quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Examinai tudo; retende o bem


A teoria da evolução é a de que todas as formas de vida se derivam de modificações graduais de formas anteriores mais simples ou de formas rudimentares. Essa teoria defende um processo em que alguma coisa complexa é desenvolvida por si mesma a partir de um simples começo. Leva em consideração a existência da causa ou das causas da primeira substância e a força ou as forças operando transformações sucessivas de uma forma de vida inferior a um grau mais alto de complexidade da matéria e da vida.

A teoria da evolução cósmica defende que o sol, a lua, as estrelas, os planetas e os universos se autoformaram a partir de unidades de matérias mais simples (átomos e moléculas).

A teoria da evolução orgânica ensina que os reinos vegetais e animais evoluíram a partir de formas de vida menos complexas ao que são atualmente.

A tolice absoluta da evolução

Os evolucionistas não negam a primeira causa. Sua teoria começa com a matéria ou substância já em existência. Eles acreditam em uma nebulosidade primitiva e no poder inerente das moléculas. Eles não tentam explicar como vieram a existir, como as moléculas chegaram aos seus poderes inerentes, ou de que forma surgiram as leis que os governam de forma que eles possam produzir, sem fracasso, todas as coisas como as conhecemos hoje. A teoria deles não mostra por que há tal ódio amargo contra o Deus da Bíblia como sendo a primeira causa. Não existe nenhum fato que possa prová-la. Eles, porém, têm absoluta fé em uma mera suposição.

Seus defensores simplesmente negam a existência de Deus, da Bíblia e suas diversas evidências. Continuamente roubam de milhares e milhares de crianças a fé em Deus e na Bíblia. Eles produzem diversos desenhos de diferentes tipos de seres humanos surgindo de uma molécula por meio de um macaco até alcançar o estágio do homem contemporâneo. Além disso, adicionam suposições sobre suposições a respeito de como a vida era em cada estágio da evolução, e se recusam a aceitar a verdade bíblica da origem de todas as coisas. Eles eloqüentemente negam a Deus e sua obra na criação e, ao mesmo tempo, afirmam ser os detentores da única verdade acerca do assunto.

Huxley disse: “Está claro que a doutrina da evolução é diretamente antagônica à da criação... Se aceitamos a evolução, fica impossível crer na Bíblia”. Darwin ensinou que os mais complexos órgãos e instintos têm se aperfeiçoado pela acumulação de inumeráveis variações insignificantes, em favor das espécies que as possuem. Spencer disse que evolução era puramente mecânica e anti-sobrenatural. Earnest Raeckel afirmou: “A teoria da evolução exclui totalmente o processo sobrenatural, e todo ato consciente e premeditado de um ser pessoal. Nada tornará mais claro o significado da teoria da evolução do que chamá-la de teoria da criação não-milagrosa”.

Assim, os líderes da teoria da evolução estão certos de que nenhum evolucionista verdadeiro pode ser cristão ou crente na Bíblia. Não existe lugar para Deus na evolução.

Conseqüentemente, não há necessidade de crer no pecado ou no Salvador, no céu ou no inferno. Os religiosos que tentam harmonizar a evolução com a Bíblia excluem Deus e se contradizem, e são inimigos de Deus e da igreja. Nenhuma tese da evolução orgânica foi comprovada, muito menos a teoria como um todo. Essa é uma filosofia falida e especulativa – não um fato científico.

A verdadeira ciência rejeita

1 A teoria de que o cabelo é meramente resquício de escamas de animais pré-históricos.
2 Que as pernas de todos os animais se desenvolveram de verrugas de anfíbios aborígines.
3 Que os olhos são resultado de um mero acidente no desenvolvimento de sardas na pele de anfíbios cegos que reagiram ao sol.
4 Que as orelhas surgiram em função dos ventos que abriram orifícios em répteis pré-históricos.
5 A teoria da seleção natural.
6 Que os homens vieram dos macacos.
7 A teoria de que vasto universo evoluiu a partir de pequenas moléculas.
8 Que nada, operando em nada por nada, por meio de nada, para nada, se tornou tudo.

12 enganos da evolução

1 Ela prefere filósofos pagãos e gentios a Deus, Cristo, o Espírito Santo, a Bíblia e os cristãos. Os filósofos pagãos, hindus e gregos inventaram essa teoria. Aristóteles ensinou a espontaneidade interna, que é a mesma idéia dos modernos evolucionistas que a chamam de forças residentes ou energia impessoal eterna.
2 Anula a idéia da criação bíblica por meio de Deus. A força irracional é substituída pelo poder criativo do Deus vivo e pessoal que criou todas as coisas (Gn 1.1,20-28; 2.7-22; 5.1,2; 9.6; Jo 1.1-4; Ef 3.9; Cl 1.15-18; Hb 1.1-3).
3 Rebaixa o homem criado à imagem de Deus a um macaco ancestral. Veja Gênesis 1.26-28; 2.7; 5.1,2.
4 Rebaixa a imagem de Deus à de um mero animal. Veja Gênesis 1.26-28; 9.6; Tiago 3.9.
5 Faz de Cristo, o segundo e último Adão, nada mais do que uma simples fera. Veja Gênesis 1.26-28; 1 Coríntios 15.45.
6 Nega a queda do homem, pois como pode um mero animal que evoluiu continuamente de uma molécula a um ser inteligente retroceder e cair? Veja Gênesis 3; Romanos 5.12-21.
7 Rejeita os milagres sobrenaturais da Bíblia de todas as formas. O único milagre da evolução é a força inerente das moléculas. Veja Hebreus 2.1-4.
8 Nega o nascimento virginal, tornando-o impossível e desnecessário, e faz de Cristo um produto da evolução assim como todos os outros homens. Veja Isaías 7.14; 9.6,7; Mateus
1.18-25.
9 Nega a ressurreição corporal de Cristo e declara-a contrária ao processo da evolução das forças residentes em progresso.
10 Nega a expiação. De acordo com a evolução, não houve queda do homem, e por isso não existe nenhum pecado para ser expiado. A regeneração por meio de um poder exterior é diretamente contrária ao poder residente, o único poder aceito pela evolução.
11 Rejeita a segunda vinda de Cristo, a restauração final e a preservação de todas as coisas pelos atos pessoais de Deus.
12 Nega a autoridade da Bíblia como revelação real de um Deus vivo e pessoal, tornando-a uma mentira – não somente em relação à criação mas a toda doutrina nela contida. Veja 2 Timóteo 3.16.

Argumentar que um cristão pode aceitar a evolução partindo do pressuposto de que a Bíblia não deve ser interpretada literalmente, é render-se aos inimigos de Deus, de Cristo, do Espírito Santo, da Bíblia, e de todos os ensinamentos cristãos. A teoria, portanto, é anti-Deus, anti-Cristo, anti-Espírito Santo, anti-Bíblia, anticristã e anti-inteligência.

Pastor Ciro, que abordagem interessante! Sou professor de Escola Dominical. Onde posso encontrar comentários como esse?

— Ei, meu irmão, não conte nada para ninguém, mas o texto acima é de autoria de Finis Jennings Dake (foto) e foi extraído da Bíblia de Estudo Dake, editada pela CPAD.

Aquela Bíblia que estão querendo tirar do mercado?

— Sim... Mas fale baixo...

Ih, vou correndo comprar a minha...

— Tá certo. Mas examine tudo e retenha o que é bom...

Obrigado!

— Não há de quê.

Ciro Sanches Zibordi

14 comentários:

Flávio disse...

rsrsrs... Boa pastor.... Devemos sempre reter o que for bom e procurar sempre a verdade!

João Gold disse...

Olhe aí que material excelente. Só não compro uma agora por falta de de dinheiro mesmo.

Newton Carpintero, pr. e servo disse...

Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Risos!

O Senhor seja contigo, nobre amigo!

O menor de todos.

Weder disse...

Risos Estridentes!

Muito bom Pr. Ciro; já comprei a minha bíblia Dake desde o final do ano passado e como diz as Sagradas Escrituras: Examinai tudo, retende o bem.

Amém

obreiromateus disse...

Boa Tarde Pr. Ciro;

Interessante estes estudos da Biblia DAKE, tbm não compro pois estou sem $$$, mas quando tiver oportunidade comprarei, aahhh peço ao irmão e demais visitantes do Blog que me façam uma visita e deixem umas sugestões, acabei de postar um comentario pessoal Biblico sobre Cantares cap 1.

APDSJ.

http://obreiromateus.blogspot.com/

Anônimo disse...

A verdade é que, desde antes, os apologetas deveriam ser éticos, coerentes e fazer o seus julgamentos de acordo com a reta justiça, mas não o fizeram. Agora fica difícil justificar sua neutralidade diante da situação.

Como já falei, para manter um posicionamento contraditório, a melhor justificativa é taxar os questionadores de revoltados, acusá-los de estarem promovendo um LEVANTE REVOLUCIONÁRIO CONTRA A CPAD e afirmar que têm claramente motivações políticas, ou são mal-informados, aproveitando o momento para exteriorizar a amargura de seus corações (web-amargurados, web-blá-blá-blá).

É a mania daqueles que se acham no direito de dizer o que os outros devem evitar: colocam palavras na boca das outras pessoas ou julgam as intenções por trás das palavras dos seus opositores.

Deus tenha misericórdia de nós!

Ciro Sanches Zibordi disse...

Amargo "anônimo", cujas iniciais do nome são E.S., não perca o seu tempo por aqui.

Este escritor não participa de levantes ou motins. Volte para o seu lugar, pois está a rodear a blogosfera e passear por ela, à semelhança de seu pai (Jo 8.44).

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Amargo "anônimo", cujas iniciais do nome são D.L.,

Não publiquei as suas palavras porque elas já foram expostas noutros lugares, onde o senhor é bem aceito. Aqui não há espaço para amargurados de coração.

Procure fazer jus ao título pelo qual se identifica e lembre-se de que há um rebanho pelo qual precisa zelar. Abandone essa conduta imprópria de ficar inserindo verborragias sob anonimanto neste espaço.

Que Deus tenha misericórdia da sua vida.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Amargo "anônimo", cujas iniciais do nome são R.A.,

Para que o senhor fique mais tranquilo, li todos os seus impropérios e verberações desequilibradas. Amadureça. Pare de fazer papel de menino.

Que Deus tenha misericórdia da sua vida e salve o seu ministério.

CSZ

Marcelo disse...

Já que meu comentário anterior foi censurado, será que dá pra liberar somente o versículo que citei?

"Um pouco de fermento leveda toda a massa" Gálatas 5:9

Pra bom entendedor, não comprar a Bíblia Dake já basta.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro "Marcelo",

Aqui não há censura, e sim seleção, um direito do editor deste blog.

Mas já que insiste, tenha cuidado ao usar a Bíblia fora de contexto, a bel-prazer, pois, segundo esse seu argumento simplista, nenhum livro ou Bíblia de estudo deveria ser adquirido, porque todos eles, de alguma forma, possuem um dose de fermento.

Não vem me dizer que um pouquinho de fermento pode...

CSZ

ADRIANO JOSÉ URSULINO ISIDRO, 28 ANOS disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS PASTOR.

BÍBLIAS DE ESTUDOS E NOTAS JÁ DIZ TUDO: SÃO PARA O NOSSO ENRIQUECIMENTO INTELECTUAL E ESPIRITUAL.
SEMPRE IRÁ SURGIR ERROS E ACERTOS.
DEVEMOS ENTÃO LER E ESTUDAR O MÁXIMO DE MATERIAL POSSIVEL E FICAR COM O QUE É CERTO DENTRO DE NOSSO CORAÇÃO.
TODOS ERRAM POIS SÃO HUMANOS, SÓ NÃO PODEMOS CONTINUAR NO ERRO.
SÓ A BÍBLIA É DE TOTAL CONFIANÇA, OS OUTROS ESCRITOS PODEM CONTER ERROS.
A PAZ DO SENHOR JESUS.

pr Tony Seraphin disse...

Meu Deus fiquei assustado que guerra é esta, parece até que estão falando das Sagradas Escríturas e não dos comentários do autor. Ele tem todo direito de expressar o seu modo de ver, e nós o direito de não aceitar, porém nunca descredibilizar todo um trabalho na tentativa de colaborar com as futuras gerações de estudiosos da Palavra de Deus, nenhuma das Bíblias de estudo que possuo a tenho como infalível nos seus comentários no entanto não as descarto pois me tem sido de grande utilidade, e pretendo adquirir uma DAKE, inclusive com a assinatura do Pastor Ciro, não se preocupe vou compra-la e quando tiver oportunidade de encontra-lo aí o senhor assina, um grande abraço, mais confesso que guerra. Fique com Deus.Pastor tony recomenda também a Bíblia DAKE.

Thiaguinho disse...

Caro Pr. Ciro,
Li e reli o seu livro "Evangelhos que Paulo jamais pregaria", e o considero um dos melhores editados pela CPAD até hoje. Quando tive contato com esta literatura, agradeci a Deus pór existirem homens como o sr. pastor, comprometido com o evangelho de uma só verdade. No entanto, percebi também que no livro citado se condenam 'teologias' caracterizadas em estudos da Biblia DAKE, como a do culto a prosperidade, e as enfermidades estarem ligadas a demônios... Enfim, em meio a esse polêmica, comprei a Biblía DAKE e comprovei que existem estudos bem aplicados e dotados de certos comentários valiosos, como este postado pelo sr. no blog. Mas, os erros doutrinários persistem em diversos outros estudos da mesma bíblia, chegando a conter heresias gritantes, como na pg. 72 onde consta esse estudo que contesta a evolução, ele também coloca em cheque a trindade divina, onde afirma que o pai, filho e espirito santo tem suas proprias almas, epirito e corpo. O que quero dizer pastor, é que os que condenam a publicação deste exemplar não são revolucionários desinstruídos, mas sim pessoas como eu que tem comprometimento com a palavra da verdade que nos é advertido em 2 Timóteo 2:15 e I Timóteo 6 : 3-5. Talvez a dircursão não seja se a CPAD errou ou não ou publicar tal obra, mas sim se essa atitude foi pertinente devido a natureza desta instituição. Saliento que não deixo de acreditar na CPAD como instituição evangelística séria e que respeita o povo de DEUS, pois um erro isolado não apaga os benefícios de anos de obra cristã, no entanto devemos estar com os olhos abertos porque a hora é chegada e Jesus está voltando!!! Tenho certeza que na publicação de seu livro pastor, o sr. levou em conta o quão nocivos são os evangelhos que não trazem mais puramente a mensagem cristocêntrica do evangelho e disseminam outras ideologias mais terrenas do que espirituais, embora a editora na pessoa de representantes tenha afirmado que os erros doutrinários foram corrigidos, eles continuam lá. Considero também que como são comentários inseridos, a gente não pode analisá-los como verdade pura e absoluta, então cada um pode pesquisar e verificar se vale a pena ter um exemplar da DAKE ou não.
Espero tão somente que isto seja um alerta, pois a a bíblia prediz o surgimento destas contendas. E como diz a palavra: "Examinai tudo; retende o bem'"
Amo a palavra de DEUS, por isso não aprovo que ela seja interpretada de qualquer forma.
Devo ter sido claro em minha manifestação e ratifico que o sr. pastor Ciro é um homem compromissado com o evangelho de Cristo, pelo qual continuo orando.

QUE DEUS OS ABENÇOE!