O que é um avatar?


Por causa do filme Avatar, de James Cameron, e seu sucesso de bilheteria no Brasil e no mundo, muitos internautas estão me escrevendo para perguntar a respeito do significado do termo que dá nome ao filme. E alguns querem também uma refutação do que é apresentado nessa obra ficcional que encanta por causa dos efeitos do cinema 3D.

Não vou assistir ao filme para fazer uma análise, tampouco me interessei pelo seu enredo. No entanto, a fim de atender aos irmãos que desejam saber o significado do termo “avatar” e em que contexto ele é empregado, resolvi citar um trecho do meu livro Perguntas Intrigantes que os Jovens Costumam Fazer, editado pela CPAD, no qual há um capítulo sobre a Nova Era. Aliás, nesse livro, há várias informações sobre religiões e seitas. Para conhecê-lo, visite a seção Livros e DVDs (comprar).

O texto abaixo, entre aspas, é uma citação do aludido livro, com o objetivo de definir o termo “avatar”. Não faço uma análise do filme Avatar, pois a minha obra foi lançada pela CPAD em 2003 (é por isso que o texto não está de acordo com a reforma ortográfica, que entrou em vigor em janeiro de 2009). E, como já há na grande rede inúmeras abordagens a respeito do filme (umas coerentes, outras com argumentos “forçados”, por assim dizer), a minha contribuição será apenas esta, o que, de certa forma, mostra que o filme tem sim como objetivo incutir na mente das pessoas os conceitos aquarianos.

“Muitos são os títulos que identificam o movimento [Nova Era]: New Age, Era de Aquário, Nova Ordem Mundial, Nova Consciência etc. Era de Aquário se refere a um período em que a humanidade entrará em uma fase adiantada de consciência espiritual. Tal título tem origem em um segmento da astrologia que apresenta quatro eras com a presença marcante de um avatar.

Avatar é alguém que atingiu o nirvana, iluminação após sucessivas reencarnações, e decidiu voltar ao mundo para ajudar as pessoas a aperfeiçoarem o espírito. A palavra nirvana, embora indique iluminação, significa “apagar”, uma referência ao fato de que todos os desejos se extinguem quando se atinge esse estágio final.

Cada era está relacionada com um povo e tem a duração de 2.150 anos. Os egípcios se destacaram na pecuária e tinham os bovinos como deuses. Daí a primeira era ser Touro, cujo avatar não é definido claramente nos estudos aquarianos. A transição para a Era de Carneiro foi a saída do povo de Israel do Egito. O povo predominante desta era, por conseguinte, são os judeus, que cuidavam de ovelhas.

O avatar da Era de Peixes, segundo os aquarianos (seguidores da Nova Era), é Jesus Cristo, tendo como povo predominante os cristãos. Esse título foi dado ao período em razão de o peixe ser o primitivo símbolo do Cristianismo. As letras da palavra ichtus (“peixe”, em grego) foram usadas pelos cristãos para criar o acróstico: “Iésous Christos Theou Uios Sõter”. Ou seja: “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

Acompanhando a seqüência cronológica estabelecida, a Era de Aquário começaria somente em 2.146, mas alguns aquarianos dizem que a humanidade já vive esta era, enquanto outros dizem que chegará a qualquer momento, trazida pelo seu avatar, o Maitréia, acerca do qual falaremos mais adiante. (...)

A Nova Era é, portanto, uma espécie de corrente de pensamento em que convivem diversas idéias, crenças, filosofias e práticas esotéricas. Não se trata de uma seita, mas de uma forma de pensar que tem como base a idéias do fim da Era Cristã (Peixes), para a instituição da Era de Aquário”.

Acrescento, ainda, que o sincrético movimento Nova Era toma emprestado do budismo e do hinduísmo o conceito de avatar. No hinduísmo, o termo está relacionado com a descida de seres “divinos” à terra, em forma materializada. Eles são cultuados pelos hindus, como Krishna e Rama, avatares do deus Vixnu. Segundo o hinduísmo, ainda, os avatares podem assumir a forma humana ou a de um animal, o que foi explorado por James Cameron, no filme Avatar.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Lex Aleksandre disse…
Caro pastor Ciro,
No meio digital da internet, avatar é uma representação pictórica de si mesmo que o internauta usa em ambientes virtuais.
Essa foto de minha cabeça flutuando é o meu avatar; outros utilizam outras imagens que não são suas como desenhos ou outra arte.
Vi o filme e posso dizer que, a princípio, esse é o sentido de sua utilização; apesar da carga religiosa que o mesmo carrega.
José da Silva disse…
Pr Ciro
A Paz do Sehor Jesus
Gostei muito de ouvir sua opinião sobre este filme que nos últimos dias tem sido tão assistido e comentado.
A muitas pessoas que assistem esses filmes sem saberem qual mensagem que eles querem trasmitir.
Que todos venhamos ter sabedoria, para não sermos enganados por essas tolices.

Que Deus te abençõe

José da Silva
Unknown disse…
A paz do Senhor Jesus Pr.Ciro

A Novra Era joga o peixe no aquário e extrai o que lhe convém. Com isso,corrompem as palavras de Cristo que disse:"Céus e terra passarão,mas a minha palavra não passará".
Quanto a calterização da mente, isso não ocorrerar com aqueles que perseverar na luz de Cristo. Também creio que os que forem iluminados pela luz de Cristo tem a oportunidade de sair das trevas da Nova Era ou de qualquer outra.

Para isso acontecer precisamos cada vez mais de textos bíblicos,sendo enviados aos que vivem nas trevas e alertando os que estão na luz para não caírem no erro.

O seu trabalho é exemplo de um soldado que batalha pela genuína fé cristã.

Em
Cristo
Caro Lex,

Eu não ignoro o sentido usual e comum de "avatar", sobretudo a sua aplicação na grande rede. Mas agradeço-lhe pela informação.

O sentido de acordo com o étimo prevalece no filme, sem dúvidas. James Cameron pesquisou durante anos a respeito do hinduísmo e do budismo.

Portanto, a despeito de eu não me interessar em fazer uma análise do filme, em si, o que disse a respeito do termo "avatar" foi com conhecimento de causa.

Um abraço.

CSZ
gessy disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
A PAZ PASTOR
VAMOS RESUMIR O FILME E COISA DO INIMIGO DE NOSSAS ALMAS E NAO COMVEM O CRENTE ASISTIR
AVATAR E ISSO CRENTE NAO SE LIGUE EM COISAS QUE NAO CONDIZ COM O NOSSO SENHOR JESUS.
Administrador disse…
A Paz do Senhor Jesus.
Estava esperando o posicionamento de alguém idôneo sobre o determinado filme e seus produtos. Agora, graças a Deus, já estou informado pelo menos sobre o termo que o intitula.(buscarei mais)
Abraços!
Hubner Braz disse…
Olá amigo Pr. Ciro, muito bom esse post sobre o avatar até me incentivou a buscar varios signifivados, e esses são:

Em primeiro a palavra avatar significa descida do céu; designação genérica das encarnações divinas na teologia britânica; reencarnação, metamorfose, Aquele que descende de Deus, ou simplesmente Encarnação. Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação Divina na Terra.
Avatar é tambem o nome de um curso de auto-ajuda da New Age baseada na ideia de mudar a a vida de uma pessoa treinando-a de modo a gerir as suas crenças. De acordo com Jack Raso, "a doutrina fundamental do Avatar é a pessoa ter a capacidade natural de criar ou 'descriar' qualquer realidade pela sua vontade. Esta alegada capacidade deriva de uma parte hipotética da consciencia que os proponentes baptizam de 'SOURCE' (fonte).
No Hinduísmo, um avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa "descida", normalmente denotando uma (religião) encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade.
Ou pode ser simplesmente uma imagem gráfica que o usuário, participante de um bate-papo numa sala virtual, usa para se disfarçar. Ou seja, usa-se a imagem de qualquer figura disponível, como um sapo, uma caricatura, um fantasma, etc. Termo empregado no romance "Snow Crash", de Neal Stepheson.
Fonte(s):
http://wapedia.mobi/pt/Avatar
http://www.sathyasai.org.br/saibaba/avat…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar_(Hin…
Eder Borges disse…
Sou um dos seus milhares de leitores, seja dos livros, seja do blog, lhe acompanho sempre.
Admiro e o senhor alguns outros "blogueiros" pela maneira séria e dedicada que expõe a palavra de Deus.
Sou seguidor de seu blog e convido o senhor por meio deste visitar meu "recém-nascido" blog.

http://ederborges22.blogspot.com/

Paz do Senhor e obrigado!
sylasneves disse…
Pr. Ciro,

A paz do Senhor!

Querido, estou precisando de um grande favor do senhor, dentro do possível é claro.

Desde o ano passado passei a lecionar teologia num Instituto Bíblico aqui em BH, e como primeira matéria estou lecionando ANGELOLOGIA; como estamos aproximando do fim do 1° período, passei como trabalho a análise da música: Anjos de Deus, escrita pelo pr. Elizeu Gomes e cantada primeiramente pela cantora Sandrinha, e que virou febre nacional na voz do padre Marcelo Rossi.

Gostaria que, dentro de seus conhecimentos, o sr. fizesse uma análise desta música.

Desde já agradeço.
Reginaldo disse…
Pastor Ciro, é muito interessante este artigo. Gostaria de saber se realmente o filme "As Crônicas de Nárnia" é uma alegoria cristã. Já vi até livros evangelicos sobre o tema, mas com todos aqueles personagens mágicos minha consciência não fica muito tranquila em aceitar isso. O que o pastor acha???

Em Cristo,
Reginaldo