mas que o Senhor nosso Deus tenha misericordia de todos nós.Deus abencoe!!!
Alexandre Braga disse…
A paz do Senhor!
Como diria Hank Hanegraaf: o Cristianismo está em crise. Pastor Ciro, às vezes me pergunto: onde está o erro. Se nos obreiros ou nos pais. Não posso exigir um grande conhecimento bíblico e teológico de uma criança dessas, entretanto, que tipo de pasto tem sido oferecido ao rebanho de Deus.(interrogação).
O cidadão deseja ser médico e estuda bastante para alcançar o objetivo. Deseja ser advogado e não é diferente. Deseja ser pregador, porém, não tem uma noção "básica" das escrituras sagradas".
“2 Timóteo 2.15
Procura apresentar-te
a Deus aprovado,
como obreiro que não
tem de que se
envergonhar, que
MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE.”
A pregação do evangelho é coisa séria, um tesouro maravilhoso que Deus nos deu.
Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” 2ª Coríntios 4:7

Em Cristo,
Alexandre Braga
pr Toni Seraphin disse…
Lamentável, atrás de uma criança desta, há um adulto "infeliz" obtendo lucros financeiros, estão tirando nossas crianças do jardim da inocência, e as colocando na jardim das oliveiras (GETSÊMANI), e como Judas o fez(EV.JOÂO:18)com Cristo fazem o mesmo com nossas crianças, conselho tutelar espiritual neles, chega de efemeridades ou eufemismos,são na sua essência adoradores de moloque e nebo a criança nâo tem culpa alguma, porém é usada por ganância e vaidade. Que as nossas crianças brinquem, estudem, aprendam, convivam e possam ter uma infância feliz em Cristo Jesus.
Amado Pr. Ciro
Graça e Paz.

Para iniciar, tenho certeza que nenhuma criança escreveu o "recado" enviado ao irmão. Pela maneira como está posto foi algum adulto que escreveu como se fosse uma criança. Meu Deus, que português horrível. Achei as palavras muito pesadas e desrespeitosas, linguajar que jamais partiria de uma criança.
Se essa "criança" realmente escreveu o recado ameaçador, precisa de imediato ser aconselhada a respeitar os mais velhos, pois em contrário nunca será um grande pregador. Se já está "pregando" deve estar indo muito mal e com um espírito muito exaltado. Precisa urgentemente de aconselhamento como já frisei, de correção, de muito cuidado para quando crescer não vir a ser "mais um" pregador mecânico, mais um profissional sem nenhuma unção, cheio de preocupação como o faturamento (cachê) como muitos que temos hoje. Se esse pregador mirim fosse meu filho ou até mesmo meu neto, eu lhe daria umas boas palmadas. (risos)

Abraços grande guerreiro.


Levy Conde
A Paz do Senhor Pastor Ciro, eu não irei comentar diretamente sobre o suposto "pregador mirim", pois os nobres colegas (internautas)já participaram com opiniões a respeito do assunto. Mais eu quero deixar minha participação aqui, indo um pouco mais longe. O problema está na vulgarização por muitos do Evangelho, estão pregando um Evangelho distorcido da verdade, um Evagelho hedonista, materialista, humanista, pós-moderno, secularizado. Estamos vivendo a era da imitação, da mistura, do fermento, onde a confissão positiva e todos os determinismos estão arraigados em muitos púlpitos ditos cristão. Com tudo isso, tem surgido pessoas amantes de si mesmas como disse Paulo (2Tm 3:2. Infelizmente, esse "Menino" é resultado de um sistema corrupto religioso (não querendo generalizar, pois existe muitos servos de Deus fiéis), onde a ganãncia roubou o lugar da piedade. Muitos hoje querem ser pregadores, não porque tenham a convicção da chamada de Deus, mas, por causa da suposta fama. Que Deus continue abençoando o senhor e o ministério o qual foi lhe confiado.
Rubira disse…
Criança não deve estar em púlpitos, não tem maturidade para tal, embora Deus use quem Ele quer, na verdade o que vemos não é Deus usando uma criança e sim pais usando seus filhos, que obviamente são cópias de seus ídolos gospel.

Lamentável.

Em Cristo,
Júnior Rubira.
Pr Ciro, glorifico a Deus por sua vida. É lamentável que essas crianças estejam sendo colocadas sem preparo para pregar. Por enquanto são crianças, não enfrentam a vida como ela é, e já começaram mau, já que buscam estrelato. Prego o Evangelho desde os 15 anos, sendo que meus pais não são convertidos, mas posso dizer-lhe que não abandonei meus estudos por isso, e confesso, realmente não estava preparado. Hoje, com meus 24 anos, tenho servido ao Senhor , pregando o Evangelho, mas não aconselho nenhum pai a colocar o filho (A) para sair Brasil afora como se fossem adultos....como estes serão ao amadurecerem e terem de enfrentar não uma agenda concorrida, mas a vida, as finanças, as oposições? EM minha cidade tem uma criança de 13, 14 anos que já é "pastor". Me desculpem, eu não considero pastor e ponto final. Quando o Conselho Tutelar começar a bater em cima, quero ver como isso vai ficar.Abraço pastor Ciro.

Seu conservo em Cristo, Wallas.
Pb.Ranilson disse…
Pr Ciro!
Infelizmente estamos vivendo em um mundo cristão não de gente e sim de "Marionete cristã", pois é o que temos visto, e isto vem por parte dos pais que tem uma visão de porco e nao de Águia que consiga visualizar o futuro de seu filho, pos tem criados eles com uma atraçao e um meio de sensibilizar as pessoas por ser crianças, e com isso o cristianismo tem tido estes ataques.
Lembro-me que no seu livro "Mais erros" vem algo que focaliza acerca da pregaçao hoje e o senhor até faz uma pergunta tipo essa "em quem nós nos espelhamos hoje ou onde está os grandes "pregadores" (Verdadeiros) do seculos"?.
Pois bem o que fazer em meio a tantas aberraçoes no cristianismo "mercantilizado"?

Quem dera se o povo hoje voltasse a pratica da palavra e nao vivesse como nos tempos do profeta Jeremias no Cap.8.9, pois é o que vemos hoje a rejeiçao da palavra!

Anteciosamento em cristo.
Pb. Ranilson Ferreira


Pb.
ROBSON SILVA disse…
Paz, prezado amigo e pastor Ciro Zibordi.

Como podem ver os amigos e seguidores do Prossigo para o Alvo, tenho três filhos: um de 15 anos, um que fará 14 dia 28 próximo e uma de 11 (recém completados), mas nenhum deles seguiu ainda os "passos do papai"...

Eu, assim como meus filhos, tive o privilégio de nascer numa família assembleiana, embora meus pais estivessem desviados desde o casamento.

Sendo assim, tive minha primeira experiência com o microfone de um púlpito somente aos 8 anos de idade (tarde, não? rsss), por ocasião da festa do conjunto infantil da igreja que meus avós congregavam, em São Gonçalo (RJ).

Na ocasião, havia pouco que o Senhor me curara de uma hepatite, repreendendo a morte que rondava meu corpo esguio de pouco mais de 27 kg, após haver perdido 18 kg para a doença... Um duelo cruento, do qual saí vitorioso pelo amor de Cristo Jesus. Cri na cura divina e aceitei-o como meu Salvador.

Naquela época criança pregava como criança: cheio de vivacidade, de inocência, de alegria, de gratidão, de amor... Mas sem qualquer cacoete! Ainda me lembro do texto no qual baseei a mensagem daquela tarde: João 14:1 "Não se turbe o vosso coração..."

Depois disso afastei-me da igreja, por razões familiares (meus pais ainda estavam desviados e viemos morar em SP). Mas aos 14 anos, durante a adolescencia interrompida pela perda de meu pai, e já cônscio de meus pecados, entreguei-me ao Senhor sem reservas e desde então tenho pregado o Evangelho de Cristo sem receio, sem reservas, mas com muito temor e tremor diante dEle.

Primeiro em Cultos ao ar livre, para transeuntes a pé, motoristas apressados, vizinhos escarnecedores – alguns enfurecidos e até violentos... Ah como Deus operava naqueles cultos. Depois em nossos Cultos de Mocidade, nos matutinos, nas festividades de jovens... Oh Glória!

Fiz como Paulo: “Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança...” (1Co 13:11).

Mas voltando aos meus filhos, oro sempre ao Senhor para que lhes conceda o(s) dom(s) que melhor lhes for útil para o serviço e a mordomia cristã – para a Glória do Senhor. Não adianta querer fazer deles “pregadores ou animadores de palcos mirins”, como numa “fábrica de sonhos” ou numa “produção hollywoodiana”... Não são fantoches em nossas mãos, mas instrumentos de louvor nas mãos do Senhor.

Todos têm talento musical (tocam teclado, violão, violino, flauta, percussão...). Somos uma família musicalizada... Meu avô foi maestro de Bandas (no plural mesmo)... Nem por isso pretendo fazer deles astros gospel, ou criar a nossa própria "comunidade"...

É DEUS quem vocaciona; é ELE quem chama; e por fim é ELE quem capacita... Tudo é feito para o LOUVOR DA SUA GLÓRIA!!!

Diante disso, só tenho a dizer que, se alguém precisa de uma “BOA DISCIPLINA” – em todas as acepções da palavra, são os PAIS DESSAS POBRES CRIANÇAS...

Que o Senhor tenha misericórdia deles(as).

Abraços,

Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14
Anônimo disse…
Rodrigo Sales
Mozarlandia-Go

Sem duvida alguma ele necessita de um bom aconcelhamento.
Pr. Marcos Serafim disse…
Nobre Pr. Ciro Sanchez;

A Paz do Senhor!

1- Creio que não se deva atropelar nenhuma faixa etária da vida, o que estão fazendo com esses pregadores mirins é exatamente isso , queimando , burlando etapas da vida, e lamentavelmente isso poderá causar algum tipo de transtorno no curso da vida desses tais.
2- Muitos acham bonitinho um garoto(ª) pregando , e muitos levam para a TV , expondo esse menino(ª).
Minha preocupação é na trajetória de vida desses tais, talvez mais tarde o que é alegria agora , possa ser frustração.
3- Meu conselho , é que os pais devam incentivá-los a estudar , para mais tarde , como neste mundo tão competitivo possam ser alguem na vida , e deixar de querer usálos em beneficio proprio , e não expo-los muitas vezes ate mesmo ao ridiculo.
4- Creio que a criança bem ensinada pode ler a biblia , dar testumunho e até mesmo pregar, o grande problema está, como muitos fazem e idolatrá-los de maneira inconviniente, me perdoe é o caso do Gideões Missionários, isso sim é prejudicial.

Em Cristo , forte abraço

Pr. Marcos Serafim Silva
Alisson Bruno disse…
Graça e Paz Pr.Ciro,sempre acompanho seu blog,as vezes discordo de algo,mas sei que é um servo do Senhor e sei também que Deus o usa muito,sou assembleiano,e um dia desses ouvi seu nome no pulpito de minha igreja,aliás,o elogiando pelo seu caráter e carisma,era o grande Pr Paulo Cesár Rocha.Em relação ao texto,queria dizer que tmb sou contra essas crianças que querem imitar pregadores(animadores),em tudo,me parec que elas ficam horas na frente de um dvd assistindo atento a todos detalhes de seu ídolo(risos),infelizmente crescem com uma visão errada,do que é realmente pregar a palavra,com certeza Deus pode muito bem usar uma criança,mas as vezes elas querem apenas imitar ou ser parecido com alguém.Que Deus nos ajude,no mais lhe deixo mues sinceros abraços!!
Aula de música disse…
A Paz do Senhor, Pastor Ciro!
Tenho pra mim que estas réplicas mirins de animadores de púlpito são criadas e montadas por adultos frustrados, que pensam que ter um Ministério é ficar famoso nos quatro cantos da Terra, ter status e glamour. Pra eles não importa que Cristo cresça e eles diminuam, ao contrário, o centro tem que ser eles. E como não alcançam, graças a Deus, este objetivo, tentam empurrar para os seus filhos este julgo pesado; assim como um médico que quer que seu filho se torne médico...ora Deus é o Deus soberano que comanda todo o Universo e que tem em suas mãos todo o Poder!!! Estão querendo ensinar Deus agir! Manipulam as crianças a seu bel-prazer! Ensinam elas a serem arrogantes, soberbas e descompromissadaas com o verdadeiro evangelho! Ai daquele que diz do bem mal e do mal bem!
Quem precisa de aconselhamento não são só estes infantes , mas principalmente seus pais!
Como enfermeira padão formada, sei reconhecer os sintomas das doenças, como serva do Senhor posso afirmar que estas crianças correm o risco de ficarem doentes espirituais! E isto é grave!Muito grave!
Fique na Paz de Cristo!

irmã Thais
Queridos irmãos,

É difícil, na blogosfera em parte cristã publicar um artigo em que não haja divergências. Não estou dizendo que ainda não haverá pessoas favoráveis às réplicas mirins de animadores de auditório (ou "robozinhos"), mas até agora, nesses mais de trinta comentários, ninguém se manifestou a favor do comentário do suposto pregador mirim.

Ao que me parece, todos nós estamos conscientes de que criança deve pensar e discorrer de criança, como disse Paulo a seu respeito. Se Deus chamar uma criança para o ministério da Palavra, como chamou a Samuel para o sacerdócio, deve essa criança permanecer humilde, esperando no Senhor. Aliás, isso não vale apenas para as crianças, e sim para todos (Sl 138.6).

Repito: não tenho nada contra as crianças que pregam. E eu quero que elas preguem. E eu gosto de vê-las pregando! Mas o que é deprimente é vê-las correndo de um lado para o outro, segurando um lenço do tamanho de uma toalha, puxando o suspensório, fazendo gracejos, malabarismos comuns nas performances de pregadores circenses, contando "vantagem", cheias de trejeitos, estipulando cachês, desafiando os "inimigos", esgoelando-se ("Receeeeeeebaaaa!!!"), dizendo à filmador: "Vem comigo", ministrando o "cair no poder", etc., etc. e etc.

Preguem, meninos! Preguem o evangelho! Falem do Senhor Jesus. É claro que vocês devem ter alguém em quem se espelhar. Mas, pais, por favor, não se alegrem ao verem seus filhos imitarem maus referenciais. Leve-os para a Escola Dominical, a fim de que aprendam as doutrinas básicas da fé cristã.

Não me considerem um estragaprazeres, por favor. Não! Estou, na verdade, preocupado com o presente e o futuro dessas crianças, pois estão apredendo errado e sendo estimuladas por pastores, professores e pais a imitarem pessoas erradas...

Em Cristo,

CSZ
Marcelo de Oliveira e Oliveira RJ disse…
Prezado Pr. Ciro,

Paz e Bem!

Todos têm o direito de examinar a Bíblia, mas interpretá-la, desde que tenham os requisitos básicos para tal ofício. Portanto, sou terminantemente contra crianças e qualquer pessoa que não tenha os requisitos básicos para o ofício do Ministério da Palavra. Penso até que em nosso seio isso já se tornou normal porque não se tem a preocupação de investir em pessoas para tal ofício.
Para essa pessoa (adulto ou criança) aconselho tomar como exemplo Samuel, antes de exercer o sacerdócio foi capacitado numa escola para este fim. Aos pais, devem tomar o exemplo de Ana educando seus filhos, incentivando e enviando para a capacitação.

Um abraço fraterno.
sousa disse…
" EU TENHO UMA LIGEIRA IMPRESSÃO QUE REALMENTE Ñ SEJA UM PREGADOR
MIRIM,DEVE SER UM "PAI",QUE TEM UM FILHO COLOCA O SUSTENTO FINANCEIRO
DA CASA".
ELE TEM TANTA CHAMADA D DEUS,QUE SE ESCONDEU NO ANONIMATO.
NÃO NOS DEIXE IRMÃOS SEREM LEVADO
PELO ESTES SUSPOSTO PREGADORES SEJA
MIRIM OU NÃO,TEM APARENCIA DE OVELHAS MAS SÃO LOBOS,DEVORADOR.
QUE DEUS VOS ABENÇOE,PASTOR CIRO.
PB. João Eduardo Silva disse…
Á paz do senhor Jesus!. É triste ver nesse exemplo que tipo de obreiros teremos no futuro (se jesus não voltar).
No final de 2009 pela bondade de Deus me formei em pedagogia, e meu trabalho de conclusão de curso teve como tema "A importância da brincadeira na socialização e aprendizagem da criança".
Posso dizer com autoridade que a infância é um tempo de suma importância para a criança e de forma alguma pode ser tirada dos pequenos.
Paulo disse quando era menino falava, sentia e discorria como menino (ICo13.11). Portanto deixemos as crianças viverem sua preciosa infância.
Também penso como o Pastor Ciro, que Deus levante PREGADORES mirins ao seu tempo e não IMITADORES.
Pastor Ciro não esqueça o meu convite, quando o senhor estiver em SP para vir almoçar ou jantar na minha casa. Abraços - PB.João Eduardo Silva.
Anônimo disse…
Paz do Senhor!

Não acho que o tal "pregador-mirim" precise de algum conselho, simplesmente pelo fato de que custo a acreditar que quem escreveu esse comentário seja realmente uma criança de 12 anos!

Deus abençoe!
Prezada Vanessa,

Eu desconfio de que não seja mesmo o pregador mirim o autor do comentário em destaque, mas não tenho certeza. Afinal, a tendência dos pregadores mirins que têm como referenciais os profissionais do púlpito é imitar não apenas a forma e conteúdo das pregações, mas também o comportamento.

Basta a irmã assistir a algumas pregações mirins no YouTube para constatar que os tais pregadores infantes adotam o "pacote completo" de seus referenciais. E eu não acho estranho um garoto de 12 anos ter uma linguagem compatível com a empregada acima pelo suposto pregador mirim.

Em Cristo,

CSZ
Daniel.com disse…
Realmente é lamentável que hoje em dia, crianças de 11 e 12 anos já são consagradas (consagradas?) a pastores, missionários etc. Não sou e nunca serei contra as crianças pregarem a palavra do Senhor (afinal de contas, é melhor vermos as crianças pregarem a Palavra do que fazerem coisas erradas), mas afirmo, consagrar/ordenar crianças ao ministério é uma irresponsabilidade para com o Reino de Deus. Criança ter que ser criança e ponto final. Por causa disso, que a grande maioria dos pregadores mirins, copiam os "famosos" pregadores e seus bordões.

Que Deus tenha misericórdia do seu povo.

Paz...
Richard disse…
Realmente é algo triste ver os pequeninos sendo manipulados a se comportarem como meros imitadores de animadores de auditórios. Bem deveriam saber aquilo que o Senhor Jesus disse em Mateus 18 sobre o maior no Reino dos Céus onde chamou um menino e pôs no meio deles.Que os animadores de auditório possam vir a aprender com a humildade das crianças e não trasforma-las em futuros homens cheios de si mesmo amém
Gostaria que visitam-se o meu blog Se for possível Pr Ciro ficaria honrada com sua visita não sou nenhum escritor mas com a prática possa a vir melhorar nas próximas postagens
o endereço é
http://peregrinosdaverdade.blogspot.com/
Deus abençoe a todos os Irmãos Fui!
JG disse…
A paz do Senhor Jesus Pr. Ciro!

Apenas me aborreço com essa situação que não envolve somente as crianças, mas estes pais, 'pastores', etc: é lamentável!

em 1Co 14:20 cita: "Irmãos, não sejais meninos no juizo; na malícia, sim, sede criança; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos'.

Pensei.. Se Jesus já nos diz pra sermos como crianças (em relação como no texto acima, malícia, etc), pq mts estão invertendo esses papéis que lhe cabem? Pais, pastores, quem seja, ensinando, contudo, vossos filhos a serem 'nosso' imitadores, sendo que, sabemos mais que eles que somos tão falhos?
Se o próprio Paulo cita (como irmãos já citaram acima) que "quando ea criança, pensava como criança, agia...", porque tirar isso deles?
Realmente lamentável!
Tenho um filho de 8 anos e minha maior preocupação é ensiná-lo em como ele deve ter amor pelo Pai, em respeito a obedecê-lO de como deve falar com suas próprias palavras em oração, nada forçosamente.
Muito me alegrou esses dias quando orávamos eu, ele e minha mãe por um determinado assunto (os estudos dele) e ele usou termos que ele raramente usa em orações (ex: faça sua vontade SR). E não foram palavras incertas por mim ou sua avó, foi o que ele aprendeu na escola bíblica, lendo, ou nos ouvindo pregar, comentar, que seja. Ninguém determinou a ele: diga isso!
E eu digo lamentável porque comparo isso, onde crianças são forçadas a dizerem, orarem, etc., de determinada maneira e os pais, prs, profs, etc., não tem a vergonha de lhes ensinar o modo simples que está na Palavra, não os forçando a nada.
Eles tem que aprender a amar as coias de Deus e não que aquilo é simplesmente mecânico, "robótico". Ex: faça de tal jeito que ganharás almas (até esquecem de mencionar que é pra Jesus e já alimentam ali o ego da criança), ou faça daquele outro que Deus só ouve assim.
Lamentável, lamentável.. Se temos que ser como as crianças que são tão inocentes em tantos aspectos e tem modos tão simples de agradar alguém de fazer as coisas, porque lhes impregnam de tantas coisas ruins!! Até nós pais, muitas vezes, e eu admito, falhamos, e podemos não dar naquele momento de falha, exemplo algum,. E, nesse momento, de lembrarmos que somos falhos, cabe a nós mostrar ao nossos filhos que erramos, que o Pai nos corrige com amor e que os pequenos não cometam os mesmos erros que nós.
Tão simples, porque complicar, não é?
Por fim, quero deixar uma coisa registrada aqui, eu estagiei numa delegacia, onde trabalhei com crianças, jovens e adultos.. Pode ser que esse texto enviado ao amado Pr seja de uma criança, que o pai não modera no uso da web, não corrige o modo que ele se porta, porque o ovaciona como Deus, sim, pode ser, já vi crianças com capacidade tal; pode ser, também, que a criança viu o artigo incitada pelo próprio pai, que seja, e estimulada a respondê-lo com sua ajuda. Não se assustem, infelizmente eu vi isso durante um ano e, sim, existe esse tipo de coisa. Como pode ser que foi o prórpio pai, pastor, que seja, que, além de ser anônimo, mentiu sendo a criança (risos, não pude evitar), e que com falta de embasamento teoógico escreveu esss linhas tão mal fundamentadas. Lamentável!
Oremos por nossas crianças, adolescentes, família.. Oremos.. Podemos estar criando um falso profeta dentro de nossos lares e nem nos damos conta, já pensaram nisso?
O SENHOR seja misericordioso com essas crianças "robóticas".

No amor de Jesus,
Shalom Adonai.

Jaline
Pb.Rubens Herbst disse…
A Paz do Senhor companheiro,tenho lido este comentário do suposto "pregador mirim",e tenho observado o tom desse comentário e as formas de agressão.Onde tudo indica que foi postado por um adulto com intenção de atacar o senhor Pr. Ciro.Não sou contra pregadores mirins,nem contra as irmãs pregadoras,Deus capacita os chamados para a obra,e também é uma ordem de Jesus pregarmos a palavra.A partir do momento em que aceitamos a Jesus,nos foi incubido esse dever de fazermos discípulos(Mt.28:19).E gostaria de deixar para o suposto "pregador mirim" que lê-se o texto Bíblico em (1 Samuel 24:4-10),quando citasse as referências Bíblicas para atacar o ungido do Senhor,voce esqueceu de analisar o texto Bíblico de Samuel,onde nos conta que Davi não se levantou contra o rei Saul porque era ungido do Senhor,sendo que...usou textos Bíblicos para levantar contra o ungido de Deus,e desobedeceu a palavra de Deus atacando o ungido de Deus nosso amado Pr.Ciro,,um forte abraço fique com Deus.att:Presbítero Rubens Herbst
obreiromateus disse…
A paz do Senhor Pr. Ciro,

Realmente como algusn disseram o trabalho com crianças é muito bom, e sei que Deus pode usar uma delas, mas não deste jeito, uma criança não está preparada para isso, João antes de pregar ficou no deserto sendo preparado, muitos servos do Senhor tiveram que ser preparados para serem usados, como exemplo citamos:Pedro que teve uma mudança no seu carater antes de ser usado para pregar, João evangelista que dantes queria que fogo matasse as almas que não aceitassem ao Senhor mas depois fala sobre um amor que perdoa pecados, Paulo que teve um encrontro com Deus para depois mudar de vida e tudo que ele passou serviu para ter um excelente ministerio, muitos outros servos, moisés que só foi usado depois de 80 anos de idade, Samuel não nasceu profeta mas aprendeu a ouvio a voz de Deus desde menino para se tornar um profeta no futuro e ser usado nas mãos do Senhor, mas tudo tem um preparo tem um amadurecimento.

Coríntios 14:20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.

Os "meninos" não tem como ser adultos no entendimento pois adulto é aquele que tem experiencia, entender prescisa de experiencias, que o tempo na caminahda vai dar, não é muito bom colocar "meninos no entendimento" para serem pregadores, pois só quando crescerem vaum ver como é dificil passar pelas provações que passam um pregador (eu estou aprendendo ainda), mas amem não estou condenando tal ato mas se pudermos evitar vai ser melhor para essas crianças.
Paulo sergio disse…
Pastor Ciro, o que eu acho é que esses meninos precisam serem orientados pelos seus pastores, pois daqui a pouco vão se tornarem grandes fanáticos.
Todos eles se acham o máximo e intocáveis. Conheço um, que o próprio pastor diz: Fulano é uma benção, só porque faz aviaõzinho e pula em um pé só na igreja.
Danilo Gonçales disse…
Paz do Senhor Ciro.
Bom. Creio , que o pregador mirim precisa ter aconselhamento e acompanhamento Pastoral e dos seus pais também., e que saiba fazer a exposição da Palavra de Deus corretamente aplicando os principios necessarios para a Pregação, não esquecendo dos Estudos/lazer/etc como outra criança/adolescente/jovens qualquer - e que não venha atrapalhar seu desenvolvimento fisico,emocial,psicologico e que não venha ser um fardo para o pregador mirim .- - vemos exemplos na Biblia
Jesus Cristo com 12 anos de idade no templo. lucas.2.v43.- também fala do perfeito louvor dos labios das crianças. o Rei Josias a Biblia diz que começou reinar com 08 anos de idade II reis 22- Azarias começou reinar com 16 anos.- o rei Manassés tinha doze anos quando começou a reinar.,começarm a reinar com idade pequena - QUE PELO MENOS A CRIANÇA/ADOLESCENTE- SAIBAM FALAR QUE JESUS CRISTO É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA E QUE SALVA,LIBERTAR,BATIZA COM ESPIRITO SANTO ETC. E O NOME DO SENHOR JESUS CRISTO SEJA GLORIFICADO
Joadir Humberto disse…
Caro Irmão Ciro. A paz do Senhor Jesus, tenho acompanhado seu blog, e gosto muito dos seus comentários, pois os mesmos estão enbasados na bíblia. Quanto aos pregadores mirim, ja tive a oportunidade de acistir alguns pregações pela internet no site dos gideões (adulto de mirim), e o que tenho percebido é a grande quantidade de imitações que os garotos realizão, inclusive com as alegorias dos chamados "grandes" pregadores, pra mim isso é uma vergonha, pois não vejo altenticidade. Que Deus tenha misericórdia desses garotos. O evangélho pregado hoje em dia é o evangélho da prosperidade sempre, onde o verdadeiro evangélho tem que passar pelo getsêmane, cruz e calvário.
Joadir Humberto disse…
Caro Irmão Ciro. A paz do Senhor Jesus, tenho acompanhado seu blog, e gosto muito dos seus comentários, pois os mesmos estão enbasados na bíblia. Quanto aos pregadores mirim, ja tive a oportunidade de acistir alguns pregações pela internet no site dos gideões (adulto de mirim), e o que tenho percebido é a grande quantidade de imitações que os garotos realizão, inclusive com as alegorias dos chamados "grandes" pregadores, pra mim isso é uma vergonha, pois não vejo altenticidade. Que Deus tenha misericórdia desses garotos. O evangélho pregado hoje em dia é o evangélho da prosperidade sempre, onde o verdadeiro evangélho tem que passar pelo getsêmane, cruz e calvário.
Só dois conselhos ao "pregador-mirim":
1) Não deixe de frequentar a escola em hipótese alguma, pois é ali que você vai adquirir o supedâneo necessário a todo jovem para sua entrada no mercado de trabalho. Além de ser o local onde somos alfabetizados. Onde aprendemos a ler e a escrever.
2) Leia a Bíblia. Muito. Estude-a, medite diariamente nas Palavras ali contidas. Só assim pra não incorrer no erro de citar textos fora de contexto.
De coração, caro "pregador-mirim".
Deus abençoe sua vida.
jorge mélo disse…
Se foi o pregador mirim que escreveu só DEUS sabe.
Agora, se foi mesmo o pregador mirim que escreveu, escreveu apenas coisas de menino para a sua idade, e que precisa de mais tempo para ser mais instruído na palavra de DEUS.
O conselho para os seus pais é (casos vivos e crentes) meditar em provérbio cap.22.vers.6 e depois proverbio cap. 20.vers.11.
Se por acaso foi um adulto, sem muitas delongas, precisa apenas se converter de verdade,deixando as meninices e " besterologias" ao lado.
JESUS está voltando!

O comentário do Pr. Ciro acima, já explicou tudo como a ética cristã nos ensina.

Recife- Pe
Jeanderson disse…
Pastor Ciro a paz do Senhor,
tenho certeza que se este pregador mirim lesse "Erros que os pregadores devem evitar" e "Mais erros que os pregadores devem evitar" o conteúdo desta cartinha com certeza seria bem diferente!! (Risos). Que Deus continue te usando cada vez mais!
Tamar disse…
Eh só um garoto de doze anos. Tem de estudar, praticar esporte,empinar pipa , jogar video-game e ter bons modelos masculinos para seguir na igreja. Olhe o modelo judaico de formação que foi seguido por Jesus. Apresentação quando bebê, profissão de fé aos doze anos e entrada no ministério aos trinta, quando poderia estar casado e com uma família. Só em sociedades atrasadas ou decadentes as crianças são utilizadas como no Brasil de hoje.
Na Europa medieval ouve ordenações ao bispado de meninos de doze anos.
Hoje nas nossas igrejas os adolescentes começam a namorar tão cedo que se tornam inúteis para o ministério, por causa das preocupações de gente grande que enfrentam com suas cabecinhas.
Tamar disse…
Eureka , entaum chegamos a uma conclusão...
Foi por causa de um sacerdócio decadente e íniquo que Deus chamou o menino Samuel.

Louvado seja o Senhor.
Luiz Filipe disse…
É óbvio que se foi esse menino que escreveu isso, ele infelizmente é mais uma vítima do sistema podre que está tomando conta de nossos templos, púlpitos, "igrejas" e etc., isso que ele está fazendo, é o que está sendo ensinado por muitos pseudos profetas, infelismente estamos fracos de referenciais, então está nascendo essas aberrações, que vão crescer com o conceito de que estão certas e NINGUÉM vai mudar isso, estão com um grave problema de formação. ÁH o que fazer com esses formadores de opinião.
Que saudade quandos os nossos referenciais eram os obreiros da igreja que tinham uma vida reta, honrada, pregavam unicamente a biblia, tinham vida de oração, eram exemplo no trato, no amor, NA SIMPLICIDADE, NA HUMILDADE.
Elas não eram só exemplo de pregador, mas de vida, vida com Deus, a pregação era consequência.
Pastores, pais, acordem, despertem.
Anônimo disse…
infelizmente os pais sem antes prepararem os seus filhos nos lares, deixam que pastores influenciados pela nova onda de pregadores astros, influencem essas crianças. Apesar de serem pregadores, nao adquiriram ainda maturidades. Oremos para que os pregadores mirins com ajuda familiar e eclesiastica possam verdadeiramente crescerem sadios e serem grandes pregadores no amoanha. Deus abençoe!!!
Unknown disse…
Irmão Ciro, paz do Senhor!
Nos anos 80,conheci um pregador mirim,aqui de Teresina,da Congregação da Ass. de Deus,Dirceu II.Os pais o tinham como um ídolo e ele não vivia a fase de criança.Quando o mesmo chegou à adolescencia,andava subindo nos telhados alheio pra ver mulher tomando banho.O fim deste rapaz foi triste;pois tornou-se ladrão de veículos e depois foi assassinado.Sei que isso é uma excessão;porém os pais devem deixarem as crianças viverem sem pressão,a fase de suas vidas.Se Deus quiser usá-las Ele usa,e não os pais obrigando-as a decorarem sermões,só pra inflarem seus egos?Com certeza,Deus não se agrada destas coisas!
Vera Paula disse…
Pr Ciro paz do Senhor Jesus.
Acho que é brincadeira de menino, mas se não for , creio que realmente o senhor terá que escrever:"Erros que os pregadores mirins devem evitar", mas para uma criança, ou seja um "pregador" mirim o desabafo feito por ele está muito agressívo, e azedo acho que ele precisa orar mais e aproveitar um pouca a vida de criança.
Anônimo disse…
"até agora nesses mais de trinta comentarios ninguem se manifestou contra a mensagem do tal pregador mirim".. mais ou menos isso...

claro, os comentarios contrarios Às suas ideias são simplesmente ignorados.
Unknown disse…
PASTOR A PAZ DO SENHOR JESUS CRSITO, EU DESEJO SIM COMENTAR SOBRE ESTE POST, E DEIXAR BEM CLARO, QUE COM CERTEZA E MUITO GRATIFICANTE VER UMA CRIANÇA FALAR DO AMOR DE DEUS, MAS QUANTO A ESTE COMENTARIO ESTA CRIANÇA NÃO FOI FELIZ COM SUAS PALAVRAS, POIS EM MOMENTO ALGUM USOU DE EDUCAÇÃO E RESPEITO COM O SENHOR, FALTOU HUMILDADE E SABEDORIA, QUE SEUS PAIS POSSAM OBSERVAR CERTAS ATITUDES, POIS SEM HUMILDADE FICA DIFICIL VENCER NA VIDA. QUE DEUS POSSA ABENÇOAR A TODOS. AMÉM
Amados, eu parto do seguinte principio: o púlpito deve ser ocupado por pessoas habilitadas, tanto do ponto de vista espiritual como intelectual. Um menino ou menina pode pregar e ser uma benção, porém é necessário que seja orientado pelos pais, pastores e professores da EBD. Agora o que acontece é que muitos pais exploram esse potencial futuro, comprando DVD's e incentivando o pregador mirim a imitar um determinado pregador, inclusive os seus chavões o seu cabelo e assim por diante. Reitero, é dever dos pais e pastores fornecerem conteúdo bíblicos e demais orientações para os menores.

A Paz

Gesiel
A Paz do Senhor!

Pastor Ciro, o Sr. conhece ou ouviu falar do Pastor Gilberto Fernandes? O que o Sr. nos aconselha sobre o trabalha deste Pastor?
Anônimo disse…
A Paz pastor,meu nome é Debora Trindade.
Lí com muito interesse as postagens,a preocupação dos salvos em Cristo é muito grande,creio que a noiva esta ataviada e preparada para as bodas,mas até que o noivo não vem,aguardamos em santidade e cuidado.Cresci dentro de um lar cristão,Graças a Deus,meus pais nos ensinaram e ainda ensinam a verdade.Eu e meus irmãos não tivemos contato com o mundo na infância,nossas brincadeiras eram saudáveis,dentre tantas a que mais gostavamos era brincar de igreja.Destas brincadeiras que nós(crianças)fazíamos,nasceu um mini pregador,em nenhum momento meu irmão foi robotizado,todas as mensagens pregadas por ele eram vindas da parte do Senhor,também em nenhum momento meus pais cobraram pelas muitas vezes que ele saiu para pregar,como a gente é de família pobre,as passagens sim ele recebia e as ofertas e presentes que muitas vezes abençoou meu irmaõ.Ele realmente era usado.Mas nós crescemos e assustados conhecemos o lado materialista de muitas denominações e pastores.Infelizmente pastor não foi uma só vez,mas muitas as vezes que pastores tomavam posse das ofertas que os irmãos davam para meu irmão,outros gravavam as mensagens para vender depois em nome dele,tanto que ele passou a avisar antes de pregar que não dava autorização para vender sua mensagens,enfim continuamos firmes no senhor, meu irmão não quer pregar mais,preferiu estudar.Confesso pastor que eu me preocupo com essas ovelhas mirins,o mundo,o deus desse século o dinheiro tem tirado a visão de muitos crentes,espero que essas crianças não se frustem com esse evangelho tosco e barulhento que se prega hoje.Mas que elas possam vir conhecer o verdadeiro evangelho que nos liberta e nos leva ao céu.Pois o que se prega hoje está muitas vezes bem distante do que se vive.Oremos por essas famílias. Em Cristo.
jailson disse…
A PAZ DO SENHOR Pr. CIRO,ESTE GAROTO PRECISA RESPEITAR E OBSERVAR AQUELES A QUEM DEVEMOS TER COMO REFERÊNCIA,POIS POUCOS SÃO AQUELES QUE TEM CORAGEM DE SE LEVANTAR PARA DEFENDER A SÃ DOUTRINA,MUITOS TEM ENTRADO PELO CAMINHA DE BALAÃO ESE DEICHÃO LEVA POR TODO VENTO DE DOUTRINA,SE ESQUECENDO O CAMINHO E AS PREGAÇÕES DAQUELES QUE FAZIAM PARTE DA IGREJA PRIMITIVA.PERSEVERAVA NA DOUTRINA DOS APOSTOLOS ,NA COMUNÃO ,NO PARTIR DO PÃO E NAS ORAÇÕES E EM CADA ALMA HAVIA TEMOR E DEUS FAZIA MILAGRES E MARAVILHAS NO MEIO DO POVO......SOU Dc. NA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ RN.MEU NOME É JAILSON SIMPLICIO..AMÉM
OLÁ AMIGOS E PR. CIRO.
Bem, comecei meu ministério de pregador muito cedo tinha eu 13 anos, não foi fácil. Tenho 40 anos hoje. Fui e sou ainda usado por Deus pela sua misericordia. Agora queridos,vejo que há muita discursão com coisa tola... "Noticias da TV" crianças no tráfico, 8 anos sendo aviãozinho do dianbo, 10 anos usando crack, aqui em Fortaleza uma de 11 anos juntos com outros mataram um jovem univercitária. é para pensar? Se o diabo pinta e borda com as crianças e desgrançam suas inocentes vidas. Por que criticar um pregador menino ainda? por erros que cometam, e ai, um bande pregador maduro cometem erros absurdos, são hipócritas, mentiros, figindos, etc. Essas crianças podem ser moldadas à luz da Bíblia e serão melhores. critica tá errado! se puderem ajudar pior ainda. "pr. Ciro, no seu Livro pode Sonhar" ...alguém pode criar um blogger só te malhar e vão está certos em seus pontos de vista. Trabalho com criança há 17 anos. 39 delas são bons pregadores hoje com sues 22 e 20anos.

abraço!
Pr. Roberto Sobreira disse…
A paz do Senhor,meus irmãos em Cristo, entendo que criança é criança, e só o tempo as fará deixar de ser criança; e não o fato de serem cristãs.O apóstolo Paulo nos diz: "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino (1Co 13:11) .que nossas crianças possam ser simplismente crianças;falar e sentir como crianças, além do mais pregar o evangélho e a palavra de Deus é uma grande responsabilidade.creio eu, não devemos impor esta responsabilidade,sobre nossas crianças, fique todos com Deus.
Anônimo disse…
Pastor Ciro, graça e paz da parte de Cristo Jesus.
O mais doido nesta historia é os pais. no minimo eles devem ler a Biblia e dizerem que os reis começaram a reina muito cedo, eles dizem:
"Mas eles começaram a reinar com 7 anos", porem esquecem que ao lado dos reis tinha um Sacerdote para o instrui-lo. Mesmo assim tinha alguns que quando morria o sacerdote ele mudavam totalmente a trajetoria de suas vidas.

Em Cristo e tambem revoltado com estas loucuras de pais infâmes,

Cleverson
Pr, Mauro disse…
Não sei se ainda dá tempo de comentar, mas a melhor maneira de se pregar o evangelho é de boca fechada.Primeiro dando testemunho com a vida e aí prega-se o que se tem no coração.Pregador é aquele que viveu e vive o que prega, conhece a Deus por ter experiencia com ele.Viver o que prega é exercitar-se na paciencia, amor, perdão e piedade.Pregador não precisa de púlpito e microfone, precisa de ouvidos, almas cansadas que buscam refrigério.Quem leva as almas a ouvir é o Espírito Santo.Pregador tem que fugir da fama, da glória, da promoção de seu nome.Pregar é fácil, é bom, faz bem ao ego, evidencia dons pessoais humanos, como eloquencia , presença carismática.Mas tem servido para perdição também, perdição daqueles que se envaidecem e são sábios aos seus próprios olhos.Não posso dizer que é o caso deste pequeno que eu mesmo não conheço.Mas criança pregando só faz sentido se não tem adulto convertido e com o Espírito Santo na sua vida ou se o tal pequeno é fruto de uma experiencia edificante que merece ser compartilhada com a igreja.Não vivemos mais o tempo de Israel no A.T. em que jovens eram separados pelo Senhor para falar ao povo.Hoje temos direto acesso ao Pai, e todos podemos falar ao Pai e do Pai a todos os homens.Deus usa quem quer, mas não age sem propósito ou aleatóriamente se Deus está separando cianças não será porque faltam homens para fazê-lo.Será que vai ter que usar um jumento novamente para convencer alguém ? De tudo isso só peço a Deus que este pequeno não sucumba diante de todo espetáculo que isso proporciona e continue nos caminhos de da salvação, mesmo que seja de boca fechada.