domingo, 7 de fevereiro de 2010

Meu parecer final sobre a Bíblia de Estudo Dake


Estive nesta manhã com o pastor e mestre Antonio Gilberto, consultor teológico e doutrinário da CPAD. Para quem não sabe, além de amigos, pertencemos ao mesmo ministério — Assembleia de Deus de Cordovil, na cidade do Rio de Janeiro —, presidido pelo pastor Francisco José da Silva.

Antonio Gilberto é o teólogo e exegeta mais abalizado para opinar sobre qualquer assunto doutrinário ligado ao pentecostalismo brasileiro e especialmente às Assembleias de Deus. E ele, que é, verdadeiramente, um erudito e piedoso servo do Senhor (respeitado até fora dos círculos assembleianos), me deu algumas informações preciosas sobre a Bíblia de Estudo Dake.

Respeito a todos os eruditos que estão se manifestando a favor ou contra essa Bíblia de estudo. Mas, para mim, ninguém no Brasil tem mais autoridade para falar sobre a Dake que o mestre Antonio Gilberto. E ele me revelou que a conhece desde 1969! A pedido de N. Lawrence Olson, começou, naquele ano, a fazer um estudo crítico na obra de Dake, o qual durou cinco anos.

Há seis anos, quando a diretoria executiva da CPAD lhe pediu um parecer sobre o assunto, a resposta do pastor Gilberto foi a seguinte: “A Bíblia de Estudo Dake é um tesouro, especialmente para os pregadores. Mas eu faço algumas ressalvas. Há nela pontos de vista pessoais, de natureza filosófica”. Ele disse exatamente isso que está entre aspas.

Ele também asseverou, nesta manhã, na Assembleia de Deus de Cordovil, no Rio de Janeiro: “O irmão que tiver essa Bíblia de estudo não precisa rasgá-la ou jogá-la fora; ela é muito útil”. Finalmente, Antonio Gilberto disse que está sabendo de uma grande onda de rumores e manifestações de pessoas não-autorizadas (sem conhecimento de causa) para tratar do assunto e me aconselhou, em particular, a não debater com elas.

Posto isto, estou ainda mais tranquilo quanto à minha defesa à decisão da CPAD em comercializar a Bíblia de Estudo Dake. Afinal, nunca houve manifestações contrárias ao Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, de Russel Champlin, obra lançada pela CPAD (em parceria com a Hagnos), a qual, a despeito de apresentar diversas informações de natureza filosófica, não sofreu censura por muitos que verberam contra a obra de Dake.

Reitero, por conseguinte, respeitando as opiniões diferentes da minha, que o melhor e mais equilibrado posicionamento em relação à Bíblia de Estudo Dake é o de examinar todo o seu rico e vastíssimo conteúdo, retendo o que é bom, como nos orienta a Palavra de Deus (1 Ts 5.21; At 17.11; 1 Co 2.15).

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

18 comentários:

Saulo Vale disse...

Tenho grande respeito e admiranção pelo Pr. Antônio Gilberto. Um grande escritor, hábil nas Sagradas Escrituras e muito humilde. Que Deus continue abençoando e que ele possa continuar nos ensinando através dos seus livros, artigos, testemunho cristão e um ministério de ensinador bastante profícuo.
Paz do Senhor!

Ev. Nilson Queirós disse...

A paz do Senhor Pr Ciro, querido acredito que as pessoas devem possuir a liberdade de analisar os escritos e a partir deles tirar suas conclusões, idependente de qual credo se tenha qualquer material é de suma importancia para o conhecimento(não para a crença, quando ja a temos).
Ao adquirir a referida obra confesso (como historiador totalmente rendido a Palavra)que fiquei muito maravilhado com a grandiosidade de informações contidas nela,sendo as mesmas de suma importância que as pessoas tenham acesso.
Dake tinha concepções diferentes da de muitos? igual a muitos outros tem,nem por isto deixamos de considerar suas informações. Concordo plenamente que a Bíblia Dake seja vendida e mais, sem nenhum corte, no seu original.
Que venhamos aprender a não ser influenciado por qualquer coisa que leiamos, JA TEMOS A BÍBLIA EM SEU TEXTO PURO COMO PRINCIPAL INFLUÊNCIA EM NOSSAS VIDAS.

Jesus está Voltando!

Debora Zibordi disse...

A paz do Senhor, tio Ciro!!!

Belíssimo esclarecimento!

Bom, devo me desculpar por minha ausência. Graças a Deus, a vida anda bastante corrida! Aleluia!

Obrigada por visitar meu novo blog! Que o Senhor te abençoe ricamente pela mensagem!!!

Um beijo para a tia Lu e a Julinha! Ah! Eu também vou seguir o blog da Ju, viu?

Tio, que o Espírito Santo continue colocando essas palavras sábias e edificantes em sua boca! Que mais e mais portas possam se abrir para a honra e a glória do Reino de Jesus Cristo em sua vida!

Constantemente oramos por vocês e também precisamos muito de suas orações!

Um beijo e que Deus te abençoe!

Pr. Levy Conde disse...

Mais uma vez prevalece o bon senso. O Mestre Antônio Gilberto novamente surpreende a todos. É impossível após cinco anos de estudos da DAKE que o Rev. Gilberto não tivesse uma palavra tão sábia e segura como a que manifestou quando consultado pela CPAD. ORemos para que Deus abra os olhos daqueles que somente vêm o filosófico para que vejam a riqueza da DAKE.
Sábio também o conselho do MEtre Antônio Gilberto quando disse "...não combata com eles..."
Abraços Pr. Ciro.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Fernanda,

Você é mesmo filha de um pastor da Comadespe? Qual é o nome dele?

Quero perguntar ao meu amigo, pastor Carlos Roberto, se ele o conhece.

Se os dados conferirem, publico seu comentário. Mas eu acho que o seu nome é outro... Aliás, a maneira como você escreveu aqui e no Point Rhema me levam a crer que o seu nome é... Não me interessa, pois seguirei ao conselho do mestre Antonio Gilberto de não discutir mais com pessoas não-autorizadas.

CSZ

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre amigo e pastor Ciro,

mantenho o meu respeito pelos companehiros que pensam o contrário, mas, mantenho a minha posição favorável a publicação da Dake pela CPAD, nos termos em que publiquei em meu blog.

Abraços e paz do Senhor!

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro amigo Altair Germano,

Eu também respeito as opiniões contrárias, como a do querido amigo Carlos Roberto e de toda a Comadespe. Mas este meu artigo mexeu com os brios de alguns colegas que antes também me respeitavam, mas agora levaram o assunto para o campo pessoal. Triste isso.

Mas sou livre para expor o meu posicionamento, ainda que não gostem. Sinto muito por alguns colegas...

CSZ

Thiaguinho disse...

Muito triste realmente que haja estas contendas. Eu mesmo não concordo com diversos pontos de vista abordados na DAKE e ainda assim a comprei para análise e estudo, pois não se pode tolher a liberdade de pensamento por se ter opiniões contrárias. Embora a publicação esteja carregada de filosofias do próprio autor, isso não caracteriza uma obra impublicável por uma editora como a CPAD. Entendo quem defende veementemente a não-publicação deste exemplar, porque a editora informou que os erros doutrinários haviam sido tirados, e eles ainda permeiam essa obra, muitas vezes sendo usados por pregadores de evangelhos antropocêntricos, sem compromisso com a mensagem da cruz. Assim como eu também fui contra antes de conhecer os fatos na totalidade. No entanto, devemos também considerar que o texto sagrado em si continua lá sem alterações, esta sim é a fonte que devemos guardar como verdade pura, inabalável, imutável e que não se adapta as vontades e "sonhos" dos homens.

* Pr. Ciro, parabéns pelo blog! excelente também o depoimento do Pr. Antonio Gilberto.
Que Deus abençoe a todos!

Newton Carpintero, pr. e servo disse...

Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor, meu amigo e atalaia!

Publiquei o comentário da irmã Fernanda, apesar de entender que pode ser um "fake".

Com certeza, a irmã Fernanda, irá verificar o seu comentário e o meu e informará quem realmente é.

É incrivel a falta de respeito com esta disputa, que já está em curso para se verificar medidas a serem tomadas com responsabilidade. Afinal, a responsabilidade deve ser norteada pelos fartos acontecimentos na blogosfera.

Excelente a sua atitude com moderação e os devidos pronunciamentos, estes necessários a este mormente momento, em que se conhece, aos que não se conhecem pessoalmente, e que descaradamente professam serem de Cristo, mas em sua maneira grosseira, se projetam como falsos e anônimos comentaristas na tentiva de somente provocar.

O Senhor seja contigo, nobre companheiro!

O menor de todos. Mas, alegre e feliz por ter participado de uma Ceia Mavilhosa.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Prezada Inês,

À semelhança do que eu disse à "Fernanda", peço-lhe que se identifique melhor. Apenas "Inês", sem nenhuma especificidade em seu perfil, não me diz nada. Percebi que a sua maneira de expressar as ideias é semelhante à de pessoas bem conhecidas na blogosfera em parte cristã...

Ao que me aparece, algum "anônimo" resolveu se passar por Fernanda, Inês, Maria, Benedita, Felícia, Joana... na tentativa de conseguir publicar verborragias. Aqui, não!

CSZ

Francikley Vito disse...

Tenho a honra, nesta oportunidade, de "ouvir" a voz de uma figura respeitadíssima do pentecostalismo no Brasis, o Pr. Antônio Gilberto. Só entende ( e me desculpem pela audácia) que a CPAD a respeito desta questão demorou-se muito em dar uma resposta clara aos seus leitores, e isso me deixa intristecido!

[Querido professor Ciro (fui seu aluno na FAESP), convido o senhor a visitar o meu blog (www.vosbi.blogspot.com), Sua opinião sobre aquele espaço me será de grande valia!]

Anônimo disse...

Ciro

Cuidado!

Apesar de o pastor Antônio Gilberto ser um servo de Deus, homem íntegro à toda prova, ele entrou na fase da esclerose.

Você está entrando por um caminho sem volta, se continuar a usar o nome dele assim, publicamente, sem critérios bem delineados. Se um cego guiar outro cego... O quê?

Publicamente, fale apenas do passado dele, pois merece nossa honra, sim! Do presente, pense e repense o que irá dizer. Faça isso em favor de você, em favor de sua família, em favor do nosso amado pastor Antonio Gilberto.

Abra seus olhos!

NÃO PUBLIQUE ISSO, POR FAVOR!

Ciro Sanches Zibordi disse...

Amargo e caluniador anônimo,

Você está "aconselhando" a pessoa errada, pois conheço o pastor Antonio Gilberto, e ele mais lúcido que muitos jovens de 20 ou 30 anos.

E mais: pastor Gilberto não apenas um teólogo. Ele tem vida com Deus; é um homem piedoso, diferentemente de alguns teólogos "da letra".

Não vou lhe responder mais quanto a isso, mas fiz questão de publicar o seu comentário, para lhe dizer que ele também foi publicado no livro de Deus.

CSZ

Anderson Pereira disse...

Pastor Ciro!
Acompanho seu blog há muito tempo. Apesar de não ser pastor, evanvelista, etc, e conhecendo o conteúdo da "Dake", defender a sua publicação "por ser um tesouro" embora exista conteúdo filosófico e pontos de vista pessoais, para mim seria o mesmo que defender uma publicação da Sra. Ellen Withe dizendo que nela temos um tesouro, embora discordamos de alguns pontos pessoais...

Graças a Deus não tenho envolvimento com política, CGADB, etc, etc. Pois acredito que muitos pastores perderam o rumo e a visão para o qual foram chamados: "Pastorear". Estão mais envolvidos com as coisas deste mundo, poder, cargos etc do que com o Reino de Deus.

Você é um homem de Deus, não tenho dúvida disso, mas não concordo com a publicação da Dake, acho que a CPAD está apenas olhando a questão comercial, pois como empresa privada, o negócio dela é o lucro, ou estou errado?

Abraço,
Paz do Senhor

Anderson Pereira
Lajeado - RS

Ciro Sanches Zibordi disse...

Anderson,

O irmão pode concordar ou não com a publicação de Dake.

Mas está errado, respondendo à sua própria pergunta por duas razões.

1) A CPAD não tem fins lucrativos. Ela lançou a Dake por que a Dake é uma Bíblia de estudo única, com uma quantidade de informações não encontrada em nenhuma outra. É sim um tesouro.

2) A Dake não pode ser comparada a obras voltadas para difundir heresias. Ela contém pensamentos do autor, que para nós são estranhos, mas ele não preparou o trabalho para difundir teologia da prosperidade, adventismo ou coisa parecida. Por isso, não se deve fazer certas comparações.

Em Cristo,

CSZ

Anônimo disse...

Olá Pr Ciro,paz em Cristo.

É a primeira vez que comento este blog,embora seja um grande freqüentador do mesmo.Mas dada a importância do assunto,resolvi postar o que penso sobre a tão discutida Bíblia de estudo.
Antes,venho ressaltar minha profunda admiração pelo senhor e pelo nobre Pr. e Mestre Antonio Gilberto cujo talento e erudição é inquestionável.
Adquiri a Bíblia Dake e pude constatar, de fato, que a obra é relevante,porém para aqueles que já possui um certo nível de conhecimento teológico.No entanto, os mais leigos, um novo convertido por exemplo,pode ser prejudicado ao consultar algumas notas de estudo da referida Bíblia no intuito de aprender um pouco mais sobre as Sagradas Escrituras,posto que seu entendimento acerca da mesma, ainda está em desenvolvimento.Quanto aos mais entendidos do assunto,cabe consultar a obra e reter o que é bom.
Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pelo lançamento de seu novo livro(Erros que os adoradores devem evitar) e pelo sucesso que tal obra tem feito.Louvado seja Deus!!! Que o Altíssimo continue a investir no talento que te deu como escritor, pregador e ensinador da sua poderosa Palavra.
Que Senhor o abençoe rica e abundantemente.
Ir. Daniel

silva disse...

MUITO BOM ESTE PARECER SOBRE A BIBLIA DAKE,PORQUE O COMENTÁRIO DO CHAMPRIM(NÃO SEI SE ESTÁ CERTA A GRAFIA) ELE MARCOU A DATA DA VOLTA DE JESUS ENTRE 1995 A 2000,NEM POR ISSO PRECISAMOS JOGA-LO FORA,É COMO PEIXE,QUE SE TIRA OS ESPINHOS E SE COME O RESTANTE.

PREGADOR DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO disse...

Bom, sou mio leigo no assunto de Defesa da Fé (aplogia)...Apenas li alguns comentários contrários à Bíblia Dake.
Mas conforme estou observando, as coisas já estão indo para o lado pessoal, o que não é bom.
Palavra final: Quem não gostar da Bíblia Dake (seus comentários) então que não a compre e pelo amor de Deus pare de criticar e vá se converter...Estamos aqui para edificar e não destruir...