Solus Calvinus, Solus Arminius ou Sola Scriptura?


Fala-se muito, em nossos dias, a respeito dos chamados cinco solas, que são os princípios fundamentais oriundos da Reforma Protestante. Mas é importante observar que os tais princípios têm recebido diferentes interpretações.

Os cinco solas do calvinista: Sola fide (somente a fé). Solus Christus (somente Cristo). Sola gratia (somente a graça). Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Sola scriptura (leia-se Solus Calvinus, isto é, somente a interpretação de Calvino é verdadeira). Este último tem influência sobre os outros solas, posto que eles devem ser entendidos à luz das Escrituras, e não segundo o calvinismo. Os calvinistas, infelizmente, têm errado, e muito, ao abraçarem cegamente conceitos antibíblicos (que eles consideram bíblicos) acerca das doutrinas da salvação, como já demonstrado neste blog.

Os cinco solas do arminiano: Sola fide (somente a fé). Solus Christus (somente Cristo). Sola gratia (somente a graça). Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Sola scriptura (leia-se Solus Arminius, isto é, somente o pensamento de Armínio e de outros opositores do calvinismo). Este último sola tem influência sobre os outros, uma vez que eles devem ser entendidos à luz das Escrituras, e não de acordo com o arminianismo. Os arminianos também erram, posto que, ao se oporem às incongruências dos calvinistas, acabam supervalorizando a participação humana no recebimento e na manutenção da salvação.

Os cinco solas do cristão que de fato tem a Bíblia como a sua fonte primária de autoridade: Sola fide (somente a fé). Solus Christus (somente Cristo). Sola gratia (somente a graça). Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Sola scriptura (Somente Escrituras). O salvo que respeita o primado da Bíblia Sagrada, haja vista considerá-la a sua regra de fé, de prática e de viver, reconhece que nem Calvino nem Armínio são os detentores da sã doutrina, e sim o Deus da Palavra e a Palavra de Deus. Afinal, a teologia é o que os teólogos dizem da Bíblia. E a Bíblia é a própria Palavra de Deus!

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Frau Luther disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Rubira disse…
Pastor Ciro, sempre muito direto no que diz respeito a Bíblia, continue assim, hoje é certo que muitos se levantam contra quem prega a sã doutrina de Cristo, porém, naquele Dia só entrará no céu o que realmente guarda a sã doutrina do Evangelho.

Quanto a esta veneração intensa que se vê em relação a estes homens e suas interpretações da Bíblia, fico triste, pois apesar de terem contribuído para com o Evangelho, não deixaram de ser homens, que se enganam e falham, devemos sempre exaltar a Cristo pela sua Palavra, e não exaltar a Cristo pelas Palavras de Armínio, Calvino, ou seja lá quem for, a Palavra está acima de tudo e todos, e tudo o que é dito a respeito de Deus, Fé, Evangelho, Jesus, salvação etc. deve ser antes provado pela Bíblia!

Abraço.

Júnior Rubira
Pr Damasceno disse…
A paz do Senhor, nobre amigo e companheiro de causa, Pr Ciro...

Seu post é, numa palavra e diante do que já discutíamos nesse blog nessa semana, em relação à relação, EMBLEMÁTICO.

Nos laços do Calvário,
Prof Damasceno
www.profdamasceno.blogspot.com
milerfreitas disse…
Excelente!

Tomara que todos os calvinistas e arminianos, ao lerem isso, aprendam que não devem ser conhecidos nem pelo nome de um, nem pelo nome de outro. Mas devem ser conhecidos pelo nome de CRISTO, ou seja, devem ser cristãos.

Deus Abençoe!
Alexsander Piau Alves disse…
A paz do SENHOR pastor ciro ! este ultimo tópico em abordagem e algo maravilhoso vindo direto do TRONO DE DEUS fantástico! Glórias ao REI DA GLÓRIA ESTE DEUS É GLORIOSO!!!!Bem aventurado aquele que Lê,e bem aventurado os que ouvem as Palavras desta profecia,e guardam as coisas que nela estão Escritas,porque o tempo está próximo..... Ap:1;3. Um abraço Alex A.D.Belém setor 09. SP.
Ariel disse…
Bom pra mim não faz diferença a ordem o produto.

Se faz me explique!!
Sola Scriptura. Sempre.
Deus abençoe a todos.
Alessandro Cristian
www.alessandrocristian.blogspot.com
Prezado Ariel,

Quem precisa explicar é o irmão!

CSZ
Luciana Costa disse…
A Paz de Cristo, pastor Ciro.

Mas uma prova de que a Palavra de Deus é simples. O ser humano é que tem mania de complicar as coisas...
Será que esse pessoal lê mesmo a Bíblia, porque em 1Co 3:4-7 está escrito:

"Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento."

Até nisso a Bíblia nos aleta. Não temos que defender A ou B e sim preservar e praticar a sã doutrina.

Mais um excelente post, pastor. Esclarecedor e objetivo, pautado na Palavra de Deus. Como todo servo deve ser.

Lucky Costa.
pr tony disse…
Sem comentários, sintetizou a verdade discutida por tantos anos, e por tantos defensores da sua verdade, parabéns. asei lá mais deve ser em latim Sola este comentário basta, disse tudo.
Nosso pr. Ciro Zibordi,

A Paz do Senhor!

A igreja precisa com certeza de um novo "SOLADO", pois, assim, caminhará melhor!

Estão utilizando sapatos com as "SOLAS" gasta e ou FURADAS, com o salto defeituoso.

Eu fico, como o amado pastor, com as escrituras. Assim, não haverá Solavancos.

O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Anderson H.A. disse…
Paz do Senhor,
Pastor Ciro!

Não sei porque as pessoas ainda insistem em refutar as verdades da Palavra de Deus. Falar sobre Jesus é tão maravilhoso, gratificante. A bem da verdade é que as pessoas se prendem as teorias e não abrem mão de seus racionalismos. Mas ainda bem que este Blog e seu autor tem a visão de Deus para continuar defendendo o Evangelho cristocêntrico.

Anderson H.A
Frau Luther disse…
Olá Pastor Ciro,

A Paz do Senhor,

Só para confirmar minha opiniao sobre o texto. Que bom que o Pastor neste texto refuta essas adoracoes à esse REFORMADORES. Nada contra eles mas até parece que foram esses que morreram na Cruz por nós! Bom mas enfim, Deus usa tudo para o bem daqueles que O amam e hoje temos acesso às Escrituras, Gracas à DEUS mesmo, nao aos reformadores! Retirei minha primeira colocacao para evitar contendas e vas discussoes pois infelizmente ir contra os ídolos dos idólatras incita a perseguicao!

Em Cristo Jesus,

Daniela Luther
Clayton Góis disse…
A Paz do Senhor Pr. Ciro

Existem também o "Solus Agostinhos", e o "Solus C.S.Lewis".

Muitos predestinalistas adoram citar estes dois nomes,em suas argumentações pró-predestinação.
Engraçado que os nossos irmãos "eleitos" desde a fundação do mundo, citam Agostinho como se, as palavras deste bispo fossem irrefutáveis, livres de erros.Em um tratado chamado "De Cura pro Mortuis Gerenda",Agostinho dá um parecer favorável a intercessão pelos mortos, e ainda por cima afirma acreditar nas aparições dos "santos mártires" aos vivos.Apesar deste e outros grotescos erros teológicos, muitos calvinistas atribuem o status de inquestionáveis as idéias do Bispo de Hipona.

Outro fato engraçado pode ser encontrada na obra de C.S.Lewis "As Crõnicas de Nárnia Vol. VII- A Última Batalha", onde o autor me pareceu um tanto "arminiano"(como diria os calvinista).Nesta obra a personagem Susana, "caiu da graça" e não pode entrar no reino do leão Aslam.Susana não foi mais considerada amiga de Nárnia, devido as suas vaidades.

Resumindo a teologia predestinalista é baseada em idéias de homens falíveis e contradizentes , portanto fico com a verdadera e infálivel Palavra,a Bíblia Sagrada.

Clayton Góis.
Prezado Pastor Ciro,

Concordo com o irmão quando afirma que tanto Calvino como Armínio não têm a última palavra e, tão somente, a Bíblia Sagrada é quem dá a Palavra Final.

Tenho estudado muito a respeito desse tema. Atualmente estou lendo um livro intitulado "OS BATISTAS E A DOUTRINA DA ELEIÇÃO".

Faço a leitura com um espírito crítico. Tenho lido a Bíblia e meditado no tema. Quanto mais eu estudo, mais me convenço de que a Eleição é uma doutrina Bíblica, Sólida e Calvino nada inventou. Poderia mencionar vários textos, mas agora me lembro de Efésios 1.5 e Romanos 8.29.

Com toda certeza, ele a expôs de uma maneira mais direta.

A obra da redenção é totalmente Divina. O homem é o sujeito passivo, objeto da Maravilhosa Graça!!!

Recentemente, em pesquisa pela internet, descobri um sermão do famoso Charles Spurgeon a respeito do tema (obtido no site monergismo). Se o irmão quiser, tenho o texto completo do sermão.

Gostaria de transcrever um trecho que bem resume a questão. O Príncipe dos Pregadores fez uma paráfase da oração do fariseu:


"(...) Vocês têm ouvido uma quantidade grande de sermões arminianos, ouso dizer, mas vocês nunca ouvirão uma oração arminiana - porque os santos em oração se mostram iguais em palavra, ação e mente. Um arminiano de joelhos orará tão fervorosamente, quanto um calvinista. Ele não pode orar sobre o livre-arbítrio; não há espaço para isso. Imagine-o orando: "Senhor, eu te agradeço porque não sou como aqueles pobres e presunçosos Calvinistas. Senhor, eu nasci com o glorioso livre-arbítrio; Nasci com o poder pelo qual posso me voltar para ti por mim mesmo; tenho acrescido minha graça. Se todos tivessem feito com suas graças o mesmo que fiz com a minha, todos poderiam estar salvos agora. Senhor, eu sei que o Senhor não nos faz propensos a ti se nós mesmos não nos dispusermos a isto. Deste graça a todos; alguns não a cultivaram, mas eu a cultivei. Há muitos que irão para o inferno, mesmo estando tão comprados pelo sangue de Cristo quanto eu estou; tiveram tanto do Espírito Santo quanto me foi dado; tiveram uma boa chance, e foram tão abençoados quanto eu fui. Não foi a tua graça que nos fez diferentes; sei que ela fez muito, mas eu é que mudei de direção; eu fiz uso do que me foi dado, e os outros não - esta é a diferença entre mim e eles".
Esta é uma oração do diabo, porque ninguém mais ofereceria uma oração como esta. Ah! Quando estão pregando e falando bem devagar, podem apresentar uma doutrina errada; mas quando vêm orar, a verdade escapa; eles não podem evitar.(...)"
Não consegui respondê-la de maneira diferente, pois não há espaço efetivamente para que o homem se glorie diante de nosso SENHOR.

Um forte abraço!

Pela Coroa Real do Salvador!!!

Cristiano Pereira de Magalhães
Bastante louvável esse texto sobre os fundamentos da Sagrada Escritura. Como pregadores da Palavra do Senhor devemos seguir os princípios cristãos presentes na Bíblia. Ora, é do homem querer, vez ou outra, conjecturar, mas oração na palavra, pela palavra e da palavra deve nos fazer obedientes as ordenanças de Cristo e ao seu Ministério. Parabéns pelo texto. Gostaria que seguisse meus blogs, pois sou obreiro da Assembléia de Deus em Florânia, RN.
www.umasreflexoes.blogspot.com e
www.chegadootempo.blogspot.com
A Paz do Senhor, Pastor Ciro.
Conheci o seu blog ontem 28/07/09 pela primeira vez, e gostei muito do seu zelo pela verdade contida na soberana palavra de Deus. Estava pesquisando sobre os fatos estranhos nos eventos do Pr. Benny hinn, e concordo plenamente com o que está contido em seu blog a este respeito. Também não vejo nenhum beneficio espiritual em fazer com que as pessoas caiam pelo "poder de Deus", como o senhor mesmo disse o interesse de Deus é levantar o homen e não derrubá-lo. Parabéns pelo esclarecimento sobre este assunto.
Concernente a sua postagem : Solus Calvinus, Solus Arminius ou Sola Scriptura? de 28/07/09, gostaria de comentar que sou um defensor do Calvinismo, ou seja a "DOUTRINA DA ELEIÇÃO", por vários motivos que não tenho como expor no momento, porém quero citar apenas um: desde minha "infancia espiritual", tive a idéia de que Deus tem seus escolhidos e no tempo oportuno age em suas vidas para traze-los para si através de Cristo. Quando me converti a Cristo a 23 anos atrás, comecei a ter este pensamento sobre a eleição de Deus para com alguns homens, e o interessante é que eu não tinha nenhum conhecimento teológico ou até mesmo nunca tinha ouvido falar de CALVINO. Quando comentava sobre isto na congregação, um irmão que era professor do discipulado me chamava de "calvinista", sem nem mesmo eu saber o que era isto. Passando o tempo tive a curiosidade de saber o que era "CALVINISMO". E o que mais me impressionou ao tomar conhecimento deste assunto, foi saber que, o que eu pensava era um pensamento já antigo, que gerou muita discordancia de estudiosos e teologos desde os tempos da reforma e ainda continua esta polemica sobre este assunto. Interessante também foi saber que mesmo sem ter nenhum conhecimento sobre este assunto já tinha esta visão, e não apenas eu, mais homens importantes na historia da igreja também já pensavam assim. Quando descobri isto fiquei mais convicto desta verdade.
Pastor Ciro, respeito a sua opinião, concordo com sua visão sobre a primazia da Palavra de Deus para todo o salvo; sobre a supervalorização humana do Arminianismo; porém não concordo com a colocação feita com respeito aos calvinistas, dizendo que eles abraçam cegamente conceitos antibiblicos, pois sabemos que existe respaldo biblico para a doutrina em questão, pois o assunto é discutido no meio teologico até os dias de hoje. O calvinisno além de prezar pela primazia da Palavra de Deus, preza também e intensifica a Soberania de Deus na vida do homen e no destino de toda humanidade, dando à Deus a devida autoridade de fazer da sua criação o que bem lhe convier, sem ter que dar ao homen satisfação dos seus atos soberanos.
Apesar de ser "assembleiano", não só "assembleiano", mas acima de tudo SERVO de DEUS, creio na doutrina da eleição, porém não tenho nenhuma intenção de convencer ninguem a crer do mesmo modo que eu, respeito a opinião de cada um.
Espero não tê-lo enfadado com o meu comentário, e parabenizo pelo blog e pela coragem de ser um atalaia de Deus em meio ao mundo corrompido. Tenho mais algumas coisas que falar, porém não o farei neste momento.
Se desejar responder este comentario, fique a vontade. Quero dizer também que como um bom discipulo de Jesus, estou pronto a ouvir e aprender do SENHOR. Certamente darei a devida atenção aos conselhos e analisarei o que for bom para praticá-los.

Deus lhe abençoe em Cristo Jesus.
Paz do Senhor Pr. Ciro

Sobre a infabilidade de Calvino:
Calvino como qualquer homem é falivel, assim como Arminio, como Lutero, Como Paulo, Como Pedro, como meu Pastor em Recife, Como Eu, como o Senhor(Pr. Ciro), Porém DEUS e SUA PALAVRA é INFALÍVEL e ETERNO.
OBS: Apesar de nossas traduções biblicas já terem sido manipuladas por maõs de muitos homens até chegar à nós como está hoje. Algumas passagens ou versiculos duvidosos quanto a sua origem e sua inspiração,nos ponhe a pensar: Será que - a Palavra - ou seja - a Biblia - que temos hoje em nossas mãos é totalmente a Palavra de Deus ou Contém a Palavra de DEUS? Fica esta pergunta para nossa meditação.

Sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homen mentiroso.
Romanos 3.4
Anônimo disse…
A Paz do Senhor Jesus,pr:Ciro

mudando de assunto um pouco,o senhor já sabe que o Paipostolo já recebeu o seu avião?
pastor Ciro eu estou achando que o senhor está com pouca "FÉ"(RISOS)ou é os seus discípulos que estão infiel? (risos)........

um abraço...que Deus o abençoe
kleber de sa
30/07/09
Anônimo disse…
A Paz do Senhor, Amado Pr. Ciro!

Devemos ter consciência de que a infalibilidade é somente da Bíblia e que somente o que está nela é considerado IRREFUTÁVEL. Nada do que passa da Bíblia, nem mesmo os outros escritos dos apostolos, são considerados infalíveis. Portanto os ecritos de Calvino e Arminio são refultaveis sim, e de forma alguma pode ter as mesmas considerações dadas a Palavra de Deus (Bíblia) que se encerra sua revelação quando o último livro foi escrito.

Busquemos então a SOLA SCRIPTURA!!!

Att,
Cleiton Tenório.
Tellem disse…
Senhores Pastores, meu nome é Tellem Fabio, venho através deste, pedir aos senhores que ajudem com a maxima urgencia a Igreja que se encontra no presídio da Papuda – CIR (Centro de Internamento e Reeducação) na Ala Especial (ex-policia, nivel superior e extrangeiros). Lá existe um grupo de presos que estão buscando a Palavra de Deus, mas não tem nenhum apoio de nenhuma igreja aqui de fora, por favor, vamos ajudar a obra de Deus naquele lugar, eu estou pedindo para os senhores irem até lá, levarem doações de Bíblias, hinarios, lições da escola dominical, CDs, DVDs, Livros e outros… Vamos ajudar aqueles que estão realmente precisando, vamos deixar de ser hipocritas e vamos fazer a Obra de Deus com sinceridade e amor, gostaria de informar que o local onde é realizado os cultos tambem esta precisando de uma reforma geral, sei que não é muito dificil os irmãos se reunirem e fazerem alguma coisa para ajudar e poderiam até mesmo “adotar” aquela igreja e colocar uma placa com o nome deste belo Ministério, porque não? pensem com amor a respeito disso e se precisarem de mais informações podem entrar em contato comigo pelo e-mail tellemfabio@hotmail.com pois meu desejo é realmente ajudar aqueles irmãos que encontram-se encarcerados e arrependidos dos seus crimes e pecados estão buscando a Palavra de Deus, porque só o Evangelho tem Poder de mudar, de transformar uma pessoa.
atenciosamente,
Tellem Fabio
Frau Luther disse…
Olá querido Irmao em Cristo, quero responder convictamente sua pergunta com relacao as traducoes Bíblicas atuais, pois tive essa mesma dúvida no passado. (Resposta abaixo)

Josenildo - Recife - PE disse...
OBS: Apesar de nossas traduções biblicas já terem sido manipuladas por maõs de muitos homens até chegar à nós como está hoje. Algumas passagens ou versiculos duvidosos quanto a sua origem e sua inspiração,nos ponhe a pensar: Será que - a Palavra - ou seja - a Biblia - que temos hoje em nossas mãos é totalmente a Palavra de Deus ou Contém a Palavra de DEUS? Fica esta pergunta para nossa meditação.

Deus me deu a graca de poder ter acesso à leitura dos escritos Sagrados em 3 línguas diferentes, e durante meus estudos lendo a Bíblia em diferentes línguas e tradutores da Bíblia constatei que MIRACULOSAMENTE nao há diferenca nas traducoes dos textos principalmente entre os diversos cristaos de diferentes denominacoes que se mativeram fiéis a Deus no passado. Claro que existem Bíblias que foram modificadas pelas seitas e por filósofos Cristaos, por isso a necessidade de conhecer história e principalmente precisamos do discernimento dado pelo Espírito Santo! Mas uma coisa te deixo bem claro irmao, DEUS NAO PERDEU O CONTROLE SOBRE SUA PALAVRA através das traducoes feitas nos séculos passados! Tenha absoluta certeza disso. E Deus jamais perderá, peca a DEUS quando em dúvida entendimento que ELE mesmo te esclarecerá!

Deus te abencoe, em Cristo Jesus!

Dany
Ranieri disse…
A paz do Senhor amado.

A expressão Sola scriptura me faz lembrar de uma novidade e que tenho notado ultimamente.Me parece que ser santo é "ser santo até onde todo mundo é",além disso é ser "santarrão".

Parece que o crente só pode ser santo até onde todos alcançam,além disso não é conveniente,temos que cometer os mesmos erros que os outros cometem pra não ficar diferente da galera.

Isso significa que se toda a turma faz uso de modismos em plena liturgia,quem não faz fica sendo o santarrão,o extra-terrestre da igreja.Interessante não?

Dever ser algum tipo de santidade relativa ou algo semelhante.

Admito todos os meus defeitos,ninguém é completo e inerrante,mas não abro mão das minhas convicções,o que Deus tem me ensinado em sua Palavra.

Não quero empobrecer na vida espiritual me dobrando às pressões e a impropérios de quem super-valoriza a criatura em detrimento ao Criador e a sua Palavra,em troca de promoções,como tem acontecido em muitas igrejas.

Eclesiastes 7:29 ...Vede, isto tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções...

Todavia...

...Sola fide (somente a fé). Solus Christus (somente Cristo). Sola gratia (somente a graça). Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Sola scriptura (Somente Escrituras)...

Louvado e engrandecido seja o nome de Jesus.
A paz do Senhor para todos.

Gostaria de agradecer à FRAU LUTHER, pelo comentário sobre o que escrevi. Porém fica a interrogativa: Será que todos estes escritores e teológos que afirmam os duvidosos acréscimos a Palavra de Deus estão errados? Será que seus argumentos são sem fundamento, apesar de todo seu conhecimento das linguas e tradições antigas pesquisadas? Não duvido da totalidade da Bíblia, porém estes detalhes nos deixam atentos. E o que se diz dos versículos de S.Marcos 16.9-20.
Sei e confio no Deus que está no controle de tudo, por isto estou aqui.
Que Deus vos abençoe.
Felipe disse…
Josenildo, além da resposta dada pela irmã Frau Luther gostaria de lhe sugerir que entrasse no site www.irmaos.com e fizesse o download* de 2 podcasts (arquivos de áudio, como se fosse música em mp3) tratando sobre esse tema de traduções da Bíblia:
1º episódio: "Os originais da Bíblia". Endereço: http://www.irmaos.com/podcast/index.php?id=1787

2º episódio: "Curiosidades das traduções". Endereço: //www.irmaos.com/podcast/index.php?id=1798

*É possível ouvir no site também, sem fazer o download. Além disse, você pode assinar os podcasts no Itunes (caso tenha esse programa) que ele baixa automaticamente novos episódios (acho que essa é a configuração padrão do Itunes). Assim, você pode, inclusive, transferir para o ipod. É possível ouvir em tocadores de mp3 e em celulares também.

Abraço, Deus te abençoe.
Tellem Fabio disse…
Salmos 11 ¶ Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 ¶ Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.