Não confunda ministério que envolve itinerância com ministério de itinerante

Desde os 18 anos eu venho, por graça de Deus, pregando o evangelho e ensinando a Palavra do Senhor em escolas bíblicas, congressos, eventos ao ar livre, seminários, rádios, etc. Recebi, da parte do Senhor, um ministério que envolve itinerância. Mas eu nunca aceitei o título de itinerante. Por quê? Porque este está manchado, maculado, desprestigiado. Não pelos homens de Deus que levam a preciosa semente andando e chorando (Sl 126.6), e sim pelos animadores de auditório que mercadejam a Palavra de Deus (2 Co 2.17).

Não existe na Palavra de Deus o ministério de itinerante! Quando lemos passagens como 1 Coríntios 12.28 e Efésios 4.11, vemos que os ministérios principais da igreja neotestamentária são os de apóstolos (ministério, e não título!), profetas (pregadores chamados por Deus para falar principalmente à igreja), evangelistas (pregadores chamados pelo Senhor para falar principalmente aos perdidos), pastores (guias, líderes do povo de Deus) e mestres (ensinadores da sã doutrina).

Paulo era um itinerante? Nos moldes de hoje, não! Ele era um pregador, apóstolo e mestre (1 Tm 2.7) verdadeiramente chamado por Deus (Rm 1.1). É claro que o seu tríplice ministério era exercido, em grande parte, de modo itinerante, haja vista as suas viagens missionárias (At 13-28). Mas procure encontrar nesse apóstolo as características que os super-pregadores itinerantes possuem. Veja se ele era arrogante; observe se ele só falava de dinheiro; se era ilusionista, milagreiro, soberbo... Caso Paulo vivesse hoje, certamente escreveria um texto similar ao de 2 Coríntios 11, endereçando-o aos “excelentes pregadores itinerantes”.

Nada tenho contra a itinerância, haja vista ter eu um ministério que possui essa característica. Além disso, não tinham também Bernard Johnson e Eurico Bergstén ministérios que envolviam itinerância? Sim. Mas, pregavam eles sobre os “sonhos de Deus”? Discorriam sobre a “gravidez espiritual”? Eram eles malabaristas e animadores de auditório? Derrubavam pessoas com sopros ou golpes de paletó? Enganavam as pessoas necessitadas com truques de quinta categoria, como
“extrair objetos” delas? Não! A mensagem preferida deles era a cruz de Cristo!

E o que dizer de outros expoentes, como Valdir Nunes Bícego (in memoriam), Antonio Gilberto, Elienai Cabral e Wagner Gaby, bem como o famoso evangelista (evangelista, mesmo!) Billy Graham? Não são esses pregadores e mestres cujos ministérios envolvem itinerância? Sim. Mas que ninguém queira compará-los com os super-pregadores itinerantes, imitadores do show-man Benny Hinn, e não do Senhor Jesus Cristo (1 Jo 2.6).

Jovens pregadores: sigam a bons referenciais! Não bebam em fontes escuras e turvas. Não imitem os super-pregadores malabaristas, milagreiros, manipuladores de auditório e avarentos, os quais apresentam pregações (pregações?) interativas, espalhafatosas, humorísticas, na base do grito. Sigam ao exemplo de homens humildes e sujeitos a Cristo, como Paulo (1 Co 11.1), expoente que amava a Palavra de Deus e o Deus da Palavra, propagando com ousadia a mensagem da cruz (1 Co 1.18-23; 2.1-5).

Que não consideremos a itinerância uma profissão, como muitos têm feito, mas que valorizemos os pregadores e ensinadores cujos ministérios envolvem itinerância. Esses, sim, são dignos de respeito, pois — a despeito de precisarem de dinheiro para manutenção de sua família e serem bem conhecidos por todos — não têm eles como motivação principal o dinheiro e a fama (1 Tm 6.20), e sim o amor e a fidelidade a Deus (Rm 1.9), à sua Palavra (1 Co 15.3,4), ao ministério que Ele lhes outorgou (2 Tm 4.7,8) e às pessoas que recebem as suas mensagens (Fp 1.21-24).

Quantos podem dizer
“amém”?

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

José Mário disse…
Amado Pr Ciro,
Eu digo amém!!!
Graças a Deus não estou "incomodado" sozinho, pois caso contrário estaria me sentindo "et".
Paz de Cristo e,
Maranata!!!
ELAINE disse…
A PAZ DO SEHNOR Pr CIRO,
TAMBÉM DIGO AMÉM!
GRAÇAS A DEUS QUE AINDA TEM CRISTÃO QUE PENSÃO DESTA FORMA, POIS HOJE MUITOS SE DEIXAM LEVAR PELOS "MILAGRES" E "MOVIMENTOS" MAIS O VERDADEIROAVIVAMENTO VEM PELA PALAVRA,INFELIZMENTE O GRANDE EXEMPLODE PULO NAO ESTA SENDO VALORIZADO E COPIDO COMO DEVERIA....QUE SENHOR NOS AJUDE
Fernando disse…
A Paz do Senhor Jesus Cristo, pastor Ciro.

Eu, digo amém!
Na verdade,o que estamos presenciando são "ministérios tolerantes", que consentem com o erro, e abraçam o mundanismo, e a ganância.
Sejamos imitadores do GRANDE MESTRE, JESUS DE NAZARÉ, pois Ele é o Modelo.

Belíssimo artigo. Deus continue te abençoando.

Pastor Ciro,
eu posso copiar(imprimir) alguns artigos, que estão em seu blog, para estudo?

Fernando da Conceição
Assembléia de Deus
Rio das Ostras-RJ
Paz em Cristo jesus eu gostei muito do teu Blog é mo benção...
((Veja))www.blog-vidaprofetica.blogspot.com
deixe um comentaria blz
até logo valeuuuuu...
AMÉM PASTOR CIRO!

BOM ARTIGO, GOSTO MUITO DE LER SEUS TEXTOS CARO PASTOR POIS SÃO, CREIO QUE NÃO SÓ PARA MIM, MAS PARA TODOS OS LEITORES, TEXTOS BÍBLICOS, QUE VISAM A VERDADE DO EVANGELHO, E QUE ALERTAM E INCENTIVAM A NÓS CRISTÃOS.

ABRAÇOS E ATÉ BREVE, EM ACREÚNA-GO, QUERENDO DEUS!

E.M.S.F.
Shalom! Nobre Pr Ciro, expoente das Escrituras, infelizmente estes "pregadores avivalistas" no afã de alcançar seus objetivos se rendem à uma filosofia pragmática. Para estes, o importante não é mais a VERDADE, mas o que funciona; não o que é CERTO, mas o que dá certo. Usam o texto, sem o contexto e, assim, violentam as Escrituras. Assim, muitos tem mudado a mensagem e pregado um outro evangelho (Gl 1.6-8).

2. O pregador não é um animador de auditório, é um arauto de Deus. Paulo escrevendo aos coríntios disse: [...] nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens. Note que ele disse: "nos tornamos espetáculo" - Ele não disse para fazermos o espetáculo! E muitos querem fazer espetáculo nas tribunas!

3. Mas eu glorifico a Deus, que existem homens de Deus, como o sr, que pregam a Palavra integralmente, completamente e fielmente.

Deixo Rm 11.13

abraços do amigo, Pr Marcello Oliveira
Caro príncipe dos exegetas, Marcelo Oliveira:

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe por este seu sábio comentário e por sua agradável companhia em São Paulo, por ocasião de nossa participação no programa "Crescendo na Fé" (Rádio Musical FM), e também ontem, na Assembleia de Deus em Santo André-SP.

Será um honra para mim participar, no próximo domingo, do mesmo programa mencionado, aqui no Rio, na famosa Rádio Melodia FM, ao seu lado, juntamente com os pastores Sezar Cavalcante e Artur Bittencourt.

Ser-me-á também honroso recebê-lo como preletor no culto da noite, na Assembleia de Deus em Cordovil, onde sirvo a Deus como pastor-auxiliar, a despeito de minhas viagens para atender a obra à qual tenho sido chamado pelo Senhor. Já conversei com o pastor-presidente Francisco José da Silva para que o irmão nos transmita a Palavra, segundo a vontade do Senhor.

Medite em Isaías 50.4 a respeito dos dois lados da pregação: divino e humano.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Eu digo amém com certeza Pr. Ciro. Sou um jovem que prega a palavra de Deus e já recebi convites para ser Pastor e não aceitei, pois muitos empresários do evangelho , manipuladores da palavra não buscam a Deus e querem ganhar em cima de quem busca. Ser pastor é um sonho para mim, Deus sabe o quanto almejo isto, por que amo pregar a palavra de Deus.Só me sinto totalmente satisfeito na minha vida quando estou pregando, e mesmo que não venham elogios, me sinto completo ao fim de cada mensagem, pois sei que Deus falou, pois me coloco na dependência dele. Mas o que nós vemos hoje é uma vergonha.
Josiel disse…
Amém,com toda certeza.

Josiel Vitorino da Silva
Caro Josiel Vitorino da Silva,

Agradeço-lhe por mais esta sua participação no Blog do Ciro.

A paz do Senhor!

CSZ
Caro José Mário,

Precisamos estar incomodados mesmo, a fim de que não aconteça conosco o que aconteceu com o pastor da igreja de Tiatira, o qual estava sendo "mais paciente" do que o próprio Deus (Ap 2.20-22). Não podemos ser tolerantes nem coniventes com o erro.

Em Cristo,

CSZ
Prezada ELAINE,

Há mesmo muitos que se deixam levar pelas estratégias de pregadores malabaristas. Mas os que são de Deus ouvem a Palavra de Deus.

CSZ
Caro Fernando,

Agradeço-lhe pela participação neste blog.

O irmão pode usar sim os artigos deste espaço, mas não se esqueça de citar a fonte, caso repasse os textos a outras pessoas.

CSZ
Fernando disse…
Obrigado, Pr. Ciro.

Deus continue te abençoando.

Fernando da Conceição
Rio das Ostras - Rj
pr. ciro paz do senhor,o que o sr. me siz sa maioria sos pregasores que pregam nos gideõs de camburiú,tais como marcos feliciano?
Caro Abney,

O que o irmão tem a me dizer sobre eles?

Observação: Escreva mais devagar, por favor, a fim de que não troque as letras.

CSZ
Unknown disse…
A PAZ DO SENHOR PR CIRO
A PARTIR DO DIA QUE ENCONTREI O SEU BLOG,ESTA SENDO UMA BEMÇÃO PARA MIM. SOU CRENTE DESDE CRIANÇA,
NASCI NAS ASSEMBLEIAS DE DEUS A 50ANOS ATRAZ, E FICO CADA VEZ MAIS CONTENTE POR VER LIDERANÇAS DA IGREJA QUE AINDA PREGA A BIBLIA,
EU DISSE A MINHA MÃE QUE O PR CIRO PODIA PREGAR LA PELOS ANOS 60 QUE A MENSAGEM SERIA A MESMA, (LOGICO QUE HOJE EM DIA COM MAIS CONHECIMENTO)MEU PAI FOI PR E MISSIONARIO NA PARAIBA, VOLTOU A CURITIBA, MAS A 7 ANOS O SENHOR O LEVOU.
TENHO UMA PERGUNA AO PR; DIAS ATRAZ O PASTOR DE MINHA CONGREGAÇÃO PREGOU A RESPEITO DA AGUIA, AQUELA MENSAGEM MOTIVACIONAL DA AGUIA QUE AOS 30 ANOS TOMA A DECISÃO ETC O SENHOR DEVE CONHECER, LENDO VARIOS ARTIGOS SOBRE AGUIA NÃO ENCONTREI NADA DISSO SOBRE AGUIAS.
O SENHOR ACHA CERTO PREGAR UMA LENDA????
ABRAÇOS ELIZEU
Elaine disse…
Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Amado Pr. Ciro,

De fato, amado pastor, as pregações a que temos sido "forçados" a ouvir nesses últimos dias, têm sido uma canseira para nossas almas, tão carentes e desejosas por escutar mensagens que transformam, que nos levam à reflexão, que nos ensinam segredos da Cruz capazes de nos aproximar cada vez mais de Cristo e afastar cada vez mais do mundo.

Como o pastor Marcelo bem observou, "muitos querem fazer espetáculos nas tribunas" e, de fato, têm feito. A Casa de Deus tem se tornado uma verdadeira casa de show e a espiritualidade dos cultos tem sido ofuscada pelo emocionalismo.

Que realidade dolorosa para quem deseja apenas adorar ao nosso Senhor em unidade com o Seu corpo. Antes, tal liberdade era ameaçada pelos perseguidores da Igreja. Hoje, os próprios cristãos é que têm posto em risco sua liberdade de culto por causa dessa distorção do Evangelho.

Ainda bem que o Senhor ainda pode encontrar verdadeiros adoradores sobre a terra.

Que nós façamos sempre parte desse rol também.

Em Cristo.

ECC
PB RICARDO disse…
E TODOS OS SANTOS DIGAM AMÉM!

A MAIORIA DELES SÃO IRREVERENTES, FALAM O QUE VEM NA BOCA, PARECE QUE SÃO OS UNICOS QUE RECEBERAM AUTORIZAÇÃO DE DEUS PARA ISSO, APRESENTAM UMA "AUTORIDADE" QUE NÃO VEM DO ESPIRITO SANTO.