O Brasil está livre dos terremotos?

Ao ser perguntado sobre os sinais da sua vinda e do fim do mundo (Mt 24.3), o Senhor Jesus profetizou: “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares” (v.7). Ele não disse que só ocorreriam terremotos perto das bordas das principais placas (tectônicas) que constituem a crosta e ao longo das elevações no meio do oceano, onde uma nova crosta está em formação.

A despeito de todos os avanços na área da sismologia, ainda não é possível prever com total precisão onde e quando os terremotos ocorrerão. É óbvio que a maior concentração de terremotos está situada no chamado “anel de fogo” em torno do Pacífico e no cinturão que abrange o Mediterrâneo e segue em direção ao leste, até o Himalaia e a China. Mas a Placa de Nazca — placa tectônica do tamanho dos Estados Unidos — avança sob a América do Sul.

Nazca se move bem devagar, é verdade, à velocidade do crescimento de um fio de cabelo, forçando a Cordilheira dos Andes cada vez mais para cima, e, conforme a massa terrestre sul-americana resiste, essa placa se contorce e se deforma, afundando no manto da Terra.

Mas, e se Deus quiser aumentar a velocidade do deslocamento da Placa de Nazca? Com certeza, sismos como o ocorrido no Haiti poderão acontecer por aqui também. Se o movimento dessa esteira rolante aumentar, submeterá vários países da América do Sul não apenas a tremores leves, mas a grandes terremotos, como o que ocorreu, no dia 15 de agosto de 2007, em Lima, no Peru (ilustração acima), atingindo a magnitude de 8 graus na escala Richter — escala logarítmica criada pelo sismólogo norte-americano Charles Richter (1900-1985) para avaliar a energia liberada por terremotos.

Afirmar que os terremotos ocorrem apenas por causa do deslocamento de placas tectônicas é simplismo. Por quê? Porque a Palavra de Deus afirma que o Senhor está julgando o mundo em razão do seu pecado. Ele, por exemplo, já derramou a sua ira sobre Sodoma e Gomorra (Gn 19); e antes já havia inundado toda a Terra com as águas do Dilúvio (Gn 6-7). E, por ocasião da Grande Tribulação, haverá grandes juízos sobre o mundo por causa do pecado (Ap 6-8).

Que Deus está julgando o mundo hoje não há dúvidas: “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça” (Rm 1.18). E sabemos que impiedade e injustiça existem nos Estados Unidos e no Haiti, na Holanda e no Afeganistão, no Brasil e em Angola, na Austrália e no Japão, etc.

Não podemos limitar a ocorrência de grandes terremotos a fatores naturais (cf. Mt 24.7; Lc 21.11), como o deslocamento de placas no fundo do oceano, pois Deus está no controle de todas as coisas. Como eu já disse, em outro artigo, se levássemos em consideração a lei da sementeira e sega, o Brasil já teria experimentado várias outras tragédias, e de enormes proporções. Tragédias acontecem aqui e ali, umas maiores, outras menores. Mas o que é certo mesmo é que o soberano Deus está julgando o mundo por causa do pecado.

É claro que não é o momento de associar o que aconteceu ao pobre povo haitiano com juízos divinos — e é por isso que declarações a respeito da religião prevalecente no Haiti estão provocando tantas reações intempestivas e desproporcionais na blogosfera evangélica —, porém negar o fato de que o Senhor está julgando o mundo, repito, é simplismo.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Com certeza o Planeta Terra, está gemendo de dor e o ESTREMECER de DEUS, será sentido em todas as partes.

Estamos nos últimos dias do final dos Tempos, e muitos pregadores da prosperidade, se equivocam com o simples desejo em "tapar o sol com a peneira". Triste!

Vale a pena contar nos dedos, o que vem ocorrendo com uma precisão cirúrgica em nosso minúsculo planeta, diante da grandiosidade de Deus em um espaço não limitado às super lentes desenvolvidas pelos homens.

Vigiar e Orar! Orar e Vigiar!

O Senhor seja contigo meu amigo!

O menor de todos.
Anônimo disse…
Como um Deus que supostamente ama seus fihos cria um terremoto desses matando milhares de inocentes ? crianças que nunca fizeram algo ruim
Fabia Viana disse…
Acredito que Deus está no controle do Universo, mas não que Ele esteje usando catastrofes como no Haiti para julgar os pecados, pois acredito que se assim o fosse, os terremotos começariam a partir de grandes igrejas que tem usado Seu nome Santo para ganhar dinheiro, fama, status, etc.
Que as pessoas possam ver atravéz dessa grande tragédia no Haiti, o quanto nós temos falhado em nossa missão
Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Em vez ficar tentando adivinhar os motivos de Deus, que possamos enchergar quantas vidas estão morrendo sem a oportunidade de conhecer a Jesus,acho q Deus está nos mostrando o quanto temos falhado, estando tão preocupados com nosso próprio umbigo, e esquecendo que aquelas pessoas estão perdidas em suas ignorâncias e que precisam conhecer o único caminho, verdade e vida, que é nosso Salvador Jesus Cristo.
Tudo que elas não precisam agora é de pessoas que se julgam santas, condenando-as por seus pecados(como se as tais estivessem livres do pecado Rm 3.23 ), mas sim de santos que imitem a Cristo em amor e compaixão.
Prezada Fabia Viana,

Deus, de fato, está no controle do Universo e faz o que lhe apraz. Ele também julga como quer, e não como queremos que Ele julgue. Por isso, vejo sim nas catástrofes o julgamento dEle contra o pecado da humanidade, pois o texto de Romanos 1.18ss é mais do que claro.

Não pense que terremotos e outras catástrofes só ocorrem entre miseráveis. Eles já aconteceram e ainda acontecerão em nações ricas e prósperas. Jesus disse que haverá terremotos em vários lugares. Os sismos, portanto, ocorrem, antes de tudo, para cumprimento da Palavra profética.

Não estou tentando adivinhar os motivos de Deus, e sim expondo o que está escrito na Palavra de Deus, abordando o assunto de maneira ampla.

Por outro lado, se a irmã está mesmo interessada em apenas fazer bem àquele sofrido povo, não perca seu tempo em blogs de editores que estão preocupados com o "próprio umbigo, e esquecendo que aquelas pessoas estão perdidas em suas ignorâncias e que precisam conhecer o único caminho, verdade e vida, que é nosso Salvador Jesus Cristo".

Que Deus abençoe a sua vida!

CSZ
Caro anônimo,

Quem são os filhos de Deus?

Que tipo de pecado Deus está julgando?

Você sabe a diferença entre o pecado original (presente até mesmo no coração das criancinhas) e o pecado atual, cometido hodiernamente?

Morreram criancinhas inocentes no Dilúvio?

Morreram criancinhas inocentes quando Sodoma e Gomorra foram destruídas?

Morrerão criancinhas por ocasião da Grande Tribulação?

As respostas a essas perguntas, à luz da Bíblia, poderão ajudá-lo a entender porque Deus está julgando o mundo (Rm 1.18ss).

Em Cristo,

CSZ
Administrador disse…
A Paz do Senhor pastor Ciro,
A palavra de ordem no momento é:DESPERTAI!.
Nos entristecemos vendo tamanhas catástrofes e, dentre as vítimas, milhares partirem sem a certeza da salvação em Cristo Jesus! por isso não devemos para de evangelizar e anunciar que o retorno do nosso Noivo Amado está próximo!Aleluia!
Para os que acham injusto toda esses acontecimentos, o Espírito Santo quer vos ensinar e instruir sobre qual é a BOA,PERFEITA e AGRADÁVEL vontade do Senhor!
Abraços.
Fabia Viana disse…
Pastor Ciro, não disse que é perca de tempo estar aqui, pois se assim fosse não o faria. Acompanho vários blogs que mt tem edificado minha vida,inclusive o seu, só não sou obrigada a concordar com tudo.
Porque as pessaos tem que morrer sendo julgadas pelos seus pecados,e a morte de Cristo na cruz? não foi suficiente?A graça de Deus é somente para poucos privilegiados?
Creio sim em um julgamento, mas isso cabe a Deus.
Estamos vivendo no tempo da Graça, e chegará o dia do juizo de Deus.
Irmã Fabia Viana,

Você não precisa concordar comigo, mas tenha cuidado para não discordar da Palavra de Deus.

Por que as pessaos tem de morrer sendo julgadas pelos seus pecados? Porque Deus está julgando o mundo. A irmã já leu Romanos 1, a partir do versículo 18?

A irmã sabe a diferença entre pecado original e pecados atuais? A quais destes a irmã pensa que eu estou me referindo? Não há dúvidas, à luz da Palavra de Deus, de que o pecado trouxe consequências para a humanidade e, por causa disso, o Senhor julga sim a Terra, e até a natureza sofre, gemendo.

Cristo não morreu para livrar o mundo do juízo, e sim para livrar da condenação do pecado aqueles que se chegam a Deus por meio de Jesus Cristo (Jo 3.16; 14.6; Hb 7.25). Leia Romanos 8 (todo o capítulo).

Tragédias não ocorrem por acaso. Deus está no controle de todas as coisas e julga sim o mundo. E os seus juízos se intensificarão no período da Grande Tribulação. Estude Mateus 24, Lucas 21 e o livro de Apocalipse.

Em Cristo,

CSZ
Caro Pastor Ciro

Registro que dentre todos os textos, e não foram poucos, da internet sobre esse assunto, gostei muito do seu e do professor Solano Portela.Ambos usaram de muita sabedoria para emitirem sua opiniões, sem agredir ninguém, mas fazendo prevalecer a verdade bíblica, que apesar deste mundo humanista, precisa prevalecer.É difícil para muitas pessoas, aceitarem O Deus Vivo, que é às vezes é diferente do que foi criado na cabeça de cada um.

um abraço e... continue sendo referência de bom senso na blogosfera.
Andre Gonçalves disse…
Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus!!

Pr. Ciro,

Palavras de sabedoria, as publicadas nesta postagem!
Em meio ao ocorrido no Haiti, fica difícil para a maioria da humanidade, enxergar a realidade comentada nesta postagem. Creio sim que Deus está julgando o pecado, o qual se tem agravado com muito furor em nossos dias. Vivemos dias que envergonham os do tempo de Sodoma e Gomorra.

Com certeza o nosso lado humano (sentimental) nos leva a ter compaixão do povo Haitiano. Também gostaria de estar lá neste momento para ajudar aquele povo, mas a milhares de quilômetros, ajudo como posso. Esta compaixão ocorre não somente neste acontecido, mas sim em todo o tempo, como também aos demais povos ao redor do mundo.

Continuamos a propagar o Evangelho, como Ele é, não colocando o sentimento humano acima do querer de Deus!

Em Cristo,
André Gonçalves.
Anônimo disse…
Mesmo assim nao dá para compreender como Deus cria seres humanos que teoricamente nascem em pecado original mesmo nao concordando que eu tenha que pagar pelo ato de um suposto Adão que supostamente viveu há uns 8 mil anos atrás pessoas que nunca cometeram atos indecorosos,desonestos etc sejam submetidas a sofrimentos extremos ,agonia,desespero,dor,sede,fome tortura psicologica debaixo dos escombros por causa de um pecado original
Que Deus sadico esse.
Deve ter uma explicaçao mais razoavel para esta questao
Isso e injusto
Fico imaginando outros povos extremamentes malignos como os americanos com seus ataques sem fundamento ao Iraque e afeganistao (cadê as armas de destruiçao em massa ?) alem de cooperarem com varias guerras na africa que sao mais de 100 conflitos armados que acontecem ali no pobre continente e esses caras nada fazem para ajudar a nao ser venderem armas como fizeram antigamente ao proprio Iraque na década de 70 e inicio de 80 e ficam impunes
ana rosa disse…
prezado pr Ciro Z., infelizmente não posso ficar em silencio diante de suas declarações, a respeito do juiso de Deus, sinto muitissimo que um homem de Deus, usado por ele como o senhor é, que tem ajudado a edificar muitas vidas, e livrar muitas outras do inferno, um canal de bençao... manifeste uma opnião como esta sinceramente fico triste em ver que o senhor é como tantos outros que no fundo querem prender os fieis no banco com terrorismo.
É claro que Deus irá julgar a todos, e que todos vamos ter de comparecer diante do tribunal dele mesmo, dando conta do que fizemos ou não, mais apenas quando Jesus voltar, hoje porém estamos debaixo da graça, onde a misericordia do Senhor é sobre todos inclusive os que ainda não o aceitaram ou nunca ouviram falar dele, "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim. Lamentações 3:22".
Deus nao nos deu o direito de julgar a nós mesmos nem a ninguem "Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.Rm 2.1 / Icoríntios 4.3".
(Quanto a Mateus 24 até onde eu sei a profecia se cumpriu em Jerusalem por volta do ano 70 depois de Cristo.)
Querida Ana Rosa,

As suas palavras são pesadas, e a sua postura é exaltada, para quem ainda precisa aprender, e muito. Se de fato você é uma pessoa humilde, atentará para o que direi agora.

Estude sobre a doutrina dos julgamentos de maneira ampla, abrangente, à luz do contexto. Você descobrirá que há vários tipos de julgamento. E aprenderá que há tipos de julgamento que cabem sim ao crente. Medite em João 7.24; 1 Tessalonicenses 5.21 (ARA); 1 Coríntios 10.15; 1 João 4.1, etc.

Fiquei espantando com a sua falta de conhecimento a respeito das profecias de Mateus 24. Leia o texto desde o início, devagar, com cuidado. Você descobrirá que os discípulos fizeram uma pergunta TRÍPLICE, tripartida. E a resposta do Senhor, igualmente, foi tripartida, isto é, relacionada com "estas coisas" (o tempo presente para os apóstolos), com "a sua vinda" e com "o fim do mundo".

Em Cristo,

CSZ
Caro anônimo,

Deus é o Criador e é soberano. Quando Adão e Eva pecaram, Ele podia ter posto fim ao Projeto Homem. Mas o que Ele QUIS fazer: nivelou a todos debaixo do pecado, da desobediência, para com todos usar de misericórdia (Rm 11.32).

Acreditemos ou não; aceitemos ou não, TODOS SÃO PECADORES perante Deus (Rm 3.23). E quem permanecer no pecado, ignorando o plano de Deus para salvar TODA a humanidade (Jo 3.16-19), será condenado (Rm 6.23).

Estude (estude!), não apenas leia superficialmente, o livro de Gênesis e você aprenderá que o pecado original, o qual passou a todos os ser humanos (Rm 5.12), é a causa primordial das grandes tragédias que ocorrem no mundo.

Em Cristo,

CSZ
Elaine disse…
PARTE 1

“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta Lei.” (Dt 29.29)
Como escrevi no blog do irmão Pr. Marcelo Oliveria, vejo muitas especulações sobre os motivos pelos quais Deus permitiu tamanha tragédia no Haiti. A maior parte dos crentes estão dizendo que "isso é a mão de Deus pesando".

Pode ser.

Mas entendo também que é como um grito de Deus pois, às vezes, o Senhor tem que apelar para chamar a atenção do Seu povo.

A Igreja tem andado muito dispersa acerca do final dos tempos, da volta de Cristo e, principalmente, do evangelismo dos povos. Está mais preocupada em organizar grandes eventos e fazer grandes construções, enquanto nações inteiras - como o Haiti - permanecem adorando deuses estranhos, morrendo sem conhecer Jesus Cristo e sem saber que Ele está voltando. Veja esse trecho de uma reportagem da revista Veja:

"(...) O santuário (Igreja Lakewood, em Houston, no Texas) tem capacidade para abrigar 16 000 pessoas e recebe uma média de 40 000 fiéis por semana. Originalmente, o prédio da La-kewood era o ginásio esportivo do time de basquete Houston Rockets. A congregação gastou 95 milhões de dólares na conversão do imóvel. O teto conta com um sistema de iluminação que muda de cor conforme o culto se desenvolve: o azul invade o ambiente durante os sermões, e o amarelo, quando são executadas músicas ao som de guitarras. Estima-se que somente em equipamentos a igreja tenha gasto 4 milhões de dólares. Tudo para garantir que o pastor seja ouvido e visto por todos. (Revista Veja, ed. 2037, 05 de dezembro de 2007. Trecho.)

Quantos esforços desta proporção temos visto sendo empregados pelo evangelismo dos povos não-alcançados? U$ 95 milhões gastos com evangelhismo? Não. Com a construção de um reino pessoal dentro do Reino de Deus. Enquanto isso, o Haiti - bem como muitos outros países - envia milhares de pessoas para o inferno todos os anos por não conhecer Jesus. Esse dinheiro gasto com o conforto dos membros da igreja dava pra chegar até lá e fazer muita coisa por aquela gente sofrida e carente, não?

O mundo agora está voltado para o Haiti. A igreja - com sinceridade ou puramente cumprindo uma obrigação - também está orando por aquele povo. Provavelmente agora, no reino espiritual, uma porta será aberta e, finalmente, o grito sufocado de um povo extremamente carente de Deus chegará aos ouvidos do povo evangélico.

Aí, sim, o Senhor Jesus finalmente entrará naquela nação através dos pés dos Seus missionários e fará grandes obras ali através das mãos dos Seus servos.

“Se você disser com a sua boca “Jesus é o SENHOR” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Quem crer nEle não ficará desiludido”. Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não-judeus. Deus é o mesmo SENHOR de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a Sua ajuda. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do SENHOR serão salvos."
Elaine disse…
PARTE 2

Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nEle? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!”

Mas nem todos aceitam a boa notícia do Evangelho. Foi Isaías quem disse: “Senhor, quem creu na nossa mensagem?” Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.” (Rm 10.9-17–NTLH)

Vamos mudar nossa postura sobre esses países onde a Palavra Viva ainda não chegou. Se não podemos estar lá, vamos orar ao SENHOR para levantar quem possa (sei que o senhor já faz isso... É um conselho aos que não fazem). Mas não vamos fazer isso somente quando Deus gritar através de uma tragédia como essa que angustiadamente assistimos nos últimos dias.

Não vamos esperar que fatos tão horríveis tornem evidente aquela necessidade com a qual a Igreja, de muito, já deveria estar se preocupando. Tampouco vamos esquecer que nosso tempo neste mundo está terminando.

Jesus está voltando. Tudo à nossa volta está nos contando isso.

Vamos nos preparar!

A Paz do Senhor. E muito obrigada por sua visita em nosso humilde blog. Volte sempre que puder.

Em Cristo.
ana rosa disse…
caro pr Ciro, se aos seus ouvidos as minhas palavras foram pesadas, me desculpe, porem realmente foi com muito pesar que as escravi, uma vez que ao ler sua postagem vi o senhor falar de um Deus vingador e não um Deus misericordioso como Ele o é.

Realmente e graças a Deus, confeço que necessito de aprender e muito sobre a palavra d'Ele,pois, no dia em que eu me achar sábia e que não mais careço de aprender então serei tao ignorante quanto os que se julgam perfeitos incapazes de errar.

Quanto a Mateus 24 confeço que nao expressei bem, alem da destruição de Jerusalem e dos sinais que haveriam antes ele também fala do fim dos tempos e da sua volta, mais diz que para esse grande evento não haverá sinais, quaisquer que seja, e que nós devemos estar sempre prontos, vigilantes, pois, nem ele sabe o dia e a hora que isso irá acontecer. Para saber mais a esse respeito acesse: http://afontedevida.blogspot.com/2010/01/para-entender-mateus-24.html
Ana Rosa,

Deus é amoroso. Deus é justo.

Grato pela participação.

CSZ
NeoqJav disse…
Um dia me perguntaram:
-Você gosta de extas ou humans?
-Exatas! Odeiro humanas... -respondi.
-Então por que você lê tanto a bíblia, visto
que ela é também um livro de história?
-Porque ela foi inspirada pelo maior engenheiro
que existe! ( Romanos 1:20 / 2 Pedro 1:21 )


O sacerdote e o levita discutem religião, enquanto o bom
samaritano ajuda o necessitado que eles acabaram de ignorar.
( Lucas 10:30-37 ) NeoqJav

Quem não suporta a pressão espiritual da bíblia se alivia inventando uma religião. [Mateus 12:30]

O sentido da vida é imitar o único que venceu a morte! [ Filipenses 1:21 / 1 Pedro 2:21 ]
Jefferson Sales disse…
Tragedia anunciada


Jefferson Sales Peixoto - ( Esteve nas regiões afetadas pelos tremores e comenta sobre o aviso do Senhor sobre este terremoto)


Gostaria de deixa registrado minhas sinceras preocupações pela população do Chile, ao qual pela graça de Deus estive neste último mês pregando em algumas igrejas nas regiões afetadas, mas algo que me chamou a atenção. Foi que isso já havia sido avisado pelo Senhor.


Lembro-me de uma igreja na cidade de Tomé ao qual o Senhor em profecia usava uma pessoa para a congregação, ao qual dizia que “Farei a terra tremer” e logo em seguida a terra teve um pequeno tremor como confirmação que a profecia era da parte de Deus. Lembro também de ter pregado sobre Ageu 2 6,7 que diz:


“ Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos. “


Essa profecia que foi proferida em Tomé se cumpriu nesta semana no Chile.


Digo que isso são os passos de Cristo voltando e todo a criação está sentindo.


Que possamos está orando pela população do Chile e para todas a igreja que estive no Chile.


Quilpué, Parral, Tomé e Chillán que o Senhor esteja com todos.


Ao Pastor Robinson de Chillán e sua congregação que tenha milagres e salvação.


Ao Pastor Luis Abaca de Tomé que o Espírito do Senhor continue falando com sua igreja.


Ao Pastor Alejandro de Quilpué que estejam em segurança nas asas do Senhor.


Estamos orando por todos no Chile

http://segredodedavi.blogspot.com/2010/02/tragedia-anunciada-estamos-orando-chile.html