terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Eu gostei da Biblia de Estudo Dake! (1)


Para início de conversa, reafirmo o que está no título deste artigo: eu gostei da Bíblia de Estudo Dake! E isso é um direito que me assiste.

Mais uma vez agradeço aos irmãos de todo o Brasil que estão me consultando a respeito da Dake, lançada recentemente pela CPAD. Já recebi dezenas de e-mails, mensagens inseridas diretamente neste blog, consultas feitas pessoalmente e
alguns telefonemas, todos a respeito do assunto.

Tenho acompanhado também o levante revolucionário de alguns contra a mencionada editora e os impropérios na grande rede contra mim e outros pastores que preferiram não embarcar na “canoa revolucionária anti-CPAD”. Os tais revoltados (não todos os críticos da Dake, é claro) se dizem amigos da CPAD e apenas opositores da Dake, mas percebe-se claramente que alguns têm motivações políticas, e outros, mal-informados, estão aproveitando o momento para exteriorizar a amargura de seus corações.

Tenho sim vínculos ministeriais, profissionais e sobretudo fraternais com a CPAD desde 1993 — já tive também vínculos empregatícios com essa editora. Mas isso não me impede de opinar a respeito da aludida Bíblia de estudo. Alguns afirmam que eu nunca falarei contra a editora em apreço por causa dos tais vínculos. Na verdade, em regra geral, eu não verbero contra instituição nenhuma. E, se eu tiver de refutar alguma heresia contida em publicações, seja qual for a editora, eu o farei, mas com respeito e prudência.

Como já disse, noutra oportunidade, há pessoas mais competentes do que eu para dar informações a respeito de especificidades contidas na Bíblia de Estudo Dake: os homens de Deus que atuam no departamento de publicações da CPAD, pessoas doutas e qualificadas acadêmica e teologicamente. Mas, o que eu posso dizer a respeito desse trabalho como estudioso das Escrituras?

Em primeiro lugar, pelo que já examinei, percebi que a Dake é bastante útil ao estudioso, e não apenas curioso, da Palavra de Deus (lembrete: o livre exame é bíblico, de acordo com 1 Tessalonicenses 5.21 e 1 Coríntios 2.15). Trata-se da Bíblia de estudo mais completa em língua portuguesa, com as suas milhares de referências cruzadas, notas, esboços para sermões, definições, mapas, etc.

Se a Bíblia de Estudo Dake possui algumas incongruências (qual Bíblia de estudo não as contém?), cabe ao estudioso fazer os seus questionamentos, não abrindo mão do primado das Escrituras, e consultar pessoas que tenham autoridade para responder às suas dúvidas. Sugiro, nesse caso, que os profissionais da CPAD sejam consultados, prioritariamente, e não pretensos teólogos ou especuladores que tomam a parte pelo todo, apressadamente.

Vejo na blogosfera (em parte) cristã algumas opiniões exageradas, com adjetivos depreciativos à aludida Bíblia e à CPAD, principalmente, as quais não levam em conta o compromisso dessa editora — que há setenta anos anuncia o amor de Deus —, a seriedade de seus profissionais e a erudição de sua consultoria teológica.

Conheço bem a CPAD, seus profissionais e, sobretudo, seu consultor doutrinário e teológico, o mestre Antonio Gilberto da Silva. Não se deve comparar a Bíblia de Estudo Dake com certas publicações cujo objetivo exclusivo é promover doutrinas falaciosas, como a Teologia da Prosperidade e outros conceitos extrabíblicos e antibíblicos sobre a batalha espiritual, para, com isso, obter tão-somente lucro.

Eu mesmo tenho em minha biblioteca várias Bíblias de estudo, mas, às vezes, encontro nelas algumas incorreções. A Bíblia de Estudo Scofield, por exemplo, é um excelente trabalho, a despeito de não ser inerrante (refiro-me às notas, e não ao texto bíblico, que é sim inerrante). Lembremo-nos de que os cristãos de Bereia recebiam de bom grado as pregações, porém tinham o cuidado de examiná-las à luz das Escrituras (At 17.10,11).

Somente o texto bíblico é infalível, sem contradições, erros e incongruências. Toda e qualquer obra humana, ainda que preparada por pessoas tementes a Deus e eruditas, pode apresentar algumas incorreções. Mas isso não deve nos levar a desprezar a totalidade do trabalho. Não vejo a necessidade desse levante revolucionário que alguns estão fazendo.

Um trabalho como um todo só deve ser desprezado quando o seu conteúdo, em sua maioria ou no que tange a questões relevantes, deponha contra as Escrituras. Não é o caso da Bíblia de Estudo Dake, que, no geral, é bastante útil ao pregador e ao ensinador da Palavra de Deus. Se Benny Hinn e outros usaram o conteúdo dessa Bíblia para o mal, houve outros homens de Deus que souberam empregá-lo para o bem.

Alguns irmãos sinceros (e outros que se dizem irmãos) estão decepcionados comigo. Outros (ímpios, sem nenhuma dúvida) estão usando perfis anônimos para fazer comentários contra mim (Como editores que se dizem defensores da sã doutrina permitem a propaganda desses ímpios em seus blogs?!). Ainda outros, igualmente ímpios, se valem de blogs/postagens zombeteiros para atacar a mim e a outros pastores que têm vínculos com a CPAD.

Esses escarnecedores pensam que somos obrigados a participar desse levante contra a mencionada editora. E tenho certeza de que, depois deste artigo, os tais cristãos (cristãos?) revolucionários ficarão ainda mais decepcionados e indignados, pois não descobriram ainda que este escritor não escreve para agradar ou atacar pessoas e instituições. Escreve, antes, para comunicar a mensagem que tem recebido do Senhor.

Portanto, a minha palavra aos irmãos que estão em dúvida quanto a adquirir ou não a Bíblia de Estudo Dake se baseia no que está escrito em 1 Tessalonicenses 5.21 (ARA): “Julgai tudo, retende o que é bom”. E esse julgamento deve ser segundo a reta justiça (Jo 7.24).

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

35 comentários:

Pr Alessandro Garcia disse...

Pr Ciro, a paz do Senhor.

A grande questão em torno da DAKE, a meu ver, não é o fato dela possuir comentários heréticos (como já têm sido amplamente divulgado). Se ela fosse editada por qualquer outra editora independente, certamente não estariamos em meio a este fogo cruzado. O problema é o fato dela ter sido editada por uma Editora que tem um compromisso em atender doutrinariamente a uma denominação. Por exemplo: A Bíblia Anotada em seus comentários quanto aos dons espirituais, é cessacionista. A Bíblia Sheed quanto a doutrina da salvação, ensina que o crente não perde a salvação e assim por diante. Nunca vi nenhum assembleiano se desesperando por causa disso, por uma simples razão: Os comentários destas e de outras bíblias ou livros teológicos semelhantes, não foram escritos para, Assembléia de Deus. Durante décadas tivemos que nos contentar em beber de outras fontes. Todas as publicações da JUERP, por exemplo, visavam atender primeira e principalmente os Batistas, porque era uma editora de confissão batista. Jamais alguém compraria um livro editado por ela que apoiasse as doutrinas pentecostais, porque a JUERP era um órgão da Convenção Batista Brasileira. Eles estavam errados nisto? Claro que não. Esta era a sua missão: Doutrinar principalmente os batistas com a doutrina batista. Não estou dizendo que não havia obras de interesse das outras denominações. Mas tínhamos que aprender a filtrar muito bem os seus comentários para nos atender.
Na minha pequena concepção, entendo que se a CPAD é uma editora confessional, todas as suas obras devem estar de acordo com o pensamento doutrinário da denominação. A menos que hoje ela já tenha se tornado uma editora com independência doutrinária.
Fico também imaginando um professor da EBD, que não tenha a capacidade de filtrar um comentário desta Bíblia e de outras publicações que estão no mesmo patamar. Muitos pregadores leigos (e até veteranos) que por confiarem tanto na CPAD e nos seus consultores, poderão ensinar doutrinas anti-pentecostais, calvinistas e muitas heresias porque partirão do princípio: "Se é CPAD, podemos confiar!"

Solução: a) Seria muito melhor se tais obras não fossem publicadas pela CPAD. b) Que procurassem outras obras que atendessem à nossa forma de pensar. c) A CPAD poderia investir muito mais em autores/teólogos assembleianos nacionais, que conhecem a nossa realidade doutrinária, para que escrevessem obras de referências doutrinárias.

Espero, ter contribuido para a reflexão do assunto.

elielgaby disse...

Prezado Pr. Ciro.
Parabéns pela reflexão sobre este assunto que está movimentando o "mundo evangélico".
Lembro-me quando houve o lançamento do Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo - Champlin, da Editora Candeia, que críticas bastante contundentes foram lançadas. Como bem disse, qual versão comentada não tem equívocos? Na obra do Champlin, vejo vários! Pergunto então, quem já não se beneficiou do que há de bom na obra da Editora Candeia? Com certeza, muitos. Um equívoco não elimina o valor da obra.
Deus lhe abençoe!

Gutierres Siqueira disse...

Pr. Ciro, a paz!

Escrever um texto insinuando que a maioria dos críticos da DAKE estão numa campanha contra a CPAD é um exagero. Há pessoas falando besteiras da CPAD, como aqueles que pedem cabeça de funcionários? Sim, há alguns. Mas não é a maioria. Vejo até muitos poupando a CPAD com frase do tipo: “continuo admirando a editora”, “é um erro incomum”, “é uma publicação que pode prejudicar a imagem da editora” etc.

O irmão bem sabe a diferença entre esculhambação e zelo. Vejo que a maioria, por zelo com entendimento, prefere ver a CPAD publicando Hank Hanegraaff do que Finnis Jennings Dake.

É isso.

PS: Ontem, enquanto o céu desabava no final da tarde de São Paulo, comprei o seu novo livro “Erros que Adoradores Devem Evitar”. Já passei da página 100. Posso dizer que é mais um livro edificante que a CPAD publica para os assembleianos. Parabéns pelo novo filho das letras.

Abraços

Anônimo disse...

Pr. Ciro,
A Paz do Senhor Jesus.

Amém, amém, amém.

Com o advento dos blogs evangélicos, encontramos várias opiniões diferentes sobre um mesmo assunto.
E este presente ganhamos; A liberdade de escrever, comentar, tecer opiniões. As vezes corretamente, outras nem tanto, algumas com certa dúvida (ou é só comigo). Nunca porém "descrendo" do "credo apostólico" e a base de nossa fé, uma vez concedida aos santos.
Pois bem.
Se houve um equívoco da CPAD em lançar a Bíblia Dake, uma vez que a instituição defende a fé - Pentecostal e denominacional Assembleiana. As atitudes devidas já foram tomadas.
Inclusive não podemos apagar o passado e o presente de uma editora séria e comprometida com a Verdade.
Agora perder a oportunidade de conhecer mais uma bela obra, isto é inconcebível.
Ora, fosse assim não leria nada dos reformadores. E a bíblia Shedd?
Tenho várias bíblias de estudo e acho ótimo ler 02 ou 03 opiniões sobre o mesmo assunto, isto é crescer no conhecimento.
Tenho uma bíblia Torre de vigia versão 1966, ainda intacta em seu conteúdo, inclusive Jo 1.1 (...era Deus). Também tenho a de 1984, a "mutilada" e com Jo 1.1 (...era um deus).
Até a bíblia da batalha espiritual e vitória financeira possui sua utilidade. Nos dá subsidio para estudarmos as heresias da teologia da prosperidade.
Pois bem. Esta é minha opinião. Não me morderei de raiva se existem outras.

Julio Garcia - Recife

Tamar disse...

Tenho uma Thompson que é de grande ajuda e creio que uma Bíblia de estudos pode ser valiosa para quem já conhece bem os ensinamentos do evangelho.
Mas...Se a pessoa que está lendo não sabe a diferença entre um texto canônico e um texto apócrifo, entre um texto com autoridade apostólica e conversa mole de paipóstolo, Moisés e os profetas e o Novo Testamento...Temos aí um grande problema.
Uma vez comentei sobre o "anel da autoridade" que uma igreja utiliza.
e uma pessoa me disse que aquilo estava na Bíblia e mostrou o desenho do "anel da reconciliação" no comentário da Thompson. A pessoa havia confundido o comentário com a Bíblia.
Na livraria evangélica uma vendedora mostrava uma Bíblia comentada para uma freguesa dizendo: -Essa Bíblia é ótima fala sobre família, maternidade, gravidez....
E eu pensei comigo mesma que a outra Bíblia também fala sobre isso.

HELIO ALVES disse...

a paz pastor ciro
realmente e uma bençao a biblia dake dispença comentarios, a vi, porem nao comprei ainda mais no momento certo estarei adiquirindo uma,
fique na paz Deus abençoe

João Gold disse...

A paz do Senhor Pr. Ciro,

A verdade é essa. Se alguém julgar que essa bíblia não é bom para os cristãos, me presenteie, pois ainda não tenho uma. Ficarei muito grato com o presente.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Irmão Gutierres,

Fiquei feliz em saber que o irmão está lendo a minha nova obra "Erros que os Adoradores Devem Evitar"! Espero que ela lhe seja útil.

Quanto ao seu comentário sobre o meu artigo, desculpe-me se lhe parecer grosseira a minha resposta, mas eu nunca entrei no seu blog para dizer que é exagero escrever sobre isso ou aquilo. Já tive vontade de fazer isso, mas respeitei a sua liberdade de escrever o que quiser ou o que Deus lhe dirigir.

Ademais, onde eu insinuei, em meu texto, que a maioria dos críticos da Dake estão numa campanha contra a CPAD? O que eu disse (e falo com conhecimento de causa) foi que existe, sim, um levante revolucionário contra essa Casa. E alguns que participam desse levante (para evitar a palavra "motim") dizem que "poupam" a CPAD, usando frases do tipo "continuo admirando a editora".

Sim, eu conheço bem a diferença entre esculhambação e zelo. Por isso, deixei bem claro no meu artigo que há pessoas participando de um levante revolucionário contra a CPAD. Disso eu não tenho nenhuma dúvida. Conheço pessoas que não fariam o que fazem agora em outro momento...

Eu quero que a CPAD publique Hank Hanegraaff e também Finnis Jennings Dake. Eu reitero que gostei da Bíblia de Estudo Dake. Ela é muito útil. E vou provar isso, "a posteriori". Isso é um direito que me assiste. Ou será que sou obrigado a ser contra Dake porque o "Dr. Fulano de Tal" é contra ela? Aliás, certos "doutores" já me decepcionaram em outras questões bastante relevantes. Mesmo assim, não vou pedir a descontinuidade de suas obras, como estão fazendo (cruelmente) com a Dake.

Em Cristo,

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro pastor Alessandro Garcia,

A paz do Senhor.

No meu modesto modo de ver, a Bíblia de Estudo Dake não contraria as doutrinas esposadas pelas Assembleias de Deus. Ela, na verdade, apresenta algumas incongruências (presentes em qualquer trabalho humano, como bem enfatizou o pastor e amigo Eliel Gaby, ao mencionar a obra de Champlin).

Precisamos ter cuidado com a dimensão que certas coisas estão tomando na Internet. Sejamos justos. Eu, por exemplo, sou crítico da canção "Faz um milagre em mim", mas nunca aceitei que ela tenha sido gravada ao contrário, com mensagem satânica, pois não há comprovação disso.

Muitos estão dizendo que a Dake é herética porque Hanegraaff (que também tem os seus desvios) ou o teólogo brasileiro fulano de tal (que também tem os seus devios) afirmaram que ela contém heresias. Mas eu estou a examiná-la com muito cuidado. Sou bastante crítico, mas valorizo muito o que o Senhor Jesus disse em João 7.24: "julgai segundo a reta justiça".

Já fiz uma análise geral da Bíblia de Estudo Dake e gostei. E parabenizo a CPAD pelo seu lançamento. Agora, estou examinando algumas dificuldades dessa obra. Em breve, me manifestarei sobre esses pontos. Mas já adianto que eles não depõem contra a obra, a ponto de o projeto precisar ser descontinuado, como alguns estão exigindo, numa verdadeira "caça às bruxas".

Em Cristo,

CSZ

Pr. Levy Conde disse...

Amado Pr. Ciro.
Saúde, graça e paz.

Tive a felicidade de ler seu excelente, corajoso e transparente artigo acerca da Bíblia de Estudo Dake. Parabéns. Realmente muitos estão usando o assunto para atacar tantop a CPAD como muitos ministros transparente como o irmão, que usando direito de se pronunciar com sinceridade. Permita-me transcrever abaixo meu comentário postado em meu blog. Paz.
"...Em Agosto de 1986, ganhei uma - Dake's Annotated Reference Bible - em inglês é claro, como presente de meu inesquecível amigo Dr. Bernhard Johnson, hoje na glória. Sempre a usei como fonte de consulta e, confesso que em muito me ajudou.
Agora, aproveitando o lançamento de nossa querida CPAD, adquiri a versão em português.
O lançamento da Dake tem causado uma "revolução" muito grande. É de bom alvitre que se diga que os Doutos Conselhos de Doutrina e de Apologética de nossa egrégia CGADB, não está proibindo ninguém de adquirir a bíblia de Dakes e nem está, digamos, "obrigando" a CPAD a fazer um recolhimento total de todas as unidades já vendidas, o que seria, convenhamos impossível.
O que fazer então. O assunto está tomando vulto na blogosfera. Se encontro algum comentário que observo não está correto, aproveito para não incorrer no mesmo erro e não o repasso. Aliás, não costumo pregar usando o esboço ou comentário de terceiros. Examino-os e retenho àqueles que me possam ser úteis. Quanto a Bíblia também a examino mas para minha edificação pois ela é simplesmente insuperável não se contradiz, jamais. O consagrado Pastor Geremias do Couto em seu blog, apresenta três perguntas interessantes esperando que alguém se habilite em respondê-las. Uma delas me chamou muito atenção quando o colega pergunta qual será a reação dos proprietários dos originais em relação as "tesouradas" aplicadas aos mesmos. Finalizo dizendo: "... Examinai de tudo e retende o que é bom..."

Pr. Levy Conde
CGADB 3405.

Lucivaldo de Paula disse...

Querido Pastor Ciro, descupe-me pela minha expressão mas essa cambada de crente quer que os comentários da bíblia Dake sejam do mesmo nível da palavra de Deus ou seja parece que querem que as notas sejam expirados como aconteceu com as escrituras. Um grande abraço meu querido Pastor! Apaz do Senhor.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Querido pastor Levy Conde,

Agradeço-lhe pelas palavras aqui registradas.

Quanto à pergunta final, as tais "tesouradas" só ocorreram porque houve permissão por parte dos proprietários. A CPAD é uma editora séria e não mexeria no texto da Dake sem a devida autorização.

Toda e qualquer obra estrangeira passa por tradução, copidesque e revisão. E isso pode implicar, principalmente na fase de copidesque (preparação dos originais) adaptação do texto, com supressões e/ou acréscimos ao texto original.

Em Cristo,

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro “Presbitero Zilmar”,

Aqui também não há espaço para contenciosos. O pastor Carlos Roberto, que tem o meu respeito, ainda que não estejamos de acordo quanto à Dake, fez bem em não lhe dar oportunidade ali para me atacar.

O senhor me atacou com impropérios e depois me ameçou de publicar ali no Point Rhema o que eu não publiquei aqui, mas não teve sucesso. Como se vê, ainda existem pessoas sérias na Internet, que não apoiam provocações inúteis como as suas. Parabéns, pastor e amigo Carlos Roberto!

CSZ

Weder disse...

A verdade é: "tempestade em copo de água". Analisam o trabalho de modo privativo, somente vendo, as coisas incongruentes; é preciso ver de um modo geral. Porém sou a favor de uma nota da CPAD explicando e resolvendo esse assunto de uma vez por todas!

Amém...

Gilmar disse...

Prezado Pr. Ciro,

Li em dois outros blogs, no blog do Pr. Altair Germano e também no blog do Pr. Silas Daniel, que as idéias não ortodoxas do autor foram emitidas na versão publicada pela CPAD. Isso procede? Caso afirmativo, o lançamento dessa obra pela CPAD não deveria de fato receber tantas críticas assim. O que o Sr. acha?

Em Cristo,
Gilmar

Joel Aquino disse...

Prezado Pastor Ciro Zibordi.

A Paz do Senhor!

Parabenizo o digníssimo Pastor pelo excelente trabalho prestado a todos nós pela defesa da genuína aplicação da Palavra de Deus.
Comprei a Bíblia de Estudo Dake e observei algumas distorções de interpretações que vem de encontro ao nosso credo, e lembrei de uma outra postagem que o Irmão fez de um Presbítero que não soube interpleta-lo em relação ao aero Ciro, fico preocupado a mãos de alguns que confiam plenamente em nossa CPAD, de pregarem e ensinarem heresias contida nela, e sustenterem que isto jamais aconteceria pois a CPAD tem como linha de frente os digníssimos mestres os Pastores Antonio Gilberto e Claudionor de Andrade como Consultores Doutrinários e Teológicos. Quanto à obra a CPAD não deveria publicá-la. A editora é confessional, isto é, deve dela emanar somente obras que estejam de acordo com os preceitos assembleianos. Jesus ensinou Mt 9.16-17 não dá para tomar um fruto com sinais de aprodecimento e tenta-lo trasformá-lo em outro saudável.
Como o Irmão orientou muito bem que devemos examinar tudo e reter o bem, mas será que muitos examina mesmo? Então o que dizer destes, que se aproveitão da boa Fé, subtraindo dos fiéis com a teológia da prosperidade, da determinação e etc.
Um forte abraço fraterno em Cristo!

Micheline Gomes disse...

Paz! Pastor Ciro

Leio sempre suas postagens. Benção!!
Escrevi recentemente algo sobre Bíblias. Está em meu blog: http://michelineblogs.blogspot.com/2009/12/biblias-gosto-do-fregues.html

Se desejar passa lá e será uma honra!

No amor de Cristo que nos une!

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Gilmar,

A CPAD tem zelo pela sã doutrina. E sua equipe trabalhou no sentido de melhorar as notas da Bíblia de Estudo Dake. Por isso, a maneira como estão criticando esse trabalho é desproporcional. Não apoio essa caça às bruxas. Isso não é e nunca será apologética. O livre exame é bíblico (1 Ts 5.21). Eu posso não concordar com todo o conteúdo de Dake, mas atacar a obra da maneira como estão fazendo é uma sandice.

Em Cristo,

CSZ

Raylson S. Teixeira disse...

A paz do Senhor Ciro Sanches,

Acompanho o seu blog e gosto muito de ler, em breve comprarei o seu livro.
Li o seu comentário a respeito da Bíblia de Estudo Dake e estava debatendo sobre isso com um amigo.
Eu acho sinceramente, que o senhor não teria coragem de discordar da CPAD, pois você tem vinculos com ela, e se fizesse isso, não seria bem visto.
Mas o problema não é lançar a Dake, pois como você disse, todo crente deve saber reter o que é bom, analisando tudo. Mas o problema está ai? O crente saber reter o que é bom, pois muitas pessoas não tem o devido preparo e nem pessoas a nível para explicar. O assunto é mais sério, quando se trata de novos convertidos.
Mas isso não vai atrapalhar e tirar meu respeito pela CPAD, pelo Ronaldo Rodrigues e Antonio Gilberto e por você, pois admiro muito esse pessoal.
Agora, eu não recomendo aqui de maneira nenhuma essa Bíblia, mas respeito quem quiser comprar, pois ele deve saber analisar.
Agora tirando esses problemas, é claro que ela é uma ótima ferramenta para todo pregador, mas eu não compraria.

PS: Essa é minha sincera opinião, não quero causar polêmica com esse comentário e muito menos discordância com você.

A paz do Senhor, e abraços!

Anônimo disse...

Apaz do Senhor

Pastor ciro,

O Dr. Norma Geisler, comenta em um de seus artigos, possiveis desvios doutrinarios na obra de Hank Hanegraaff's o O Último Discípulo.
Segue abaixo o link

http://www.normangeisler.net/lastdisciple.htm

poucos comentam...

Fraternalmente em Cristo Jesus

Otniel Cabral

Gutierres Siqueira disse...

Pr. Ciro, a paz!

Sobre o comentário realmente penso que o irmão exagera quando fala em “levante revolucionário contra essa Casa”. Quando falo isso não é para ofender ou por falta de respeito a sua pessoa. É uma simples análise. Já li todos os seus livros (com exceção daquele voltado para adolescentes), leio sempre os seus artigos e tive a ideia de fazer um blog lendo o Blog do Ciro há três anos. Não quero passar a ideia de desrespeito, mas sim de discordância entre duas pessoas maduras para concordar em muita coisa e discordar algumas outras. O irmão é um pastor que eu admiro.

Por isso, quando achar que eu exagerei ou que estou equivocado com os meus textos no Blog Teologia Pentecostal, o irmão tem completa liberdade de comentar e expor o seu ponto de vista. Assim alguns lá fazem: criticam um texto, gostam de outro, depois criticam novamente.

Repito que ALGUNS, com resquícios politiqueiros das eleições para a presidência da CGADB, aproveitam a polêmica para atacar a direção da CPAD. Esses nós já conhecemos, e nem levamos em conta suas críticas, pois sabemos que eles são os mesmos que apoiam pregadores heterodoxos. Esse povo sem moral defende a publicação da “Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira”, mas agora falam da DAKE. Mas vejo que é uma minoria.

Não censuro o seu direito de gostar da Bíblia de Estudo Dake. Mas só penso que devemos ter o cuidado de não desqualificar todos os críticos da DAKE como interesseiros de uma política escusa. O irmão escreve que TODOS são críticos politiqueiros contra a CPAD? Não escreveu, mas um leitor desatento acaba assimilando essa mensagem.

Abraços

Ciro Sanches Zibordi disse...

Irmão Raylson,

A paz do Senhor.

Grato por acompanhar o meu blog e por ter interesse em adquirir meu novo livro. Respeito igualmente a sua opinião, mas preciso fazer alguns esclarecimentos.

Quanto ao que disse do meu posicionamento em relação a CPAD e Dake, o irmão está equivocado, com todo o respeito. Eu já expus o que penso da Dake, no artigo acima. Mesmo assim, o irmão sugere que o que eu disse é por causa de preocupação com o que vão pensar de mim?! Ora, leia o texto de novo, meu irmão, por favor.

Por outro lado, por que alguns querem que eu critique uma editora tão especial e séria como a CPAD por causa da Dake? Será que o apologista bom é o que critica a CPAD? O apologista bom é o que "cospe no prato que come"?


Algum executivo verbera contra a própria empresa? Isso é incoerência. Se um dia a CPAD for do mal, como estão sugerindo agora, usando de calúnia, eu vou me opor a ela. Mas o lançamento da Bíblia de Estudo Dake não é um mal, e sim um bem para os estudiosos da Palavra de Deus.

Não tenho nada contra quem critica alguns pormenores da Dake. Mas quem hoje diz amar a CPAD e participa de movimentos que fazem críticas depreciativas e até caluniosas é porque tem outros alvos, com toda a certeza. Quem ama verdadeiramente essa Casa não participa desses levantes revolucionários.

Por isso, meu jovem, no dia em que eu quiser criticar a CPAD, como eu já fiz, aliás, não verberarei contra a instituição, mas falarei contra erros, sem expor a instituição e pessoas ligadas a ela.

Se o irmão já leu meus livros, já percebeu que eu sou contra os erros verificados na igreja, de modo geral, independentemente de pessoas, denominações, editoras. Essa sempre foi a minha maneira de me conduzir, antes de trabalhar na CPAD, quando ali trabalhei e agora, que não tenho mais vínculos empregatícios com essa editora.

O seu argumento para se opor à Dake eu respeito, mas não concordo com ele. Novos convertidos precisam ser ensinados. Eles podem se confundir até ao ler o texto puro, sem nenhuma nota! A Dake é uma Bíblia de Estudo! É para um público-alvo bem definido. Os neófitos precisam ser ensinados. O problema é que muitos, em vez de ensinar o povo, preferem fazer o culto da vitória...

A Bíblia de Estudo Dake é riquíssima. Como vimos nos comentários acima, Bernard Johnson a usou. Além disso, Jimmi Swaggart (que, apesar da queda, foi um grande expoente da Palavra), Antonio Gilberto, Elienai Cabral a têm usado. Eu a uso. E não estou desviado! E também não conheço nenhum desviado por causa de possuir e ler as notas da Dake!

Paremos com essa caça às bruxas! Isso é exagerdo, desproporcional. As incongruências da Dake não são maiores do que a sua utilidade como um todo.

Por fim, o irmão tem direito de não comprá-la e de não recomendá-la. E eu tenho o direito de comprá-la e recomendá-la. É isso. O livre exame é bíblico. E não é a primeira vez que CPAD lança obras com algumas coisas que podem gerar dúvidas. Ainda estamos na terra; ainda podemos falhar, como humanos que somos. Somente o texto bíblico é inerrante e perfeito.

Não me tenha mal pela franqueza, mas o que o irmão "achou" a meu respeito não confere com a realidade. Não sou denominaciólatra nem corporativista. Apenas, estou sendo ético e coerente. E, por isso, estou do lado da CPAD e a apoio integralmente no caso da Bíblia de Estudo Dake.

Em Cristo,

CSZ

André Gonçalves disse...

Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus!!

Pr. Ciro,

Realmente algumas bíblias possuem, em suas notas de rodapé, alguns desvios, doutrinários e interpretativos.
Possuo uma bíblia de estudo que me deixava na dúvida quanto a um assunto específico, obtive a interpretação desta dúvida, em seu livro Erros que os pregadores devem evitar.

Por falar em livro, recebi neste momento, o seu livro Erros Que os Adoradores Devem Evitar, o qual havia adquirido diretamente do Pr. Obrigado pela dedicatória!!

Deus o abençõe, continuando a usá-lo com sabedoria divina.

Em Cristo,
André Gonçalves.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Gutierres,

Eu lhe sou grato pelo apreço. A recíproca é verdadeira.

Mas, no meu texto, a despeito de o irmão não ter notado ou ter preferido entender de outra forma, eu deixei claro que o levante revolucionário tem como partipantes "ALGUNS". Aliás, sempre há "alguns" que dão trabalho mesmo, como vemos em Atos 15 e em 1 Timóteo...

Não vou prosseguir, pois vou publicar uma nova postagem sobre o assunto ainda hoje.

Que Deus o abençoe!

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Irmão Joel Aquino,

Agradeço-lhe pela participação. Mas as incongruências da Dake não são contrárias às doutrinas esposadas pelas Assembleias de Deus, como já disse, ao responder a outro internauta.

CSZ

Raylson S. Teixeira disse...

Caro Pastor Ciro,

De forma alguma, estou do lado daqueles que fazem guerra contra a CPAD, pois como disse, nunca vou perder meu respeito por esta editora e pelo mestre Antonio Gilberto.
Não esperava que isso fosse virar um artigo, mas sem problemas.
Por curiosidade, sou um jovem de 16 anos e pregador do evangelho, mas sinto que Deus tem me direcionado para a área de Apologia, e por isso, tomo como exemplo o senhor, se quiser, acompanhe o meu blog.
Eu de forma alguma, quis dizer que era para você criticar a cpad, acho que vocÊ se equivocou a respeito disso, nunca pedi, e como disse, eu respeito a CPAD, e quases todos os meus livros são delas, por eu como assembleiano, acho a editora confiàvel.
De forma alguma estou caçando bruxas... não e não (risos)
Apenas expus o que acho do seu artigo, e nem quero criar mais confusão, pois como disse, gosto muito do senhor e o defendo.
Inclusive, um pregador ai do rio falou mal do senhor e eu não gostei, pois gosto do senhor, mas como todos, não concordo em tudo com voce, pois como vocÊ proprio diz, todos os homens erram

Sem mais, abraços e que Deus te abençõe.
Me da um livro de presente?(risos) - Brincadeira

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Raylson,

Veja como a sua opinião é importante! Ela motivou uma nova postagem em meu blog! Espero que o irmão veja isso como positivo, e não como negativo.

Eu não me equivoquei, não, querido jovem. O irmão disse claramente que acha que eu não teria coragem de discordar da CPAD por causa dos vínculos que mantenho com ela. Fique tranquilo, pois eu sou cuidadoso e procuro ler com atenção os comentários, para que não seja injusto em minhas respostas.

Se o irmão reler o seu primeiro comentário, verá que acabou de se equivocar ao dizer que eu me equivoquei! Risos.

Também não me referi ao irmão quando falei da "caça às bruxas". Leia com mais cuidado e atenção, por gentileza, pois o bom hermeneuta é detalhista. Alguns são até demais!

Quanto a lhe dar um livro de presente, vai orando... E me mande o seu endereço por e-mail. Se eu sentir de lhe mandar um livro, já estarei com os seus dados em mãos e ficará mais fácil fazer isso. Mas não prometo nada.

Em Cristo,

CSZ

Raylson S. Teixeira disse...

A paz Ciro Sanches...

Fiz como o senhor mandou e enviei o e-mail, só na torcida aqui.
Mas essa é a questão, eu disse que você não teria coragem, mas não disse que faço guerra a Cpad e a um movimento contra a Dake.
Mas creio que está tudo estabelecido entre nós, e nem mais nenhum problema, por enquanto (risos)
Mas não canso de falar, admiro muito você e sempre divulgo.
Eu poderia gravar uma pregação sua para passar na radio da minha igreja? Pois estamos precisando.
Mas por curiosidade, como disse, sou bem novo, apenas 16 anos, e estou apredendo com você e com Jesus née, rs
Desculpe pelo escrita, falto aprender muuuiiitoo ainda, mas nem levei como negativo, pode ficar tranquilo, só tomei um susto.

A paz e até a próxima!
wwww.raylsonteixeira.blogspot.com

Danielle Ribeiro Santos disse...

A Paz do Senhor!

Tenho duas Bíblias de Estudo uma Pentecostal e uma Scofield, o senhor disse que existem incongruências na Scofield, quais são elas? E a Bíblia de Estudo Pentecostal ela também possui que incongruências?

marcelo freitas oliveira Itabuna-BA disse...

Pr. Ciro, a paz do Senhor.
Belos conteudos vi nesta pagina,mas, o que me traz aqui não é por esses conteudos, mas agradecer por respostar e minha mensagem. Ainda não consegue aquele numero sobre qual tenho precisão. Se possival acesse o seu orkut.

Não tenho palavras para proferir diante de tão instrução tem alguns dos materiais ei expostos.

evang.anderson disse...

pr. ciro a paz do senhor, tenho por certo que de todos os aqueles que tem um sentimento de critica destrutiva e não construtiva, passam horas em um computador para lançar nos mais incautos pensamentos de rivalidades e disc[odias, um para o outro com palavras ofensivas e mal interpretada. depois que conheci o seu trabalho a minha forma de ver o evangelho se tornou mais ampla, e mais gloriosa porque, o evangelho nao e fabula e sim realidade. falta comprar a minha coleçao eu npreciso comprar o evangelho que paulo jamais pregaria e adolescentas sa. me add no orkut, shalom la hemma adonai.

Fran Louvor e Bíblia disse...

...só Deus, se esses estudiosos e doutores dessem prioridade em apregoar a Palavra de Deus e resgatar almas ao Senhor seria de grande valia, cada comentarista tem seu ponto de vista, expoe sua ideia e nao somos obrigados a concordar com todas elas, se cada qual buscar entendimento e sabedoria da parte de Deus nao cairiam nas garras dos "SÁBIOS", "DOUTORES"...é triste ver isso acontecer no nosso meio, infelizmente a preocupação maior é vender, lucrar e arrecadar "fundos"....irmãos, estude vc mesmo, pare de ficar procurando base e sustentação em comentários...pesquise, medite, ore. Aprenda a separar as coisas, o q nao é bom joga fora e nao fique remuendo, eu nao gosto de cebola, mas toda a comida sempre tem um pedacinho q por menos que seja eu tiro e jogo fora...

Valdeci do Carmo disse...

Muitos dos ditos erros de Dake, já foram ensinados por nosso pais na fé aqui no Brasil. Opiniões diferenciadas não se consiste necessariamente em uma heresia. Se alguém tiver a lista dos erros que estão nessa Bíblia eu gostaria de obtê-la. A lista que consegui, pelo que me consta, são na maioria erros que já foram retirados antes da publicação.

Tatiane disse...

A Paz do Senhor Pr Siro
eu sou evangélica de igreja tradicional e amei a Bíblia Dake fiquei apaixonada ainda mais pela palavra do Senhor Jesus. Eu estava bem fraquinha na hora de ler e exortar a Deus e conhecer ainda mais das promessas e a bíblia Dake me renovou a vontade de ler . Parabêns Deus te abençoe sempre.

Anônimo disse...

EU oro e peço a Deus que me revele somente a sua doutrina, palavra e verdade,e, está dando certo!