Sofrer um acidente aéreo fatal é tão difícil quanto ganhar na loteria, mas pode acontecer...

Estamos ainda todos consternados com a confirmação da queda do Airbus da Air France que partiu do Rio de Janeiro a Paris, no último domingo. E, sempre que ocorre um acidente aéreo de grande porte, surge a pergunta: É mesmo seguro viajar de avião? Bem, eu que viajo com frequencia não posso ter esse tipo de medo, mas sempre entrego a minha vida a Deus quando entro em uma aeronave.

Recentemente, em um voo para Curitiba, Paraná, o comandante interrompeu a decolagem quando o avião já estava prestes a levantar o nariz! Todos ficaram em pânico, pois o susto foi muito grande. (Quem costuma voar precisa estar preparado para acontecimentos inesperados, como turbulências, arremetidas e interrupções abruptas de decolagens.)

A aeronave que me levaria a Curitiba, então, voltou para o ponto de origem, e os passageiros foram orientados a permanecerem sentados. O tempo foi passando, o medo aumentando, enquanto os comissários permaneciam com a cortina fechada. A cada minuto, os passageiros ficavam mais ansiosos e apavorados. Então, orei a Deus e senti no meu coração que aquele avião, se decolasse, cairia.

Não costumo fazer isso, mas, depois de orar, abri a Bíblia, aleatoriamente, e pus o dedo em cima de Jeremias 51.45, que diz: “Saí do meio dela, ó povo meu, e livre cada um a sua vida, por causa do ardor da ira do Senhor”.
Quer saber o que eu fiz? Levantei-me imediatamente, chamei um comissário e lhe disse: “Quero sair deste avião agora mesmo”. E ele me respondeu: “O comandante pediu para todos ficarem assentados e com os cintos afivelados”.

Mas eu insisti, recebendo o apoio de um rapaz e de uma senhora: “Eu vou sair deste avião porque já perdi o meu compromisso. Não sou obrigado a voar”. Esse meu pedido enfático gerou uma grande movimentação dentro do avião, e o comandante teve de autorizar a saída de todos.


Quanto à aeronave, não decolou mesmo. Todos os passageiros foram encaminhados para outra. Por quê? Tive a convicção, no meu íntimo, assim como Paulo (At 27.10), de que aquela viagem, naquele equipamento, não deveria prosseguir. Certamente cairia. E eu louvo a Deus pelo grande livramento que Ele me concedeu!

Aos leitores que têm medo de voar, preferindo viajar de carro ou de ônibus para lugares próximos, e deixando de conhecer lugares mais distantes, desejo transmitir-lhes uma palavra: não se deixem dominar pelo medo. Afinal, ocorrem no mundo, em média, 180 mil decolagens por dia! Isso equivale a quase 66 milhões de voos por ano! Como ocorrem, anualmente, três ou quatro acidentes aéreos de grande porte, a possibilidade de você, caro leitor, partir para a eternidade em uma queda de avião é mesma de alguém ganhar sozinho na principal loteria do País.

Há pessoas que jogam na loteria durante a vida toda e não conseguem ganhar. E existem as que voam durante toda a vida sem enfrentar nenhum acidente. Algumas sequer passam por turbulências que chegam a assustar. Por outro lado, há quem jogue uma única vez na loteria e ganhe...


Moral da história:
Não deixe de voar por causa dos acidentes que eventualmente acontecem.

Ah, e nada de jogar na loteria, hein!


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

m disse…
A paz pastor Ciro, realmente o avião é um meio de transporte seguro, morre mais gente no mundo picado por abelhas do que em acidente aéreo. Quando estamos em um ônibus e o mesmo passa por um buraco e dá um solavanco, ninguém diz: Oh meu Deus um solavanco, mas quando é uma turbulência a uma altitude de cruzeiro, aí sim ficamos apavorados, e o que nos resta é entregar a nossa vida nas mãos do Senhor nosso Deus, ele sabe o que fazer conosco.

Na minha cidade passam alguns aviões em altitude de cruzeiro seguindo uma mesma rota, provavelmente internacional e muitos deles soltam uma espécie de (fumaça) das turbinas, e muitos que olham aquilo dizem que realmente o avião esta soltando fumaça. Explicação: É simplesmente ar frio, passando pelas turbinas quentes e saindo partículas de gelo, ou seja, nada demais. Até mais Pastor.
querido pastor,eu tenho muito medo de viajar de avião;mas estas palavras me deixaram mais confiantes.Deus lhe abençõe!
Josiel disse…
Caro professor,
Que beleza de Testemunho!

Eu que nunca entrei em um avião, deu-me vontade de voar.

Josiel Vitorino da Silva
Anônimo disse…
Pastor Ciro, não sou muito de viajar não, as vezes que o fiz foram pra lugares perto como MG e SP e sempre pelo chão... Este anoirei à BA, e como a distância é maior, receio que terei que pagar esta penitência, mas vejo que tudo na vida que nos causa pavor, incluindo procedimentos como viajar de avião, só pode ser suprimidido com o hábito de fazê-lo, com a experiência, que nos traz confiança... Concordo que existam mais acidentes pela terra do que pelo ar, mas também quando ocorre acidentes pelo ar, o núnero de vitimados superam as estatísticas dos acidentes terremos... Se ocorrerem anualmente 3 ou 4 acidentes deste no ar, ou seja 228 x 3 ou 228 x 4, o número de vítimas ficariam entre 684/912, um número muito alto em um ano...Parece contraditório ao meu pavor, mas apesar de tê-lo, eu creio que Deus pode livrar, como no testemunho que deste neste texto, o ruim é que o ser humano não consegue se confrontar com a possibilidade de que está sujeito à morrer e diante do chocante acidente que comoveu o mundo, ele fica mais sensibilizado e temeroso, mas de qualquer forma, a vida não pode parar e cada um deve estar em total sintonia com Cristo, para que seja nos dado livramento em qualquer tipo de transporte que venhamos nos locomover, pois o anjo do Senhor está sempre conosco:

E, havendo já muito que não se comia, então Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó senhores, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perda.
Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.
Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo - Atos 27.21-23. Grande abraço na paz de Cristo.
Anônimo disse…
Milagre salva pastor


Só pra confirmar, que Deus erdadeiramente livra, apesar de nossos temores:

http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2009/6/milagre_salva_pastor_15770.html
Nosso pr. Ciro Zibordi,

A Paz do Senhor!

E pensar, que existe crentes com medo de voar. Bem, quanto pagaria Salomão, o Rei, para uma pequena viagem? Creio, que muito, e com certeza, louvaria a Deus, por esta incrível capacidade, entregue nas mãos dos homens.

O Senhor te guarde sempre, nestas viagens de extrema importância para a igreja do Senhor. A de Verdade!

Em tempo: Assisti ao culto da Assembléia de Deus de Cordovil, no Domingo pela manhã, transmitido via Internet. Agradeci a Deus por sua vida e pelo ensino ministrado. Deus é Maravilhos!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Edinei Siqueira disse…
Amados visitem o meu blog (a verdade do evangelho)e respondam á pergunta "qual livro você está lendo", para edificar uns aos outros.

Pb. Edinei Siqueira, Th.B
antonio saraiva paratibe 2 disse…
shalon, p.ciro o senhor foi prudente ao ouvir a voz do espirito santo.[os outros passageiros foram agraciados com a seu livramenmto.] sim pastor esse foi o aero ciro sim ou nao.
Elaine disse…
Eu tive a experiência de fazer uma longa viagem de avião. Para quem tinha medo de andar até de elevador... imagine! Não preciso me esforçar muito para que o senhor comece a pensar na tragédia que foi... chegando ao aeroporto de Brasília, já no finalzinho da viagem, "os bofes resolveram sair para fora...". Que horror!

Mas isso aconteceu num momento em que o medo de altura me dominava. Agora já não domina mais. Eu já consigo atravessar as pistas usando as passarelas para os pedestres...

Me senti triunfante lá em cima, quando consegui - há alguns meses -atravessar uma BR usando a passarela, sem querer dar um desmaio ao ver uma carreta passando embaixo de mim...

(Pode rir... é muito cômico, mesmo!)

Deixando o medo de altura para falar dos acidentes de avião, creio que tudo o que acontece seja o momento de Deus para nós. Quem tem que morrer num acidente aéreo, vai morrer assim e não vai escapar. Contudo, seja em desastres, enfermidades, morte natural ou o que for, importante é que nossas vidas estejam bem unidas à de Cristo quando o Senhor nos chamar.

Shalom.
Paz do Senhor Pr Ciro,

Bem colocada a relação das possibilidades de se morrer em voo e de acertar na loteria. Na faculdade de matemática vi no papel como realmente quais são as possibilidades de alguém acertar os seis números sozinho, é matematicamente impossível, assim como um avião cair.

Pensando bem, se partisse para o Senhor, eu, em um acidente e pudesse escolher qual, escolheria o voo, pelo menos, teoricamente, minha família seria mais beneficiada do que se o fato ocorresse no trânsito.rsrsrs

Ah! Setembro está chegando, esperamos ansiosos, já "estamos encomendando" mais um voo para o Pastor que, em nome de Jesus, vai vir e voltar em paz.

Abraço.
Djalma disse…
A Paz do Senhor Jesus!
Pastor, bonita mensagem!!!
Sua atitude de resolver se levantar e sair da aeronave, me faz refletir, quanto a atitude de nós cristãos diante de situações, onde precisamos e devemos dizer não, mas por comodismo ou até mesmo desobediência, deixamos-nos levar pelas circunstâncias e assim estristecendo o Espírito Santo de Deus. Que essa ousadia possa contagiar a todos que aqui entrarem. Um Abraço! No amor de Cristo.
Nossa, eu fico apavorado só de pensar que poderia algum dia precisar entrar numa aero nave, tenho muito medo. Mas o interessante, na verdade intrigante, é saber que andar de carro é extremamente mais perigoso do que de avião. Bom, entre os meios de transporte disponíveis, prefiro andar de elevador, he he, esse sim é mais seguro! Pena que não dê pra ir de uma cidade á outra com este meio, rsrsrs.

Seu testemunho é muito forte mesmo, Deus quando quer fala, não há quem impeça.

A paz!