A covardia dos blogueiros caluniadores que se escondem atrás do anonimato

Existe na chamada blogosfera cristã uma prática pecaminosa, anticristã, criminosa e leviana de anônimos manterem blogs pelos quais verberam livremente contra pessoas e instituições. Essa postura reprovável é comum também no Orkut, que permite perfis anônimos, usados para criar comunidades e participar de outras, com uma única finalidade: denegrir a imagem de alguém. O pior é que esses falsários se apresentam como cristãos, e alguns irmãos, por falta de conhecimento e discernimento, vêm dando crédito a eles...

Há pouco tempo, um conhecido blogueiro “cristão” (que mantém um blog em seu nome e participa de outros) criou um blog denominado O X da Questão, pelo qual, sem se identificar, me atacava covardemente. Por ser muito descuidado, o falsário acabou se revelando...

Depois de ter sido desmarcarado, o editor do referido blog, que prometia levantar detalhes comprometedores da minha vida, teve de abandonar a sua
“nobre” atividade. Que falta de temor a Deus! Pois, se a calúnia em si já é crime e pecado (Mt 7.1,2), sob o animato ela se agrava. Bem, quando isso ocorreu, eu consegui juntar provas contra o descuidado maldizente, mas resolvi não divulgar o seu nome na blogosfera cristã nem tomar outras medidas cabíveis, haja vista não ter eu o mínimo interesse de expor pessoas, por mais malévolas que sejam.

Mas eu quero aproveitar a oportunidade para dizer que o desocupado que se dá ao trabalho de criar um blog com perfil anônimo para verberar contra alguém, além de estar com a consciência cauterizada, ignora que é possível descobrir a sua identidade. No exemplo citado, o blogueiro falsário “se entregou”, porém há outras maneiras de se descobrir a autoria do blog.

Há meios de se chegar à origem das informações (falo com conhecimento de causa), e
uma pessoa ofendida pode procurar um advogado e processar o ofensor. A Constituição Federal (art. 5o., IV e V) assegura a liberdade de manifestação do pensamento, mas veda o anonimato. Caso, durante a manifestação do pensamento, se cause dano material, moral ou à imagem, assegura-se o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização.

Infelizmente, há algum tempo surgiu na blogosfera cristã dois outros blogs com editores anônimos, o CGADB News (que já saiu do ar) e o CGADB pra Mim. O dono do primeiro, escondendo-se atrás do anonimato, apresentava notícias sobre as eleições da CGADB e denúncias que denigrem a imagem dos candidatos à presidência, principalmente a de um deles, deixando transparecer a sua parcialidade, a despeito da descrição contida no extinto blog: “Blog independente (e não oficial) de notícias da CGADB”. O segundo, que ainda está ativo, infelizmente, debocha de um dos candidatos...

Não vejo problemas quanto ao fato de alguém apoiar a um dos candidatos à presidência da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil). Isso é um direito que lhe assiste. Mas valer-se do anonimato para caluniar ou dizer todo o tipo de impropérios à vontade, disseminando discórdia na blogosfera cristã, como que jogando sujeira no ventilador, é um pecado que não ficará impune diante do Deus justo e santo.

Quem é do Senhor Jesus verdadeiramente não aceita esse tipo de postura
covarde, anticristã e criminosa. Mas o juízo divino não tardará para aqueles que não se arrependerem. A Palavra de Deus alerta: “E não há criatura alguma encoberta diante dele [Deus]; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” (Hb 4.13). E ainda: “Horrenda coisa é cair na mão do Deus vivo” (Hb 10.31).

Veja também:
Google é condenado a pagar R$ 20 mil por danos morais

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Paz Pr. Ciro!

Recentemente publiquei em meu blog um artigo intitulado (es)cravo da índia, no qual faço menção a um e-mail recebido (já de segunda mão) enviado por um casal de missionários na índia, comentando sobre o conteúdo da novela "global" "caminho das índias"...

Qual não foi minha surpresa quando um ANÔNIMO postou um comentário reivindicando os créditos sobre o tal e-mail... Pode? Um ANÔNIMO?... De acordo com ele a assinatura com os nomes do casal de missionários era um pseudônimo... Ora, se é assim porque tanto alarde? Os créditos vão para o psudônimo dele e pronto!

Outro comentário que recebi foi de uma jovem irmã que assinava "A VERDADEIRA DONA DO BLOG PROSSIGO PARA O ALVO"... Quase caí pra trás... Será que esse pessoal não se toca que o nome dado ao blog é uma referência ao perfil do blogueiro, que pode ou não fazer uso de palavras comuns ou de seu próprio nome... No meu caso busquei um referencial nas sagradas escrituras para expressar meu sentimento em relação a minha vida e minha conduta na "blogosfera" enquanto cristão... Mas não sou dono de nada, nem mesmo do espaço, que pode ser retirado do ar pelos administradores do blogger a qualquer momento - sem prévio aviso...

Sei que no teu caso tem até um blog cujo endereço é blogdociro, mas que nada tem a ver com você (esse é o Dornelles)... Já pensou agora você mandar um e-mail para o sujeito dizendo: "EU SOU O VERDADEIRO DONO DO BLOG DO CIRO!!!"... Não ia ficar bem.

Temos que ter paciência!

Abraços.

Robson Silva de Sousa (El único Rss)
Pr. Ciro,

lhe indiquei ao prêmio "Olha que Blog Maneiro"....
Melhores informações: http://anapaulalopespinheiro.blogspot.com/2009/02/meu-blog-foi-presenteado.html

A Paz!

Ana
Anônimo disse…
É por isso que no meu blog infelizmente tenho que moderar os comentários. É lamentável. Acompanhei um usuário anônimo no orkut em que colocava os dados financeiros de uma igreja conhecida minha e os respectivos salários da mesma. E o pior, era um funcionário da própria instituição. Deus está revelando os lobos que estão infelizmente entre nós.

Paz do Senhor pastor.

Gabriel Felix
Anônimo disse…
Paz do Senhor Pr. Ciro...

Em umas das últimas postagens, fiz menção das mensagens tolas que os anônimos têm postado em seu blog...

O sr. neste artigo, falou de um "tal anônimo" que usa o nome de "CGADB News" em um de seus blogs... Fui averiguar o blog do mesmo... E na página principal, nos links, e em um deles estava assim... "pede pra sair".

Sinceramente, não precisa comentar mais nada! Não vi, mais sei que trata-se de um filme, que em nada edifica, haja visto as gírias, palavrões e músicas (se é assim que podemos dizer) que cantam, e na minha dúvida em saber a origem com meu vizinho, e me contou que era de um determinado filme.

Fica mais do que nítido, de onde provém a "inspiração" deste que se diz cristão, e faz coisas que em nada condiz com o que Cristo nos ensinou!

Em Cristo
Rafael
Caro pastor Ciro:

Será que há, ainda, alguma dúvida na blogosfera evangélica sobre a identidade do tal blogueiro?

São tantas as "escorregadas" que ele próprio se denunciará.

Abraços
Caro pastor Ciro:

A quem interessar possa, a notícia publicada hoje no site de O Globo é pertinente ao que o irmão escreveu aqui.

Veja o link:

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/02/19/google-condenado-indenizar-professor-por-ofensas-publicadas-em-blog-754498489.asp

Obrigado.
Amado pastor Geremias do Couto,

Agradeço-lhe pela indicação da notícia. Já inseri o link para ela no corpo da postagem. Quanto ao ingênuo blogueiro "cristão", além de se autodenunciar, ignora que o Deus Todo-poderoso a tudo vê.

Um abraço.

CSZ
NilmaBostonRio disse…
.

Peraí!!!

Alguém desse blog mencionado nesse artigo CGADB news, após me fazer um convite de amigos no Orkut, dias depois me pediu para divulgar esse blog nas Comunidades ( nos tópicos de divulgação e propaganda ) e assim o fiz.

É claro que antes dei uma lida no blog, e , a primeira vista pensei se tratar apenas de notícias regerente a CGADB mesmo ( rsrsrs ).

Mas só agora, após ler este artigo fiquei a saber que é um anônimo, e que usa disso para partidarismo.

Assim que o encontrar dentre os meus amigos, vou lhe perguntar o porque do anônimato, a aproveitando vou ler com mais atenção alguns dos artigos contidos lá para ter o meu parecer e decidir se apago ou não as divulgações nas Comunidades que eu lembrar onde estão.

Pr. Ciro, realmente eu não faço a mínima idéias de quem se trata.

Mui agradecida pelo esclareciemnto.

Em Cristo, Nilma.

.
Nosso pr. Ciro,

A Paz do Senhor!

A vida não é composta somente de ovelhas, e sim, destes anônimos por vocação e manipulados pelo seu desconhecimento da verdade.

Anônimos por conveniência, vida infrutífera e perdida.

Anônimos por pecado e vergonha de ser o que sabem ser.

Anônimos pela covardia e desprezo ao que provêm de Deus.

Anônimos por não conhecerem, que o Senhor cuida dos seus, e vela pela sua Palavra.

Anônimos para que se cumpra a Palavra de Deus conforme o que está escrito em 2 Timóteo
3:13:

Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

O Senhor te abençõe e te guarde!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
NilmaBostonRio disse…
Pois é.

Como era de se esperar, essa pessoa prefere o anonimato, pois deu a entender ter o direito de se apresentar para nós.
Fazer o que, né?

Resolvi deixar como está ( nao apagar as divulgcoes que fiz daquele blog pelas Comunidades ) assim sendo outras pessoas que tiverem acesso irao ter suas proprias conclusoes, e que possam ter o discernimento para qual " lata, a sardinha esta sendo puxada" ( porque a primeira vista, eu mesma nao tinha observado isso ).


Ouero registrar aqui o que sempre disse nas Comunidades :
Ao Pr. Ciro, o meu apoio e admiracao.

Porque muitos ate que tem a coragem de falar contra o erro ou sobre algo polemico, mas não de mostrar o rosto ou se apresentar com um nome...


Desabafei. Pronto.
That's it! ( É isso! ).
rfealmente irmao Ciro, isso de ficar denegrindo a imagem da pessoa não é de Deus, mas sim obra das carne e maligno.O cristão tem que andAR CONFORME AS PALAVRAS DE cRISTO, dentro da bíblia saGRADA.agindo desse jeito, estartemos iguais ao mundo, como Jaão diz em seu livro: "E do diabo."