O que penso do GMUH, Congresso dos Gideões Missionários da Última Hora?

Amados internautas, neste início de ano estou escrevendo vários artigos acerca da Assembleia de Deus e resolvi responder a uma pergunta que me fazem com frequencia: “Pastor Ciro, o que o irmão pensa acerca do GMUH?”

Há irmãos que fazem
essa pergunta com sinceridade, porque querem mesmo ter um posicionamento acerca do congresso em apreço. Mas há outros que desejam ver o “circo pegando fogo”. E é por causa destes que eu demorei a responder à pergunta em apreço. Afinal, uma resposta minha quanto ao GMUH vale ouro para os geradores de polêmica na Internet, não é mesmo?

Escrevi, segundo a direção que recebi do Senhor, alguns livros acerca das aberrações que certos “pregadores” propagam: Erros que os Pregadores Devem Evitar (dois volumes) e Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria. E, por causa disso, os animadores de auditório, que mercadejam a
Palavra (2 Co 2.17, ARA), não me veem com bons olhos. Alguns até conversam comigo, quando nos encontramos em congressos ou nos aeroportos. Mas outros...

Certos animadores de platéia têm feito questão de verberar contra mim, até mesmo em público. E alguns, quando têm a “valiosa
” oportunidade de “pregar” sabendo que este expoente estará assentado na tribuna, valem-se da oportunidade para dizerem tudo o que, segundo eles, “preciso ouvir”. Houve um famoso “pregador” que chegou a perguntar ao organizador de um congresso se eu estaria presente no dia em que ele fosse “pregar”, pois ele gostaria de me dizer “algumas verdades”, em público. Lamentável.

Há pouco tempo, ainda, um “pregador” relativamente famoso, que se oferece para “pregar” no GMUH (mas ainda não pregou), aproveitou que eu estava em sua retaguarda para proferir, indiretamente, todo o tipo de provocações, como: “Você é frio”, “Só você está de cara amarrada”, “Você não repete o que mando dizer nem pega na mão do seu irmão, mas você é minoria”, etc. Ele sequer notou que a maioria não estava fazendo o que ele mandava. E todos perceberam que o alvo dele não era pregar a Palavra de Deus, e sim verberar contra este articulista.

Bem, creio que, ante esta exposição, fica claro que as minhas críticas, em meus livros, não se dirigem ao GMUH e sua liderança, mas aos erros que alguns “pregadores” (ou boa parte deles) ali têm cometido. A bem da verdade, considero o GMUH um congresso que, se for bem conduzido, pode dar frutos, como salvação de almas, edificação do povo de Deus, curas genuínas, arrecadação de recursos para a obra missionária, etc. Imagine o que aconteceria se boa parte daquele povo se conscientizasse da urgência da evangelização e da obra missionária? Afinal, estamos falando do mais numeroso congresso pentecostal brasileiro!

Sei que esta resposta pode decepcionar aqueles que desejam ver o “circo pegando fogo”, mas eu reitero que nada tenho contra o GMUH. Respeito o pastor Cesino Bernardino, da Assembleia de Deus em Camboriú, Santa Catarina, e acompanho o seu trabalho há muito tempo. Além disso, eu mesmo já participei de eventos do GMUH aqui na cidade do Rio de Janeiro. No ano passado, por exemplo, ministrei numa conferência organizada pela extensão Rio, a convite do meu amigo, pastor Melquisedeque Lima (foto).

Diante do exposto, é bom esclarecer também que o livro MAIS Erros que os Pregadores Devem Evitar, lançado pela CPAD em dezembro de 2007, contém uma narrativa fictícia intitulada “Que congresso!”, pela qual combato erros de animadores de auditório, de cantores-astros e de maus dirigentes de cultos e congressos. Mas ali, de modo algum, me referi especificamente ao GMUH. Reuni, na tal narrativa, diversos desvios do pentecostalismo bíblico e montei uma história fictícia.

Como eu sempre enfatizei neste blog — e muitos ainda não perceberam —, não tenho a intenção de expor pessoas ou de persegui-las. Por isso, evito ao máximo a citação de nomes negativamente. Não combato contra “a carne e o sangue” (Ef 6.12). Aliás, se eu fosse responder à altura a certo “pregador” que, em um grande congresso, me xingou, ao som de “glórias” e “aleluias” (que péssimo exemplo!), deixaria muitos irmãos chocados.

Os que desejam ver o “circo pegando fogo” agem como Tiago e João, que desejaram ver os samaritanos consumidos pelo fogo em razão de não receberem Jesus e seus discípulos (Lc 9.51-54). Mas, o que o Senhor lhes respondeu? “Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las” (vv.55,56).

Portanto, há pessoas sérias que frequentam o GMUH. Não podemos generalizar. E eu nada tenho contra os organizadores do evento. No entanto, não apoio certas bizarrices promovidas por “pregadores” que não querem andar segundo a Palavra. Alguém dirá: “Cite nomes, pastor Ciro”. Eu preciso mesmo fazer isso? O apóstolo Paulo precisou mencionar os nomes dos falsos apóstolos, que propalavam heresias e modismos em Corinto, aos quais chamou, ironicamente, de “os mais excelentes apóstolos”? Não, mas foi contundente ao denunciar os erros deles (2 Co 11).

A minha intenção, com este artigo, é demonstrar que o meu desejo não é que o GMUH acabe ou que seja um fracasso. Não! O meu sincero desejo é que os organizadores do evento tenham compromisso com a Palavra de Deus, e não com as preferências do povo, e atentem para o modelo de culto pentecostal da Bíblia, com decência e ordem (1 Co 14). É claro que, com isso, o número de participantes será reduzido, num primeiro momento, haja vista muitos interesseiros gostarem de certas “novidades”.

Não nos esqueçamos do grande exemplo constante de João 6.60-69. Vendo o Senhor Jesus que muitos o seguiam apenas por interesse — Ele curava enfermos, multiplicava pães e fazia milagres —, resolveu ser mais contundente na pregação do evangelho. E o que aconteceu? A maioria foi embora... No entanto, os poucos que ficaram, tendo Pedro como seu representante, disseram: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus” (vv.68,69).

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia Pr. Ciro, a paz do Senhor Jesus.
Frequento o congresso do GMUH há 10 anos, tenho sido observadora quanto as mensagens e as diversas formas que muitos preletores manipulam a multidão...e que multidão cerca de 100.000 pessoas!
No ano de 2007 quando certo pregador estava pregando... muitos irmãos se retiravam... dizendo já ter ouvido o que ele iria dizer... infelizmente.... se a palavra fosse "quentinha do céu" como muitos deles dizem, não surgiria comentários como esse.
Na verdade... a finalidade do congresso é muito digna! Propagar o evangelho arrecadando recursos para os missionários! Mas o que se tem visto é auto-promoção, estrelismo, manipulação etc...
Espero que a diretoria do congresso, agende para o próximo congresso, homens de Deus, que pregam a genuína palavra, que transforma, liberta e concientize os crentes a urgência de cumprir o "Ide" de Jesus.
Parabéns pelas postagens corajosas rsrsrs isso por certo mostra que não é só o Pr. que é "frio" rsrsrsrsr... a paz do Senhor.
NilmaBostonRio disse…
Ano passado assisti pela internet ao Congresso dos GMUH e ate que nao tinha muita "meninice" nao (me refiro ao povo). rsrsrs.

( Falo isso, pois anos anteriores em que estive a presente era um tal de cai-cai, "arrebatamentos" e afins ).

So penso que eles deveriam convidar pregadores que pregam a Palavra sem gritar...
Nosso pr. Ciro,

Agradeço a Deus, mais uma vez, pela oportunidade de através da Internet, poder ler os seus textos, e infelizmente, poder observar pelo Youtube.com, a vergonha do que ocorre nos encontros proporcionado pelo GMUH.

Sem medo de errar, posso com todas as palavras, mencionar que a direção está totalmente EQUIVOCADA com este projeto, que passou a ser humano carnal, e que não provém de Deus. Sinto afirmar desta forma, e com toda a certeza. Pois, se assim o fosse, não aconteceria tantas aberrações que me deixam de BOCA ABERTAAAAAAAAAAA. E lágrimas nos olhos.

O povo neste evento está sendo manipulado. E, se compararmos aos programas do TOPA TUDO POR DINHEIRO do animador SILVIO SANTOS. Este será menos provocativo ao nosso DEUS.

É tempo, para o bem do movimento pentecostal verídico, que se elimine do campo de batalha, estes terroristas espirituais, com as suas brincadeirinhas de poder.

O diabo está sorrindo com tamanha falta de insensatez, e ocupa grande espaço do evento. Isto é o que vejo com os meus olhos, diante desta zombaria.

Que Deus permita, que estes prevaricadores do evangelho, sejam exemplos, pelo menos, do que não se de proporcionar à igreja, em seus erros que os pregadores de verdade nunca realizariam.

SE ALEGRE, amado pr. Ciro, com os deboches e ironias. Pois, quando o fazem, com certeza, o fazem manipulados pelo próprio diabo no desprezo pelas suas verdades em seus livros. Livros estes que deveriam ser lidos e matéria obrigatória nos seminários.

Escrevo sem medo de errar contra o que está ocorrendo nestes encontros de poder(?).

Vá em frente pr. Ciro! Não tema a estes aniquiladores da verdade. Pois, muitos se levantaram contra você - instrumento de verdade.

pr. Newton CArpintero
www.pastornewton.com
Unknown disse…
Paz do Senhor Pastor:
Parabens pela abordagem do assunto,eu fiquei preocupado achando que o SENHOR iria "meter o pau" no Congresso mas nao o fez e sua opiniao é exatamento igual a minha.Pr Cesino e sua equipe sao homesn de DEUS e se preocupam pela causa missionaria,infelismente tem muitos pregadores querendo GLORIA e FAMA mas tem gente sincera e temente a DEUS!!
PAZ DO SENHOR,PASTOR!
VEJO QUE O SENHOR REALMENTE É UM HOMEM DE DEUS E SE PREOCUPA COM O BOM "ANDAMENTO" DA IGREJA!
ENFIM, O SEU POSICIONAMENTO FERENTE AO CONGRESSO (GMUH) DE MISSÕES REALMENTE É MUITO RELEVANTE. INFELIZMENTE ALGUNS PREGADORES JA NÃO SÃO MAIS PREGADORES POR CHAMADO...JÁ PERDERAM O ALVO E AGORA TRATAM A OBRA DE DEUS COMO EMPRESA, JA VIRARAM PROFISSONAIS DE PÚLPITOS.
EM RELAÇÃO AO GMUH TENHO POR CERTO QUE É UM TRABALHO DE DEUS E DIZER O CONTRÁRIO É PURA IGNORÂNCIA.
DEVEMOS SER CRITERIOSOS COM QUEM IRÁ UTILIZAR A TRIBUNA DE NOSSA IGREJA.
LI OS COMENTÁRIOS ACIMA E NÃO SOU A DONA DA VERDADE,MAS DIZER QUE O CONGRESSO NÃO É DE DEUS REALMENTE É PURA IGNORÂNCIA...
Edinei Siqueira disse…
Amado Pr. Ciro admiro a sua moderação e cautela, e entendi a sua posição neste artigo.
Creio que realmente a intenção dos organizadores do Congresso é mas falta-lhes discernimento na hora de convidar os pregadore$.
Eles deveriam convidar homens que realmente pregam a Palavra sem brincadeiras.
Além das meninices, o que me causa preocupação também é que não há preocupação para com a doutrina, pois o herético conjunto "voz da verdade" que nega uma das principais doutrinas do cristianismo - A TRINDADE - esteve cantando em um desses congressos.
Prezado Edinei (a verdade do evangelho),

Realmente, a participação destacada de um grupo que nega categoricamente uma doutrina inegociável como a Trindade não deve ser encarada como normal. Mas oro para que o congresso em apreço seja marcado pela presença real do Espírito Santo, sem meninices e manifestações outras, bem como pela submissão ao Deus da Palavra e à Palavra de Deus.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Pr. Ciro,
A Paz do Senhor!

Parabéns pela excelente abordagem feita sobre o congresso dos GMUH, não esperava outra coisa a não ser essa de sua parte. O que falta em muitos "cristãos' é bom senso para discernir as coisas e, ponderação no falar.

No ano de 2008, ganhei uma passagem para CAMBORIÚ e, consequentemente, participei do congresso; o que vi de errado lá não me espantou, pois, infelizmente, o congresso apesar de ser o 'maior' do Brasil, é realizado aqui na terra e, sendo assim, erros e falhas sempre existirão, no entanto, os GMUH não se restrigem apenas ao congresso de abril, o ano todo é de trabalho e projetos missionários, e pessoalmente conversei com muitos casais de missionários que são ajudados pelo pr. Cesino e sua equipe.

Cabe a nós orarmos para que Deus sempre direcione os passos dos líderes do GMUH

Pr. Silas
http://sylasneves.blogspot.com/
Caro Everaldo,

Tenho grande respeito pelo pastor Cesino Bernardino. Ele tem feito um ótimo trabalho em Santa Catarina, para a glória do Senhor.

A paz do Senhor!

CSZ
Amado pastor Newton,

O que o irmão relatou tem acontecido mesmo em muitos lugares. Infelizmente, igrejas sérias, pastoreadas por homens sinceros, têm recebido, por falta de orientação, "pregadores" que mercadejam a Palavra de Deus e manipulam platéias; alguns, inclusive, valem-se de técnicas de ilusionismo e hipnose; e há também outros que contam com a força do mal mesmo (Dt 13.1-4).

Que tenhamos discernimento.

CSZ
Edinei Siqueira disse…
Meus irmãos, não se esqueçam que as meninices que acontecem no congreso dos Gideões se repetem em quase todas as igrejas pentecostais do Brasil, haja vista que estes artistas de púlpito que pregam lá, pregam em todo o Brasil disseminando suas heresias e fazendo discipulos.
Prezada Carla,

Para lhe dizer a verdade, quando eu ouço a Palavra de Deus (mesmo!), tenho vontade de pular, gritar, pois o meu coração se alegra. É claro que eu me controlo bastante, pois o espírito do profeta está sujeito ao profeta. Mas, quando estou em cultos cujos "pregadores" são animadores de auditório, tranformo-me em uma pedra de gelo...

E eles, é claro, irritados, partem para a falta de ética, ignorância, e provam que realmente não têm compromisso com Deus. Em vez de pregarem a Palavra, ficam o tempo todo alfinetando, tentando pôr o povo contra este expoente, etc. Mas Deus tem me dado graça para suportar.

Não tenho de me gloriar, mas louvo a Deus porque, quando subo em um púlpito para pregar, faço isso com o espírito desarmado. E apenas entrego a mensagem da Palavra de Deus. Ela pode até ser dura, mas sempre tenho a convicção de que não estou falando para atingir a nenhum desafeto. Quando isso acontece, é por direção do Espírito Santo, assim como aconteceu no caso de Estêvão.

Parabéns pelo seu lindo blog infantil.

CSZ
Pastor Ciro, Paz do Senhor!

É a primeira vez que deixo um comentário em seu blog, mas já venho acompanhando seus artigos faz um tempo!

Parabéns pela coragem, que o pai continue te usando dessa forma!

Gostaria de fazer umas perguntas pois sou novo no ministério, e tenho encontrado muitas dificuldades, tenho 19 anos e fui levantado como cooperador onde congrego (Assembleia de Deus - Madureira, campo de Vila Alzira Santo André/SP). Como disse sou novo no santo ministério, e gostaria de saber como lidar com certas coisas que vem acontecendo ( 80% do culto vontado para cânticos em sua maioria não espirituais, falta de incentivo - ou nunhum - à obra missionária, falta de interece com a escola biblica Dominical - meu pastor não frequenta -, despreparo quanto a palavra de Deus, etc), me doí pensar escrever isso, mas me sinto sozinho nesta luta, um peixinho no meio de um monte de tubarões, até que ponto pastor tenho que me submeter para não ser "queimado" (como eles dizem) com o meu pastor, até que ponto tenho que segurar para não bater de frente contra algumas coisas!

Sou novo e preciso de orientação, orientação esta que não tenho encontrado! (embora tenha um obreiro que amo muito e que tem me instruido segundo a palavra)

Pastor se puder me passe um pouco de sua experiência! Minha intenção ao escrever não é para que este texto seja postado, mas sim porque preciso de uma boa orientação segundo a palavra de Deus!

Deus abençoe pastor Ciro!

Meu e-mail: emerson_gomes16@yahoo.com.br

em Cristo

Emerson Gomes
Anônimo disse…
INFELIZMENTE FALTOU´LHE CORAGEM PARA DESANCAR AS MENINICES CARENTES DE AMPARO BIBLICO ,QUE ACONTECEM NO CONGRESSO DOS GIDEÓES DE CAMBORIU...
È UMA PENA QUE EM NOSSOS DIAS NÃO TENHAMOS MAIS PREGADORES QUE DIGAM ASSIM DIZ O SENHOR ...
E APONTEM O ERRO EEXAGEROS ANTIBIBLICOS QUE PERMEIAM O POVO DE DEUS.
PASTOR ISAIAS FERREIRA
Debora Zibordi disse…
A paz do Senhor!!!
Ótimo esclarecimento! O Evangelho de Jesus deve ser puro e simples, não precisa de invencionices do homem para ser completo.
Deus te ilumine mais e mais!!!
Abraços e saudades de todos.
Débora Zibordi,

Minha sobrinha querida! Agradeço-lhe pela participação, e que o Senhor Jesus ilumine você a cada dia, para que continue sendo essa jovem de valor!

Mande um abraço e a paz do Senhor para o pastor Renato e para as missionárias Ângela e Míriam.

Um abraço! Parabéns pelo seu lindo blog!

CSZ
Prezada Cristiane,

O congresso enseja uma grande oportunidade para conscientizar uma boa parte da igreja do Senhor, atingindo não só os participantes presentes, mas também os que acompanham à distância, pela Internet. Por isso, acredito que esse evento ainda propiciará melhores frutos para a obra do Senhor, principalmente se não der mais espaço aos que mercadejam a Palavra de Deus.

Quanto às críticas mais ferrenhas, acima, principalmente do meu amigo, o pastor Newton, elas se dão em razão de ele referir-se a certos "pregadores" e seus discípulos neófitos, os quais apreciam mensagens de "vitória" e com ênfases provocativas dirigidas a obreiros desafetos presentes ao evento.

Em Cristo,

CSZ
Prezada Nilma,

É importante que sejamos capazes de examinar tudo e reter somente o bem (1 Ts 5.21).

Que Deus abençoe a sua vida. E parabéns pelos seus blogs, ricos em conteúdo.

CSZ
Prezado pastor e amigo Sylas,

Agradeço-lhe pelos comentários. E aproveito para agradecer-lhe pelo envio dos DVD's. Ainda não os assisti, mas deverei fazer isso ainda nesta semana.

Feliz 2009!

CSZ
Prezado Pastor Isaías Ferreira (ou anônimo),

Infelizmente, o irmão demonstrou não ter sensibilidade e bom senso para perceber que devemos combater o erro, e não atacar pessoas.

O que o senhor quis dizer com "faltou-lhe coragem para desancar as meninices carentes de amparo biblico" (sic)? O que esperava, que eu tivesse verberado contra pessoas e as tivesse xingado? De que espírito o irmão é?

Aqui, neste blog, eu defendo o evangelho de Cristo, sim. Mas, se o irmão espera que eu agrida pessoas e fale contra elas, diretamente, de maneira gratuita, para ver o "circo pegando fogo", bateu em porta errada. Procure outro espaço, por gentileza.

Mas, se desejar, explore um pouco mais este espaço e descubra que muitos desvios do evangelho são analisados à luz da Palavra de Deus. Graças a Deus, não nos tem faltado coragem, porém não a ética e o respeito também devem permanecer.

Que Deus o ilumine.

CSZ
Caro Emerson,

A paz do Senhor!

Veja como são as coisas... o irmão me parabeniza pela coragem, e o pastor Isaías (ou anônimo) me critica pela falta de coragem!

Agradeço-lhe pelo seu primeiro comentário neste blog, mas principalmente por já acompanhar os artigos há algum tempo.

Infelizmente há mesmo cultos maldirigidos, em nossa igreja, nos quais a exposição da Palavra é preterida. Mas, sinceramente, não fica bem o irmão criticar o seu pastor. É preferível orar por ele e, na medida do possível, tentar mostrar-lhe o que está errado, à luz da Bíblia.

Você é jovem, e Deus pode usá-lo como um formador de opinião em sua igreja. Não embarque nessa canoa furada de apenas ver os pontos negativos em seu pastor. Seja um ajudador. Pregue a Palavra de Deus. E, aos poucos, a situação poderá mudar. Lembra-se de Elias, que pensava estar só, havendo milhares de profetas fiéis a Deus?

Nunca "bata de frente" com o seu pastor! Seja submisso. Use a sua influência. Vejo com tristeza jovens promissores entrando por esse caminho da insubmissão e desrespeito ao líder. Em Atos 15 vemos como o apóstolo Paulo usou a sua influência, a sua autoridade, mas com todo respeito ao ministério e ao pastor-presidente, Tiago, irmão do Senhor, naquela ocasião.

Desculpe-me... Só vi depois que não era para publicar seu comentário; se bem que a sua experiência pode ajudar a outros jovens como você. Mas, se achar melhor, eu excluo o comentário.

Um grande abraço. E que o Senhor Jesus dirija os seus passos.

CSZ
Pastor Ciro eu quero parabenizá-lo pela forma sábia com que o senhor responde a perguntas de um teor crítico elevado como esta. Realmente eu fico muito triste com o que acontece no evento GMUH. Chegou o tempo de dizermos basta a esses "profissionais de púlpito". Ainda que tenha uma boa voz, arraste multidões, transborde de tanta "unção", mas se não tem ao menos respeito à palavra de Deus, deve ser ignorado dos nossos púlpitos. Ao ver algumas edições do evento, ás vezes não reconheço que é promovido pela AD.
Oremos para que o evento enfatize o seu propósito original, que é de levantar fundos para a obra missionária.
Em Cristo,
http://pecadofobia.blogspot.com/
.. disse…
Caro Pr. Ciro!
Parabéns pela coragem da abordagem do assunto dos animadores de auditório "gospel".
Mas permita-me acrescentar que os Gideões se tornaram um dos principais palcos do Brasil para esses animadores.
Na minha opinião no começo os Gideões eram uma coisa boa, hoje já não é mais. O que vejo alí é puro marketing e fiquei triste quando ví a abertura do Congresso de 2008 onde onde o pr. Cesino era apresentado como um messias do Brasil e responsável pela evangelização do mundo inteiro. Pareceu até que Deus entregou a obra da Evangelização ao pr. Cesino e não a IGREJA. Apesar de achar o pr. Cesino um homem de Deus, acho que ele está muito mal assessorado e que deveria repoensar no que fala no congresso em geral. Pois, eles esquecem que existem JOCUM, Gideões internacionais, Portas Abertas e outras missoes e agem como se só hovessem os Gideões.
Quer um exemplo? Eles se intitulam no Programa de TV Voz Missionária, como os evangelizadores da Região Norte ou o Estado do Amazonas. Esquecem que a Santa Catarina é um estado pouco evangelizado ainda.
Prova disso é que Balneário Camboriú - cidade coladinha a Camboriu, não tinha quase evangélicos até o ano 2000 e foi preciso missões de fora enviarem missiona´rios e plantarem igrejas. Resultado: Hoje Balneario Camboriu possui as 2 (duas) maiores Igrejas locais daquela Região: Igreja Luz da Vida e Igreja Vida Nova. Pena que ambas são neopentecostais,s endo a mior de todas a VIDA NOVA,adepta do G-12 e foia igreja que trouxe a Banda Hillsongo em novembro último.
Agora pergunto: pq aconteceu isso com Balneário Camboriu e a cidade foi tomada pelas igrejas neopentecostais? Simplesmente porque os Gideões nunca enviaram missionários prá lá, nunca investiram nada lá. É uma pena. O motivo? Nao sei, Deus o sabe. Alguns de Camboriú dizem que mandar missionários de Camboriu para Balneário Camboriu não daria ibop como dá no Amazonas, mesmo o Amazonas não pecisando. Pois no Amazonas a Igreja cresce muito e lá eles tem toda as missões em operação.

um abraço.
Prezado irmão "Pensador",

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo. Também reconheço que o congresso em apreço tornou-se um palco, para muitos obreiros não compromissados com a verdade, os quais inclusive são capazes de pagar para pregar lá, tudo por interesse, e não por amor à obra do Senhor. Mas há pessoas sérias ligadas ao GMUH, que têm amor a Deus e à obra missionária.

Que Deus o abençoe.

CSZ
Caro Bruno,

Louvo a Deus por existirem jovens que não seguem a essa nova onda de "pregadores", formada pelos "profissionais do púlpito". Como eu já disse neste blog, eu nada tenho contra os pregadores da Palavra de Deus (caso contrário, seria contra mim mesmo), mas não aceito que a Palavra de Deus seja mercadejada (2 Co 2.17, ARA).

"Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda" (Ap 22.11).

CSZ
Anônimo disse…
A Paz de Cristo Pr. Ciro...

Já fui por diversas vezes no congresso do GMUH... E é muito ruim perceber a "luta" que se é feita para conseguir "alguns minutos" para ministração, pois seria muito bom para a "profissão", pois é assim que muitos têm tratado a pregação do evangelho. Sabemos que o Senhor não nos chamos para retermos a glória que lhe pertence! E muito almejam chegarem lá, pra tornarem-se conhecidos...

Sem falar, que o Pr. Cesino é um homem que muito se abdicou de riquezas terrenos, prontamente doadas ao campo missionário... O conhecendo, é fácil notar que trata-se de um homem genuinamente de Cristo.

Que Deus abençoe, e nos guie para fazermos só que nos é ordenado.

Deus lhe abençoe Pr. Ciro, seu blog é indizível!
Anônimo disse…
Exelente post, equelíbrio e contudência são os traços desse texto.

Ainda prefiro o trabalho dos Gideões Internacionais. O trabalho dos Gideões Internacionais é feito por cada membro sem grandes pregadores, sem muita pompa, mas com muito desprendimento, dedicação e amor.

Deus o guarde em Seu amor.

Bom dia e boa sorte.

Josélio.
Anônimo disse…
A paz do Senhor Pr. Ciro,

Eu discordo do senhor em relação ao Pr.Cesino e sua equipe, pois são eles que convidam pregadores sem compromisso com a palavra de Deus.
Tenho acompanhado e observado que a grande maioria conduzem o culto de forma a serem glorificados e mais conhecidos da grande massa.É essa a minha visão desse congresso. Fique na paz de Cristo.
Prezado Edilson,

Agradeço-lhe pela participação. E que Deus abençoe mais e mais o pastor Cesino Bernardino e sua equipe na coordenação do evento em foco.

CSZ
Caro Josélio,

Também considero maravilhoso o trabalho realizado pelos Gideões Missionários.

Em Cristo,

CSZ
Prezado Rafael,

É preciso que haja ordem e decência na casa de Deus. Muito se fala em "fogo" no meio evangélico, numa alusão ao poder do Espírito. De fato, o fogo é um dos símbolos do Espírito Santo.

Mas sabemos que o fogo sem controle transforma-se em um incêndio! Fogo controlado é uma bênção para cozinhar, aquecer, etc. A eletricidade também é útil se controlada, domada, nas subestações.

Por que temos o fruto do Espírito? Para que nós, mediante a própria ação do Espírito em nossa vida, tenhamos equilíbrio e não nos entreguemos à meninice ou experiências outras. Daí a ênfase bíblica "os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas".

Em Cristo,

CSZ
Shalom !

Pr Ciro, o que vemos nestes congressos ( há exceções), são pregadores que são como o "trovão", só tem barulho, mas não tem chuva. Lembremos também que lata vazia, faz muito barulho. PRecisamos de pregadores que sejam BOCA de DEUS ( Jr 15.19) e não apenas ecos que não produzem nada. O maior sermão pregado é aquele que pregamos para nós mesmos. Alguém já disse: "PREDICATIO VERBI DEI EST VERBUM DEI" - PREGAR A PALAVRA DE DEUS, É SER A PALAVRA DE DEUS. Muitos pregam, o que não vivem, e vivem o que não pregam. Precisamos de pregadores que voltem urgentemente a pregar a mensagem da CRUZ nos púlpitos das igrejas. Que não tenham outra mensagem, a não ser a CRUZ. Que não tenham outra bandeira, a não ser a CRUZ. Que não tenham outra "paixão", a não ser a CRUZ de Cristo ( Gl 6.14). Termino com esta pérola do Dr. Parker: Disse Tomé: " A menos que eu veja em suas mãos o sinal dos cravos... não crerei". O que Tomé disse acerca de Cristo, o mundo também está dizendo a cada pregador: A menos que veja em tuas mãos as marcas dos cravos, não crerei. É verdade. Só o homem que morreu com Cristo,.... pode pregar a CRUZ de CRISTO.

Nele, Pr Marcelo Oliveira
Sei que não é fácil sustentar posições que não agradam a platéia, que não dizem o que o povo deseja ouvir. Diferentemente de alguns pregadores dos GMUH, o senhor consegue dizer o que entende ser bíblico sem nenhum constrangimento ante à fúria de quem quer que seja. Considero isso uma virtude muito valiosa. Certamente não é todo pastor que está disposto ao debate de idéias. O monólogo macio é mais cômodo, assim como o suposto discurso contundente que apenas confirma os sentimentos da maioria.
Paz do Senhor Pr Ciro,

Fiquei grato pela visita ao meu blog, também desejo-lhe um 2009 abençoado na presença do Senhor, de prosperidade em seu ministério e em seu lar.

Começamos bem o ano!! O assunto abordado gera incômodo em alguns, mas como ouço em "minha" igreja: nem Jesus agradou a todos. Aliás, a verdade gera muito mais posicionamentos contrários do que a favor de quem a proclama, foi assim com João Batista, Estevão o Mestre Jesus e outros ?

Como está bem exemplificado em tantos outros posts, nós já sabemos que os exageros que acontecem ali, e em outros "cultos pentostais", não se apóiam em fundamentos bíblicos, antes, promovem o homem e mexem com a emoção da massa que, depois de findar o "movimento" não foi transformada pelo Senhor e não recebeu Sua Palavra que promove o crescimento do cristão.

Atesto que tenho visto homens de respeito, que foram criados em uma AD séria e procuram fazer a obra de Deus com seriedade, usando em alguns momentos das pregações coisas que se tem aprendido com animadores de auditório; como fico triste quando acontece isso!!!!

Que o Senhor nos ajude em 2009 a buscarmos verdadeiramente Seu Reino e proclamarmos sua verdade, quer agrdade aos ouvintes ( ou leitores) quer não.

Em Cristo,

JP
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com
Teve um desses animadores de auditório que no ano de 2006 pregou uma mensagem "grávidos por avivamento" num congresso aqui em rondônia, e no ano seguinte vi em um dvd ele pregando a mesma mensagem no GMUH. Não sou contra os pregadores usarem o mesmo esboço de uma mensagem, algumas vezes a gente aborda o assunto sem problema. Acontece que esses animadores de auditório não mudam nem o lugar onde dão glória a Deus ou falam em mistério, tudo programado.
Pastor Ciro, Paz do Senhor!

Obrigado pela atenção, reconheço que seu conselho vem da parte de Deus!

Amo meu Pastor, e detalhei os fatos na intenção de deixar claro a minha dificuldade!

Obrigado pela forma clara e cincera com que responde as perguntas.

Desculpe os erros de digitação (precisei escrever rapido).

Pastor, sua conduta de amor, respeito e defesa para com a palavra de Deus tem motivado muitos jovens obreiros como eu! Continue assim, a muitos "Timóteos" com ouvidos atentos e olhos abertos para ouvir, observar e praticar as palavras de vida eterna!

2 timóteo 2;2.

Que Deus te abençõe!

em Cristo,

Emerson Gomes
A Paz do Senhor!

Creio que o congresso GMUH poderia ser uma arma poderosa nas mãos do Senhor, e só Deus sabe que rumos irão tomar neste ano de 2009 pois, o ano passado o próprio pastor presidente do congresso criticou em público as mensagens de alguns pregadores que eles mesmo dizem que convidam para pregar; Tenho escutado que para pregar lá no GMUH, porém, ele tinha que depositar R$ 30.000,00; Filhinhos é já a última hora.
Anônimo disse…
Pr Ciro a paz do Senhor,creio de todo o coração que o trabalho dos GMUH é uma obra de DEUS.Mas é claro tambem que é preciso fazer uma triagem em certos "pregadores e cantores" que ali tem oportunidades.Mas oremos para que Deus continue usando essa equipe dos GMUH,e que muitas almas mais venham a se converter.
Ciro tá na hora de trocar essa chicara em,rsrsrsrsrsrsrs.

Marivaldo.
ICHTUS disse…
A Paz do Senhor!

Faz tempo que os Congressos do GMUH deixaram de ser totalmente espirituais. Já comentei algumas vezes com o senhor a respeito disso.
Aliás, tenho um primo que é Secretário do GMUH. A meu ver, esta entidade no afã de conseguir recursos para sustentar os missionários espalhados pelo mundo e, além disso, possuir muitos contribuintes de outras denominações e da iniciativa privada, acaba por convidar todos os tipos de pregadores para todos os tipos de público, sem importar-se com sã doutrina. Além disso, muitos irmãos vão a Camboriú com o intuito de "descansar", "pegar uma praia" (conheço alguns...) e comprar CD's, DVD's, Bílbias, literaturas e muitas outros artigos (principalmente de seus ídolos). Com o advento do "youtube", fica fácil perder a vontade de ir aos congressos, pois vê-se a que ponto chegam os animadores e propagadores dos falsos evangelhos. Pior é ver um cantor desconhecido cantar e a platéia ficar indiferente e, em seguida, um(a) cantor(a) de expressão levar o auditório ao delírio. Espero que os missionários que o GMUH envia sejam realmente homens de Deus. Pelo menos, o montante arrecadado torna-se-ia útil para a obra de Deus.
É o parecer.
Anônimo disse…
A paz do Senhor ao Pr. Ciro e a todos os participantes.
Concordo plenamente com o que foi dito anteriormente ou seja nos comentários acima. Não podemos generalisar e dizer que o movimento em sí é uma aberração, eu particularmente nunca participei, mas tenho ouvido por intermedio de pessoas que já participaram o suficiente para saber que não devo deixar os meus compromissos com a minha igreja e e a obra de DEUS para fazer parte do tal "movimento". Infelismente o povo está na contramão da palavra. Jesus disse: Que os sinais seguem os que creem, e o povo procura sinais para crer, aí dá nisso, os astros dos pulpitos exploram a falta de fé dos incautos.
Meu nome é Leonardo, sou Presbítero da IECP Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana da cidade de Itaquaquecetuba SP e também sou chamado de frio pelos "Inovadores" e pregadores do "cai cai" e outras aberrações que se cometem em todos os lugares não só nos congressos.
Meu e-mail é leaosenior@hotmail.com
Que DEUS continue levantando pessoas com compromisso com sua palavra e defendam a ordem nos cultos como fez o apóstolo Paulo.
Cleyton Fiuza disse…
Paz do Senhor!

O problema não está no evento em sí que é proposito de Deus naquele lugar. Mas sim, alguns homens que se dizem pregadores e parecem mais animadores de auditorio cheios de ensinamentos e invovações sem base biblica. Precisa de pregadores que preguem verdadeiramente a palavra e não barulho de "lata vazia"
A paz do Senhor!

Ainda me lembro do tempo em que as igrejas pentecostais não eram gospel;
Anônimo disse…
Entendo que por questões eticas o pastor Ciro prefira não dar nomes e criticar apenas as heresias esquecendo-se dos hereticos.

Mas para mim fica dificil separar as coisas, pois se a igreja e os Gideoes tem uma liderança e esta liderança deixa as heresias acontecer, e até incentivam ao convidar determinados preletores , eles são tão responsaveis ou até mais que os tais preletores malucos.
Um lider comprometido com a PALAVRA , somente com ela, não permitiria nem incentivaria tais atos.


De novo: entendo a posição do pastor Ciro em não querer ver o circo (literalmente) pegar fogo, sei que suas palavras tem repercursão e ele prefere agir prudentemente e ensinar visando corrigir o errado, mas para mim o circo pode pegar fogo sim e quem saber o fogo purifique os palhaços de plantão.


Nei
Sto ndré SP
Anônimo disse…
Prezado Pr. Ciro, depois que li "Mais erros que os pregadores devem evitar" confesso que passei a ser grande frequentador do seu blog. Olha, sinceramente, minha vida mudou! Sou fascinado pela Palavra de Deus. E quando li suas matérias, pregações, exposições da Verdade, aí que me fascinei mais ainda. Que Deus abençoe o senhor cada vez mais! Que as afrontas e palavras vazias que lançam contra seu ministério lhe motive em ousadia no Senhor; e que..."segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; Conservando a fé, e a boa consciência, A QUAL ALGUNS, REJEITANDO, FIZERAM NAUFRÁGIO NA FÉ."
Unknown disse…
Shalom Pr Ciro,Louvo a Deus por sua vida,ministério.Fale e não te cales!
Deus o levantou despertando,para que nós tenhamos um refercial,do povo chamado evangélico,e que tem trazido impacto,com suas atitudes,ações.Que o Pr,continue agindo desta forma,para honras e glórias de Deus e no final de seu ministério,possa dizer,como Timóteo.Combati,o bom combate e guardei a Fé.Amém!
Estamos cansados de sermos achincalhados,manipulados.
Quero deixar,aqui,que sou contra,num culto,o pr,que age desta forma!Vire prá seu "IRMÃO", DIGA ISTO AQUILO,ORE POR ELE.Todos são irmãos na Fé?!A bíblia é clara!Filhos de Deus,criaturas de Deus.Por adoção.O mundo,chama a todos de "meu irmão"?!
Num culto,passei constrangimento,a pessoa que estava ao meu lado,estava alcoolizada.E ahi?Ficou estreito!
Noutro,ore com seu irmão.Perguntei:vc é crente! resposta naum. Isto em frente ao púlpito!Neste caso,creio até,que Deus me usou,para orar por esta pessoa,sem constrangimento.Estava lúcida! Graças a Deus.Aleluias!E tem mais ,que ouço falar.Deixa prá depois! GRAÇA E PAZ.Marília.
Anônimo disse…
A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO AMADO PASTOR CIRO, LOUVO A DEUS PELA SUA VIDA E A SABEDORIA QUE O NOSSO DEUS TEM LHE DADO, E FICO FELIZ EM SABER QUE AINDA EXISTE PASTOR QUE TEM COMPROMISSIO COM DEUS E COM A SUA PALAVRA, A PALAVRA DE DEUS DIZ EM TIAGO CAP3VER1 : MEUS IRMÃOS, MUITOS DE VÓS NÃO SEJAM MESTRES, SABENDO QUE RECEBEREMOS MAS DURO JUIZO, DEUS VAI REQUERER MUITO MAS DOS QUE ESTÃO ENSINANDO A SUA PALAVRA, OS PROFESSORES DA EBD, OS QUE ENSINAM NO CLTO DE DOLTRINA, A PALAVRA DE DEUS DIZ EM I TIMOTEO CAP4 VER.16: TEM CUIDADO DE TI MESMO E DA DOUTRINA, PERSEVERA NESTAS COISAS, PORQUE FAZENDO ASSIM SALVARÁS TANTO A TI MESMO COMO AOS QUE TE OUVEM, TEM QUE TER MUITO CUIDADO COM O QUE ESTA ENSINANDO PARA O POVO, PORQUE DIZ A PALAVRA DE DEUS QUE É OS PRIMEIROS RUDIMENTOS QUE FICA,O APOSTOLO PAULO DISSE EM I COR. CAP. 9 VER. 27 ANTES SUBJUGO O MEU CORPO E O REDUZO A SERVIDÃO PARA QUE PREGANDO AOS OUTROS EU MESMO NÃO VENHA DE ALGUMA MANEIRA A FICAR REPROVADO.

EU TAMBÉM FIQUEI ADIMIRADO QUANDO EU VI UM " PASTOR" QUE COMEÇOU NO ESPIRITO E AGORA ESTA ACABANDO NA CARNE SE CORROMPEU MUDOU TODO O SEU TRAJE ESTA DANDO UM PESSIMO EXEMPLO PRINCIPALMENTE PARA OS JOVENS QUANDO PAULO EM DIVERSAS PASSAGEN DA BIBLIA ELE DIZ QUE OS OBREIROS TEM QUE SER O EXEMPLO DOS FIÉS, EU FIQUEI PENSSANDO COMO O PASTOR CESINO DEIXOU ELE SUBIR NA TRIBUNA E PREGAR A PALAVRA, QUANDO O REI SAUL DESOBEDECEU A PALAVRA DE DEUS ELE FOI REGEITADO POR DEUS E TODOS QUE DEIXAM DE OBEDECER A PALAVRA DE DEUS PODE ATÉ CONTINUAR PASTOREANDO PORÉM ESTA REGEITADO POR DEUS, O DIA VAI DECLARAR,O CONGRESSO A CADA ANO QUE PASSA ESTA TOMANDO OUTRO RUMO INFELIZMENTE, NO GMUH DESSE ANO UM PREGADOR MUTO " FAMOSO " DISSE NO MEIO DA PREGAÇÃO QUE O ESPIRITO SANTO LHE TINHA FOFOCADO UM NEGOCIO,EU CHEGUEI FICAR TREMENDO QUANDO OUVI ISSO, OS PREGADORES ESTÃO PREGANDO POR PROFISSIONALISMO NEM BUSCAM A DEUS MAS, QUE O PASTOR CESINI ANO QUE VEM ELE POSSA SELECIONAR NA DIREÇÃO DO ESPIRITO SANTO OS PREGADORES DO CONGRESSO.


A PAZ DO SENHOR JESUS QUERIDO E AMADO PASTOR CONTINUA A TOCAR A TROMBETA, FICA NA VOCAÇÃO QUE O SR. FOI CHAMADO, NÃO RECUA NEM SE INTIMIDA COM AS AMEAÇAS DOS TOBIAS E SAMBALATES, DEUS VAI FAZER SANAQUERIBE VOLTAR DE MARCHRÉ EM NOME DO SENHOR JESUS, DEUS É CONTIGO.


Pb. Anselmo Dias de Carvalho
ASS. DE DEUS
JAPERI RJ
Anônimo disse…
Pastor Ciro, eu acompanho o GMUH ha alguns anos, e acho erradas algumas coisas, porem, ha coisas realmente extraordinarias que ocorrem ali.
Daniel Ferreira disse…
A paz do Senhor Pr. Ciro!
Parabéns pelo artigo, pela sinceridade e compromisso com a genuína pregação da Palavra de Deus.
Infelizmente nosso ministério em parte não dão vez a muitos pregadores que tem a mesma visão do senhor Pr. Ciro. Antes pagam as ofertas exploradoras que esses animadores de auditório cobram.

Daniel Ferreira
Coruripe - AL
Anônimo disse…
BOM DIA Pr. CIRO, E A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.

Há sete anos sou salvo em Jesus Cristo e durante todo esse tempo pertenço ao movimento pentecostal(Assembléia de Deus)me sinto muito triste ao ver pregadores desequilibrados ministrando de forma vergonhosa o que dizem ser a Palavra de Deus nos GMUH,fico as vezes me perguntando porque os lideres que estão a frente do GMUH não tomam uma posição quanto a isso? porem esse é o meu sonho que um dia para se pregar nos GMUH, seja nescessario que o tal seja comprometido com a Palavra de Deus e não em agradar pessoas com mensagens vazias.Oremos para que isso aconteça pois estamos proximos da comemoração dos 100 ANOS DO MOVIMENTO PENTECOSTAPRECISAMOS VOLTAR AS NOSSAS RAIZES.
Honrado pastor, tenho acompanhado sua trajetória no blog. Gostaria de afirmá-lo que o senhor tem sido um exemplo para essa nova geração de obreiros. Eu me encurvo diante de tamanha autoridade!!! É em homens assim que nós nos espelhamos. Não em animadores de auditórios, que querem está na mídia... ou querem ocupar cargos mais elevados. Deus o abençoe meu pastor e enriqueça o seu ministério ainda mais e continue orando por nós que estamos começando agora.
Inclusive certo pregador que sempre ocupa a tribuna dos GMUH que estava concorrendo este ano a um cargo de deputado federal, em sua campanha se justificando de uma frase que proferiu no congresso do gmuh (“Nunca me rebaixarei a política”) confessou que naquele momento não falou porque Deus o mandara, nem por conhecer profundamente a política, e a considera de fato do diabo, segundo ele mesmo naquele momento usou uma frase de efeito, que era moda na época, “Estava apenas querendo mostrar serviço, pois eu era um pregador em ascensão" disse!
PAZ SEJA CONVOSCO, SOU PR JOAO BATISTA DE JUIZ DE FORA MG A DOIS ANOS PARTICIPO DOS GIDEOES MAS VEJO A MESMA COISA DE SEMPRE POUCA PREGAÇAO MUITA AUTOPROMOÇAO, ACREDITO NOS ORGANIZADORES DO EVENTO GOSTO MUITO DO QUE ELES FAZEM MAS VAI AI UMA SUGESTAO PORQUE NAO TROCAR ALGUNS RENOMADOS POR OUTRAS PESSOAS ,ME PERDOE O COMENTARIO MAS VOU CITAR NOMES PARA QUE POSSAM SER CONTACTADOS PARA ESSE EVENTO, JABES DE ALENCAR , SILAS MALAFAIA, SILMAR COELHO, JORGE LINHARES,E OUTROS QUE JA MINISTRAN LA NO EVENTO ,,PAZ SEJA CONVOSCO
prvag@diac.com disse…
A PAZ DO SENHOR PR. CIRO GOSTARIA QUE O SENHOR POSTASSE UM ARTIGO FALANDO SOBRE QUAL A DIFERENÇA ENTRE USOS E COSTUME E DOUTRINA POIS MUITOS INCAUTOS FAZEM CONFUSÃO COM RELAÇÃO A ISSO, GOSTARIA DE SABER A POSIÇÃO DO IRMÃO COM RELAÇÃO SE O CRENTE PODE MESMO ASSISTIR TELEVISÃO, AS MULHERES NÃO PODE USAR CALÇA JEANS COMPRIDA, CORTAR O CABELO ETC. ADMIRO MUITO A SUA PESSOA. PAZ
JEOVANE disse…
OLÁ PASTOR CIRO SANCHES, PAZ DO SENHOR.
HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS LHE ENVIEI UMA PERGUNTA, E ESTA NÃO FOI RESPONDIDA, IMAGINO QUE O SENHOR PENSOU(SABIAMENTE) QUE EU PODERIA SER UM DAQUELES QUE GOSTA VER O "CIRCO PEGANDO FOGO", POR ISSO LHE ENVIO MAIS UMA VEZ A PERGUNTA ENCREMENTANDO À OUTRA: QUAL SUA OPINIÃO COM RELAÇÃO AO "PODE TUDO" NA RELAÇÃO SEXUAL? AFINAL EXISTE RESTRIÇÕES? SOBRE O CAIR NO ESPÍRITO, GOSTARIA DE ENTENDER POR QUE PESSOAS CAEM QUANDO TOCADAS POR PREGADORES, COMO NO CASO DO HOMEM DE DEUS GEZIEL GOMES, NO CONGRESSO GIDEOES. SERIA O PODER DE DEUS COMO NO CASO DO APÓSTOLO JOÃO? http://www.youtube.com/watch?v=nrXnUfpRn_Q&feature=related
REITERO QUE NÃO É DA MINHA INTENÇÃO, EM CRISTO DIGO A VERDADE, NÃO MINTO, PROVOCAR DISSENSÕES, OU POLÊMICAS, APENAS QUERO SUA AJUDA PARA FORMA UMA POSIÇÃO MEU EMAIL É JEOVANE_OF@HOTMAIL.COM NO ENTANTO COMPREENDEREI SE NÃO FOR RESPONDIDO, AHH ESPERO ANSIOSAMENTE PELA PUBLICAÇÃO DO SEU NOVO LIVRO SOBRE ESCATOLOGIA. DESDE JÁ AGRADEÇO,
ATT. JEOVANE
PR gelson santos disse…
A paz do Senhor amado pastor!Que sabias palavras só poderiam vir de um coração sabio,gostaria de saber se o sr acredita em batismo no Espirito Santo?O sr acha que uma pessoa batizada no Espirito Santo pode falar em linguás sem qualquer emoção?Por favor é só uma dúvida minha ok,pois o sr é um exemplo de apologista.