segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A blogosfera (em parte) cristã está em polvorosa, e eu quero distância dela!

Queridos internautas, ontem eu tomei uma decisão. Publiquei o meu parecer final sobre a Bíblia de Estudo Dake, mostrando que a minha opinião é a mesma do mestre Antonio Gilberto, nome que citei porque o considero a pessoa com maior autoridade dentro das Assembleias de Deus para opinar sobre assuntos ligados a ela, sobretudo os de ordem doutrinária. Afinal, não é por acaso que ele é o consultor doutrinário e teológico da CPAD. Não conheço ninguém no Brasil, com todo o respeito, nas Assembleias de Deus, que tenha mais autoridade como teólogo e exegeta.

Mas, como anunciei no título deste artigo, quero distância da blogosfera (em parte) cristã. E louvo a Deus, com todo respeito ao meu amigo, o pastor Newton Carpintero, da Flórida, Estados Unidos, por não termos realizado o I Encontro de Editores de Blogs Apologéticos, o qual ocorreria em março deste ano, em São Paulo. Por quê? Porque vejo muita imaturidade entre os tais editores (ou melhor, entre boa parte deles), além de serem pouquíssimos os que fazem jus mesmo ao adjetivo apologético.

Bastou surgirem assuntos polêmicos, como a controvérsia entre calvinismo e arminianismo, a declaração de Julio Severo sobre a tragédia no Haiti e as discussões sobre a Bíblia de Estudo Dake, para alguns exporem o que está dentro de seus corações. Tenho acompanhado, nos últimos meses, ameaças de processo, zombaria de pastores feita por outros pastores (pastores?); e alguns destes, não satisfeitos, ainda criaram blogs sob anonimato, para assim alterarem fotos de referenciais brasileiros e os ridicularizarem. Nem Antonio Gilberto escapou!

No caso da Dake, não se pode mais emitir a opinião. Ou você verbera contra essa Bíblia de estudo, ou você se torna persona non grata na blogosfera (em parte) cristã. Certo editor de blog chegou a pedir que não se escrevesse mais em favor dessa obra! Ora, isso nunca valerá para mim! Eu escrevo para comunicar uma mensagem, e não para agradar pessoas.

Mas — pasmem — até Antonio Gilberto, com os seus oitenta anos, muitos deles dedicados ao ensino da Palavra de Deus, está agora sendo considerado persona non grata por um grupo de editores de blogs que se dizem cristãos, assembleianos e pastores, os quais ficam irritados quando digo que estão fazendo um levante revolucionário!

Sabe qual é a moda agora, em matéria de comentários? Antes se usava o anonimato; se bem que alguns “se entregam” e, depois, ainda ficam irritados quando os chamo de “anônimos” (entre aspas). Mas a novidade é criar um perfil com um nome solto e feminino, de preferência: “Fernanda”, “Inês”, “Joana”, “Maria”, etc. Não se encontra nenhuma especificidade em tais perfis, mas essas “irmãs” são “cheias de opinião”. Sabem detalhes sobre convenções, se dizem filhas de pastor (qual é o nome dele, por favor?), etc.

Lamento, finalmente, que alguns colegas que sempre respeitei levaram algumas coisas para a esfera pessoal e até estão dizendo alhures (em algum lugar na blogosfera [em parte] cristã) que eu fiz uma citação leviana de Antonio Gilberto, afirmando que eu disse o que ele não disse. Ora, eu não usei o nome do tal mestre por acaso. Temos, por graça de Deus, um relacionamento muito próximo e pertencemos à mesma igreja, no Rio de Janeiro. E, no caso da Dake, temos o mesmo posicionamento. (Pergunte a ele mesmo, se tiver dúvidas.) Se alguém, alhures, prefere fazer comentários um tanto maliciosos quanto isso, que faça. Mas estou com a minha consciência tranquila.

Continuarei a expressar aqui as minhas opiniões livremente, pois não escrevo para agradar ou atacar, e sim para comunicar mensagens. Quanto à blogosfera verdadeiramente cristã, formada por editores de blog compromissados com a verdade e com a ética, manterei com ela o mesmo relacionamento respeitoso. Mas quero distância da blogosfera (em parte) cristã.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

29 comentários:

Francivaldo Jacinto disse...

A paz!

Infelizmente muitos não sabem absorver as "informações” na internet.Apenas leem um artigo e já saem distribuindo cópias, sem menos fazer uma pesquisa mais detalhada, buscando fontes seguras sobre determinada informação. A proliferação do mal no meio da blogosfera cristã (em parte), como o senhor usou,para o título dessa postagem,está em alta.
Que Deus nos conceda sabedoria e humildade, para podermos está fazendo a sua vontade.

Em Cristo,

Francivaldo Jacinto.

obreiromateus disse...

Pastor Ciro A paz do Senhor Jesus.

O nivél que está chegando os blogs "cristãos" é meio estranho, nunca vi tanta desunião e falta de etica assim em blogs seculares que tratam de assuntos desta vida, não entendo porque este tipo de pessoas frequentam blogs só para ameaçar, pra criticar, pra zombar, olha eu acesso o blog do irmão pois conheço os frutos do irmão, os livros, as postagens, não quero frequentar um Blog que eu não concorde com nada e em que nenhuam duvida minah será sanada, há blogs que tenho visitado que em vez de tirarem duvidas estão tentando transformar a mente das pessoas em hereges, blogueiros que defendem ideias absurdas, e se vc não concorda com eles fazem como alguns pregadores ai na midia: "Deus vai te pegar filho do diabo", "Não toqueis nos meus ungidos", e outras frases que não presciso nem citar, é um verdadeiro vem comigo ou morra, ai depois eles dizem ser bereanos, aff, aff, aff, Deus tenha misericordia de nós, econtinue postando Pastor pois sei que duvidas de muitos o Pr. tem tirado e ensinado o qeu é util.

JOEL ISAIAS DE OLIVEIRA disse...

Ciro, Já que desistiu do AeroCiro, ofereço a você viagens de graça no Gaza @ Azoto Transporte Celestial Express ILimitado

André Gonçalves disse...

Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus!

Pr. Ciro,

Concordo com o comentário do irmão Francivaldo Jacinto. Realmente há pessoas que leêm um artigo e saem distribuindo cópias, sem saber o conteúdo...
Há pessoas que gostam de polêmica, porém vão na "onda" de alguns "especialistas" no assunto...
Por exemplo: Em relação a Bíblia de Estudo Dake, não posso fazer nenhum comentário sobre esta obra, pois ainda não tenha uma em minhas mãos... A maioria dos críticos desta obra, sequer conhecem a mesma.

Em Cristo,
André Gonçalves.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro jovem (bem jovem) "anônimo", intelectualóide e "pentecostal",

Não é por acaso que já não indico o seu blog. Antes via em você valores. Mas se deixou levar pelo pseudo-intelectualismo. Ainda há tempo para você. Você é jovem ainda. Não fale do que você não sabe.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Obreiro Mateus,

Conte até 10, analise, pare, pense, LEIA!

Eu me dirigi a um "anônimo", e não ao irmão.

CSZ

obreiromateus disse...

Amem Pastor hehe, agora entendi.

Artur Ribeiro disse...

A paz do Senhor.

Pr. Ciro

Posso me incluir?

QuerEMOS distância da blogosfera (em parte) cristã. rs

Anônimo disse...

Amado Ciro!


Teria sido Finnis Dake o pai do Teísmo Aberto? É claro que faço esta pergunta de maneira retórica, pois sabemos que o Teísmo Aberto tem raízes na teologia judaica do século XIX. Mas a ideia dele expressa nessa nota é a mesma do teístas abertos. Tal fato mostra mais uma vez a gravidade da publicação desta obra.

Abraços

Lembre-se que Teismo Aberto não é filosofia e sim Doutrina mesmo!

Ciro Sanches Zibordi disse...

Prezado "anônimo",

Por que você está usando o argumento e o texto do irmão Gutierres? Não entendi...

CSZ

Igor Goulart disse...

A Paz do Senhor, Pr. Ciro Zibordi.

Atualmente, o blog tem sido um objeto de ataque e muitas vezes causadores de problemas. Acredito que a liberdade encontrada, através dos blogs, para expressar a opinião, compartilhar idéias e criar um vínculo harmonioso com outros editores não se encontra em outros meios na vasta internet.

Infelizmente, a vontade de ser um grande editor, conhecido por muitos internautas; o desejo de ter muitos seguidores, a ambição de a todo o momento ter postagens, muitos comentários -- ser uma celebridade na blogosfera -- tem transformado esse imenso meio de comunicação em uma arena, cheia de gladiadores raquíticos, necessitando ser nutridos com a Palavra de Deus.

Imerecidademente, os verdadeiros blogs apologéticos e seus retos editores, têm sofrido aos ataques de genuínos desordeiros virtuais.

O melhor que podemos fazer é nos afastar, manter distância desta agitada e turbulenta "batalha" -- como dito no título do post.

Agradeço a Deus por ainda ter blogs, onde minhas dúvidas são esclarecidas, à Luz da Bíblia, e texto autenticamente inspirados por Deus. Um exemplo é o seu blog, Pr. Ciro.

Que Deus continue lhe abençoando e capacitando.

Abraço!

Em Cristo,
Igor.

Gutierres Siqueira disse...

Pr. Ciro,

Isto já é demais. Peço que nenhum anônimo use meu nome ou o meu texto para discordar da publicação da DAKE. Que usem os seus nomes e os seus textos.

Abraços

Ciro Sanches Zibordi disse...

Pois é, irmão Gutierres...

Isso só tira a credibilidade de quem defende a descontinuidade da Dake. Eu, felizmente, sei distinguir entre os oponentes dos meus argumentos que são sérios e os ímpios que até se dizem pastores, mas usam o anonimato e blogs "fake" zombeteiros. E ainda se vangloriam por aí...

Tenho facilidade para detectar estilos e tenho outras informações que me permitem saber quem são os "anônimos" que passam por aqui. Estou orando por eles, por enquanto...

CSZ

Wanderson Costa disse...

Paz do Senhor Pastor Ciro.
Faço minhas as tuas palavras com relação a tantos assuntos discutidos na net de forma superficial e dando primazia a sentimentos hostis...Já pensou se na Academia lêssemos apenas livros referendados pelos professores e não as outras referências...Serias um "jumento" que soh olha para um lado.

Weder disse...

A Paz do Senhor!

Sigo o Pr. Ciro e mais alguns, quero distancia desse imbróglio de relações hostis, só é preciso que a CPAD e a CGADB tomem, de uma vez por todas, a decisão para cessar esse assunto. Além do mais divergências de opiniões numca deve ser pressuposto para atos hostis.

O que nos resta é ORAR!

Amém

Pedro Henrique disse...

Pr. Ciro, a Paz do Senhor.

Fico muito triste ao ver pessoas tentando destruir a moral de homens como o Pr. Antonio Gilberto e o senhor, por exemplo. Fazem isso sem pensar duas vezes. E ainda pensam que estão defendendo o Evangelho! Defendendo como? Saliento que, antes de sermos defensores bíblicos, devemos ser cristãos bíblicos.
Parafraseando uma frase que o Senhor usou em um de teus artigos: "Seria bom se todos os editores e leitores de blog meditassem em Mateus 5-7 antes de saírem por aí dizendo qualquer coisa".
Muitos blogueiros não sabem aproveitar o espaço rico e favorável à pregação bíblica. Preferem dizer coisas aprazíveis (aos homens irados e sem temor, é claro!), afim de pescar seguidores e admiradores... Que engano! Não pescarão eles o juízo de Deus contra si mesmos? Fazem tempestade em copo d'água por causa de uma Bíblia de estudos com incongruências (qual não tem?), e ai de quem não entrar nessa onda.
Alguns, não querendo mostrar os rostos (anonimato), costumam citar frases de blogueiros conhecidos e copiar até mesmo saudações e estilos de escrita de outros leitores, com o vil propósito de não serem desmascarados. Pena que nem sempre funciona!

Que o Senhor nos guarde disso, e que permaneçamos na Palavra, haja o que houver.

Abraços no Senhor,

P.H.

=^D

Ciro Sanches Zibordi disse...

Amargo "anônimo",

Eu não me enganei quanto às iniciais que citei, não. Tenho certeza. Mas não vou perder tempo com isso. Essas pessoas têm que falar com Deus, de quem nada podemos esconder. É com Ele que elas têm de tratar...

Mas não estou dando "chute". Sei quem são os "anônimos", inclusive você. Também sei quem é o criador do blog "fake" escarnecedor...

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro irmão Francivaldo Jacinto,

É verdade. Que Deus nos ajude.

Em Cristo,

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Obreiro Mateus,

Fique tranquilo... O jovem que abraçou o pseudo-intelectualismo não é você. Aliás, há alguns pseudo-intelectuais que visitam este blog sob anonimato... Mas não me pergunte os nomes deles!

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Joel Isaías,

Grato pela participação. Mande a minha saudação para a família.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro André Gonçalves,

É verdade. Muitos críticos da Dake sequer folhearam uma. Não sabem eles que não existe nenhuma Bíblia de estudo tão completa, com tantos auxílios para os estudiosos da Bíblia. E a CPAD, ao lançá-la, teve isso em mente: ajudar os estudiosos, e não atender aos pseudo-intelectuais, que só valorizam filosofia enlatada.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro professor Artur Ribeiro,

Graças a Deus que o irmão tem discernimento!

Fujamos da blogosfera pseudocristã! Valorizemos os blogs verdadeiramente cristãos!

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Igor Goulart,

Suas palavras de incentivo são muito animadoras! Mas saiba que as críticas que valorizo são as construtivas, cuja maioria não são enviadas via blog; são enviadas por e-mail e feitas por pessoas dignas de todo o meu respeito.

Em Cristo,

CSZ

pr tony seraphin disse...

Pastor Ciro, Deus é contigo o seu sucesso incomoda os inimigos da verdade, estamos orando por ti continue, esta ferramenta é importante tenho inclusive orientado muitos irmãos a seguirem o Blog que Deus colocou em suas mãos e creia sem demagogia alguma todos tem elogiado o seu posicionamento, portanto não esmureça persevere pois maior é o que está contigo!!!!!

Rinaldo Santana disse...

Caro Pastor Ciro, sou colecionador de Biblias de estudo, para mim todas são utéis, a DAKE, veio rechada, maravilhosos comentarios, se em algum comentário existe algo que não condiz com a doutrina da Assembleia de Deus, simplesmente, não vou usar como pratica e regra da minha fé, mas nem porisso vou condenar tal Biblia. Quanto ao Pastor Antonio Gilberto, costumo dizer que ele é o maior patrimonio da CPAD, tive o prazer de participar de um CAPED, no ano de 1997 aqui em Sergipe, coordenado por ele e o PAstor Claudionor,foi e dai então comecei a admira-lo. "A Gloria é para Deus e a alegriaé nossa"
Em Crsto
José Rinaldo de Santana

Moisés Carneiro disse...

Caro Pr. Ciro,

Seu parecer sobre o uso da Bíblia de Estudo Dake está em conformidade com a Palavra de Deus (1 Ts 5.21; At 17.11; 1 Co 2.15), e isto já nos conforta.

Vejo que está muito claro. Mas, infelizmente alguns não podem enxergar por estarem embaixo de nevoeiros e sombras da ignorância bíblica.

Continue proporcionando mensagens para que o povo de Deus possa estar seguros e firmes na verdade.

Abraço,
Pr. Moisés Carneiro

VAGNER DE CASSIO FERREIRA disse...

Prezado pastor Ciro...
Permita-me assinar embaixo de tudo que o senhor brilhantemente resume neste post.
Infelizmente a chamada " Blogosfera cristã " encontra-se infestada de pessoas prepotentes, arrogantes, despreparadas teologica-intelectualmente , a ponto de refutar e detratar toda uma vida voltada ao estudo e ensino da palavra de Deus, como a de Antonio Gilberto .
Aliás, é só isso que eles em sua maioria procuram fazer: difamar, caluniar, injuriar, confrontar ...
O tempo todo questionando os princípios doutrinários e administrativos da Igreja do Senhor Jesus aqui na terra sem apresentar uma única solução ou alternativa crível , só pelo prazer mórbido da crítica , da infâmia, da injuria, da calúnia ...
A maioria desses com absoluta certeza não têm o menor conhecimento de quem seja Antonio Gilberto, muito menos da sua obra e se arvoram no direito de criticá-lo e muitos como vi , injuriá-lo .
Há muito tempo estou fora dessa chamada blogosfera e tenho insistentemente recusado qualquer vinculo e filiação a ela e obtenção de selos , etc... Sobretudo nestes que ficam todos os dias nos mandando emails pedindo que nos tornemos seus seguidores para apresentarem em seus Blogs falsas estatísticas de visitas , acessos , etc ; como é o caso de um “famoso” que se intitula quadrilheiro em seu próprio blog...
Que Deus continue a te usar como arauto da mensagem,
“ Assim diz o Senhor ... “
Seu leitor assíduo
Pastor Vagner

Newton Carpintero, pr. e servo disse...

Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Nobre pastor a quem considero um atalaia, e um dos que servem ao Senhor com coragem e autoridade.

Existe na bobosfera(OPS!... GLOBOSFERA, uma turma de candidatos à vergonha do evangelho, que nestes últimos dias do Final dos Tempos, aparecem como mascarados e provocadores, sem a devida condição espiritual de promover o melhor do evangelho, e sim, promover a discórdia com os que não se calarão, em hipótese nenhuma.

A situação da igreja é séria, e encontramos um monTÃO de "irmãos", preocupados com "atirar e perguntar depois". Mata-se quantos se deseja, e não existe a preocupação, em vivenciar uma vida realmente moldada, aos ensinos bíblicos. Pura vergonha!

É triste o que está acontecendo na bobosfera(OPS!)...GLOBOSFERA?

Claro que não! A internet será a última, grande vantagem para a pregação do evangelho, e sempre teremos à enfrentar, os inergúmenos, que tentarão silenciar os que defendem com desejo as acusações desprovidas de sentimento cristão e de uma maneira imatura, bem mesclada com o pouco exemplo diante de Deus.

Virão dias piores. Vigiar e Orar!

O Senhor seja contigo!

O menor de todos.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Queridos irmãos,

Tenho lido algumas especulações na blogosfera em parte cristã por causa das respostas dadas aos "anônimos" nesta postagem. Alguns aos quais me dirigi se manifestaram, de novo mediante anonimato. Um deles, é um jovem (menos 40 e mais de 25) da região Centro-Oeste, o qual, paradoxalmente, se diz teólogo e ao mesmo tempo apoia certos "moveres"...

Estou dizendo isso porque acabei de conversar com o amigo Gutierres, de São Paulo, e ele estava pensando que eu havia me dirigido a ele. É claro que já tive algumas diferenças pontuais com o irmão Gutierres, mas considero esse jovem equilibrado, ético e respeitoso. Não haveria motivos para eu me dirigir a ele de maneira contundente.

Portanto, esclareço que o jovem (bem jovem) "anônimo", intelectualóide e "pentecostal" não é o irmão Gutierres, pois este, embora seja jovem, é bem mais jovem do que o tal "anônimo", além de inteligente e pentecostal de verdade.

Em Cristo,

CSZ