Minhas meditações diárias (1)


Depois de passar um tempo escrevendo textos para responder a editores de blogs, convenci-me de que preciso voltar a escrever para o meu público. Por graça de Deus, há diversos irmãos, do mundo todo, que visitam este espaço em busca de mensagens. São amigos, leitores dos meus livros, pessoas que me conheceram em igrejas onde fui ministrar a Palavra e até jogadores de futebol, etc.

Ah, é claro que alguns editores de blog sérios também me visitam, os quais têm o meu respeito. E há aqueles que passam por aqui apenas para saberem o que escrevi para prepararem artigos pelos quais se contrapõem às minhas ideias ou zombam delas. Como eu já disse, em outra postagem, a blogosfera em parte cristã está em polvorosa. E eu quero distância dela!

Esta série que ora inicio tem como objetivo partilhar com o leitor breves apontamentos sobre a minha meditação diária na Palavra de Deus. É evidente que nem sempre poderei publicar comentários resultantes de minhas leituras bíblicas. Mas, quando possível, os publicarei aqui, no Minhas meditações diárias.

Na minha última leitura bíblica, em Hebreus caps. 4-6, chamaram-me a atenção algumas coisas a respeito da segurança da nossa salvação em Cristo:

1. Recebemos a promessa de entrar no “repouso”, mas se não atentarmos para a Palavra de Deus, podemos ficar para trás (Hb 4.1). A despeito de a Palavra de Deus ser pregada a todos, indistintamente, ela só tem eficácia na vida daqueles que a recebem com fé: “a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram” (Hb 4.2).

2. Deus responsabiliza o ser humano por não entrar no “repouso”: “aqueles a quem foram pregadas as boas novas, não entraram por causa da desobediência” (Hb 4.6). Segue-se que a falta de fé e a desobediência são, sim, as causas de muitos não serem salvos nem se manterem salvos em Cristo.

3. O que está escrito em Hebreus 4 é confirmado no capítulo seguinte, especialmente no versículo 9: “E, sendo ele [Cristo] consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”. Obedecer ao Evangelho é, por conseguinte, a condição para termos segurança da nossa salvação em Cristo.

4. O capítulo 6 de Hebreus começa assim: “Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição” (v.1). Isso mostra que a nossa gloriosa salvação não é estática; ela é progressiva, envolvendo passado, presente e futuro, como se vê em outras passagens neotestamentárias. Mais adiante, no versículo 9, está escrito: “de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos”.

5. Em conexão ao que está escrito em Hebreus 4.2 — que mostra a necessidade de a Palavra ser recebida com fé, para que tenha eficácia em nossa vida —, o autor de Hebreus assevera: “a terra que embebe a chuva que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; mas a que produz espinhos e abrolhos é reprovada, e perto está de maldição; o seu fim é ser queimada” (6.7,8).

6. Tal ilustração fica ainda mais clara à luz da parábola do semeador narrada e interpretada por Jesus nos Evangelhos sinóticos. A semente (a Palavra de Deus) é a mesma, mas só terá eficácia em boa terra (coração disposto para receber a Palavra). Como se vê, o autor de Hebreus se referiu à responsabilidade humana quanto ao recebimento e manutenção da salvação em Cristo, posto que nos versículos anteriores, ele dissera: “é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério”.

7. Vemos, em Hebreus caps. 4-6, a necessidade de vigiarmos, de nos exortar-nos uns aos outros (cf. 3.12-14), atentando com mais diligência para o que temos ouvido (cf. 2.1), a fim de que, de fato, a nossa salvação esteja segura em Cristo. Sem dúvidas, diante do exposto, o salvo em Cristo precisa perseverar em fé e obediência ao Deus da Palavra e à Palavra de Deus até a morte ou até o Arrebatamento da Igreja: “desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim” (Hb 6.11).

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Se os evangélicos e os blogueiros evangelicos ignoram esse pastor,a múidia secular, não:

http://www.correioregionalibaiti.jex.com.br/estadual/requiao+participa+de+culto+em+homenagem+ao+pastor+pimentel+-+08+02+2010+23+41+01
Wanderson Costa disse…
Pastor ciro, paz do Senhor.

Que estas mensagem possam cada vez mais se repetirem.
Caro anônimo,

Não generalize. Eu não ignoro o pastor José Pimentel de Carvalho, de Curitiba-PR, e tenho estado com ele em várias oportunidades. Neste blog há inclusive uma foto dele na seção Assembleia de Deus.

Ademais, há outros editores de blog que honram esse pioneiro das Assembleias de Deus no Brasil, ao lado de outros, como Anselmo Silvestre, de Belo Horizonte-MG.

Em Cristo,

CSZ
Fernando disse…
Olá, pr. Ciro Sanches!
A Paz do Senhor Jesus Cristo, nosso Eterno Salvador.

Como sempre, o senhor tem demonstrado um compromisso sério com a palavra de Deus. Orgulho-me muito -sem hipocrisia- em ter, na nossa Assembleia de Deus, homens comprometidos com o santo Reino de Deus.

Realmente, todos os dias, visito o seu blog, para ver se tem algum artigo novo. Aprendo muito com o que o senhor escreve, tendo base nas Santas Escrituras.

Que Deus continue te abençoando.
Fique com Deus.

fraternalmente,

Fernando da Conceição
Assembleia de Deus
Rio das Ostras-RJ

Obs.: Pr. Ciro, enviei para o seu e-mail uma dúvida a respeito do título "estrela da manhã", que consta no texto do livro de Isaías e no livro do Apocalipse. Gostaria muito deste esclarecimento, se for possível.
Rubira disse…
A paz do Senhor Pr. Ciro,

Excelente meditação, fui muito edificado através desta leitura e o que mais me chamou a atenção foi o ponto sete:

“desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim” (Hb 6.11).

Infelizmente muitos não tem guardado o ensinamento do Senhor até o fim, antes entregam-se a desvios doutrinários, apostatando da fé e do verdadeiro Evangelho.

Uma meditação que nos alerta sobre os perigos da "superioridade eleita".

Que Jesus Cristo guarde o seu ministério e fé até o fim, assim como de todos nós.

Em Cristo,
Júnior Rubira.
Anônimo disse…
Sou da congregaçao crista e visito seu blog todos os dias. Acho os assuntos muito edificantes. Parabens pelo Blog.

Nao fico um dia sem visitar. Risos.
Anônimo disse…
a paz do senhor pastor

nao sei ser bajulador nem pretendo,
mais os comentarios do seu blog tem conteudo biblico por isso gosto de ler
falo seu e nao senhor,porque somos da mesma idade.

fique na paz
helio costa
Anônimo disse…
Paz do Sr., Pr. Ciro!

Gostei mto desta postagem. Não aguentava mais ler os textos sobre a DAKE!!

Interessante que o sr. usou no seu texto o mesmo versículo de Hebreus que eu usei na minha última postagem, sobre o desprezo à Palavra de Deus. Nós tivemos a mesma interpretação do referido versículo!

Deus continue te abençoando!
Daniel disse…
Paz do Senhor Pr. Ciro!

Como sempre Deus tem te inspirado a escrever com ousadia, a respeito da poderosa Palavra de Deus.Que o Altíssimo continue a derramar abundantes bençãos sobre sua vida e familia.A propósito,aproveito para parabenizá-lo por mais um ano que Deus concedeu a sua belíssima filhinha...tenho orado por vocês!!!
O Fernando citou uma duvida que também tem sido a minha, quanto a estrela da manhã mencionado em Isaias a respeito de Lucifer e no Apocalipse acerca do que receberemos(Ap 2:28)e Cristo (Ap 22:16.Se o irmão puder nos ajudar ficaremos grato.Deus te abençõe!
Anônimo disse…
Rodrigo Sales
Mozarlandia -Go

Gosto de visitar o blog do senhor,justamente para meditar nas mensagens nele postado.As mesmas são edificantes,ricas em conteúdo biblico e não tenho duvidas de que são usadas por Deus como um instrumo para esta grande seara.(glória a Deus).
Querido irmão Wanderson,

Se Deus quiser, pretendo escrever pelo menos duas meditações diárias por semana. Eu medito nas Escrituras todos os dias, mas, em razão dos compromissos diários que tenho, além das viagens, não poderei escrever um artigo dessa natureza por dia.

Um grande abraço.

CSZ
Caro irmão Fernando,

Foi pensando em leitores como o irmão, que todos os dias visitam este blog, que resolvi criar a presente série. Como deu para notar, creio, o meu interesse não expor a minha opinião, mas simplesmente ajudar o leitor a entender o que está escrito na Bíblia.

Quanto à sua dúvida, em breve lhe responderei. Como a dúvida é possivelmente de muitos outros, preferirei respondê-la no blog Pastor Ciro Responde.

Em Cristo,

CSZ
Caro Júnior Rubira,

Precisamos mesmo ser fiéis até o fim, perseverando no evangelho (1 Co 15.1,2; Hb 3.12-14).

Agradeço-lhe pela manifestação, nos comentários, em minha agenda, do desejo de me conhecer pessoalmente. Se Deus quiser, estarei em Portugal em abril e, de passagem, creio, em maio, quando viajarei à Alemanha. Espero, sim, conhecê-lo, se Deus quiser.

Em Cristo,

CSZ
Caro cristão da Congregação Cristã no Brasil,

A paz de... Deus! Risos.

É prazer tê-lo por aqui diariamente. Aliás, tenho muitos leitores de sua igreja, visitantes que muito me honram com a presença neste espaço.

Que Deus, em Cristo, o abençoe grandemente!

CSZ
Caro irmão Hélio Costa,

Não há mesmo necessidade de bajulação. Mas as suas palavras de incentivo são bem-vindas. Glória seja dada ao maravilhoso nome de Jesus!

A paz do Senhor Jesus!

CSZ
Vanessa,

Quanto tempo!

CHEGA!!! Risos...

Visitarei o seu blog, a fim de conhecer o seu texto sobre Hebreus. Estamos no mesmo Espírito! Além disso, no meu caso e no seu (creio), não nos preocupamos em exportar para o texto a nossa opinião, e sim extrair, importar, dele a verdade.

Em Cristo,

CSZ
Caro irmão Daniel,

Agradeço-lhe pelos elogios e incentivo. Quanto à sua pergunta, a mesma do irmão Fernando, como já disse, a responderei no blog Pastor Ciro Responde, em breve. O link é http://pastorciroresponde.blogspot.com.

Um abraço.

CSZ
Irmão Rodrigo Sales,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelas palavras motivadoras.

Em Cristo,

CSZ
Rubira disse…
Pr. Ciro, a paz do Senhor!

Que Deus de fato lhe traga a Portugal, esta é a minha oração!

Agradeço por toda a atenção dispensada em relação a aquisição da obra "Teologia Sistemática Pentecostal", ja lhe enviei o e-mail confirmando o depósito.

Aguardo por esta benção!

Em Cristo,
Júnior Rubira.
Unknown disse…
A paz do Senhor Jesus Cristo,Pr. Ciro!

Fui à livraria hoje pela manhã e comprei a sua mais recente obra. Comecei a ler o maravilhoso prefácio do pastor Newton Carpintero e avancei já quase todo o capítulo 1. Nas primeiras páginas do capítulo já pude ter uma idéia de todo o livro. Um verdadeiro compêndio didático-apologético que muito contribuirá para abrir a mente de muitos que ainda não se despertaram para a verdade do Evangelho e da verdadeira adoração.

Depois de ler esta obra, também comprarei os demais livros que compõem a trilogia para que façam parte da minha humilde biblioteca de pesquisas que já conta com alguns volumes de renomados autores cristãos sérios como Dave Hunt,Russel Shedd,Abraão de almeida,etc...

Iria compra direto com o senhor. Mas como estava perto da livraria, não perdi tempo. A minha ansiedade em ler a obra não me deixou esperar.

Já indiquei a excelente obra para outros amigos. Tenho certeza que els também a obterão. Quero aproveitar o ensejo e convidá-lo para visitar o meu blog: http://cristianismoemdia.blogspot.com//

Peço que deixe, por gentileza um comentário critico sobre o texto "O outro Evangelho" que escrevi recentemente e em quais aspectos devo melhorar.

Será para mim uma honra a sua visita bem como o seu comentário crítico.

Sem mais me despeço desejando-lhe graça e paz a ti e a toda a sua família!
Amado Ciro.
Deus seja louvado sempre.

Parabéns pelo artigo. Continue, pois assim aprendemos uns com os outros.

Sucesso.

Levy Conde
Caro amigo irmão
Pr.Ciro,

A paz do Senhor!

Louvo a Deus pela sua vida, como por este edificante blog.

Nos Laços do Calvário

Pr. Gutemberg Maciel
Diretor da Etebs
Querido pastor Levy Conde,

As suas visitas ao meu blog têm me servido de motivação especial. Agradeço-lhe pelo carinho demonstrado para comigo.

Em Cristo,

CSZ
Thiago Schmidel disse…
Nobre amado Pr. Ciro, a paz!

Que alegria ver as suas meditações novamente. Eu que sou um grande admirador e visitante deste blog estava com saudades dessas profundas e inteligentes mensagens ao nosso coração mediante a Palavra de Deus.

Precisamos aprender mais sobre a Cruz, sobre o Caminho estreito, sobre a Verdade que verdadeira liberta o ser, em todos os níveis mais críticos, e da Vida, porque sem ela, nenhum de nós poderia adorar e exaltar o Criador, o amado Jesus Cristo.

Deus abençoe o servo Pr. Ciro e todos quantos tem passado aqui e deixado a sua contribuição sincera e edificante para o aperfeiçoamento de nossa vida em santidade.

Um grande abraço.

Atleta de Cristo,

Thiago Schmidel.
A paz do senhor. Pastor Ciro, há alguns dias venho lendo o seu blog e confeço que gosto muito e concordo com seus comentários. Acerca da segurança da salvação tenho a convicção que jamais perderei pois eu creio que a perseverança é uma das caracteristica dos salvos.
minha obediencia não é para ser salvo, mas obedeço por quer sou salvo.
Pastor, penso que se a salvação não é segura não podemos afirmar que somos salvos,mas apenas uma possibilidade para os que forem justos.
jorge mélo disse…
Homens de DEUS,tais como pr. Ciro, Antonio Gilberto,Geremias Couto, Elianai Cabral, Ezequias Soares,josé gonçalves,entre tantos outros, enquanto estiverem vivos, jamais poderão deixar de ensinar a palavra de DEUS ao seu povo.
Ás vezes oro ao SENHOR JESUS, para enviarem estes homens de DEUS acima, para países como Afeganistão, Paquistão, China, India, etc, para ensinarem a este povo tão carente do conhecimento de CRISTO,porém a decisão é do MESTRE.
Salmo 133.
Recife - Pe