Expiação ilimitada (conclusão)


Esta última parte da série sobre a expiação ilimitada é apenas para reafirmar algumas verdades das Escrituras, apresentadas nos artigos anteriores.

A Palavra de Deus assevera, indubitavelmente, que o Senhor Jesus morreu por toda a humanidade (Hb 2.9; 2 Co 5.14,15). Isso está escrito claramente, não sendo possível — a menos que se queira torcer a sã doutrina — interpretação diferente à luz do contexto. Afinal, uma vez que todos os seres humanos são pecadores de nascimento (Rm 3.23; Sl 51.5), e considerando que Deus nivelou a todos debaixo do pecado a fim de usar para com todos de misericórdia (Rm 5.12; 11.32), não há como afirmar, diante desses fatos, que a frase “morreu por todos” denota “morreu por todos os eleitos”.

Segue-se que a expiação feita por Jesus é ilimitável, à luz das Escrituras. Ele não morreu apenas por aqueles que haveriam de alcançar a salvação por terem sido eleitos de antemão. Mas provou a morte por todos os pecadores, a despeito de a sua obra redentora só ter eficácia na vida de “todo aquele que nele crê” (Jo 3.16). Isso não significa que só creem em Cristo os eleitos antes da fundação do mundo, pois Deus — que nunca quis que alguns viessem a se perder (2 Pe 3.9) — “anuncia agora a todos os homens, em todo o lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo...” (At 17.30,31).

A serpente de metal, levantada no deserto nos dias de Moisés, salvou a vida de todos os israelitas mordidos de cobra que olharam para ela. E não havia nenhuma condição prévia para se olhar para aquela estatueta! Todos os mordidos por uma serpente poderiam olhar para o exemplar de metal e ficarem vivos: “... e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo” (Nm 21.9). Ninguém precisou ter sido escolhido previamente dentre os mordidos de cobra para poder olhar para a serpente de metal!

Todas as pessoas mordidas de cobra, então, podiam escapar da morte olhando para a serpente de metal! Da mesma forma, o Senhor Jesus foi levantado para salvar a todos os pecadores (1 Jo 2.2; 1 Tm 4.10), mesmo aqueles que não viessem a olhar para Ele (Jo 3.14; 1 Tm 2.4-6). Mas, assim como só escaparam da morte os que efetivamente olharam para a estátua de metal, a vida eterna é para os pecadores que creem em Jesus Cristo verdadeiramente (Jo 3.15-36; 5.24; Mt 11.28-30) e nEle permanecem (1 Co 15.1,2; Hb 3.12-14).
“Portanto, [o Senhor Jesus] pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus” (Hb 7.25).

Agradeço, sinceramente, a todos os irmãos — os calvinistas, os arminianos e os que não gostam de nenhuma das duas designações — pela participação. Os comentários publicados (alguns foram apenas lidos, mas não publicados) demonstram qual é o interesse de cada um, ao abordar o assunto. Mas saliento que esta série não foi escrita, precipuamente, para convencer os calvinistas de que estão equivocados, a despeito de eu reconhecer que eles têm grande dificuldade em aceitar que o Senhor Jesus morreu por toda a humanidade, posto que isso desfere um grande golpe nos fundamentos do calvinismo, que se baseia na eleição de indivíduos para a salvação, realizada antes da fundação do mundo.

Enfim, este artigo e os anteriores visam a ajudar a todos os irmãos que tenham dificuldade de entender a doutrina da expiação. E essa dificuldade, em grande parte, ocorre por causa dessa histórica e inglória distinção, seguida de disputa, entre calvinistas e arminianos, a qual a nada leva, a não ser a confusão e divisão. Bom seria que todos reconhecessem o primado das Escrituras e estivessem dispostos a abrir mão de suas argumentações filosóficas.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Jean Patrik disse…
Paz do Senhor para todos!!!

"Ou vocês crêem na palavra que é a verdade, ou vocês deixam de crer na verdade que é a palavra"

1Jo 2.2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

Hb 2.9 vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por TODOS.



1Tm 2.4 o qual deseja que TODOS os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
1Tm 2.5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
1Tm 2.6 o qual se deu a si mesmo em resgate por TODOS, para servir de testemunho a seu tempo;

2Co 5.19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o MUNDO, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.

Jo 1.29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do MUNDO.

Jo 3.17 Porque Deus enviou o seu Filho ao MUNDO, não para que julgasse o mundo, mas para que o MUNDO fosse salvo por ele.

At 17.30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que TODOS os homens em todo lugar se arrependam;

1Tm 4.10 Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de TODOS os homens, especialmente dos que crêem.

2Co 5.14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por TODOS, logo todos morreram;
2Co 5.15 e ele morreu por TODOS, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou

Mt 10.32 Portanto, [TODO aquele] que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Jo 6.40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que [TODO aquele] que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

Jo 11.26 e [todo aquele] que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?

Jo 12.46 Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que [todo aquele] que crê em mim não permaneça nas trevas.

Jo 6.35 Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.

Rm 3.22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; POIS NÃO HÁ DISTINÇÃO.

Rm 11.32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com TODOS.

Rm 5.18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre TODOS os homens para justificação e vida.

Jo 3.16 PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA VIDA ETERNA.

Queridos calvinistas é impossível refutar a bíblia, ou vocês crêem nela ou não, caso vocês insistam em descrer nela, logo a salvação de vocês estará em chek ou numa sinuca.

Creia em Jesus como SALVADOR do MUNDO, e RETRATEM-SE dessa tradição de homens que contribuíram sim para o evangelho, mas, que, equivocaram-se sobre a "predestinação".

Que Deus tenha misericórdia de vocês calvinistas, e que vocês deixem o Espírito Santo guia-los sobre essa verdade IRREVOGÁVEL de que Jesus morreu por TODA a humanidade.

Paz do Senhor para todos!!!
Pastor Ciro,

Como aprendi com todo esse debate e, por isso, glorifico a Deus... A sua explanação obedeceu a princípios bíblicos muito lógicos. O primeiro deles foi o de esvaziar-se de si mesmo... Não percebi em suas palavras soberba ou arrogância, mas, e tão somente, apreço pela verdade. "Aquele que quiser vir após mim RENUNCIE-SE a si mesmo" (não preciso nem citar o endereço)... A renuncia às convicções filosóficas e teológicas que se afastam da consistente verdade bíblica, é necessária para um exegeta. Se não, sempre ultrapassaremos o que está escrito.
Não sou arminiano e nem calvinista, e percebo a qualidade e simplicidade bíblica em sua exposição, amado pastor!
Percebo que os calvinistas, em sua arrogância e irrenúncia, permitem-se chegar ao ponto de serem DONOS DA VERDADE; enquanto a postura dos VERDADEIROS ELEITOS DO SENHOR, é sermos SERVOS DA VERDADE! Jesus: o caminho, a VERDADE e a vida...
Que o exemplo de João Batista possa trazer algo para a consciência de nossos amigos calvinistas, arminianos e a todos nós!
Deus o abençoe, pastor Ciro!
Vivamos a simplicidade que há na VERDADE; vivamos a simplicidade que há em Cristo!

Jordanny Silva
Caro Heitor Alves,

Sei o quanto o senhor ama o calvinismo e talvez esteja disposto a dar vida para defendê-lo. De nada adiantará, nesse caso, eu responder às suas indagações. Até porque o tom usado pelo senhor deixou a impressão de que está lidando com mais um arminiano equivocado ou preconceituoso.

Que Deus o abençoe.

CSZ
Unknown disse…
Pr. Ciro!! Como fico edificado através de seus textos tão bíblicos e totalmente baseados na verdade e pedra angular: Cristo!

Ao ler sua série lembro-me do conceito de "Graça" que aprendi em teologia na matéria Cristologia: "Graça é um favor imerecido, e sem espera de reciprocidade!"
Isto é realmente profundo!!Cristo morreu em expiação de nossos pecados sem esperar de ao menos um o aceitá-lo como tal, portanto ele morreu sim por TODOS, sem esperar que o aceitassem como Senhor e Salvador e Intermediador entre Deus e nós miseráveis e pecadores homens!!
Que Deus continue te abençoando e dando-lhe graça para que continue defendendo a verdade esquecida por muitos nesses últimos dias!
Paz do Senhor Jesus Cristo!
René disse…
Amado Pastor Ciro,

Acabei de ler esta série de "posts" e fiquei muito feliz ao ver, mais uma vez, que o irmão analisou a questão sem expressar um entendimento pessoal, mas o entendimento dado pelo Espírito de Cristo, mediante a infalível Palavra de Deus.

Pelo que percebi, muito do que foi comentado pelos leitores se encaixa na exortação de Paulo: "Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?... Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus" (1Co 1.12-13; 3.3-6).

Também percebi que existe uma grande dificuldade, por parte de alguns, de aceitarem que Deus tenha formado o homem, dotado de livre-arbítrio. O Senhor Jesus disse: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores" (Jo 4.23). Aqui fica claro que o Senhor busca, entre todos aqueles que Ele formou, os que crêem no que a Sua Palavra diz a Seu respeito e, baseados nela, passam a adorá-Lo por quem Ele é. Caso Ele tivesse feito pessoas já com esse propósito, não teria feito nada além de bonecos que repetem sempre a mesma fala, totalmente desprovida de um sentimento verdadeiro, ou seja, não sendo expressa pela verdade. E também não precisaria procurá-los, quer dizer, não precisaria verificar quais seriam os que creriam em Sua pregação.

Parabéns, Pastor Ciro, por permitir que o Espírito Santo atue através de você. O resultado é este: postagens perfeitas em relação à Palavra de Deus.

Que a Paz do Senhor Jesus continue sobre você e sua casa.

Um grande abraço,

René
Tito 2:11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,

Deus está a oferecer, através da pregação do Evangelho que nos está outorgada, a todos os homens a quem, através de nossa fé, levarmos a Palavra de Deus.

1 Coríntios 9:16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!

Efésios 2
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Romanos 4:2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.

Deus nos oferece um dom, gratuitamente, aceito por meio da fé, para que sejamos salvos, e não glorifiquemos a nós mesmos pela salvação, mas glorifiquemos a Jesus Cristo, o Caminho que nos é oferecido para salvação!

A salvação não é pelas obras, mas pela graça. A salvação também não é predestinada de forma individual, para que não seja algum homem vítima de acepção da parte de Deus.

Deus oferece a salvação a todos, mas somente os que crêem estarão predestinados ao céu.

Mas se voltarem atrás, o Senhor não terá prazer nesses. O Senhor com certeza não quer que nenhum homem se perca.

Ou acham que o Senhor criou Lúcifer para a perdição? Ou será que criou Deus a Lúcifer para louvá-lo por um tempo e depois fazê-lo desviar para o mal? Deus não nos oferece o mal, mas quer que estejamos com Ele em tudo o que é bom.

Tiago 1.13 ¶ Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.

Como o Senhor deixaria alguns pré-destinados para fazer o mal e ir ao Inferno?

Mas sim a cada um de nós somos tentados pelo mal a abandonar o Reino de Deus e a abraçar o mal, sendo que, amando-nós mais as trevas do que a Luz sejamos então condenados juntos com as trevas. Mas se recebermos a Luz, ela poderá operar, agora sim, tanto no querer como no efetuar.

Houve um irmão, que não lembro o nome,mas que trabalhou muito para o Senhor na região do interior de São Paulo e ainda no então estado de Mato Grosso, agora Mato Grosso do Sul, foi um pioneiro memorável, em que seu trabalho diante do Senhor rendeu frutos, não porque tal homem fosse merecedor, mas porque o Senhor foi com ele.
Todos poderiam dizer: “tal homem é predestinado a salvação”.
Mas o mais fatídico aconteceu, esse homem se desviou e, ao que se indica, morreu “em trevas”. Foi esse homem predestinado ao Inferno?

Estaríamos então, todos, sujeitos ao mesmo fato? Depois de trabalharmos muito para o Senhor, conhecermos o Senhor, seríamos predestinados ao fracasso, mesmo trabalhando fervorosamente, no final de nossas vidas poderíamos nos desviar e assim não mais estar com Jesus na eternidade?

Apocalipse 3:11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

João 16:33 Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Apocalipse 3:21 Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
“anuncia agora a todos os homens, em todo o lugar, que se arrependam” (At 17.31).


Pr. Ciro, a referência acima citada pelo senhor não seria em Atos 17.30?
Caro Lucas Marin,

Agradeço-lhe pela ajuda. Mas a verdade contida no versículo 31 também está de acordo com o tema em apreço. Nesse caso, acrescentei o versículo 30, mas mantive o 31.

Um grande abraço.

CSZ