Os frutos do G-12

De uns tempos para cá algumas igrejas (Assembléias de Deus, Batistas, etc.) resolveram adotar a chamada “visão celular”. Umas assumem sem problemas que fazem parte do Movimento G-12. Outras, consideram-se igrejas em células, mas rejeitam o rótulo “G-12” e não seguem necessariamente a mística associada ao número doze (doze apóstolos, doze tribos, etc.). Algumas adotam grupos celulares de dez, quatorze ou até quinze membros.

O certo é que a “visão celular”, em geral, vem sendo apresentada, sem nenhuma modéstia, como o mais eficaz meio de conquistar almas perdidas. Os seus defensores afirmam que imitam a igreja primitiva e que estão colhendo muitos frutos... Para eles, essa estratégia é uma revolução, uma quebra de paradigmas e, ao mesmo tempo, um retorno aos princípios da igreja de Atos dos Apóstolos. Não se trata, pois, de mais um programa; é o programa da igreja.

Alguns líderes de igrejas em células têm afirmado que não seguem a padrões éticos, dogmáticos, eclesiásticos de pessoas maduras na fé, experientes ou tradicionalmente respeitáveis. Preferem valorizar as “ministrações específicas” em sigilosos pré-encontros, encontros, pós-encontros, etc. Ninguém está autorizado a descrever o que acontece nessas “tremendas” reuniões secretas...

As igrejas em células têm os seus próprios cursos e conteúdos pedagógicos. Não investem na Escola Bíblica Dominical; consideram-na ultrapassada, uma instituição falida. Dizem, sem nenhuma cerimônia, que as igrejas tradicionais ou conservadoras seguem a padrões arcaicos e “comem pão amanhecido, seco e duro”. Desprezam e reprovam a liturgia tradicional das igrejas que não seguem ao “modelo celular”.

Na prática, embora não admitam, os propagadores dessa “visão” têm oferecido aos crentes vários atrativos do mundo, mas dentro de um contexto “evangélico”. Sua estratégia principal é a “contextualização”. Tudo é feito para agradar as pessoas, uma vez que o objetivo é o crescimento numérico, e não a formação de crentes segundo a Palavra de Deus. Prevalecem doutrinas triunfalistas, como a confissão positiva, a maldição hereditária e a teologia da prosperidade.

Tudo gira em torno das células, reuniões realizadas somente em casas de pessoas evangélicas. Há cultos no templo, mas nenhuma reunião é mais importante que as células, definidas como “a essência da vida da igreja”. Nessas reuniões, ocorre a chamada “oração profética”, recheada com palavras de ordem ao Diabo: “ordenamos”, “quebramos”, “maniatamos”, etc. Há também espaço para manifestações estranhas, como o “cair no poder” — até as crianças caem.

A liturgia das igrejas em células é baseada no princípio “Pregue o evangelho da maneira como as pessoas querem ouvi-lo, e não da forma como precisam ouvi-lo”. A ordem é não se prender a regras ou princípios. Empregam-se, nos chamados cultos: danças, coreografias e apresentações teatrais, principalmente como atrativos para a juventude.

Nessa nova modalidade de culto, os participantes batem os pés e gesticulam à vontade, sem restrições, além de marcharem. A ênfase recai sobre as músicas, as danças, as coreografias, etc. Não há lugar para hinários tradicionais, como Harpa Cristã, Cantor Cristão, etc. Dizem que cantar hinos ultrapassados é idolatria. Tais hinos, segundo eles, parecem ter sido compostos para um funeral.

Em algumas igrejas, empregam-se, nos chamados cultos: excesso de aplauso e de brados “de vitória”, faixas, cartazes, balões, bandeirinhas, lenços... As palavras de ordem são: exagerar e extrapolar. “Sentiu vontade de fazer?” — dizem. — “Faça! Se parecer exagero, execute! O Senhor não está interessado se o adoramos de ponta-cabeça, sentados, em pé, deitados, chorando, sorrindo, cantando, falando, gemendo, gritando e até gesticulando o corpo”.

Infelizmente, por influência dessas igrejas celulares, alguns sintomas são verificados na igreja brasileira.

Eis os frutos do G-12:

1. Os
“cultos” não são mais reuniões para adorarmos a Deus, e sim para recebermos bênçãos. Tudo gira em torno dos interesses do povo; os “cultos” são voltados para as pessoas, e não para o louvor do Senhor Jesus Cristo.
2. A exposição da Palavra de Deus não é mais o principal momento de um
“culto”. Afinal, para muitos crentes, Deus fala de várias outras maneiras.
3. Praticamente não existe mais o louvor meditativo, em espírito, pois a cada dia os “cultos” se assemelham aos shows mundanos (desculpem-me da redundância, pois todos os shows, por definição, são mundanos).
4. Muitos crentes de hoje consideram normal a realização de shows, por meio dos quais artistas se apresentam para um público que reage com histeria. Cantores e pregadores são mais populares do que Jesus Cristo...
5. Não há mais espaço para a evangelização, de fato. As igrejas se limitam a sair em praça pública para dançar, gritar, pular e “determinar” que o Brasil é do Senhor Jesus!
6. As letras das canções (canções, mesmo, pois não são hinos de louvor a Deus) só enfatizam os “sonhos de Deus” e mensagens de auto-ajuda. A cada dia, desaparecem os hinos de adoração a Deus e os que falam da obra de Cristo.
7. A falta de temor a Deus nos “cultos” é facilmente percebida em razão das atitudes extravagantes dos crentes.
8. A Palavra de Deus não é respeitada, e quem a defende é taxado de retrógrado, biblista rígido, quadrado, ultra-conservador, etc.
9. Não há mais espaço para a renúncia e a santificação. Os crentes se consideram todo-poderosos.
10. Líderes fracassam moralmente, sendo condenados pela Justiça, mas os crentes não se sentem envergonhados; antes, se dizem perseguidos pelo mundo. Afinal, os crentes também compram CD's e DVD's piratas, possuem gatonet em casa... Para que se importar com os desvios de seus líderes?

Lembremo-nos das palavras do Sumo Pastor, registradas em Mateus 7.15,16:
“Acautelai-vos... Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?”

Respeitosamente,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
otima materia sobre o g 12

mas gostaria de colocar alguns videos para vossa despreciaçao do que esta acontecendo em algumas ass de deus

lamentavel o que esta acontecendo em algumas ass de deus conforme esse video no youtube na ass de deus da penha



http://br.youtube.com/watch?v=Jh633TrNZGU


e recebi esse video de manaus onde jovens assebeleianos com apoio da rede boas novas fazem festa em boate ou sei la o que

http://br.youtube.com/watch?v=5zxYusEpwkA


mas esse aqu pastor ciro e demais
http://br.youtube.com/watch?v=zoRudkaB8XI

entrevistas sem a noçao da biblia nem o minimo de cristianismo
Anônimo disse…
muito bom o artigo sobre o g 12

mas quanto a ass de deus no tem muitas informaçoes

creio que deve ser pelo fato de3 nao haver muita informaçao sobre isso

mas percebemos claramente que em algumas a cois ficou muito feia

veja o video para constatar

em manaus por exemplo apoiado pela rede boas novas

http://br.youtube.com/watch?v=zoRudkaB8XI
Anônimo disse…
Pastor Zibordi,
A Paz do Senhor Jesus Cristo!

Gostei muito do artigo. É esclarecedor. O Pastor da AD de onde faço parte já havia comentado sobre este tema. Oro pelo senhor e por todos os que corajosamente defendem o Evangelho.
Certa vez fui taxada de ter "uma visão tradicional" por não aceitar essas inovações. O que quero é que o Espírito Santo direcione todas as áreas de minha vida sempre.
Sou leitora assídua. Tenho aprendido muito com seus artigos.
Que o Senhor nosso Deus o abençoe!
A PAZ DE CRISTO PR

MUITO BOM, GOSTEI, INFELIZMENTE ESSA E A VERDADE DAS IGREJAS BRASILEIRAS, MAIS EU ORO A DEUS QUE SEPARE UM REMANECENTE FIEL E 7.000 QUE NAO SE DOBRAM DIANTE DOS MODISMOS E HERESIAS OFERECIDOS POR ESTE EVANGELHO BARATO E DE MÁ FE

MUITO BOM PASTOR

QUE DEUS TE ABENÇOE

ACESSE O BLOG DO PEREGRINO

http://richard-sander.blogspot.com/
Anônimo disse…
Há casos que eu concordo com a igreja em células.Mas não como sendo a mais importante e com essas "meninices".Seria,simplesmente,um culto!
Um momento de comunhão.
Anônimo disse…
a paz de Jesus Cristo habite em sua vida!!! pr Ciro.

moacir, rio claro, sp

é lamentavel como tratam o evangelho de Jesus em nossos dias...esse artigo é um só de muitas outras coisas que tem distorcido o evangelho.

a verdade é que há muita coisa de errado no meio do evangelho , pois ao meu ver estamos muito mais muito longe mesmo de se enquadrar no versiculo que diz "aquele que crer em Jesus farão sinais e maravilhas em Seu nome"
acho que precisamos revem varios(muitos) conseitos....só gostaria de saber quais!!!?
Ariel disse…
Eu fico cada dia mais triste ao ver as pessoas distorcendo o conceito de ser cristão.
O pior é que as pessoas que são desse movimento, agem como todos os que fazem parte de alguma seita; não se deixam ser corrigidos, acham que estão com a razão.
Anônimo disse…
Paz do Senhor, pastor!

O seu artigo ratificou a minha teoria: foi o G12 (em suas diversas manifestações) que introduziu essa onda de inovações na igreja no Brasil hoje em dia (a maior parte)!
É lamentável que tantos pastores e líderes que outrora foram instruídos biblicamente no Evangelho hj em dia caiam nessas ondas. O que podemos perceber é que o Evangelho de Jesus está virando um mercado, e nada mais que isso.
Que Deus tenha misericórdia de nós!

Qto ao 1º comentário do irmão Claudio ali em cima, a Revista Veja publicou há algumas semanas uma reportagem sobre os "crentes na balada".
Simplesmente vergonhoso!

Para conferir parte do artigo publicado por Veja e um comentário bíblico acerca do assunto, acesse o site:

www.ebditaquerao.blogsot.com

Deus abençoe!
Vanessa,

Fico imensamente feliz e louvo a Deus por sua lucidez e discernimento, numa época em que a juventude é manipulada por celebridades do mundo "gospel".

Que Deus a preserve assim.

CSZ
Ariel,

Você disse uma grande verdade; os gedozistas irritam-se com as argumentações contrárias ao movimento G-12. Mesmo que sejam argumentações plausíveis, bíblicas, não importa, pois eles estão hipnotizados, programados para ouvir apenas e tão-somente o que o "nosso apóstolo" diz.

Que Deus tenha misericórdia dos que estão enganados, resgatando-os (Jd v.23).

CSZ
Caro Richard Sander,

Continuemos a orar, pois a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Mas também preguemos o evangelho e alertemos aos que estão no caminho do erro.

CSZ
Caro Claudio,

Os vídeos são realmente impactantes e mostram a situação de certos "cristãos". Infelizmente, um crente que se preza não participa de reuniões como as apresentadas nos vídeos. Participar de tais baladas "gospel" é ainda pior do que participar numa baladas do mundo! Por quê? Porque as pessoas do mundo fazem tudo por ignorância; mas um crente que tem prazer nessas coisas, as pratica CONSCIENTEMENTE. Isso é iniqüidade.

Deus está longe dessas "festas carnais", que desviam a nossa juventude da Palavra de Deus e do que é o principal, impedindo-as de amadurecer na fé e valorizar o que de fato deve ser valorizado.

"Ai dos que ao mal chamam bem" (Is 5.20).

CSZ
Anônimo disse…
Pastor Ciro ,muito bom texto ,como sempre.
Agora qto ao G12,infelismente essa prática rachou no meio uma grande denominção aqui na cidade que moro,muitos que participaram do tal encontro ,já nem passam perto de uma igreja evangélica, outros foram para igreja católica ,isso para mim foi um desatre total.
Meu cunhado que há muito oramos para aceitar Jesus como salvador e ter uma vida com Cristo ,agora pertence a uma dessas igrejas "Apostólicas" mesmo levando uma vida totalmente errada com sua companheira segundo a bíblia ,foi batizado ,o bispo disse que tudo bem depois ele e sua companheira podima resolver se casar ou não , claro ,meu cunhado tem uma vida confortavél ,tem carros ,uma casa com piscina ,na qual o bispo não sai de lá .Desculpe meu desabafo mas é que tem horas que é revoltante saber que para muitos lideres a morte de Jesus na cruz não valeu nada.
Pastor Ciro,

Novamente escrevo, não para entrar em debate, mais para expor a minha opinião... Percebi que, hoje, a igreja do "antigo paradigma" (a qual amo e busco vivo segundo a sua doutrina e liturgia) busca culpar o G-12 (ou qualquer definição que exista para a igreja celular) por todas as doutrinas extra-bíblicas que existem.

Não penso dessa forma pastor. Primeiramente, concordo que esta "igreja do novo paradigma", em geral, embrenhou-se para uma construção teológica que, infelizmente, tem se conformado com o mundo. Nós vemos isso no anseio, desenfreado e desesperado, pela formação de liderança. Percebo até, perfeitamente, em muitas dessas igrejas, a aplicação de métodos humanos (dialética e práxi hegeliana), retirados da psicologia social, onde esquece-se do potencial divino e aposta-se no potencial humano (que é por natureza falível e pecaminoso). Nessa ordem das coisas, fica validado qualquer ato que busque aproximar a comunicação entre a linguagem da igreja e a liguagem mundo (não vejo isso como uma estratégia bíblica, vez que a Palavra nos exorta à separação) no intuito para ganhar almas.

Percebo, ainda, concernente às falhas da forma de implantação da estratégia gedozista como novo paradigma para a igreja do século XXI, que diversas "meninices" (assim falo em face da imaturidade de determinadas práticas), que estão presentes também em igrejas que se dizem tradicionais foram enfatizadas, trocando-se a ação do Espírito Santo pelo "movimento humano" das águas da emoção dos que se identificam, cegamente, com este modelo.

Entretanto, a Palavra nos exorta para examinarmos tudo e retermos o que é bom. E a estratégia de formar pequenos grupos familiares de evangelismo, a fim de alcançar a vizinhança por meio do estudo, meditação e prática da Palavra é extremamente viável. Acredito, pois, que tal estratégia, aplicada corretamente, não havendo distanciamento da verdade e preceitos bíblicos (como, por exemplo, havendo incentivo à santificação) ensejará uma viável forma de ganharmos vidas para o Reino de Deus com certa eficiência e eficácia.

Por fim, não digo que o G-12, seja o culpado por todas as extravagâncias que existem atualmente. Lembro-me, quando criança, tempo em que ainda não existia este movimento de igrejas em células, a minha igreja se reunindo em uma famosa praça de minha cidade para assistir um "culto" que mais parecia com um "show" onde se apresentava um cantor, à época, famoso entoando: "Jesus é o rei dos reis, Ele é Senhor dos Senhores" ou aquela que já não me lembro muito "Jesus é o Rei meu Senhor eu sei, minha vida a Ele entreguei".

Ora, pastor, a apostasia que Palavra nos revela nos últimos dias foi, de certo modo, enfatizada em grande parte da “igreja do novo paradigma” (igreja em células, G-12, MIR-12), mas não se resume a essa igreja e está presente, por muitas das vezes, dentro das igrejas tradicionais. Ademais, analisando-se com mais afinco algumas estratégias utilizadas pelas igrejas celulares, é possível que retenhamos algo de bom.
Um abraço pastor! Minha intenção não é confrontá-lo, pois tenho vivido em concordância com o que o senhor fala em grande parte das vezes. Apenas deixo registrada uma forma de perceber o que tem acontecido atualmente.
A paz do Senhor Jesus Cristo!

Jordanny Silva
Brasília - DF
claudio pimenta disse…
pastor ciro
obrigado pelas respostas aos meu comentarios

lamentavelmente pelo que estou vendo as ass de deus estao rachando

em manaus por exemplo
criaram umas 10 igrejas saindo da antiga aas de deus
o sr pode ver maiores detalhes a nivel de adquirir mais conhecimento ou informaçao no site

www.adtradicional.com.br

onde um numero de irmaos sairam ha 6 anos atras da antiga por nao concordar com as inovaçoes implantadas da igreja do manaus

a igreja adquiriu 5 vezes mais o numero de membros
mas numeros nao quer dizer aprovaçao de deus

os irmaos que sairam conforme esta na historia no site
ja sao aproximadamente 15 mil crentes que zelam pelos bons costumes nao que isso salve ou seja motivo de discursao

mas nao aceitaram o tal encontro
os papeizinhos queimado com o nome dos crentes e seus pecados

entre outras coisas do g 12 disfarçado de visao celular
Amado Jordanny,

A minha crítica não é à evangelização nos lares, que alguns chamam de grupos familiares ou células. Há igrejas que fazem isso há muito tempo, e a própria Assembléia de Deus se valeu muito desse método. Haja vista a sua história. Como começou, por exemplo, a igreja-mãe, em Belém, Pará?

Quando eu falo do G-12, não pense que me refiro a um inofensivo meio de ganhar almas. Estou me referindo à "visão" do colombiano César Castellanos. Infelizmente, a maioria das igrejas que abraçam ao G-12 aceitam o "pacote herético" de Castellanos.

Outrossim, eu não estou dizendo que todas as heresias e modismos que existem hoje se devem ao G-12. Mas esse movimento ajudou a ampliar o uso de certas práticas antibíblicas em nosso meio e trouxe outras. A partir daí foram surgindo vários desvios, principalmente nas áreas da música, da liturgia e da pregação.

Portanto, não há como aplicar corretamente um método que em seu bojo já traz um "pacote de heresias e modismos". O movimento, em si, já está distante da verdade e dos preceitos bíblicos, ainda que posto em prática por pessoas piedosas.

Vidas podem até ser alcançadas pela mensagem salvadora, mas, se forem ensinadas de maneira errada e não tiverem discernimento), passando a conhecer um "outro evangelho", e não o evangelho de Cristo, o prejuízo será ainda maior. Infelizmente, há muitos que pensam estar salvos e não estão (leia Apocalipse 3.1).

Não há dúvidas de que alguma coisa pode ser aproveitada do G-12! Mas esse é o grande problema! O falso bem é pior do que o mal declarado! Como você sabe que um leite está contaminado? Só levando para o laboratório. O G-12 oferece leite contaminado, que parece ser saudável (1 Pe 2.1,2). E, por isso, muita gente está sendo enganada.

A paz do Senhor Jesus Cristo, meu amado!

CSZ
shalom pastor ciro;sou visitante do seu blogger admiro a sua visão apologetica em combater heresias,mais eu queria deixa tambem um comentario da minha parte ao senhor ,essas palavras são do SENHOR JESUS ....MT:6;1guardai-vos de exercera vossa justiça diante dos homens,com o fim de serdes visto por eles;doutra sorte,não tereis galardão junto de vosso PAI CELESTIAL.um outro vv estar tambem em MT;7;1a5,que diz.... não julgueis,para que não sejais julgados.pois,com o criterio com que julgardes, sereis julgados;e coma medida com que tiverdes medido,vos medirão tambem.por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão,porem não reparas na trave que estar no teu próprio?ou como dirás a teu irmão:deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?HIPÓCRITA !tira primeiro a trave do teu olho e,então,verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.bom ciro essas são as palavras de JESUS , agora falo eu não o SENHOR.... ,JESUS nunca instituiu aqui na terra ninguem JUIZ de causas espirituais ,não estou querendo ser ignorante ,mais vejo que existem em nosso meio xiitas radicais, se eu quizesse fazer algum comentario sobre algumas declarações do ciro poderia tambem falar né quando o senhor falou sobre o pastor que já é falecido , que você fez a respeito dele e disse que ele era um homem que tinha todos os dons ministerias ,eu acho que o senhor não exero não o senhor passou dos limites ,sendo que nem o AP:PAULO não fez nenhuma dessas declarações a seu proprio respeito ,quando ELE disse que era APOSTOLO, PREGADOR E MESTRE ,e aí vem o senhor pr: ciro e diz que o tal pastor já falecido tinha todos os dons ministeriais acho que você foi muito exagerado ou não......não é um dezabafo mais é a minha opinião ok! muito obrigado pela oportunidade de expressa nossos comentarios também que DEUS o abênçoe em o nome de nosso SENHOR E SALVADOR CRISTO JESUS .amém.
Caro Kléber (Programa Mensagem da Cruz),

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelas visitas ao meu blogue e por admirar o trabalho que venho, segundo a graça de Deus, realizando neste espaço.

Em primeiro lugar, uma pessoa que julga estar certa quanto a algum assunto, a ponto de tentar refutar alguém, deve saber escrever de maneira clara, a fim de expor as suas idéias de modo convincente.

Esse é o seu primeiro erro: falta de familiaridade com a língua pátria. Melhore o seu texto. Estude. Aplique-se ao vernáculo. Não digo isso para diminuí-lo, mas para ajudá-lo. Seu texto precisa melhorar, e muito.

O seu segundo erro é hermenêutico, isto é, de interpretação da Bíblia. O irmão precisa melhorar, e muito, pois o verbo "julgar" deve ser entendido à luz do contexto. Suas palavras, pois, meu amado, refletem péssima exegese.

Em Mateus 7.1,2 o Senhor Jesus referiu-se ao julgamento calunioso, e não à análise de heresias e modismos. Se o irmão ler, com meditação, João 7.24, 1 João 4.1, 1 Coríntios 14.28,29 e 1 Tessalonicenses 5.21, descobrirá (pois ainda não descobriu) que podemos julgar sim, isto é, examinar, analisar, provar. Afinal, o espiritual discerne bem tudo (1 Co 2.15).

Se existem em nosso meio "xiitas radicais", como o irmão disse, referindo-se a mim, creio que existem muito mais ignorantes, que sequer sabem interpretar os textos à luz de seus contextos, e pensam que estão certos. Por isso, insisto, com todo o respeito: o irmão precisa melhorar, crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pe 3.18).

Eis, por conseguinte, o seu terceiro erro, meu amado: ignorância. Quando eu me referi ao pastor Valdir Bícego, de saudosa memória, e disse que todos os dons ministeriais mencionados em Efésios 4.11 nele se manifestavam, fi-lo com convicção.

Se o irmão fosse um estudioso da Bíblia atento, saberia que, em algumas pessoas, vários dons do Espírito interagem e se inter-relacionam (alguns, é claro, em menor grau do que outros), como aconteceu com Paulo, e o irmão mesmo citou (1 Tm 2.7, etc.).

Eu não tenho dúvidas de que Valdir Bícego era um apóstolo, um profeta, um evangelista, um pastor e um mestre. Além disso, outros dons espirituais se manifestavam nele de modo esporádico.

Os dons quem dá é o Senhor Jesus, e Ele não concede apenas um dom para cada um. O Espírito age de maneira multiforme, multifacetada, repartindo a cada um como Ele quer (1 Co 12). Alguns podem receber vários dons, sim. Estude com afinco e sem preconceito 1 Coríntios 12-14; Efésios 4; 1 e 2 Timóteo; Tito; e outras passagens correlatas.

Que Deus o abençoe, meu amado irmão. Não se ofenda com a minha resposta, mas o irmão precisa melhorar, e muito, em suas interpretações da Bíblia e na expressão de suas idéias. Medite em Hebreus 6.9 e Provérbios 4.18.

Ademais, um quarto erro que o irmão cometeu foi, ao me acusar de julgamento calunioso (Mt 7.1,2), cometer esse mesmo erro, de maneira desapercebida e irresponsável.

Em Cristo,

CSZ
claudio pimenta disse…
Pastor ciro !

quando o sr vem ao ceara ?
tomar esse cafezinho ai com tapioca carne do sol (jaba)

rapadura com farinha e baiao de dois ?

e cajado nos herejes daqui ?

continua firme na apologia contra os herejes

PARABENS PELO LANCAMENTO DA TEOLOGIA sistematica pentecostal

assim que tiver uma graninha vou aduirir
Concordo plenamente com o senhor. O G-12 ou M-12 tem sido exaltado como o método para a Igreja crescer, como a revelação de Deus nos últimos dias. Só não enxerga isso quem não quer. E é verdade, sim, que o Triunfalismo tem tomado conta de certas Assembléias de Deus, para minha tristeza. Já não suporto ouvir tantas inverdades em torno da tal "lei da semeadura financeira", em busca de dinheiro do povo, associadas a uma interpretação equivocada de Ml 3.10 e II Co 9.6ss, dentre outros textos. Embora isso não seja exatamente o tema aqui, vejo que há uma relação entre G-12 e Teologia da Prosperidade: muitas igrejas históricas, como Assembléias de Deus e Batistas, têm sido seduzidas por "métodos" e "estratégias" de crescimento numérico, prestígio e poder.
Anônimo disse…
Graça e paz Pr Ciro.

Com rspeito, mas cada vez mais consciênte de que seus comentários em relação ao G 12,, M 12, visão celular é completamente equivocada.
Mas dessa vez Pr Ciro, cheguei até mesmo a rir.

Você foi totalemten infeliz nesse comentário principalmente:
"Tudo é feito para agradar as pessoas, uma vez que o objetivo é o crescimento numérico, e não a formação de crentes segundo a Palavra de Deus."

Interessante, junto aos mestres do Intituto de Teologia onde leciono, nesse fim de semana passado, pude compartilhar sobre a estratégia da Visão e o principal objetivo, formação de discípulos, e não apenas de membros.
Se existe uma diferença nessa estratégia é o acompanhamento, ou seja, o discípulado que é feito com cada um que se converte ao Senhor.

Coisa que hoje infelizmente não acontece na maioria das igrejas, um empresário que levei a Cristo, me disse: Pr Rodrigo, enquanto estive com você fui discípulado, acompanhado de perto, hoje na Assembléia o Pastor em vez em quando, pergunta sobre minha vida espiritual, não existe proximidade, ninguém é discípulado de perto;
Mas Pr Ciro, pra resumir, realmente esse seu comentário foi o mais infeliz possível. Não sei se é do teu conhecimento, mas a igreja onde o maior número de jovens se desvia é a Assembléia, justamente por falta de discípulado, de acompanhar os primeiros passos, de andar junto.
(vi esse dado em pesquisa oficial de uma revista) Apesarr de não ser dificil perceber, e sem dúvida alguma a forma de discípulado da Assembléia é realmente falida, não a igreja que é uma grande benção.
Faz um texte, pegue 50 Assembleianos que tenham até dois anos de conversão e 50 da visão celular. Você que é um pesquisador precisa de dados fundamentados, vais ter uma surpresa, principalmente no que diz respeito a bíblia, conhecimento da palavra.
Sem mais, Shalom, abraço.
Anônimo disse…
Não poderia deixar de comentar isso que voc~e escreveu!!!

"Líderes fracassam moralmente, sendo condenados pela Justiça, mas os crentes não se sentem envergonhados; antes, se dizem ra isso, perseguidos pelo mundo. Afinal, os crentes também compram CD's e DVD's piratas, possuem gatonet em casa... Para que se importar com os desvios de seus líderes?"

Gostaria muito que você pregassse sobre dvd Piratas e cds também, por onde você passar nas igrejas assembleias, tenha certeza que na visão, pregamos constantemente sobre isso, sobre tudo que é desvio de caráter, pecado. Agora não posso dizer a mesma coisa dos queridos irmãos, com os quais tenho comunhão.
Os de sua denominação, irmãos esses todos pastores, bem conceituados aqui na cidade.
Um desses me relatou que na convenção da Assembléia aqui no paraná, os pastores chegaram a sair no soco, foi necessário a polícia, tudo por política e ganância. Eu confesso, ´que não conheço pessoas com tanto descio de caráter como esses pastores.

Acho que Ciro antes de você pensar e se preocupar tanto com o que voc~e não conhece, deveria lidar com a realidade do ministério que você está, lembrei-me do texto que você disse a pouco, coais um mosquito e engolis um camelo. Essa máxima é uma realidade em vossa denominação.
Pastor Rodrigo,

Em primeiro lugar, se o senhor não tem uma conta para assinar um comentário, já começa mal em sua argumentação. Isso porque existem inúmeros internautas desocupados na grande rede, que nada fazem a não ser entrar em blogues para gerar polêmica.

Mesmo assim, como há um pequeno grupo de irmãos que costumam postar sem ter uma conta, vou lhe dar um voto de confiança e responder ao seu duplamente infeliz comentário.

Talvez o irmão empregue o título de pastor para impressionar, mas lembre-se de que não é o título que faz a pessoa; é a pessoa quem faz o título. E, se o irmão riu de um assunto tão sério como o que ora discutimos, não faz jus ao título que usa.

O irmão diz que G-12 e cia. visam à formação, ao discipulado. Meu amado, nisso as Testemunhas de Jeová, os mórmons, etc. são muito mais competentes do que qualquer igreja evangélica. Nem por isso eles estão corretos. Quando Jesus falou a verdade, a multidão foi embora, e só ficaram os 12 apóstolos (Jo 6.60-69).

O G-12 é uma "visão" que visa à multiplicação, mas sem nenhum compromisso com a verdade (Mt 7.13,14). E, portanto, a tão festejada formação de discípulos é tortuosa, e não segundo a verdade da Palavra de Deus. O crente é formado, programado, para andar segundo a "visão", e não segundo a Palavra de Deus.

Vejo que o irmão faz questão de dizer, com um certo orgulho, que a "visão" é isso e aquilo. Um verdadeiro homem de Deus defende o Deus da Palavra e a Palavra de Deus, como fazia o apóstolo Paulo. Mas, o que se percebe nos gedozistas? Supervalorização da "visão", em detrimento do evangelho de Cristo, que não pode ser negociado (1 Co 15.1,2; Gl 1.8; 2 Co 11.3,4).

Concordo que na Assembléia de Deus (até porque essa igreja dividiu-se e subdividiu-se, inclusive por causa do falacioso G-12) haja muitos jovens desviados. Se bem que na AD à qual pertenço, uma igreja conservadora, a maioria dos batizados também são jovens. Glória a Jesus!

O G-12 (M-12 e cia.) está cheio de jovens, mas muitos continuam iguais (ou piores) aos jovens do mundo. Haja vista os vídeos que vemos no YouTube de igrejas gedozistas. É isso o avivamento do G-12? Bailes? Festas repletas efemeridades? Linguagem chula? "Azaração"? Isso é puro mundanismo! E muito festejado, por sinal...

O irmão embebedou-se de um método, mas lembre-se de que a salvação é obtida por meio do Senhor Jesus, segundo a sua graça (Tt 2.11-14). E as heresias constantes do G-12 são mais do que conhecidas: confissão positiva, teologia da prosperidade (só assim para um grande número de empresários irem à igreja, não é mesmo?), regressão psicológica, etcéra e tal.

Diante do exposto, que fique claro que não é a igreja Assembléia de Deus ou qualquer outra denominação, tampouco essa falaciosa "visão" do G-12, que salvam o ser humano. O Senhor Jesus disse: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á..." (Jo 10.9).

CSZ
Caro pastor (pastor?) Rodrigo,

Em minhas pesquisas "in loco", percebi que no G-12 existem muitos pastores sem chamada divina, que tornam-se pastores do dia para noite... Aliás, até as esposas de pastores são consideradas automaticamente pastoras, não é mesmo?

Mas eu estou ainda em dúvida quanto ao seu pastorado por causa da assinatura ser anônima; se bem que pode ser apenas uma implicância de minha parte. Para evitar qualquer desconfiança, procure assinar o comentário, na próxima vez.

Bem, desvios de caráter existem em qualquer igreja ou movimento, mas o gedozismo ajuda, e muito, no abandono da ética e da moral. Daí a minha observação. Não quis dizer que na Assembléia de Deus e em outras denominações não haja maus elementos.

Conquanto nos encontros haja aquela "espiritualidade" toda, nos grandes eventos o que se vê, na prática, é o "líder maior" dizendo: "Onde estão os irmãos quem vão dar R$ 1.000,00? E os que darão R$ 2.000,00? E R$ 10.000,00?", além do comportamento para lá de mundano. Isso sem mencionar o sectarismo.

Aqui neste espaço, caro pastor (pastor?), não acobertamos nada, mas também não temos o interesse de expor pessoas e denominações, mas eu me posiciono contra o G-12 por ser ele uma estratégia perniciosa, contrária ao evangelho de Cristo, como foi demonstrado acima.

O irmão tenta desviar-se do foco atacando os maus pastores da Assembléia de Deus, mas o fato é que o G-12 é uma "visão" causadora de divisão e repleta de heresias. Por isso, foi condenada pela própria CGADB, como é do conhecimento de todos.

Acorde! O Senhor Jesus não precisa de métodos que sejam divulgados, ainda que tacitamente, como mais importantes do que o próprio evangelho.

Ignorar as heresias do G-12 valendo-se do álibi quantidade numérica é engodo. Pregar o que as pessoas querem ouvir é engano. Dizer que, com o G-12, "descobriu-se a América" é sobremodo enganoso!

Podemos nos valer de métodos, mas métodos que não contenham heresias de perdição (como é o caso do G-12). Nenhum método é eficaz em si para a salvação do pecador. É o Senhor Jesus quem salva, cura, batiza com o Espírito e um dia arrebatará os santos.

Respeitosamente,

CSZ
Anônimo disse…
Pastor Ciro.

Quanto ao meu pastorado não estou aqui para defend~e-lo mesmo.
Você sempre começa seus posts com indagações, e como voc~e mesmo falou, é implicância sua.

Se eu estou atacando a assembléia, imagina você aos pastores que hoje estão na visão. E voc~e não pode se defender em relação a isso, porque você cita em seus livros, homens de Deus, como Beny Hin, Hagin, dentre outros.
O que eu falei não precisa ser da IADD para saber, é perceptível.
Agora você infelizmente foge das perguntas.
Hoje em dia há várias pessoas que se especializam em falar mal da visão celular, no Governo dos Doze e em suas Igrejas cantam bastante hinos de levitas que estão na visão celular, como Diante do Trono, Kleber Lucas, Ministério Apascentar, Ludmila Ferber, David Quinlan, Pr. Antônio Cirilo e tantos outros... O G12, dizem, não é de Deus. E os levitas da visão celular são?
Que incoerência!!!

Acho que aqueles que concordam com você, devem rapidamente tomarem cuidado, e evitar urgentemente os cds desses levitas, pois todos são ministrados, vão para o encontro, recebem a "nova unção" que você condena, e tals e tals..
quando indaguei você quanto a isso, você nãao ousou dizer nada.
Gostaria de entender o porque?
Tú precisa ser coerente, esses irmãos então vivendo doutrinas do diabo?
É necessário coerência ciro, sei que você não vai responder, o que realmente to perguntando...Procure apenas não fugir do assunto...
E aos leigos que estão lendo, gostaria que prestassem atenção a resposta, se vai ser direta ao tema!
Vamos lá, quem aqui pode afirmar, que além desses levitas.
Poul Youg Choo, Ap REnê, Keneth Hagin, Benny Hin vivem na prática do engano...?
Como perguntei lá atrás não foi a própria Assembléia que trouxe o Poul Youg Cho? E vcs sabiam que ele é o pastor do Ap. REne terra nova, e do César CAstelanos da Colombia? Sem citar mais nomes, seja direto Pr Ciro..
Oxalá o querido irmão, pensasse melhor, e orasse, continuo dizendo pedindo que o Espírito Santo te oriente.
Abraços.
Pr Rodrigo. Ministério Apostólico Restaurando Vidas.
Prezado irmão Cláudio,

A paz do Senhor!

Estive no Ceará há pouco tempo, na Assembléia de Deus em Paracuru.

Mas espero conhecê-lo, na próxima vez em que eu estiver aí, se Deus quiser. Eu gosto muito de rapadura!

Agradeço-lhe pelas palavras a respeito da meritória obra Teologia Sistemática Pentecostal. E, se o irmão desejar recebê-la em casa, com desconto, visite a seção SHOPPING, neste blog.

Um grande abraço.

CSZ
Caro pastor Rodrigo, seguidor do movimento M-12 (“cobertura” de um famoso “paipóstolo”), dissidente do G-12 (“cobertura” do “apóstolo” César Castellanos):

Serei objetivo, franco e sucinto em minha resposta.

Benny Hinn, Kenneth Hagin e cia., isto é, todos aqueles que seguem às falaciosas teologia da prosperidade e confissão positiva, não andam bem e retamente segundo a Bíblia. E, se quiser saber por que, visite, neste mesmo blog, a seção VALE A PENA LER. Lá há artigos pertinentes, como “Benny Hinn é um profeta de Deus?” e “Kenneth Hagin e o nome de Jesus”, entre muitos outros.

Tenho de concordar com o irmão, para a minha tristeza. Realmente as igrejas evangélicas estão infestadas com essas canções gedozistas (que chamam, erroneamente, de hinos a Deus), que não enaltecem a obra de Cristo na cruz, não o glorificam, em verdade, preferindo supervalorizar o ser humano (antropocentrismo), os "SEUS" sonhos que jamais vão morrer, a mudança da “SUA” história, etc. Ah, para saber mais sobre isso, visite a seção ARTIGOS SOBRE O MINISTÉRIO DO LOUVOR EM NOSSO TEMPO.

Como já lhe disse, quantidade de pessoas que seguem a alguém não denota aprovação de Deus (Mt 7.21-23; 2 Co 2.17; Jo 6.60-69; Mt 7.13,14; Sl 12.1; 101.6, etc.). O Diabo, por exemplo, arrastou uma grande multidão de anjos, no princípio. O que vemos hoje é uma multidão de fãs, enganados, que seguem a seus ídolos, e não ao único e verdadeiro Deus e Senhor Jesus Cristo (Jo 17.3; 1 Tm 2.5).

Que Deus abra os seus olhos, meu amado irmão.

CSZ
Nilson disse…
"Pastor" Rodrigo!!!!dizer que o Pastor Ciro foge do assunto? "Procure apenas não fugir do assunto..." por favor!!!!tudo o que vc colocou em seu comentário o Pastor Ciro tem comentado em seu Blog de forma contundente e direta, alguns podem até não concordar o que seria outro caso. Quanto aos Levitas? se o assunto for auto-ajuda melhor que comprar alguns livros(e são muitos e variados)é ouvir esses levitas!!!!!que infelizmente cantam para agradar o povo e ensinam em suas canções que o foco são os homens e seus objetivos.

fiquem na paz,
Nilson Paganini
Caro irmão Elizeu,

Respeito muito a sua opinião, mas não publiquei o seu comentário porque ele confunde editora com livraria, que são duas coisas distintas. Uma edita, publica, distribui (em alguns casos); a outra, vende e busca interesses comerciais.

Peço que o irmão escreva um novo comentário, expondo a sua opinião com maior clareza, e eu terei prazer em publicá-lo.

Em Cristo,

CSZ
Euller.Monteiro disse…
Caro Pr Rodrigo, (da teologia do G12), Caro irmão, peço ao amado que não cite quem talvêz o Sr não conheça e nem cite em seus exemplos pessoas que não conhece.

Ponto 1° eu conheço pessoalmente ao Pr Cirilo nossas igrejas a Igreja Batista Morya (do Saudoso Pr Darlinei Tinoco in-memorian),e a do Pr Cirli, e também ao irmão e levita David Quilan, Sou de Belo Horizonte, e sei muito bem qual a visão da Igreja Batista da Lagoinha, e sei que eles usam um moldelo que assemelha ao G12, más não vou afirmar se eles são gedozistas puros, não é minha inteção, más quanto ao amado, peço que não seja extremista. Ok. Apascentar e dissipular pessoalmente é e deveria ser responsabilidade de todos os cristãos quando levam alguem aos pés de Cristo, e e conheço a visão, pois a igreja onde frequentei à anos (Morya), estudou implantar a tal visão (meados da década de 90) no entanto as falhas foram vistas e a visão não foi implantada por conter desvios doutrinários, o que não inviabilizou que usássemos um princípio bastante útil que foi o de preparar uma liderança capacitá-la para o ensino (biblia e estudo pesado), e depois disto, separar em grupos para que houvesse a possibilidade de em grupos (sem nunca colocar de lado a escola dominical) para estudar a palavra, principalmente por poder melhor direcionar a mensagem pois poderíamos trabalhar melhor a palavra direcinando para grupos de Jovens, ou de adultos ou de adolescentes, contudo sem introduzir práticas gedozistas.

Eu concordo e acho que grupos de estudo é uma grade e eficáz arma, más dizer que grupos de estudo é G12, é um erro. Pois nem toda igreja que tem grupos de estudo está na tal visão. . . . . Não temos que ficar escondendo segredos, nem ficar presos à confissões, e outras doutrinas gedozistas iguais.

Falo como um que tem algum conhecimento. e eu digo não ao estilo G12, más digo sim à grupos de estudo, João Wesley na Inglaterra fêz algo semelhante e mudou o destino de seu país, más ele não se desviou da mensagem da palavra, e é este o ponto central de nosso debate, "veja, não podemos nos desviar dos ensinamentos, e nem "" remover os marcos antigos"".

Espero que o irmão entenda e abra seus olhos, pois o tempo é mau, e os homens tem se desviado da verdade bíblica para muitos ensinos que não tem vindo da parte de Deus. . . .

Em Cristo:

Euller.
Euller.Monteiro disse…
Há Caro Pr Rodrigo, apenas mais um detalhe. . .

Se o irmão tiver acesso à programação da Rede de tv Super, que pertence à Igreja Batista da Lagoinha, e caso tenha a oportunidade de poder assitir ao programa do Pr Cirilo, verá que ele não defende em ponto algum na sua mensagem ao movimento g12, e perceberá também que a mensagem ali exposta é em extremo bíblica. . . o mesmo aconteçe nas mensagens expostas pelo amado Pr Marcio Valadão, e quanto às músicas do amdo David Quilan, em nenhuma delas (das que eu conheço, pois não tenho acompanhado o ministério dele atualmente) ele enaltece à outra pessoa à não ser à Cristo, e ao nosso Deus, suas canções (as que conheço) são de uma coerência bíblica, e a mensagem é de salvação, e o mais importante nestes tres homens que cito agora, em nenhum momento eu os ví pedindo para que as pessoas que estão aceitando à Jesus fossem exclusivamente para suas igrejas, más não sendo possível que eles procurem à igreja onde o evangélho do Senhor Jesus esteja sendo pregado que esteja mais próximo de suas casas.

Pois meu caro, eu fui ensinado que a igreja pertence à Cristo, sendo assim eu congrego aqui em Belo Horizonte e hoje na igreja Batista Getsêmani, más a igreja do Pr Ciro é minha casa também, pois é a igreja de Crito, e não do Pr tal ou da denominação tal, que professa a visão tal. Sendo assim o que importa é que a mensagem de
Cristo seja pregada e não a da denominação ou de certo ou determinado pregador ou ensinador. . . .

Respeitosamente, em Cristo:

Euller.
Anônimo disse…
Pr Rodrigo A euler Monteiro...

Querido, não citei ninguém sem conhecer, já que você falou que esta na Batista Getsemani, gostaria que fisesse uma forcinha e perguntasse ao Pr Jorge linhares, se Ele fez o Encontro com Deus, esse mesmo encontro que o Pr Ciro diz ser do diabo.
Ele fez, e o relatório dele foi o seguinte:
" O Encontro é tremendo, existe uma unção inqeustionável da parte de Deus"
Tenho certeza que o Jorge vai confirmar isso, pois ele postou na internet.
Sobre o Ap. Marcio Valadão, eu estava no dia que Ele foi lgitimado como 12 do Castelanos em São Paulo no encontro da Visão...
Inclusive a Ana esteve ministrando nesse dia.
Sobre o Cirilo querido, pucha vida! Você deveria se informar melhor, em relação ao pensamento dele para com a visão celular, seja G-12 ou M-12...
Querido, não estou falando só em relação a visão, sobre o Cirilo que é um dos principais propagador da adoração extravagante assim como o David Quinlan, o Pr Ciro os taxa como herege também.
Eu não porque ja estive junto com eles, e sei da vida, caráter e chamado de adoradores que eles tem.
REspeito tremendamente o ministério deles, sou abençoado e edificado com os lovores e ministrações desses queridos irmãos em Cristo.
Acho que o irmão deveria ler melhor as postagens minhas e do Pr Ciro.
Shalom.

Pr Rodrigo.
Anônimo disse…
Pr Ciro...

gostaria de parabeniza-lo pela contribuição do irmão nessa nova ferramenta ao corpo de Cristo.
TEologia Sistemátima Pentecostal..
Não foi possível adiquiri-la ainda, mas como amante da palavra e de teologia, posso sentir cheiro de uma grande benção, para a vida de todos os pastores e filhos de Deus.

Seu irmão em Cristo, gedozista, ou melhor mdozista,,,hehehehe...
Shalom.
Deus te abençoe.

Pr rodrigo Leite
Euller.Monteiro disse…
Caro Rodrigo,

Olhe, eu conheço o meu pastor, e caso você não saiba, ele é extremamente conservador, más é uma pessoa que sabe muito bem trabalhar a politica que temos dentro da igreja, tanto e assim que o Pr Jorge, sempre teve uma restrição quanto à implantar grupos na igreja, e com certerza ele participou de um encontro (lógico, seria a maneira melhor de conhecer sobre o assunto e assim tomar uma decisão madura sobre o assunto), e quanto à dar uma declaração sobre o assunto, ele nunca geraria polêmicas, eu o conheço, tanto é assim que na Getsêmani (caso você não saiba)há grupos, más não há visão g12, há um (tipo, não igual ao g12) encontro, rs rs, que é feito no sítio da igreja. G12, não tem, pois eu mesmo fui lider de grupo, e nunca fiz este tal encontro OK! se atualize você meu caro.

Rodrigo, ninguem citou adoração exravagante, foi você, quanto ao Cirilo e ao D. Quilan, foi você, más olhe o conteúdo das letras, é biblia, e não palavras de auto-ajuda, o ritmo o Quilan, ele gosta e usa o dele e o Pr Cirilo, também tem o dele.

Agora você extrapolou, pois em todos os cultos e tele-cultos que eu ví do Pr Cirilo, ele nunca citou qualquer tipo de reunião em células, e se ele fosse tal grande propagador, ele com certeza aproveitaria este espaço para divulgá-lo, o mesmo seria quanto ao Pastor, e não Apóstolo (como você citou) Marcio Valadão, querido se informe mais, e não dê titulos que alguem nem invoca sobre sí, e se algum deles em suas próprias igrejas usa algum modelo de reuniões nas casas, e que se assemelhe ao m12 ou g12, e mesmo que os use, eles tem tido o cuidado de não expor esta doutrina que eles usam dentro de suas igrejas, e exclusivamente lá, se não fora assim, eu que moro aqui e tenho contato com eles, o saberia, pois eles seiram com certeza propagadores de tal movimento, (o que não aconteçe aqui) no entanto o que se vê é uma pregação do evangélho, de palavra revelada, e principalmente quanto à palavra que o Pr Cirilo ministra (ou ministrava, se ele mudou é ele quem vai prestar contas à Deus) eu nunca o ví pregando meias verdades, e se aproveitando de versículos isolados para referendar certo tipo de visão e de pregação, antes ele em todas as pregações que acompanhei, prezava pela exegese correta do texto e da mensagem à ser explanada, o mesmo nas palavras do Pr Marcio, Veja os programas televisivos deles, e compare com as mensagens dos assumidamente gedozistas..... Verá uma grade distância. Prudênica meu caro, haja com prudênica, o povo mineiro por natureza é conservador, cuidado, há igrejas gedozistas aqui, há, tanto que há pastores de outros estados liderando igrejas aqui, eu sou mineiro e sou conservador, e acredito que não foi àtoa que Deus deixou esta mensagen na bíblia, (ao menos na minha) "não removais os marcos antigos....", há ensinos bíblicos que não devem ser removidos com o prejuizo de haver desvio doutrinário sério.

Abraços meu caro, e não confunda posições pessoais que não são levadas à público com a posição ministérial e pública de uma igreja e/ou ministério. E neste caso é por causa das vidas envolvidas.....

Faço votos que possas comprar o livro referendado pelo Pr Ciro Zibord, estudar teologia e ainda mais um livro em que não haja vícios e desvios, é o melhor que nós podemos fazer, ainda mais hoje em dia, em que qualquer lixo literário é impresso e vendido, temos que prezar por uma literatura que nos faça crescer na verdade.

Cordialmente:

Euller.

Ps: Crie uma conta no google, e assine suas postagens..... Dará mais credibilidade à sua pessoa, e este é um quesito em falta no meio de algumas lideranças que defendem movimentos eso-testamentários
Prezado Rodrigo Leite,

Vejo que a sua intenção tem sido gerar confusão e polêmica em nosso meio, pois faz questão de jogar uns contra os outros.

Eu evito citar nomes neste blogue, a fim de enfatizar que combato erros, heresias, modismos, e não pessoas. Mas o senhor disse que eu disse que esse ou aquele pastor são do Diabo, fomentando discórdia.

Os únicos nomes que eu citei foram de pregadores e líderes "inatingíveis", acerca dos quais encontramos milhares de críticas na grande rede. Por conseguinte, não representam as minhas palavras nenhum prejuízo para as imagens daqueles. A citação de seus nomes foi apenas didática, e não com a intenção de denegrir imagens.

Diante do exposto, a partir de agora não aceitarei aqui esse tipo de insinuações, disse-me-disse e comportamentos não condizentes com quem se diz pastor. Isso, aliás, só me faz ter ainda mais convicção de que o G-12 contribui, e muito, não para a formação, mas para a deformação de líderes.

Em tempo: agradeço-lhe pelas palavras quanto à "Teologia Sistemática Pentecostal" e lha recomendo, principalmente o capítulo que trata das doutrinas da nossa gloriosa salvação, escrito pelo mestre Antonio Gilberto.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Amado Pastor, vejo que a sua vida contribuí muito para o nosso crescimento espiritual e isto muito nos alegra, as pessoas (carne), como AP.Paulo diz não conseguem discernir nada qdo se fala pelo espirito, porém o homem espiritual discerne bem a tudo e a todos e de ninguém é discernido, portanto os Sambalates, tobias etc..., receberão da parte do senhor a sua devida recompensa segundo o que plantam, deixe nos de lado, continue firme no propósito e ministério que DEUS lhe confiou que ainda existem servos que não se corromperam e tbm enfrentam as mesmas dificuldades. NÃO DESISTIREMOS, NÃO RETROCEDEREMOS, a PALAVRA DE DEUS, continua viva e eficaz cortando como espada de dois gumes. PR TONI SERAPHIN IEAD MINISTÉRIO DEUS CUIDA DE MIM MARILIA.Não arrumaremos desculpa para aceitarmos as células, porque somos membros do corpo de cristo cada qual preparado para sua função e se o Pr perceber a um ¨GRANDE" nome do televangelismo que "batia sem dó, ou compaixão no G12, hoje fala com brandura e até elogia os seus lideres brasileiros, podemos mudar, qdo erramos contra a palavra, porém jamais podemos concordar com uma visão que foi dada a um HOMEM DE DEUS na COLÔMBIA, por motivos de tráfico, farcs, pequenas revoluções onde qualquer grande concentração de pessoas pode ser um caminho para um atentado terrorista e pegar essa visão enche-la de modismos ou seja bobagens, pois se CRISTO VOS LIBERTOU VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES, pois quem está em CRISTO NOVA CRIATURA É O QUE FOI VELHO FCOU PARA TRÁS TUDO SE FEZ NOVO. E tentar acrescentar adendos heréticos sem nenhum teor biblíco para criar npovas "maçonarias" no seio do evangelho como , regressão, pedir perdão dos pecados já lançados no mar de esquecimento(através do SANGUE DE JESUS) e se já não bastasse criar uma nova comissão dos doze, esquecendo que um deles foi o traidor, ou seja 'APERFEIÇOANDO" onde supostamente e o que da a entender o nossso único e suficiente salvador (errou), não da né devemos mudar todos os dias e até de opinião, mais nunca mudarão o teor sincero, corrreto da PALAVRA DE DEUS chega de vaidades pecaqdo continua sendo pecado e entrou através de um homem e foi levado e lavado atrvés de outro homem o segundo ADÃO NA PESSOA DO NOSSO SR JESUS, chegam ao cúmulo de perdoar DEUS, que DEUS tenha misericórdia do seu povo e abrevie a vinda de CRISTO, pois estamos perto de não encontrar fé na terra(isto è em CRISTO JESUS) apenas modismos e lideres impregnados de vaidade pensando ser eles o SALVADOR. Desculpe a agressividade nas palavras mais quem conhece a história dos mártires cristãos se enoja com tanta bobagens, e fariseísmos no meio cristão, sou falho pecador , amo ao DEUS que sirvo e desejo morar com ele porque apreendi a ama-lo , não em canções como diz lá em EZEQUIEL e depois ir e voltar para os antigos erros(não confundir com as fraquezas que PAULO cita) apesar de errar muito procuro me corrigir e sou corrigido pela PALAVRA.E o senhor DEUS usa os que deixam ser usados e não manípula ninguém como é feito em muitos lugares. ABRAÇO QUE DEUS O MANTENHA NA MAIS PERFEITA SAÚDE E QUE A GRAÇA E A PAZ QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO CONTINUE EM VOSSA VIDA, e que o Pr não retroceda porém continue pois ainda existe um povo na terra terra que crê nas escrituras sagradas.
Anônimo disse…
Pastor Ciro,



Sobre o g-12, eu já tive uma posição muito critica quanto a esse movimento. Entretanto, hoje tenho uma visão mais moderada. A minha “mudança” de posicionamento se deve a certos exageros e generalizações que no inicio era feito ao g-12, e que de certa forma ainda existe hoje por parte dos apologistas.

Logo de antemão quero falar que não sou gedozista. Na verdade sou muito critico a esse movimento.

Em 2006, quando morei em Belém-Pa ,tive a oportunidade de conhecer e conviver por alguns meses com gedozistas. E para minha surpresa, eles não eram como eu os imaginava. Tive que rever minha concepção estereotipada deles. Achava que eles eram crentes “malucos” e que andavam por ai dando mau testemunho. Mas não foi bem assim. Posso dizer que pelo menos os que conheci (cerca de 10 pessoas) eram bem zelosos e davam bom testemunho. Eram bem simpáticos, legais, gostavam de evangelizar e de louvar. Contudo, eles deixaram a desejar no quesito conhecimento bíblico. Nas oportunidades que tínhamos para conversar e debater sobre algum assunto das Escrituras, eles demonstravam que o que sabiam era fruto do que ouviram de seus lideres e não de um estudo livre ,serio e coerente. O que ainda me deixa ainda com a pulga atrás da orelha é o famoso “encontro”. Muita coisa já foi falado dele e é sobre ele que as criticas mais se acentuadas. Alguns dos meus amigos gedozistas, que me confidenciaram sobre o encontro, falaram que lá é “tremendo”, mas nada absurdo e que eles não pudessem me relatar. Era apenas uma reunião no sitio e que não havia regressão psicológica nem liberação de perdão a Deus (só em digitar isso já temo)

Não tive a oportunidade de ir ao encontro g-12, nem pretendo ir, mas já tive a oportunidade de ir a um congresso onde um conhecido “apóstolo” gedozista estava pregando. E confirmei as minhas suspeitas que o problema estava na falta de conhecimento bíblico. O que esse homem errou de interpretação e alegorizações sem o mínimo sentido, foi brincadeira. Todavia agora a coisa mudou de figura, já que se tratava de alguém que deveria conhecer e bem a Bíblia, já que se diz apóstolo. Se eu pudesse falar com ele pessoalmente, indicaria o livro “Erros que os pregadores devem evitar” e os demais livros do Pastor Ciro.

Como falei acima, sou muito critico em relação ao g-12. Sempre que tenho oportunidade de falar com um adepto ou simpatizante do g-12, tento mostra as falhas desse movimento.Contudo, me sinto na obrigação de ter que de uma certa forma os tolerar, por conta de algumas heresias que “convivem” em nosso meio e são sem sombra de duvidas , piores que g-12. Um exemplo disso é o grupo Voz da Verdade. Existe maior heresia que o unicismo? Entretanto as musicas deles são ouvidas em muitas denominações evangélicas do país. Eles até cantaram recentemente no congresso do Gideões. Para muitos crentes, eles são uma “benção” e a controvérsia Trindade x unicismo não é nada demais que possa comprometer a “unção” do grupo.

Outra coisa que eu acho também, que o erro não é bem o modelo g-12 mas o neopentecostalismo. Aquele seria apenas uma “evolução” ou umas das muitas facetas deste. Espero ter sido claro e de uma certa forma ter contribuído com essa discursão.



Um Abraço,





Joabe
Anônimo disse…
Caro Pr. Ciro S. Z.,

A priori, gostaria de parabenizá-lo pelo artigo muito bom que, por sinal, denota a sua grande e abençoada capacidade em sintetizar textos claros, coerentes e persuasivos, conseguindo mostrar a todos as críticas e opiniões que quer apontar em relação ao assunto discutido.

Em segundo, gostaria também de comunicar que a lição O que é graça e misericórdia da revista de Adolescentes da Escola Dominical foi uma bênção, gostei muito do seu estilo de comentar, isso porque ainda nunca havia estudado uma lição com comentários redigidos por você.

Em terceiro, mas não menos importante, dou-te congratulações pela embasbacante e mui longânima paciência que você tem com gente ínfima e que não tem nada pra fazer, como o "pastor" (há alguém aqui que acredita nisso ainda?) Rodrigo Leite. Realmente, tal extrema tolerância deveria ser premiada. Eu, por exemplo, já teria perdido a linha com esses comentários ridículos e sem base moral, quanto mais bíblica.


Grande abraço, fique com Deus!
Joao Cruzue disse…
.

Pastor Ciro,

Passei para comunicar que vou repercutir seu artigo no blog
"blogueiros Cristãos".

À semelhança de outros bons artigos.

A paz do Senhor.
Anônimo disse…
Às vezes eu até lia umas matérias aqui,mas de uns meses pra cá seu blog tá chato demasiadamente e pelo que vejo chegou no objetivo que sempre quiz: VENDER e ganhar dinheiro....
Infelismente pastor, é terrível ver pessoas como senhor perdendo tempo e escrevendo tanta besteria...Que Deus tenha misericórdia da sua vida!!
MARCUS FRANCO
CABO FRIO - RJ
EMAIL: moriash@ig.com.br
Caro anônimo, que autocognomina MARCUS FRANCO, de Cabo Frio-RJ:

A sua estratégia é mais do que manjada. Não usa uma conta do Google, pois certamente tem medo ou vergonha de se expor, bem como se vale de nome fictício, e-mail que não existe, cidade e estado falsos... tudo para dar credibilidade a uma opinião infundada e preconceituosa.

Você pensa que eu não sei quem você é? Este blog dispõe de contador com mapeamento, sabia? Você não é um dos participantes do "edificante" blog "O Xis da Questão", que tem como "nobre" objetivo "elogiar" este escritor?

Se este blog não o agrada, não perca o seu tempo. Vá procurar o que fazer, pois, pelo que vejo, o senhor é mais um dos muitos desocupados de plantão, que não trabalham, mas passam o dia na grande rede, como mediadores de várias comunidades do Orkut debatendo assuntos inúteis e efêmeros, além de manterem blogues e mais blogues (inclusive, alguns anônimos, cuja finalidade é apenas difamar pessoas e fomentar intrigas).

Quem perde o tempo, na verdade, é você, anônimo desocupado e maldizente. Saiba que a Deus ninguém engada. Ele sabe o seu verdadeiro nome e quais são as suas reais motivações.

Que o Senhor Jesus tenha misericórdia da sua vida... E que você se arrependa das suas ímpias atitudes.

CSZ
claudio pimenta disse…
LAMENTAVEL alguem usar o anonimato para difamar ou atacar pessoas e nao ideias

Impressionante como quando nao se tem argumentos para um debate equilibrado a maioria passa a atacar as pessoas e nao as ideias

Continuo apoiando o blog e as colocaçoes mesmo contestando algumas pequenas ideias e nao o autor das ideais

Como podem ver atraves das colocaçoes e perguntas que faço

Só continuo lamentado ainda dentro do assunto g 12 que algumas ass de deus fazem parte do g 12 claramente e continuam filicadas a CGADB atraves de arranjos de outras convençoes

Anonimo ou sei lá o que vai orar e arrepender-se!
Pr. Pedro disse…
Caro pr. Ciro, a paz do Senhor!
Meu nome é Pedro, sou pastor em Recife e nossa igreja trabalha com pequenos grupos que chamamos de "Igreja nas Casas". Já fomos do G12 e hj temos um relacionamento de amor fraternal com o ap. Renê.
Estou certo d q a visão celular no modelo dos 12 comteu vários equívocos em sua implantação no Brasil, mas creia, a maioria desses equívocos já foram corregidos e a permanente crítica desses concertos se torna injusto, se bem q não sei qual o ministério q o irmão toma como referência para tais críticas, porque uma ou outra igreja na visão do G12 pode ainda está cometendo esses erros do início.
Nossa visão principal é formar discípulos, como ordenou o próprio Jesus, é darmos o único tipo de fruto q agrada à Deus, o q permanece, e isso requer muito trabalho d testemunho de vida e ensino constante da Palavra e das revelações do Altíssimo e a manifestação da paternidade zelosa de Deus. Q há de errado em vc ganhar almas para Jesus, mas ganhá-las para consolidá-las na fé, para em seguida discipulá-las ou treiná-las para q ganhem almas e d início à um processo santificador q ele mesmo (o fruto) sofreu, recebeu? Pois é isto o q consiste a visão do M ou G12 pr. Ciro. Isto requer bastante esforço por parte do pastor e dos líderes do ministério, ganhar vidas e cuidar nao é fácil não meu pastor, mas com esforço o Reino de Deus é conquistado e muitas vidas são de fato transformadas, este é o princípio do verdadeiro avivamento: vidas transformadas sendo canais de transformação.
Com a visão celular no modelo dos 12, vieram várias infantilidades aqui no Brasil, mas essas meniniçes já foram quase q totalmente dizimadas e os ministérios q hj são tidos como modelo da visão no Brasil já estão purificados, cresceram, não são mais meninos na visão.
Para finalizar caro pr. Ciro, gostaria de informar q meu pai(in memorian)foi diácono jubilado da igreja Batista, juntamente c minha mãe e meu irmão mais velho, meu filho (in memorian) foi um levita da igreja Presbiteriana, e um tio meu é pastor da Assembléia de Deus, como o sr. pode perceber, sou gratificantemente cercado por igrejas chamadas tradicionais q eu amo muito, mas não podemos afirmar q por ser tradicional é a correta, a única igeja segundo o coração do Pai. Mas uma coisa eu sei, vivemos uma linda multiforme manifestação da graça d deus e com isso, todas as camadas de nossa sociedade podem ser alcançada pelo poder do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. No mais pr. Ciro dou graças à Deus pela tua vida e pelas vidas de todos vocês que fazem a família de Deus, pois todos somos irmãos em Jesus Cristo e filhos adotados pelo mesmo Pai.
Graça e paz Igreja!
Pedro Rodrigues
Anônimo disse…
A Paz Pastor Ciro! Que Deus continue abençoando ao senhor!
Ultimamente tenho tido vontade de me aprofundar no que se refere as heresias do g12. Já li o livro: O que está por trás do G12; gostaria de pedir algo, há possibilidade de o senhor criar um artigo onde abordaria o manual dos encontros do g12, refutando biblicamente aos ensinos empregados em tais encontros? Tipo a análise do livro: O poder do nome de Jesus.

Deus te Abençoe!
Caro Diego,

Leia o blog do irmão Wander Ribeiro, ex-gedozista. O link está neste blog.

A paz do Senhor!

CSZ
Anônimo disse…
Muito obrigado pela dica Pastor Ciro!
olhei o artigo indicado, muito edificante.
Deus te Abençoe!!
Anônimo disse…
Paz Pastor! Pastor olha como muitos distorcem a Palavra para fundamentarem suas práticas; nesse endereço um apostolo fala coisas sobre joão batista que não tem fundamento bíblico; confira:
http://www.redeapostolica.com.br/index.php?page=conteudos&id=132&celula=

Deus te Abençoe
Dany disse…
A Paz do Senhor querido Pastor Ciro!
ALGO ACONTECE EM NOSSAS IGREJAS. Estão deixando adentrar em nossos templos a imundicie que no mundo há, por visarem somemte a quantidade e não a qualidade santa; fidelidade e reverência a Deus extremamente essencial, mas, quase inexistente.Minha alma se entristece com tais acontecimentos. Esta doença contagiosa que mais parece uma praga- A CEGUEIRA ESPIRITUAL- está se alastrando assustadoramente. Participar de um culto hoje , (não generalizando, pois, graças a Deus, existem ainda homens direcionados pelo SENHOR que não se deixam contaminar por essa onda herética e visionária), é assistir a ridículas artificialidades de emocionalismo barato - ressaltando as mentiras( do tipo "recebi uma quentinha do céu" ou TER QUE SUPORTAR aqueles momentos de profetadas múltiplas, berros estressantes e mensagens do tipo "O Senhor vai realizar os seus sonhos", "você vai receber, receber, receber vitória" MAS, SEM EM NENHUM MOMENTO FALAR DA SANTIFICAÇÃO E DE QUE AS BENÇÃOS DO SENHOR VÊM SE HOUVER PRIN-CI-PAL-MEN-TE OBEDIÊNCIA) -ou ter que suportar canções e mais canções SEM ESPIRITUALIDADE ALGUMA onde não há mais a preocupação em dar o perfeirto louvor a DEUS e a adoração da qual ELE merece...
...Para, enquanto isso, esperar A Mensagem tão almejada,mas, que não poucas vezes,dá vontade de pegar a Bíblia,levantar-se e ir embora.
O Verdadeiro Alimento. É dele que estamos precisando, não de lavagem.Como almas se converterão a Deus?
Que o Senhor mantenha o olhos dos que conseguem enxergar tal calamidade abertos e abra aos dos possuidores de espessas escamas.
Espero em Deus a providência para esse mal.(SEi que um Blog não é lugar de desabafo, mas se foi aqui um.)
O Senhor vos abençoe, Pastor.
Rodrigo - SP disse…
Graça e paz!
Não podia ler este artigo e ficar quieto frente a essas colocações.
Creio que o M12 é uma grande benção, pois foi através desta ESTRATÉGIA que me rendi ao Senhor Jesus!
Portanto, quero dizer que o M12 não foi em vão... Quanto vale uma vida perdida para Deus?
E dessa forma que tenho visto meus amigos, parentes também se entregarem verdadeiramente a Deus!
Nâo se trata de uma religião... O M12 é uma estratégia para ganhar vidas para Deus! E esses são os verdadeiros frutos!
Espero que publique este post, pois o pastor tem a opção de incluir ou não este comentário.
Que Deus te abençoe e lhe acrescente cada dia mais e mais frutos!

Abraços de um irmão em Cristo

Rodrigo
josué disse…
bom meu amigo, concordo em parte com você, a igreja a qual so membro, usa o g12 como doutrina, mas não pregamos essa coisa ruim de teologia da prosperidade......você colocou como se todos que participam do g12 usam essa teologia de 5° categoria. As celulas funcionam e ao contrario do que vc disse o encontrotem mudado a vida de muitas pessoas em nossa igreja( ex viciados, ex homossexuais,ez mendigosetc) uqe hoje tem se tornado grandes ganhadores de almas....Jesus age sim atraves do encontro e do g12, sou prova disso

obs:sou membro da igreja Batista Missionaria...Ipatinga MG
Falar sobre o g12 ficou um pouco complicado, tal o emaranhado de "doutrinas" métodos, unções e outras coisas do gênero. Mas algumas coisas me incomodam, na minha resumida capacidade pensante: 1) o fato comum de "gedozistas" citarem mais os apóstolos e líderes que Jesus; 2) A bíblia raramente é citada; 3) o fato de que tudo que antes existia no evangelho é ruim, parece a síndrome lulista do "nunca antes na história deste país;4) Não se fala de certas "loucuras" (como diria o AP. Paulo, lá de Tarso da Cílicia")como a volta de Jesus, vida santificada e valorização dos líderes "arcaicos" a quem paulo mandou tratar como a pais. Interessante é que criticam nossos líderes arcaicos, nossos hinos arcaicos, nossos métodos arcaicos. Vocês conhecem algo mais arcaico do que obediência cega, sem qualquer questionamento, mesmo que embasado em boa argumentação exegética, teológica? Isso me faz lembrar os tempos de Huss, Savanarola, Zwínglio e Lutero. Tempinho duro aquele... tempos duríssimos estes nossos tempos.
elano disse…
Gostei do artigo, fiz parte do g12 por 2 anos e sei muito bem como é lá dentro, é muito bom pra quem não tem outra coisa na vida pra se preocupar, mas a 99,9% das pessoas trabalham, estudam, têm família, e muitas lideranças estão exagerando nos trabalhos, fazendo as pessoas viverem em pressão o tempo todo, e tratam as pessoas de forma diferente uma das outras...tipo se eu ganho muitas almas sou queridinho, se não, não importa se me desviei...é um trabalho muito perigoso para líderes sem bom senso! é preciso ter cuidado pois as pessoas acabam achando que todas as outras igrejas não servem, só a da visão...entre muitos outros fatores que podem prejudicar a vida das pessoas se a experiência não der certo...
Josy disse…
Eu queria entender, porque vc generaliza tanto as coisas, eu conheço igrejas em células que não seguem as heresias do g12, são em células sim mas totalmente comprometidas com a palavra de Deus , eu sou da assembléia e acho q hj em dia a maioria das assembleias só cantam musicas do tipo ''receba agora'' mto diferente das igrejas em células q eu conheço e q passam 40 minutos só cantando musica de adoração, antes de criticar e generalizar as igrejas em célula procure conhecer melhor
deixo dois bons exemplos de igreja em células:
IBAV- IGREJA BATISTA AGUÁ VIVA EM CÉLULAS s
COMUNIDADE CASARÃO-

graça e paz..
Boasnerges disse…
Prezado irmão, muitas de suas palavras não se aplicam a minha congregação, meu pastor condena a T. Da prosperidade, e diz ser de Satanás. Lembrando que somos do G12, mas a célula não e nosso foco, e so uma das asas da igreja, como em atos 20:20 "Todos os dias, no Templo e DE CASA EM CASA, não cessavam ensinos, e pregarYeshua Hamashia, o Jesus Criso". E lá não existe isto de bla, bla, bla ungido, apenas as pessoas são e pronto. A doce paz de Jesus, e que outras Igrejas do G12 parem de inventar crendicies.
Boasnerges disse…
Prezado irmão, muitas de suas palavras não se aplicam a minha congregação, meu pastor condena a T. Da prosperidade, e diz ser de Satanás. Lembrando que somos do G12, mas a célula não e nosso foco, e so uma das asas da igreja, como em atos 20:20 "Todos os dias, no Templo e DE CASA EM CASA, não cessavam ensinos, e pregarYeshua Hamashia, o Jesus Criso". E lá não existe isto de bla, bla, bla ungido, apenas as pessoas são e pronto. A doce paz de Jesus, e que outras Igrejas do G12 parem de inventar crendicies.