Cristãos supersticiosos?


Paulo disse, no Areópago, em Atenas: “... em tudo vos vejo um tanto supersticiosos” (At 17.22). A despeito de estas palavras terem sido dirigidas aos atenienses, veremos neste artigo que elas também valem para muitos cristãos da atualidade.

O que é superstição? Do latim superstitione, é uma crença errada, uma falsa ideia a respeito do sobrenatural ou um sentimento religioso excessivo ou errôneo que muitas vezes arrasta as pessoas ignorantes à prática de atos indevidos e absurdos. Como o Brasil é um país muito supersticioso, graças a religiões populares (como catolicismo, umbanda e candomblé), às vezes vemos alguns cristãos que mantêm resquícios do tempo em que eram dominados pelo misticismo.

“Arruda e sal afastam maus espíritos”. Há igrejas pseudoevangélicas que têm adotado a arruda e o sal grosso para supostamente fazerem com que males, doenças e enfermidades fiquem bem distantes dos seus fiéis. Com isso, os líderes desses movimentos pretensamente cristãos, além de
“afastarem” os maus espíritos, atraem os incautos e bons ofertantes...

“Carne de porco no réveillon traz prosperidade”. Pois é... tem crente que só come pernil (de porco) na virada do ano. Por quê? Porque existe uma superstição de que, como esse animal fuça para frente, garante prosperidade o ano todo, ao contrário do peru, que cisca para trás. Pode uma coisa dessas?!

“Orelha arde quando alguém fala mal de nós”. Há uma crendice no Brasil, não levada tão a sério como antigamente, de que, se uma pessoa sentir a sua orelha arder, é porque alguém está falando mal dela. E é comum ouvir gracejos do tipo, entre os evangélicos: “Sua orelha deve ter queimado bastante ontem, pois falamos bastante de você”.

“Passar a virada do ano de branco dá sorte”. Tenho observado que, no culto de passagem de ano, muitos irmãos aparecem vestidos de branco. Você sabia que esse hábito é inspirado em religiões de origem africana? É verdade que o branco simboliza pureza e paz. Mas a mencionada superstição está ligada, sobretudo, aos cultos afro-brasileiros, como umbanda e candomblé.


“É bom começar o dia com o pé direito”.
Há alguns anos, visitei a casa de Santos Dumont, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Fiquei maravilhado com as suas invenções. E admirei-me mais ainda com as suas superstições! Para se ter uma ideia, a escada de acesso à sua casa tem apenas um pedaço de madeira do lado direito, no primeiro degrau. Para quê? Para obrigar o visitante a iniciar a subida com o pé direito! Mas já ouvi crente dizer assim: “Hoje, levantei cedo, orei, li a Bíblia... Comecei o dia com o pé direito”!

“Dá azar encontrar-se com um gato preto”. Essa crença e outras a respeito dos gatos vieram da Europa. Diz-se que eles não amam os seus donos, e sim a casa em que vivem. Por isso, numa mudança, é preciso levar o pequeno felino dentro de um saco para que não saiba para onde está indo. Acredita-se, ainda, que o Diabo toma a forma de um gato preto. Parece incrível, mas já ouvi irmãos dizendo que o seu dia não estava bom porque, pela manhã, cruzaram com um gato preto!

“Número 13 dá azar”. Brasileiros famosos, como Roberto Carlos e Zagallo, tratam o número 13 de maneira diferente. O cantor passa longe do tal número, enquanto o ex-técnico da Seleção Brasileira afirma que lhe dá sorte. Aliás, Zagallo, após vencer a Copa América, em 2004, contra a Argentina, declarou: “Argentina vice tem treze letras”. Em 2006, um maldoso argentino replicou: “Brasil sem hexa também tem treze letras”.

Bem, quando olhamos para a Bíblia, vemos que esse número é bastante significativo. Basta observar que o Apóstolo Jesus (Hb 3.1) e os seus seguidores formam um grupo de treze apóstolos, e que Jericó foi rodeada treze vezes pelos israelitas: uma volta por dia, durante seis dias, e sete voltas no sétimo dia (Js 6.3-4). Ademais, os livros de Neemias, 2 Coríntios e Hebreus têm treze capítulos. E a bênção apostólica está registrada em 2 Coríntios 13.13.

Que Deus nos ajude a abandonarmos as más influências da vida velha. Afinal, “se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17).

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Borboleta disse…
Prezado Pr. Ciro

Confesso que já estava com saudade das suas postagens.

Essa em especial me levou a pensar o quanto essas supertições estão enraizadas na cultura do brasileiro, mesmo sendo ele um cristão. Realmente, não me lembro de ter visto esses costumes na Bíblia...rssss

Deus que me perdoe, mas alguém consegue imaginar Jesus com um galhinho de arruda atrás da orelha, tomando banho de sal grosso (pra tirar o mau olhado), batendo na madeira 3 vezes (pra isolar o mal), com uma fitinha no braço até ela arrebentar(para ter seu "desejo" realizado) ou até mesmo colocando alguma coisa vermelha na testa pra passar o soluço??????

Ai, Senhor... Quanta heresia!!!

Creio que temos, cada vez mais, que clamar por discernimento dentro de nossas igrejas.

Um fraterno abraço, na paz do Senhor.
Nosso pr. Ciro Zibordi,

A Paz do Senhor!

Encontrei outra superstição muito interessante:

Estava eu, em Botafogo, Rio de Janeiro, temperatura de inverno e após a saída da empresa, onde trabalhava, senti no coração a vontade de estar em uma igreja da localidade. Estava de paletó e sem GRAVATA.

Na época era diácono e fui recebido pela igreja como visitante, e aguardei, pois, senti no meu coração que seria convidado a falar.

Fiquei sem entender, porque senti algo que não aconteceu, e no final do culto, antes da benção apóstolica, o pastor informou que precisava falar comigo.

Informou-me o pastor que sentiu no coração, que Deus tinha colocado uma mensagem em meu coração, mas não me convidou, porque observou que eu estava de paletó sem a GRAVATA. E, pediu-me desculpas por ter agido assim.

Aí está mais uma superstição:

Deus só utiliza quem usa terno e ou com gravata.

O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Contra a Falácia da Prosperidade!
Rubira disse…
Amado Pastor Ciro Sanchez Zibordi, A paz do Senhor, ja estava sentindo falta de ler suas postagens diariamente, mas sei que foi por uma boa causa, que o Senhor possa lhe abençoar grandemente!

Quanto a este tema, infelizmente vemos muitos crentes de Atenas hoje em dia, muita superstição e pouca Bíblia, muitas falácias e nada de Doutrina Bíblica.

Abraço em Cristo!

Júnior Rubira
www.blogespadadoespirito.blogspot.com
Anônimo disse…
Fabio (Sorocaba, SP)

Olá pr Ciro, a paz do Senhor.
Já era tempo meu caro.
Estávamos com saudade das suas postagens.
Deus continue te abençoando.
Um grande abraço.
maria disse…
Pastor Ciro ,trabalho com uma moça cheia de supertições,uma delas é não colocar a bolsa no chão ,diz que isso faz com que percamos dinheiro ou sei lá oque ,engraçado que ela vive rodeada de dividas.
Vai entender.
Anônimo disse…
a Paz do Senhor JESUS,pr:Ciro
tem um amigo seu(pastor newton)que se identifica em seus artigos lhe chamano de (meu pastor).eu também quero deixa registrado que voce é o meu(professor)ciro....risos.

um abraço ciro
que DEUS o abênçoe

kleber de sá
01/09/09
Luciano Lourenço disse…
Está na hora da CPAD, novamente, preparar lições bíblicas acerca de heresias e modismos. Parece que as lições sobre esse assunto, no 2º trimestre de 2006, não surtiram o efeito almejado. Aliás, poucos são os que se interessam pela EBD, atualmente. A EBD é a mais sublime escola bíblica que nós temos, e o povo evangélico, a maioria, não dá o valor devido.
Luciano
"Errais por não conhecer as escrituras nem o poder de Deus"
Só existe uma razão para algum filho de Deus agir assim; a falta de conhecimento básico da bíblia. Que com amor usemos o conhecimento que temos para instruir esses irmãos. É importanto frisar o amor, porque muitas vezes usamos o conhecimento que temos para nos fazermos superiores aos outros, a onde o que deveríamos fazer era servi-los os ajudando a crescer.

Pr. Ciro bastante oportuna essa postagem. Benção mesmo.

Marcos Paulo Correia.
ministeriogeracaodedavi.blogspot.com
Pr Newton Carpinteiro, esta história da gravata já aconteceu comigo também...

um dia desses dei uma carona pra um irmão e pedi que ele colocasse o cinto de segurança pois, em caso de acidente o airbag não aciona sem o cinto. Para minha surpresa o irmão deu os famosos "três tapinhas" no painel do carro e exclamou: TÁ AMARRADO EM NOME DE JESUS!!! KKKK foi hilário...

Lembrando outras superstições evangélicas: O Mezuzá, A caixinha de promessas, o "tá amarrado" etc...
Esqueci de mencionar (esta fora do tema mas vale a pena uma olhada). aconteceu aqui em Salvador essa semana um jovem se converteu e estava fazendo tratamento de câncer e AIDS. Foi a uma "Igreja de Fogo" e recebeu a profetada de que Deus o teria curado e que deveria parar de se tratar... O resultado:

http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=34730&mdl=29
Monica disse…
A Paz do Senhor Jesus.
Pr. Ciro, aconteceram duas coisas interessantes comigo;
1º uma irmã dirigente do circulo de oração olhou o meu bebê e referindo-se a ele disse: benza deus. Sinceramente achei muito estranho.
2º no final de um dos cultos na hora da benção apostolica onde geralmente todos levantam suas mão para recebe-la, eu não levantei as minhas, após o amém unanime uma irmã que estava ao meu lado perguntou o porque de eu não ter levantado as mãos, e eu perguntei porque eu deveria, e ela respondeu
que era para receber a benção do Senhor. A posição correta segundo ela era com a palma da mão voltada para cima e após o amém fecha-la. A posição com a palma da mão voltada para frente(segundo ela)faria com que a benção batesse e voltasse na mão. Olha eu até ri. Se a benção do Senhor dependesse da posição da nossa mão estar assim ou assada coitado dos que não tem mãos.
Anônimo disse…
Que bom que voltou, pastor Ciro! E parabens pela postagem. Também gostei dos esclarecimentos sobre Cerrulo, na postagem mais recente.

Olha, infelizmente alguns cristãos 'evangélicos' não escapam das crendices. Já vi de tudo, infelizmente. Tapete de fogo, agua 'ungida', dipoma de dizimista, pulseira de gideão, oleo de mirra de Israel, carteirinha de cobertura espiritual, bolo da multiplicação...

Pode ser que estejamos precisando de um novo Lutero, e de novas 95 Teses. Ou quem sabe, precisamos apenas do antigo e bom Lutero, e de suas antigas, mais atualissimas teses!

Paz e bem.
Marcelo Lemos
Unknown disse…
Graça e Paz, Prezado profeta-blogueiro!
Que o Senhor Jesus continue te inspirando a postar, ensinar, denunciar o erro!
Paulino disse…
A paz pr.Ciro a biblia é clara dizendo em colossenses 2:8,tendo o cuidado para que ninguem vos faça presa sua por meio de filosofia e vãs subtilezas,segundo a tradição dos homens segundo os rudimentos do mundo e não segundo a cristo,nele habita corporalmente toda a plenitude de Deus v.9, se somos novas criaturas porque mas nos sujeitarmos ao jugo se ja fomos libertos por cristo,não torneis a metervos debaixo do jugo e estai pois firme na liberdade com que cristo nos libertou galatas 5:1,a pergunta que eu faço é a seguinte fomos libertos ou separados do mundo para Deus é para vivermos mas nas tradições do mundo?certamente que não,vós sois o sal da terra somos um povo separado se tem que houver tradição para nos tornarmos participantes são as tradições dos nossos pais da fé em hebreus 11.Deus te abençoe, Pastor.
Anônimo disse…
Tem outra também difundida no meio Batista, que crente que não dá dízimo empobrece e cai na miséria.
Ora parece que Deus é mais bondoso com os ricaços ímpios que com seus filhos..
Deve haver uma outra argumentação que faça o povo dizimar baseada no nosso relacionamento com Deus ao invés dessa crendice.
Como disse o batistão John Piper e se o governo cobrar 90 por cento de imposto?
Vamos raciocinar biblicamente gente!
Será que o povo que tem o Espírito Santo precisa viver debaixo de agoureiros para aprender a generosidade?
Que raio de ensinamento é esse?
Anônimo disse…
Eh o seguinte galera muitas vezes a gente não consegue fazer sentido de todas as coisas que acontecem nesse mundão, veja lá em Jó e Eclesiastes.
E a superstição é a maneira que encontramos de "fazer sentido".
Também é a melhor maneira de manipular os "corações e mentes" das pessoas para conseguir poder sobre elas (e dinheiro).
A Bíblia explanada por um pastor piedoso e sábio é o melhor antídoto contra essas ratoeiras.
Como igreja devemos orar e trabalhar para ter esses pastores.
E estudem a Reforma, isso tudo já aconteceu a 500 anos atrás.
Lutero foi um desses pastores.
Fiquem na paz.
Tamar
São Paulo
Unknown disse…
Tudo bem pastor,
aproveitando a postagem para realizar uma pergunta sobre o Nº 13, já li alguns textos comentando que a questão do azar ligado ao número vem da promulgação do decreto relacionado a Ester que permitiu com que os judeus se defendessem da morte certa em 13 do mês de Adar... vindo isto a ser propagado entre os gentios como o dia do azar tendo em vista a repercussão da história... A minha pergunta é o relacionamento do nº 13 com esta data tem correlação com o evento ou é mais uma interpretação forçada da situação?

No mais, graça e paz, obrigado pelo tempo e pela disposição em responder as questões e colocações dos comentaristas em geral neste blog... paz!
Lidiane V Bôas disse…
kkkk....muito bom!!! não tinha visto esse tópico.

Já ouvi coisas do tipo: quando o crente deixa cair a Bíblia é pq está em pecado; rsrsrs

Obs: Já quebrei muito espelho, passei destraía e propositalmente debaixo de escadas, gosto de qq tipo de gato até preto. Nada disso dá azar

MUITO OBRIGADA PR PELA DIVERSIDADE DE ASSUNTOS EM SEU BLOG

A Paz
Lidi