Que Deus abençoe você e sua família!


“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15.12).

“Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça” (Rm 12.20).

“E rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem contendas” (2 Tm 2.23).

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear; isso também ceifará” (Gl 6.10).

“Admoesto-vos, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens... Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador” (1 Tm 2.1-3).

“E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra” (Ap 22.12).

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31).

Desejamos a todos, amigos e inimigos, muitas felicidades!

Ciro Sanches Zibordi e família

Comentários

claudiopimenta disse…
Otimo texto muito esclarecedor!


Como sei que o senhor prima pelo bom portugues e nisso eu nao sou bom quero apenas mostrar que faltou uma leta nesta frase:

Se ela contém algumas incongruências — qual Bíblia de estudo ****nas***** as possui?
Amado Pr. Ciro, a Paz do Senhor Jesus Cristo!

Interessante... Já faz um tempão que eu queria perguntar o que o senhor pensa da aludida Bíblia, pois eu adquiri o excelente livro Cristianismo em Crise (CPAD), de Hank Hanegraff, o qual depõe contra essa Bíblia de Estudo. Sei que a Casa, a despeito de não ser infalível, jamais publicaria uma obra pró-heresias, haja vista ter no seu seio grandes homens de Deus (como o Pr. Antonio Gilberto, consultor doutrinário e teológico) e compromissados com a sã doutrina.
Parabéns pelo artigo esclarecedor!

Um grande abraço!

=~D
Marcelo Oliveira disse…
Graça e paz! Pastor Ciro!

Com certeza a Biblia Dake irá agregar mais conhecimentos a seus leitores ,mas devemos como o irmão afirmou passar pelo crivo das Escrituras quanto seus apontamentos (At 17. 11; 1Ts 5.21)

Conheça o nosso novo blog!
http://advilamagine.blogspot.com/
Pb. João Eduardo Silva disse…
Á paz do senhor jesus Pr. Ciro! Sou um colecionador de seus livros e admirador de seu ministério, um dos meus sonhos é conhecê-lo pessoalmente. Por favor gostaria de pedir com todo temor de Deus que o senhor fosse um pouco mais objetivo.
O senhor recomenda ou não o estudante da bíblia sagrado adquirir a bíblia dake?
Fique na paz do senhor Jesus - Abraços.
Caro "Pb. João Eduardo Silva",

A paz do Senhor.

Agradeço-lhe pelas palavras de consideração.

Peço que o irmão seja um pouco mais atencioso, a fim de perceber que eu já respondi à sua pergunta.

Que Deus o abençoe!

CSZ
Anônimo disse…
A paz do Senhor! Obrigado pelas informações Pastor!
Nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Grato por esta matéria que esclarece muitos comentáriios na internet sobre a Bíblia em questão.

É certo, que devemos consultar aos diversos livros produzidos e por conveniência, atentarmos primeiro para a Palavra de Deus, como base de verificação ao que se lê à nossa volta.

Excelente abordagem em que confirma a necessidade de "tudo" averiguarmos e confrontarmos diante das possibilidades de erros que são uma constante em cada impresso que surge com algumas exceções.

O Senhor seja contigo, meu nobre amigo!

pr. Newton Carpintero - servo
www.pastornewton.com
Monica disse…
A Paz do Senhor!
Pr. Ciro já que assunto é bíblia, gostaria de saber sua opinião a respeito da versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje da Sociedade Bíblica do Brasil. Desde já agradeço a atenção. Deus o abençoe.
Pb. João Eduardo Silva disse…
Á paz do senhor jesus Pr.Ciro! me desculpe, li o seu artigo com mais atenção e realmente o senhor já respondeu a minha pergunta. Congrego na AD. Min. Belém setor 11 - São Mateus, Pr. Presidente Severino Pedro. Acabei de comprar "Evangelhos que Paulo jamais pregaria", e estou ansioso para devorá-lo rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
Parabéns pelo seu ministério. Abraços.
Caro Pb. João Eduardo,

Agradeço-lhe pela releitura atenciosa. Aproveito para reiterar que apoio o lançamento desta Bíblia de Estudo, pois ela possui várias informações úteis ao estudioso da Palavra de Deus, de maneira geral.

Em Cristo,

CSZ
Ivan Panicio disse…
Paz meu amigo e irmão Pr. Ciro!

Depois de um tempo de correria, estou passando pelo seu blog e deixando uma breve mensagem.

E como de costume, suas colocações são de belíssimas qualidades e esta não fugiu da regra.

E a Bíblia Dake, como tema, foi bem esclarecido.

Meu carinho, forte abraço e nos falamos na sequencia.

Ivan Tadeu
Eu queria vê se não fosse a CPAD que lançasse!!!

Marcelo Pires
Caro "Marcelo Pires" (Orkuteiros):

Publiquei o seu comentário porque ele talvez represente a opinião de alguns internautas.

Escrevi sobre a Bíblia de Estudo Dake primeiramente porque recebi inúmeros e-mails e comentários, e não por estar defendendo a CPAD. Esta instituição de setenta anos de existência não precisa desse tipo de ajuda. Como eu disse, há pessoas mais capazes do que eu para fazer isso.

Há várias Bíblias de Estudo no mercado que contêm heresias e incongruências. E elas não foram analisadas neste blog, mesmo sendo publicadas por outras editoras, ao contrário do que o irmão, injustamente, sugeriu.

As Bíblias de Estudo costumam não ser, no todo, voltadas às heresias. Mas todas elas (todas) possuem desvios da Palavra de Deus. É claro que algumas apresentam desvios mais graves, e é isso que precisa ser avaliado com cuidado pelas pessoas competentes.

Todas e quaisquer Bíblias de Estude possuem os seus problemas, repito, mas não costumam ser inteiramente problemáticas, diferentemente de livros como "O Nome de Jesus", de Kenneth Hagin (heresia pura), e "Bom Dia, Espírito Santo", de Benny Hinn (igualmente herético), por exemplo.

Quando um autor escreve um livro, ele defende uma tese e, em geral, seus capítulos se entrelaçam e seus argumentos são intercambiáveis. Bíblias de Estudo, como Scofield, Plenitude, Dake possuem erros pontuais, mas não são voltadas a heresias, totalmente.

Há exceções. A Bíblia de Batalha Espiritual e Vitória Financeira, de Morris Cerullo, eu não recomendo, apesar de nunca ter escrito a respeito. Essa Bíblia de Estudo é especificamente voltada à falaciosa Teologia da Prosperidade.

Portanto, seja coerente, meu irmão, e preste mais atenção antes de fazer insinuações injustas. Fundamente-se sempre na reta justiça, ao fazer os seus julgamentos (Jo 7.24).

Em Cristo,

CSZ
Amado Pastor Ciro

Admiro muito seu trabalho, mas dessa vez vou ter de discordar do senhor. Como o próprio irmão disse, há erros graves em determinadas bíblias, e essa Dake possui inúmeras afirmações heréticas em vários comentários. Não sei se o senhor sabe, mas os exemplares da Dake foram recolhidos (pelo menos em São Paulo) e diversos pastores estão "caindo em cima" do Pr. Antônio Gilberto, já que a tal bíblia anotada passou por sua indicação (uma vez que ele é o diretor do conselho apologético). Esse fato não surpreendeu só a mim, como a várias outras pessoas, sabendo que sempre tivemos o Pr. Antônio Gilberto como um grande entendedor da Palavra. De qualquer modo, o ser humano erra e, obviamente, esse pastor jamais perderia o meu critério por um deslize entre tantos outros sucessos.

Mesmo assim, gostaria que o irmão revesse seus conceitos. Tome esse comentário como um consolo, porque eu também adquiri a cara bíblia (acredito que o irmão também) e gostaria de mostrar ao irmão o mau negócio que fizemos. Por último, queria parabenizar seu trabalho, que é muito esclarecedor quanto a diversos questionamentos dos cristãos.


Um grande abraço, fique com a paz do Senhor!


Luís Pires
Caro "Luís Pires" (sim, entre aspas),

Eu, ao contrário, não admiro o seu trabalho. Nem sei quem é você! Aliás, se deseja que as suas palavras tenham maior credibilidade, use um perfil com informações (ainda que mínimas) a seu respeito, e não um perfil anônimo. Perfis anônimos nos levam a dúvidas: É Luís Pires mesmo quem está assinando? E, se é, por que o perfil é anônimo? Ou é aquele "irmão" que sempre insere mensagens, cada vez com um nome e um perfil anônimo diferentes?

Quanto à Bíblia de Estudo Dake, a minha opinião independe de ela ser ou não recolhida do mercado. Manterei o meu posicionamento. E estou informado acerca de todo o desdobramento, pois recebo informações de primeira mão de pessoas que estão tratando do assunto em pauta diretamente.

Reitero que todas as Bíblias de Estudo que estão no mercado possuem os seus desvios (uns mais leves, outros mais graves). Há famosas Bíblias de Estudos que apoiam o contato de Saul com o espírito de Samuel, por exemplo. É um fato isolado.

É claro que a Bíblia de Estudo Dake pode, sim, apresentar um número maior de desvios. E, se o Conselho de Doutrina e a Comissão de Apologética da CGADB optarem (em última instância) por retirarem o produto do mercado, caberá à CPAD acatar tal decisão.

Todavia, com todo o respeito, é uma demonstração de ignorância de sua parte pôr a idoneidade e a erudição do pastor Antonio Gilberto em dúvida em razão de ele ter apoiado a impressão da Bíblia de Estudo Dake. Como eu já disse, a tal Bíblia de Estudo aborda vários assuntos. Não foi preparada especificamente para defender uma falaciosa teologia, como é o caso de outras publicaçãos que propagam aberta e repetidamente a Teologia da Prosperidade.

Quem tem maturidade espiritual e tem equilíbrio em assuntos doutrinários não se decepciona com a Bíblia de Estudo Dake, pois ela tem mais informações úteis do que inúteis. Inclusive, o Conselho de Doutrina e a Comissão de Apologética não estão preocupados com pessoas assim, equilibradas, preparadas, que conhecem a Palavra e a teologia. Preocupam-se, antes, com os neófitos.

E eu quero crer que o irmão não seja um neófito, a despeito de ter afirmado que fez um mau negócio ao adquirir a aludida Bíblia de Estudo. O crente maduro é capaz de discernir tudo (1 Co 2.15), examinar todas as coisas (1 Ts 5.19), sem que se contamine ou se escandalize.

Em Cristo,

CSZ
Josinaldo disse…
O Pastor, não está sendo democrático...
Os comentários que discordam da sua posição em defender de maneira arbitrária a CPAD e BAD, não são postados...
Realmene, isso me preocupa, pois como só são publicados as opiniões a favor, cria-se uma ideia de que a maioria aprova a BAD, e concorda com a CPAD, de lançar uma bíblia de estudo com heresias conhecidas a mais de 40 anos!!!

Seria isso um tipo de mordaça? Se fosse com outra editora a defesa seria a mesma?
Irmão Josinaldo,

Eu realmente não publico todos os comentários, pois é um direito que me assiste. Mas, ou o irmão ainda não leu os comentários acima ou se apressou em suas conclusões, pois estou respondendo às questões levantadas sobre a Bíblia de Estudo Dake.

Portanto, meu irmão, seja justo e atencioso, a fim de não dizer inverdades, por gentileza.

Quanto a defender uma editora, eu defendo a CPAD, sim, pois ela é uma editora séria e fiel a Deus, assim como outras editoras igualmente idôneas.

CSZ
Falsário "Luís Pires" ou anônimo que se vale de falsos perfis:

1) Não li o seu último comentário. Não li mesmo! Deus sabe que digo a verdade. Não me dei ao trabalho de ler porque a parte do primeiro parágrafo que li (pois não li sequer o parágrafo inteiro!) me convenceu de que você não merece crédito algum.

2) Aqui não há espaço para pessoas como você. Procure outro lugar onde haja "irmãos" dispostos a debater com você, interessadas nos mesmos assuntos. Aqui, não.

3) Isso vale para todos os falsários, que se escondem atrás do anonimato para dizer impropérios.

CSZ
Fernando Rodrigues disse…
Paz do Senhor Pastor Ciro!

Venho lendo o seu blog a algum tempo e nunca havia comentado,quero parabenizá-lo por abordar todos os assuntos de acordo com a Palavra de Deus, sem se preocupar com a opinião das pessoas, e sim com a Verdade.
Quanto ao assunto desta Bíblia de Estudos, eu a adquiri procurando uma Bíblia que tirasse minhas duvidas e da minha esposa, que estamos começando na fé e pensamos que com uma Bíblia comentada seria mais fácil interpretar passagens que as vezes são complicadas de entender, confesso que não havia pesquisado sobre ela antes de comprá-la, e que comprei me baseando na sua editora que é da Assembléia de Deus, que apesar de não ser a igreja em que congregamos, sempre tive muito respeito, e admiração.
Quanto ao que falam sobre esta Bíblia de Estudo, difamando-a e dizendo que é pura heresia, creio que possa haver algumas explicações que realmente possam ser mais o entendimento pessoal do autor do que a interpretação verdadeira, mas em sua maioria eu tenho lido e tem me edificado bastante, creio que devemos "julgar tudo e reter o que é bom" pois o único livro que é livre de erros é a Palavra de Deus.

Paz a todos!
a paz ;
pastor ciro, o senhor já leu todas as notas dessa tal bíblia...para avaliar,examinar biblicamente, ou seja, vc mesmo por meio da leitura avaliar?

Marcelo Pires-Teresópolis
Caro "Marcelo Pires",

Não li todas as notas da Bíblia de Estudo Dake, pois como pesquisador que sou, por graça de Deus, recorro a várias fontes, quando analiso passagens da Bíblia. Nesse caso, uso Bíblias de Estudo, dicionários, comentários, livros, artigos em arquivo, textos em blog e sites, etc.

Não vejo a necessidade de ler todas as notas de uma Bíblia de Estudo, de uma vez, assim como não leio um dicionário de uma vez só. Há obras que existem para consulta, e não para leitura sequencial.

Entretanto, conheço bem o conteúdo da Dake. O que escrevi até agora escrevi com conhecimento de causa. Soa-me estranha essa sua pergunta. O irmão conhece alguém que já leu todas as notas da aludida Bíblia de Estudo? Como exceção dos editores dessa obra, se alguém se deu ao trabalho de ler nota por nota, seria um caso raríssimo e digno de nota.

A paz do Senhor.

CSZ
A paz do SENHOR servo de DEUS;

Venho agradece-lo por seus esclarecimentos...E, desculpe-me por alguma coisa.

Abraços fraternos e fique na doce paz do SENHOR!

Marcelo Pires
Caro "Marcelo Pires" (Orkuteiros),

Não há razão para me pedir desculpas. Agradeço-lhe pela participação.

A paz do Senhor!

CSZ
Carlos Filho disse…
Paz do Senhor pastor Ciro!!!

venho por meio desse comentário perguntar se a "bíblia Dake" defende a teologia da prosperidade,como a "batalha espiritual e vitória financeira"???
o de admirar é a CPAD relançar uma "bíblia da prosperidade"
mais hoje em dia se lança bíblia de todo tipos e nomes: bíblia do ministro,obreiro,profecia,enfim dá para perceber que "bíblias de estudo" da muito dinheiro para editoras e por isso são lançadas e relançadas...

pergunto: a CPAD retirou os "estudos" de prosperidade da DAKE ???

Paz do Senhor!!!
Josinaldo disse…
A Paz do Senhor,

Endosso a pergunta do irmão Carlos Filho: A CPAD retirou os comentários bíblicos heréticos (Teologia da Prosperidade e afins)?
Se porventura, os erros doutrinários foram corrigidos, o problema foi resolvido!
O senhor, poderia nos informar se a correção aconteceu?

Paz de Graça...
Irmão Josinaldo,

Aconselho o irmão a entrar em contato diretamente com o Departamento de Publicações da CPAD, Setor de Obras Especiais. Ligue para (21) 2406-7373 e peça para a telefonista tranferir a sua ligação para o tal setor. Tenho certeza absoluta de que o irmão será bem atendido e receberá uma explicação esclarecedora e muito melhor do que a minha para a sua pergunta.

Em Cristo,

CSZ
Prezado Carlos Filho,

A paz do Senhor!

Em primeiro lugar, por que tanta exclamação, expressa por três sinais "!" seguidos? E por que tanta veemência, ao perguntar, expressa por três sinais de interrogação igualmente seguidos?

Como o irmão disse, há muitas Bíblias de Estudo à disposição dos estudiosos da Bíblia. Mas quem adquire uma dessas obras deve ter em mente que o que tem o primado, a última palavra, é o texto bíblico inspirado, e não as notas de rodapé ou anexas, que são apenas um auxílio aos leitores e estudiosos.

Quanto à Bíblia de Estudo Dake, não se trata de uma obra voltada à falaciosa Teologia da Prosperidade, especificamente, como é o caso da Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira, de Morris Cerullo.

A Bíblia de Estudo Dake, todavia, possui vários comentários que, infelizmente, dão apoio a tal teologia. Digo "infelizmente" porque a Bíblia Dake tem muita coisa aproveitável, e é por isso que não me oponho ao seu uso como fonte de pesquisas.

Não equipare, por conseguinte, as duas Bíblias de Estudo citadas. Uma foi feita de modo específico para corroborar a Teologia da Prosperidade (Batalha Espíritual e Vitória Financeira, de Cerullo). A outra (de Dake) possui inúmeros recursos, extremamente úteis ao estudioso da Palavra, mas contém algumas incongruências, como já mencionei no artigo acima.

Em Cristo,

CSZ
Moacir Viana disse…
gostaria de saber como é que Abraão, moises, adão, melquisedeque, jaco, noé, isaque...como é que eles faziam pra seguir a vontade de Deus?
qual a "bíblia" que eles utilizavam????
como é que eles sabiam que não estavam usando uma "teologia da prosperidade ou coisa afim????
então eu não entendo o porque que esse povo de hoje se preocupa tanto em saber quais as "letras" mais corretas para se seguir, como se fosse um mapa pro tesouro ou uma poção mágica, acho que todos sem excessão de ninguem deveria deixar de lado isso tudo e ter realmente um encontro com o que Jesus veio ensinar à vivermos: DEUS acima de tudo e todos, e estarmos lado a lado de cada um que estiver ao nosso redor pronto pro que der e vier!!!
simples, não é???!!!
mas os doutores da lei permanecem inertes, sobre as tabuas da lei criadas pelas proprias mãos.
Irmão Moacir Viana,

Há muito tempo eu não publicava os seus insanos comentários, por razões óbvias.

Mas eu também tenho uma pergunta a lhe fazer, e se o irmão tiver a resposta para ela, lhe direi como os mencionados patriarcas faziam para seguir a vontade de Deus, mesmo sem terem em mãos as Escrituras.

O que o Senhor Jesus quis dizer, em Mateus 22.29, com: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus"? Se as Escrituras não são importantes para levar-nos ao conhecimento da vontade de Deus, por que Ele acusou os religiosos e escribas de não as conhecerem?

Em Cristo,

CSZ
Moacir Viana disse…
No contexto sugerido por vc , Jesus esta dizendo pros religiosos que eles não conheciam as escrituras no sentido de não colocarem em pratica o que lhes fora ensinado , estavam eles querendo induzir Jesus a se contradizer, mas estavam diante dos mestres dos mestres, tanto que eles não concordavam com Jesus dentro da própria escrituras, tentando a Jesus com questões de segundas intenções.
Então vamos seguir o que nos diz nas sagradas escrituras, aos religiosos:

Tiago 1:27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

E então qual é a igreja que tem seguido o que diz as Sagradas Escrituras?
O que Jesus estava a dizer aos insanos hipócritas era que apesar deles serem estudados nas leis eles não só não as cumpriam, mas também impedia o povo de cumpri-las (impedindo não ensinando a maneira certa) segundo a vontade de Deus, e se não me falha a memória esse foi um dos motivos que ELE teve que deixar a sua gloria pra nos mostrar como é que deveria ser feito:

Mateus 9:13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores {ao arrependimento}.
Mateus 12:7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.

Na pratica deveria funcionar da seguinte maneira; se eu sou nascido em Cristo, o Espírito Santo passa a ser parte de mim e automaticamente o Espírito Santo vai me dizer o que devo ou não fazer, ser, agir, e para isso não preciso necessariamente de livros elaborados pra me fazer compreender a vontade do Pai ,se a bíblia sumir, Deus e sua vontade também sumiriam? e isso não me parece tão complicado como se tem feito nos últimos tempos com miraculosas formulas de interpretações bíblicas, que indiretamente tem feito disso um comercio da “palavra de Deus” , pois se o evangelho fosse pregado da forma como Jesus o anunciou simples e direta não haveria segredos a cada nova edição publicada, com preços cada vez menos acessível a quem Jesus realmente pediu uma atenção especial. Tiago 1:27.

não sei se respondi a sua pergunta, pois reconheço que será dificil a minha tentativa de enfrentar um doutor em teologia como o pastor, mas gostaria de obter a sua resposta da minha pergunta anterior.

que Deus lhe abençoe.
Irônico Moarcir Viana,

Em primeiro lugar, isso não é uma disputa (uma queda de braço), para que o irmão use o verbo "enfrentar". Não tenho a mínima pretensão de mostrar-lhe que sou maior ou melhor do que você. Mas tenho segurança em lhe dizer que o irmão está contra o Deus da Palavra e a Palavra de Deus. E, por isso, redondamente equivocado.

O irmão emprega versículos das Escrituras para dizer que não precisamos das Escrituras?! Ora, elas são divinamente inspiradas e proveitosas para ENSINAR, REDARGUIR, CORRIGIR e INTRUIR em justiça (2 Tm 3.16,17). Como um cristão que se preza, em sã consciência (se bem quem um cristão verdadeiro não nega a doutrina da Trindade!), pode sugerir que podemos ter uma autêntica vida cristã dissociada das Escrituras, isto é, da Palavra de Deus?

Há religiões no mundo que exercem misericórdia, mas estão longe de Deus! Por isso, o Senhor Jesus disse: "Se alguém me ama, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA" (Jo 14.23).

Como se vê, as suas citações bíblicas foram empregadas fora do contexto geral (a Bíblia é análoga, meu irmão!) para impressionar, mas torcem a mensagem do evangelho, assim como fez o Diabo ao citar as Escrituras para o Senhor Jesus (Mt 4.1-11).

O Espírito Santo ensina o crente, com certeza, mas não automaticamente, em regra geral. Crente cheios do Espírito amam a Palavra de Deus, a revelação escrita, a Bíblia Sagrada.

Como o Espírito ensina o crente? Ele age em conexão com a Palavra! Ele é conhece as profundezas de Deus (1 Co 2.9,10); é o Intérprete da Palavra por excelência. Por isso, quando MEDITAMOS NAS ESCRITURAS, Ele nos revela os mistérios de Deus. Há muita gente sendo guiada por espíritos enganadores e doutrinas de demônios (1 Tm 4.1) pensando que seguem a Deus.

Creia o irmão ou não, a Bíblia é a fonte primária de autoridade (1 Co 4.6; Gl 1.6-12), a pedra de toque, do fiel. Abrir mão de seu primado leva o crente a abraçar heresias, como o unicismo, por exemplo. E quem abraça tais heresias CONSCIENTEMENTE se tornará um apóstata caso não se arrependa!

O coração do cristão não é bom em si mesmo. Não pense que ele, naturalmente, vai se voltar para o bem (Hb 3.12-14). É mediante as Escrituras que o Espírito nos ensina a exercer misericórdia, a amar o próximo. Não somos robôs ou seres autômatos.

E, já que o irmão citou Tiago, observe que devemos ser PRATICANTES da Palavra de Deus, e não apenas ouvintes (1.22-24). Lembre-se, ainda, de que o Senhor Jesus citou as Escrituras para o Diabo, ao ser tentado por ele (Mt 4.1-11), numa prova de elas devem ser primazes em nossa vida.

Diante do exposto, um conselho que lhe dou, irmão Moacir (veja que lhe chamando de irmão), é que abandone as falaciosas ideias que já expôs neste blog e outras, contidas em outros comentários que preferi não publicar.

Em Cristo,

CSZ
Pr Luis Eduardo disse…
A Paz do Senhor!!!

Depois de um bom tempo sem acesso a internet, e agora acessando novamente o seu blog, continuo te admirando Pr Ciro pelo seu belissímo trabalho.
Alguns irmãos que deixaram seus comentários não entenderam o que o o amado pastor quis nos dizer, ou realmente são pessoas que estão com o propósito de somente debater e colocar situações que o coloquem contra a CPAD ou mostre um certo favoritismo da sua parte com esta editora. Essa pessoas podemos chamá-los de "Meninos na fé".
Com relação a Bíblia Dake, entendo que devemos sim adquirir esta obra, como fonte de pesquisa e sempre examinar e reter o que é bom everdadeiro.
Nosso Prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Estou impressionado com a capacidade de alguns em provocá-lo por nada, e por simples MENINICE.

Uma tremenda falta de respeito, não somente ao amado, mas aos que se alimentam de suas obras, estas bem definidas e que possuem, com certeza, a orientação de Deus ao seu espírito atrevido em buscar de Deus capacidade e coragem para "enfrentar" a mediocridade de muitos líderes e liderados das mentiras, heresias e dissabores que inundam diversas igrejas.

Um conselho aos comentaristas acima, que o abordaram com uma necessidade carnal de provocação e desprezo pela sua dedicação e merecido respeito: Não leiam as bíblias de estudo, mas leiam a Bíblia e pelo menos aprendam o básico e inconfundível, ou pelo menos comprem os seus livros para após o julgarem como queiram. Afinal, julgar é um direito que destroói o que julga ou o julgado. Portanto, que comprem os seus livros, ou seja, os mesmos que possue em minha estante.

E, se encontrarem algum erro, me procurem em meu blog. Saberei respondê-los de acordo com suas capacidades de questionamento.

O Senhor seja contigo, meu amigo, e que a sabedoria e o conhecimento, estejam sempre como benção em sua vida, bem como, para os que se deixam levar pelo Espírito Santo no ensino necessário, aos que sentem fome e sede de justiça.

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Unknown disse…
Prezado pastor Ciro, aprecio muito os artigos de seu blog pois ele é um dos mais completos que eu conheço, mas lendo seu comentário a respeito da bíblia Dake penso que o senhor foi muito corporativista e não está levando em conta a grande deficiencia teológica das nossas igrejas onde grande parte de nossos pastores possuem apenas curso básico de teologia e as vezes nem isso! Sem falar dos nossos professores de EBD que contam apenas com os comentários das liçoes e mais nada, falta de interesse deles?
É verdade que devemos examinar tudo e reter o que é bom mas para se reter o que é bom é necessário saber o que é bom e o que é nocivo e é aí que entra o papel da CPAD que é o de colocar a disposição dos crentes no Brasil somente aquilo que por unanimidade seja de fato bom para a saúde espiritual do povo de Deus.
Não sei se o senhor concorda mas boa parte dos teologos assembleianos acham nociva a manutenção dessa bíblia nas livrarias. Mas e daí quem vai arcar com os prejuizos? Bem, a CPAD deveria pensar em como evitar os prejuizos espirituais que ela pode causar com essa publicação e da próxima vez tomar mais cuidado para não servir alimento estragado para o povo de Deus.
Caro "TITA", qual é o seu nome?

Você está desatualizado. Seu comentário é de quem não está acompanhando o avanço do mundo em termos de tecnologia. Cite a fonte de onde você tirou a informação de que os nossos professores de EBD contam apenas com os comentários das liçoes e mais nada.

Meu comentário é imparcial, e estou sim a favor da CPAD. Ou você acha que só está certo quem se posiciona contra essa editora? Por que você cerceia o meu direito de estar do lado da CPAD e apoiá-la? É um direito que me assiste, assim como outros como você, se bem que você sequer assina o nome (e usa perfil sem dado algum), preferem achar que a mencionada Casa é a vilã da história.

Medite em João 7.24. Seja justo. E assine o nome, se quiser continuar escrevendo neste espaço.

CSZ