Comunicação com os mortos nos filmes de Hollywood


Ontem, à noite, parei por um instante para ver um suspense na TNT (canal por assinatura), não apenas a título de entretenimento, mas principalmente porque suspeitava de que o filme enfatizaria alguns conceitos sobre paranormalidade.

Minha suspeita se confirmou. Um belo filme, com uma deslumbrante fotografia, protagonizado pela linda atriz Demi Moore, mas que procura incutir na mente das pessoas uma das duas doutrinas principais do espiritismo: a comunicação com os mortos. A outra é a reencarnação, que abordarei em outro artigo, se Deus quiser.

Nome do filme? Protegida por um Anjo, de 2005. Moore interpreta uma bem-sucedida escritora de livros de suspense cuja vida desmorona depois da morte de seu filho por afogamento. O acidente, em sua própria casa, ocorreu por um descuido dela e pela falta de preocupação do marido com o menino — filho apenas dela. Meses depois, ela resolve viajar para um lugar paradisíaco, na Escócia, à beira mar, para conseguir terminar seu novo livro, onde acaba tendo contato com espíritos e vê constantemente o seu próprio filho.

Não é a primeira vez que Demi Moore protagoniza um filme sobre paranormalidade. Ao lado do recém-falecido astro Patrick Swayze e bem mais jovem, ela participou de Ghost, em 1990. Swayze interpreta um jovem que perde, repentinamente, a vida, mas sua alma permanece na terra até que ele resolva o mistério que envolveu o seu assassinato. O filme é bem feito e prende a atenção. Mas promove a comunicação com os mortos, pois o espírito do rapaz consegue entrar em contato com a namorada, em uma sessão espírita.

Ghost não é o único sucesso de Hollywood que explora a paranormalidade. Quem não se lembra do assustador Poltergeist? Para quem não sabe, polter, em alemão, significa “ruído”, “barulho”, “estrondo”. E geist, “fantasma” ou “espírito”. Poltergeist diz respeito a espíritos que invadem casas, se movem e manipulam objetos, fazendo, assim, barulho. O filme, produzido pelo brilhante Steven Spielberg, em 1980, retrata uma família que é aterrorizada por espíritos de pessoas enterradas embaixo da casa.

Poltergeist é diferente Ghost. Não comunica com tanta clareza a doutrina espírita do contato com os mortos como o segundo. Mas, sem dúvidas, abriu o caminho para essa modalidade de filme, que transformou o diretor M. Night Shyamalan numa grande celebridade hollywoodiana, com a produção de O Sexto Sentido — este comunica de modo ainda mais enfático que Ghost o contato com os mortos.

Em O Sexto Sentido, de 1999, o ator mirim Haley Joel Osment interpreta um problemático e isolado garoto que afirma ver os mortos. A sua frase: “Eu vejo pessoas mortas” tornou-se umas das inesquecíveis do cinema, ao lado de “Meu nome é Bond, James Bond” (007), “Um grande poder traz grande responsabilidade” (Homem Aranha) — esta até “pregadores” usam para animar auditórios! —, “Hasta la vista, baby” (O Exterminador do Futuro 2), “E fique com o troco, seu animal” (Esqueceram de Mim), etc.

No aludido filme, o garoto, pouco a pouco, vai interagindo com os espíritos. No fim, ele tenta ajudar alguns — um deles é interpretado pelo astro Bruce Willis — a lidar com problemas mal resolvidos, a fim de tranquilizá-los. Esse filme que promove o espiritismo rendeu a seus produtores quase setecentos milhões de dólares (um dos mais lucrativos de todos os tempos).

Depois de O Sexto Sentido, outras produções que incutem na mente das pessoas a ideia da necromancia (gr. nekromanteía,as, “evocação dos mortos”, isto é, contato com os espíritos de pessoas falecidas) fizeram sucesso, como Os Outros (2001), com Nicole Kidman, O Chamado (2002), que fez muito sucesso, mesmo com atores pouco conhecidos, Vozes do Além (2005), com Michael Keaton, etc.

Está em cartaz no cinema, e fazendo muito sucesso, o assustador Atividade Paranormal, produzido em 2007. O diretor e os atores são desconhecidos, o filme foi produzido com orçamento modesto, mas a consagrada temática se repete. Muitos hoje estão se interessando pela paranormalidade e acreditando que podem mesmo se comunicar com espíritos de pessoas falecidas. Steven Spielberg assistiu ao filme, que retrata o pavor de um casal que ouve barulhos em uma casa, e se apaixonou pelo enredo. Isso contribuiu, e muito, para o seu sucesso.

As pessoas estão cada vez mais fascinadas pela paranormalidade e acreditando na possibilidade de conversar com os mortos. O que a Palavra de Deus diz a respeito disso?

Primeiro, a Bíblia condena a necromancia (Dt 18.10-12; Lv 19.26,31; 20.6,27; Êx 22.18; 2 Rs 21.6), uma suposta comunicação com os mortos, a qual é, na verdade, comunicação com os demônios (1 Sm 28.3; 1 Cr 10.13; At 19.19).

Segundo, à luz das Escrituras, pessoas mortas não estão disponíveis para contato físico (Lc 16.19-31). A morte é a separação entre o corpo (parte material) e o espírito+alma (parte imaterial). Esta, seja a do salvo, seja a do perdido, com a morte, retira-se imediatamente do corpo (Ec 12.7; 2 Co 5.8; Fp 1.21-23; 2 Pe 2.9; Hb 9.27).

Terceiro, os demônios podem se passar por pessoas mortas. O rei Saul foi enganado por uma feiticeira e pensou ter conversado com o profeta Samuel (1 Sm 28). O Diabo pode se transfigurar até em anjo de luz (2 Co 11.14; Gl 1.8). Para ele e seus agentes se disfarçarem de pessoas mortas é fácil. Por isso, toda e qualquer manifestação sobrenatural que contrarie a Palavra de Deus precisa ser vista à luz de Deuteronômio 13.1-4.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Unknown disse…
Pastor Ciro Sanches,
Que bom ver uma postagem que trata sobre necromancia. Muitos livros e filmes passam mensagens dessa natureza. Tive a oportunidade de ler o famoso livro "A Cabana" e este livro defende a comunicação de vivos com os mortos, uma doutrina contrária a Palavra de Deus. Infelizmente existem pastores evangélicos indicando esses livros e filmes.
Vejamos o fim de Saul: "Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, que ele nao guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao Senhor, que por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé. (1 Cr 1.13,14)
Na escola ,onde eu trabalho a bibliotecaria se surpreendeu quando encontrou um livro infantil ensinado a fazer magia negra, devido a um espirito de uma menina que atormentava um garoto .. Eu fiquei pasmo,quando ela me mostrou , esse livro foi analisado pela direção e foi rasgado . Até nos livros infantis , misericordia temos que tomar cuidado, vigiar e orar para que essas doutrinas satanicas nao entre nos coraçoes de nossas crianças.
Marcia Moreira disse…
Muito boa esta postagem sobre a paranormalidade à luz das Escrituras.
Anônimo disse…
Pastor ciro, gostaria que o senhor definisse melhor a palavra "necromancia", segundo os espíritas necromancia é a "comunicação com os mortos em benefício próprio" que eles negam que praticam isso.
Anônimo,

Gostaria que o senhor se identificasse, para que a nossa comunicação fluísse melhor.

Quanto à definição do mencionado termo, eu o empreguei com o sentido constante do contexto deste artigo. Se o senhor lê-lo com atenção, entenderá o que eu quis dizer com "necromancia". Mas os dicionários também podem ajudá-lo.

CSZ
Anônimo disse…
Acompanho seu trabalho e gosto bastante, sendo bastante analítica e retendo o que é bom.

Certo vamos ao ponto, postei no meu blog um texto seu, o que causou bastante desconforto por parte de uma pessoa que vociferou a sua indignação, paraece ser pastor mas não se indetificou como o tal.

Peço que faça sua contribuição, postando sua opinião, o texto é "Pedir ou determinar" a respeito de uma faixa em frente de uma igreja.

Abraço!

Atenciosamente.

Noelia Alves
Anônimo disse…
Nome : Rodrigo Sales
Mozarlândia - GO

A paz do Senhor,
Muito boa esta postagem sobre a necromacia,realmente nos ajuda ainda mais em nossa edificação.
Existe um pregador aqui na minha cidade que expressa com toda a certeza que,quem conversou com Saul naquele momento (1 Sm 28 ),foi realmente Samuel.Que sugestão o senhor me daria para convence-lo desse erro ?
A paz do Senhor !
Anônimo disse…
Pastor Ciro a paz do Senhor,
É bom sempre reascender em nossas mentes assuntos como este, pois o diabo tem trabalho e muito, sendo incansável em sua maior tarefa na terra, enganar, mentir, iludir e cegar a todos e principalmente aos servos de Deus. Seu trabalho é árduo, mas Deus é contigo pode crer. Pastor Ciro eu gostaria de te perguntar se o senhor já ouviu, ou já viu no site "VERDADE OCULTA" as abordagens que um irmão por nome Rubens Sodré esta fazendo sobre os "ILLUMINATTI" e também a ordem da sociedade secreta conhecida como "MAÇONARIA", eu gostaria que o senhor me respondesse, pois tenho no amado pastor um grande referencial para os nossos dias, quero lhe dizer que já possuo o seu mais novo exemplar "ERROS QUE OS ADORADORES DEVEM EVITAR" e já estou lendo. Seus livros fazem uma abordagem muito clara e objetiva sobre os modismos atuais do evangelho. por favor pastor Ciro visite este site e me dê uma resposta, estou aguardando, e que Deus continue te usando para esclarescer e abrir os olhos de muitos servos de Deus!
Amado Pr. Ciro, a Paz do Senhor Jesus!

É muito bom ler teus artigos. Eles são sentatos, equilibrados, didáticos; às vezes, bem-humorados (risos), críticos (no bom sentido), sérios, abrangentes, e acima de tudo, fundamentados na Bíblia. Glória a Jesus, que te deu sabedoria, disposição e proveu meios para que o senhor possa cumprir tua chamada. Desde já, sou grato pela indicação do Alvo, mais que a neve.

Pastor, admiro tua seriedade, imparcialidade e compromisso. Deus seja louvado por ainda levantar homens assim.

Só uma perguntinha: o crente pode assistir filmes românticos, sem se contaminar?

Fica o meu abraço, irmão.

O Senhor cuida de ti e de tua família, não temas.

Pedro Henrique Martins.
Meu querido Pastor, o seu blog é indispensável para todo aquele que deseja obter conhecimento. Que o nosso querido Papai do Céu continue lhe abençoando!!! Apaz do Senhor meu Pastor querido!
Caro anônimo,

Terei prazer em lhe responder, desde que o irmão diga qual é o seu nome, a cidade, o Estado e o país de onde está falando. Afinal, gosto de saber quem são os meus leitores.

Um abraço.

CSZ
Caro amigo Lucivaldo,

Agradeço-lhe pelas suas palavras e pela sua amizade.

Em Cristo,

CSZ
Jeanderson disse…
A paz do Senhor,
Pastor Ciro meu nome é Jeanderson, sou do Rio de Janeiro, na baixada fluminense, eu também participei do seu concurso para ganhar um exemplar de seu livro, e de vez em quando faço um comentario em seu blog, pois o acho muito interessante e instrutivo. Sou o anonimo da pergunta sobre "ILLUMINATE" E A "MAÇONARIA". Perdoe-me por não me identificar, mas estou aguardando a sua resposta e que Deus continue te usando.
Unknown disse…
Hoje ao meio dia estávamos meus amigos e eu conversávamos sobre mensagens subliminares, e achei que este texto veio ao encontro do assunto.

Creio que os filmes realmente podem promover uma verdadeira "lavagem cerebral" e colocar em nossas mentes idéias e preferências que nunca foram nossas, mas que acabamos por nos acostumar com elas de tal sorte que mais adiante pensamos que elas sempre fizeram parte do nosso próprio ser-sentir-pensar...

Nesse sentido os filmes de Holyhood foram ferramentas terríveis na mão do inimigo de nossas almas, derrubando geração após geração, em seus telespectadores, a noção de certo e errado, de honesto e desonesto, de religiosidade e religião, incutindo as ideais dos seus patrocinadores, diretores e escritores nas pessoas, fomentando manifestações sobre "orientação" sexual, espiritual, comportamental entre outros.

Fazem isso da forma que querem, e hoje o resultado se vê na sociedade, cada vez mais supersticiosa, mística, desrespeitosa, violenta, ímpia, indiferente, egoísta e sem limites em todas as áreas.

Muitas vezes acabamos como "cães desse sistema", agindo da maneira que fomos "treinados" pelos "filmes" promovidos e patrocinados pelo próprio "sistema". Isso é quase uma "matrix".

Quando e como faremos para acordar?

Somente a verdade pode nos libertar.
Se por Cristo fomos libertos verdadeiramente seremos livres!

Graças a Deus somos livres, Pastor, mas e o restante? É de doer o coração de quem tem compaixão...

Atenciosamente,
Daniel Vieira Müller
otoniel aureliano seraphin disse…
Pastor Ciro que Deus continue usando-o através das postagens que são inseridas neste Blog, passei para dizer que não desaparecí, e que é de fundamental importância para nossas vidas a "dissecação" de certos assuntos a luz da Bíblia. Quanto a necromancia para quem tem fundamentos cristão balizados nas Sagradas Escríturas, fica bem mais fácil combate-la depois de seus esclarecimentos, e até indicar este Blog aos "espíritas" visto que devido ao "sincretismo religioso" que emerge dentro de muitas igrejas, quando Pastores usam "das famosas obras" espíritas, para que seus ouvintes( E GRAÇAS A DEUS,SÓ OUVINTES)usem nas como exemplo para ser um bom cristão, surge o servo de Deus de arrebente com estes erros que pregadores não deviam usar para ilustrar seus "achismos", e esquecem que o exemplo a ser seguido é Jesus Cristo. Parabéns,que Deus o fortaleça e abençoe cada vez mais em Cristo Jesus nosso Senhor.