Em 2009, terei de abandonar a “Assembléia”


Amados irmãos, estou numa situação muito difícil... Com a inauguração da Reforma Ortográfica (leiam neste blog a seção Nova Ortografia), terei de escrever a palavra “Assembléia” sem acento! Vocês sabem o que significa isso para um assembleiano? Estou inconformado.

Bem, para quem não sabe, no âmbito das regras especiais de acentuação gráfica, existem os chamados ditongos abertos: “éu”, “éi” e “ói”. Dói ouvir certa música (música?) chamada Créu, não é mesmo? É por isso que eu tiro o chapéu para os hinos da Harpa Cristã (CPAD), o hinário oficial da Assembléia de Deus. São composições inspiradas que mencionam o Céu, onde receberemos o nosso troféu! Bem, houve uma mudança na regra dos “éu”, “éi” e “ói”. Nós antes acentuávamos todas as palavras que apresentavam ditongos abertos, mas a partir deste ano...

É bom enfatizar que o ditongo aberto ocorre quando o som é aberto, diferentemente do que acontece com as palavras “eu”, “ateu”, “judeu”, “lei”, “boi” e “apoio”. A título de comparação, “judeu” e “apoio” não levam acento, mas “Judéia” e “apóio” (do verbo “apoiar”), sim.

A partir da implantação da Reforma Ortográfica, que já começou em 1 de janeiro deste ano, todas as palavras paroxítonas em que ocorre o tal ditongo aberto perderão o acento. Gostou da idéia, ou melhor, ideia? Você é da Assembléia — ops! —, Assembleia de Deus? É, meu amigo, até as Assembleias de Deus vão ter de se adaptar à nova ortografia! Lembro-me de que fui a uma igreja em que na placa estava escrito: “Assemblea de Deus”. E eu logo pensei: Faltaram o acento e a letra “i”. A partir de agora, não faltará mais o acento; apenas a letra “i”.

Por outro lado, não estou tão triste com a Reforma Ortográfica. Afinal, ainda que eu tenha de abrir mão da “Assembléia”, o “Céu” está garantido. Vou poder continuar escrevendo “Céu”, com acento, pois a regra só vale para as paroxítonas! Pelo menos isso...

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Pr. Ciro, o senhor continua muito didático. Eu, que trabalho em documentos oficiais, não posso descuidar das novas regras. Mudando de assunto, estou já no Estado para onde eu disse que iria ser transferido. Estou trabalhando na igreja, e com a minha família vai tudo bem, graças a Deus. O SENHOR tem atendido a nossas orações.
Grande abraço.
Alex.
Anônimo disse…
Valeu Pastor Ciro, o teu Blog também é didático gramatical, muito bom...Deus o abençoe... Deus está lhe contemplando, o sr sabe disto...Grande abraço... Paulo Sabino da IEAD de Cordovil - RJ
Anônimo disse…
Grande PASTOR CIRO, jamais esquecerei do seminário que o Senhor nos deu aqui em São José SC, bom essas correções ortográficas só mesmo para dificultar mais ainda a língua portuguesa, ai eu pergunto Pastor: as novas edições da Bíblia serão corrigidas ?
Grande abraço aqui do servo de Deus, Ax Zeriky de Souza Assembléia de Deus de Areias São José.
claudio pimenta disse…
Ese eles resolverem mudar o cèu ? perdao céu ? ôpa , opá ,opá , ópa ,òpa
sei nao essas muitas regras as vezes nos deixam meio confusos

eu estava quase aprendendo as antigas agora estao mudando
Caro Pr. Ciro Zibordi:
A paz do Senhor.
Finalmente vamos ter que nos render às mudanças na Assembléia, digo, Assembleia, afinal, isso é coisa de "português, ou portugues?"
rsrsrs.
Um grande abraço!
Pr. Carlos
Anônimo disse…
Eu quero é aprender falar Inglês. Porque português "nós já sabe!". rsrs
Caro Edson,

É importante aprender outros idiomas, mas não se esqueça da língua pátria.

CSZ
Pastor Carlos Roberto,

Não é que resolveram mexer com a Assembléia de Deus?

Deus o abençoe, meu amigo!

CSZ
Prezado Cláudio,

Foi bom conhecê-lo pessoalmente em Caucaia, Ceará. Que Deus o abençoe mais e mais, meu amado irmão.

Quanto à nossa língua, fazer o quê? Já estou com saudades do bom e velho trema...

CSZ
Prezado irmão Zeriky,

A paz do Senhor.

Fui grandemente abençoado no seminário para líderes em São José, Santa Catarina. E foi um prazer ter conhecido o irmão.

Quanto às Bíblias que já foram impressas ou estão para serem impressas, nada mudará. Haverá, inclusive, um período para adaptação, o qual perdurará até 2012.

Um grande abraço.

CSZ
Caro irmão Alex,

A paz do Senhor.

Que Deus o abençoe nessa nova fase. Peço-lhe perdão por não manter contato frequente (que saudade do trema!) com o irmão, pois tenho viajado muito.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Deve ta sendo difícil o senhor ter que aceitar que o nosso idioma tenha sido modificado desta forma. O senhor que mostrou de forma contundente a incongruência que o idioma passou. Deve ta sendo complicado. Mas relaxe. Tome um chá de camomila, que tudo vai dar certo, rsrsrs. Brincadeira.
Pastor Ciro foi um prazer conhecer pessoalmente. Espero quando for para o Rio poder conhecer sua família e sua igreja. Um abraço e continue pregando a Palavra de Deus de forma clara, concisa e acima de tudo trazendo uma mensagem Cristocêntrica. E há, pense melhor em relação à produção de CD / DVD de suas mensagens. Eu creio que se forem feitos serão uma benção, tanto para aqueles que lêem suas obras quanto para aqueles que só gostam de ouvir mensagens.
Em Cristo,

Joabe
Anônimo disse…
Pastor Ciro foi otimo mesmo ja coloquei a foto que tiramos no orkut desculpe a nossa ironia com relaçao ao fã clube e o Arkanjo foi só uma brincadeira

Da proxima vez que vier ao ceara teremos o maior prazer em leva-lo as tapioqueiras no eusebio regiao metropolitana de fortaleza onde tem mais de 100 tipos de tapioca SAO tao boas que valem como refeiçao
Tapioca com carne do sol entre outras iguarias cearenses

Quanto ao comentario do Joabe quero assinar em baixo sobre DVDS seria de grande proveito suas pregaçoes em video estude a ideia em nome de Jesus sei que será um grande beneficio para o povo de Deus eu mesmo irei presentear varios para amigos e pessoas que precisam um pouco mais de biblia

Tomei a liberdade de criar um album no orkut e colocar algumas fotos do evento
Tambei criei um album chamado EXEJEGUES frase tirada de um livro onde faço pequenas observaçoes baseadas em blogs sobre os pregadores atuais

claudio pimenta
crsmedeiros@hotmail.com

Que Deus continue abençoando seu ministerio
Olá, pastor. Na realidade o que importa para nós mesmo é que... Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.Mateus 5:18

pastor victor
Anônimo disse…
Mexeram no acento da Assembleia de Deus.

Mas o que precisamos é que se mexa nos "assentos" dos tronos assembleianos.

Se fosse possivel tirar os "reizinhos" dos assentos, o resultado seria muito melhor do que simplismente tirar o acento da palavra.


Nei
Santo André SP
Pr. Sérgio disse…
Querido Pr. Ciro: A Paz do Senhor! Com respeito a essa nova ortografia idiota (bem apropriada aos preguiçosos, que não gostam de ler, de estudar ou pesquisar), escreví uma crônica que, apesar de longa, resolvi acrescentá-la e esse meu comentário, para a sua devida apreciação. Está cheia de "pés quebrados", mas fiz isso a propósito, pois meus movimentos são "friamente calculados"! Vamos a ela:

A NOVA ORTOGRAFIA
Crônica de: Sérgio Aparecido Dias
(...e de quem mais poderia ser?)


E chegou a nova ortografia. Justamente quando se estava tentando usar corretamente a atual (que, aliás, já virou antiga). Pois que seja (ou que o seja)! Fico aqui pensando (ou fico cá a pensar) que a situação vai piorar, e muito. Não bastasse o besteirol do mal uso do gerúndio, como por exemplo: “em que POSSO ESTAR ajudando...” , “para que possamos ESTAR FAZENDO”, “será que o prefeito PODE ESTAR ajudando”, “quando PODEMOS ESTAR crescendo”, e outras imbecilidades de igual quilate, teremos que engolir a ortografia e a sintaxe lusitana? Em princípio (se bem que a priori ficaria mais chique), nada contra a gramática d’além mar.

Pelo contrário, devemos nosso idioma à santa terrinha. E também os vícios de linguagem, as gírias e etc. Mas de igual modo a acentuação gráfica! E agora querem tirar os acentos das sílabas tônicas. Pois eu não tiro não, podem ver que estou acentuando todas, desde o início desta crônica. Já não bastam os barbarismos do “tu foi”, “tu vai”, “tu fica”? Falaram até que vão tirar o acento do cágado. Pois eu acho que isso vai cheirar muito mal! E dar uma tremenda confusão nos neurônios da moçada, que por sinal não consegue se expressar em idioma nenhum. A galera do “tio”,”falô”, “papo cabeça”, “se liga”, “manêro”, e outras barbaridades, toma conta das salas de nossas universidades. E como eles mesmos dizem, “não tão nem aí”.

Pois eu tô (isto é, estou) e não concordo com isso. Ou - como diria aquele ex-ministro - eu “disconcordo”. Pois, sem acentuação adequada, muitos sujeitos se transformarão em verbos, enquanto artigos e gêneros mudarão de função, numa metafórica operação trans-sexual. Pelo menos enquanto durar o hífen (que talvez até fique sem o “h”). Um chato já me disse aqui no pé do ouvido, que eu não deveria ter hifenizado o sexual. Ora bolas, o sexo é meu e eu ponho nele o que eu quiser! Refiro-me ao acidente gráfico, ou será que tem algum tapado lendo esta crônica?

É, eu tô mordido sim e com razão! Passei anos e anos aprendendo de um jeito e agora eles dizem que é de outra maneira? E como vou saber quando é “côco”, “cocô” e “cocó”? Vou tomar água de quê? O bebê vai fazer o quê? E a minha mãe vai fazer o quê com o seu cabelo? Eu acho que estou ficando velho pra essas coisas. Ficar mudando pra lá e pra cá é coisa de gente jovem. Eu já passei dos 40 (faz 17 anos), por isso estou encontrando uma certa dificuldade de adaptação. Talvez até mais de uma. Diversas, na verdade.

Mas tenho que ir com calma. Passo a passo no compasso. Devo me tornar um “Mário vai com os outros”. Sim, porque “Maria” eu não serei, nem que a nova ortografia a isso me obrigue! Isso é um tremendo desvario, acho que estou ficando maluco. Mas a culpa não é minha e, sim, desses iconoclastas ortográficos, lexicidas maníacos, lesa-vernáculos psicóticos. O que estamos assistindo é uma verdadeira psicose verborrágica maníaco-depressiva em estado irreversível! Pobre Camões, deve estar se revirando em seu túmulo! E vai sentir-se bem pior, quando descobrir que “túmulo” talvez também perca o assento. Creio que o próprio assento sanitário perderá o acento. E eu perderei o juízo, mesmo porque “juízo” certamente não será mais acentuado. Sabem de uma coisa? Vou terminar aqui mesmo e vou navegar pela Internet, antes que pire de uma vez, e meus 5 neurônios (o Tico, o Teco e os 3 Patetas) entrem em colapso total.

F I M (é lógico, né...)
Anônimo disse…
A palavra assembleia não tem mais acento, mas uma pergunta:
A Assembléia de Deus como um nome tem que ajustar as regras? Se afirmativo todos contratos socialis e documentos terão que ser alterados?
Andrade disse…
Bem criativo o título desse texto. Inicialmente "quase" levei um susto, rsrs. Porém, mesmo antes de abrir a postagem, imaginei q o Sr não estaria abandonando a "Assembléia" de Deus literalmente, rsrs.

Um abraço!