sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pastor Antonio Gilberto fala mais uma vez sobre a Dake


Estive, há alguns dias, com o pastor e mestre Antonio Gilberto, consultor teológico e doutrinário da CPAD. Para quem não sabe, além de amigos, pertencemos ao mesmo ministério — Assembleia de Deus de Cordovil, na cidade do Rio de Janeiro —, presidido pelo pastor Francisco José da Silva.

Antonio Gilberto é o teólogo e exegeta mais abalizado para opinar sobre qualquer assunto doutrinário ligado ao pentecostalismo brasileiro e especialmente às Assembleias de Deus. E ele, que é, verdadeiramente, um erudito e piedoso servo do Senhor (respeitado até fora dos círculos assembleianos), me deu algumas informações preciosas sobre a Bíblia de Estudo Dake.

Respeito a todos os eruditos que estão se manifestando a favor ou contra essa Bíblia de estudo. Mas, para mim, ninguém no Brasil tem mais autoridade para falar sobre a Dake que o mestre Antonio Gilberto. E ele me revelou que a conhece desde 1969! A pedido de N. Lawrence Olson, começou, naquele ano, a fazer um estudo crítico na obra de Dake, o qual durou cinco anos.

Há seis anos, quando a diretoria executiva da CPAD lhe pediu um parecer sobre o assunto, a resposta do pastor Gilberto foi a seguinte: “A Bíblia de Estudo Dake é um tesouro, especialmente para os pregadores. Mas eu faço algumas ressalvas. Há nela pontos de vista pessoais, de natureza filosófica”. Ele disse exatamente isso que está entre aspas.

Ele também asseverou, nesta manhã, na Assembleia de Deus de Cordovil, no Rio de Janeiro: “O irmão que tiver essa Bíblia de estudo não precisa rasgá-la ou jogá-la fora; ela é muito útil”. Finalmente, Antonio Gilberto disse que está sabendo de uma grande onda de rumores e manifestações de pessoas não-autorizadas (sem conhecimento de causa) para tratar do assunto e me aconselhou, em particular, a não debater com elas.

Posto isto, estou ainda mais tranquilo quanto à minha defesa à decisão da CPAD em comercializar a Bíblia de Estudo Dake. Afinal, nunca houve manifestações contrárias ao Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, de Russel Champlin, obra lançada pela CPAD (em parceria com a Hagnos), a qual, a despeito de apresentar diversas informações de natureza filosófica, não sofreu censura por muitos que verberam contra a obra de Dake.

Reitero, por conseguinte, respeitando as opiniões diferentes da minha, que o melhor e mais equilibrado posicionamento em relação à Bíblia de Estudo Dake é o de examinar todo o seu rico e vastíssimo conteúdo, retendo o que é bom, como nos orienta a Palavra de Deus (1 Ts 5.21; At 17.11; 1 Co 2.15).

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

11 comentários:

Júnior Rubira disse...

Pois é, creio que isto traga mais esclarecimentos...

Em Cristo,
Júnior Rubira.

Anônimo disse...

Rodrigo Sales
Mozarlandia-Go

Eu tenho o desejo de ter em mãos a biblia de estudo DAKE.
Não por causa da polêmica,mas por que sinto que é um ótimo material para estudo,haja vista o fato do mestre Antonio Gilberto recomenda-la,para a gloria de Deus o homem é um mestre no assunto.
Como já foi dito na entrevista "...não sou obrigado a comer o peixe e as espinhas...".
A paz do Senhor

HELIO ALVES DA COSTA disse...

a paz pastor ciro
muito boa a colocaçao do pastor antonio gilberto, que conheço pessoalmente um verdadeiro homem de Deus que dispença comentarios,conheci o pastor na 18º,conferencia da escola dominical.
resumindo se estar indicada a 'dake'pelo pastor antonio gilberto nao tem o que se discutir
fique na paz do senhor

Gernandes disse...

A paz do Senhor Jesus,caro Pastor Ciro,

O Mensageiro da Paz aos seus 80 anos traz em sua propaganda: informação com o seu ponto de vista. Magnífico!

Ora, não sou contra a publicação da obra,mas deve haver interferencias para com os pontos contrarios a nossa fé.

Será que todos que adquirirem a Dake sabem diferenciar o certo e o errado? Não seria melhor haver uma interferencia para termos uma publicação com o nosso ponto de vista como o Mensageiro da Paz?

Será que no futuro teremos de adquirir uma obra com o título: Erros que as Bíblias de Estudos Contém. Não por sua autoria,mas de outro!

Em
Cristo

jorge mélo disse...

Ainda prefiro ficar com a minha Bíblia de Estudo de João Ferreira Almeida,adquirida na CPAD, a qual, já a examine-i de Genesis ao Apocalipse por várioas anos.
No mais, é orar, pregar, ensinar, e viver a vida cristã que ela recomenda, e aguardar a chamada agora, ou no arrebatamento, este é o alvo de todo salvo em CRISTO JESUS.
E lembrem-se do está escrito, em apocalipse cap.22vers.18,19.

Graça e Paz do SENHOR JESUS a família do PR. Ciro e a toda a Igreja.

RECIFE - Pe.

SERVO MARCIO BRITO disse...

EU JA ESTAVA QUERENDO ESSA BIBLIA HA MUITO TEMPO E OUVIA MUITAS COISAS QUE HAVIA HERESIAS E TUDO O MAIS, MAS QUEM ESTA ABALIZADO NA PALAVRA DE DEUS NAO VAI SE DEIXAR PASSAR POR UMA HERESIA ASSIM TAO FACIL E NEM AO MENOS QUESTIONAR A DEUS, AO PASTOR, E IRMAOS EM CRISTO SOBRE A PASSAGEM REFERIDA... E DEPOIS QUE EU VI O PR CIRO INDICANDO ELA CRESCEU MAIS AINDA A VONTADE DE TE-LA, E HOJE ESTOU COM UMA NA MAO QUE ACABEI DE GANHAR DE ANIVERSARIO E AGORA PODEREI DEVORAR A PALAVRA DE DEUS COM MAIS UMA BIBLIA

OBRIGADO A TODOS OS IRMAOS E CONTINUEMOS A ORAR PELOS MESTRES QUE SE LEVANTAM COMO UM ATALAIA DA VERDADE ASSIM COMO PR CIRO E TANTOS OUTROS QUE NAO NEGAM E NAO SE DEIXAM LEVAR POR MODISMOS

PR CIRO PARABENS E CONTINUE ASSIM AGRADECO A DEUS POR HOMENS DE DEUS ASSIM COMO O SENHOR E MEU PASTOR ISAIAS MEGRES BASTOS

Raynes ravel disse...

Infalível é a palavra de DEUS!
Aquilo que o homem escreve não é 100%.
Enquanto ao que escreveu o nosso Pr. Antônio Gilberto...
sem palavras.
Louvo ao SENHOR pela vida deste grande homem de DEUS!
O nosso pr.Nestor H. Mesquita,
costuma dizer:"É necessário que carreguemos duas sacolas:uma furada e outra sã. A sã colocamos as coisas boas e a furada as coisas ruins"
é assim que devemos analisar a obra dos homens

Professor Érick disse...

Belíssimo e sábio comentário pastor, quero ser como o senhor e o pastor Antonio Gilberto quando crescer! rsrs
Graça e paz!

Adriano disse...

Pessoalmente prefiro a versão Almeida Corrigida Fiel da SBTB sem nenhum comentário - sequer notas de rodapé -, para o devocional de cada dia, e a Bíblia Scofield para estudos.

Adriano

Carmen Correia disse...



A paz do Senhor pastor Ciro!

Se for possível, gostaria de um esclarecimento seu á respeito da bíblia do Expositor, comentada pelo pastor Jimmy Swaggart. Adquiri uma recentemente, e também ouvi muitas críticas, em relação a esta obra.

Francisco Teixeira disse...

Pr. Ciro, tenho muito respeito pelo nobre pastor e pela nossa querida CPAD, porem se esse princípio argumentado pelo sr. Pegar, a CPAD não poderá mais representar a visão assembleiana e será para nós assembleianos como tantas outras editoras, ou seja, não terá mais a confiança plena no conteúdo por ela editado e aí ficaremos sem uma visão padrão de conteúdo escrituristico de interpretação das Sagradas Escrituras, devendo por tanto todos nós examinarmos tudo (os livros da CPAD) e reter o bem. Meu ponto de vista é a CPAD voltar atrás se descobriu na Dake ou em qualquer outro livro editado por ela conteúdo contrário à nossa visão, isso para mim seria mais nobre e preservaria melhor a confiança que a CPAD tem adquirido em toda sua história.