A voz do Bom Pastor e a “voz da verdade”


Nesses últimos dias, em cumprimento do que está escrito em 2 Timóteo 4.1-5, pastores, pregadores, ensinadores e cantores que pensam ter a “voz da verdade”, arvoram-se contra doutrinas inegociáveis e inquestionáveis da Palavra de Deus, como a Trindade. Mas, em João 10.27, o Senhor Jesus, o Bom Pastor, disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”.

Certo grupo, que tem grande influência sobre a juventude evangélica, tem verberado abertamente contra a cristalina doutrina da Trindade, posando de vítima, estrategicamente, dizendo-se perseguido pelos apologetas. Não podemos nos deixar enganar, pois quem tem a palavra final é a Bíblia, e os que dizem ter a “voz da da verdade” não querem aceitar o que diz a Palavra de Deus.

A Trindade no Antigo e no Novo Testamentos

Recentemente, em uma longa entrevista, perguntados sobre o fato de, na criação do mundo, Deus ter falado em plural (Gn 1.26), os componentes do tal grupo que pensa ter a “voz da verdade” simplesmente negaram a existência das três Pessoas, usando como fonte de autoridade a própria razão. Ignoraram: (1) que o termo hebraico Elohim (Deus), em Gênesis 1.1, denota pluralidade de Pessoas; (2) que o Espírito Santo é mencionado no versículo 2; (3) que há várias outras passagens veterotestamentárias em que o Senhor fala em plural (Gn 3.22; 11.7; Is 6.1-8); (4) que em Deuteronômio 6.4 a palavra hebraica echad (único) indica “unidade composta”, como ocorre no caso de marido e mulher sendo “uma só carne” (Gn 2.24); (5) e que o Salmo 2.7 diz: “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei”.

Ao serem questionados sobre a menção à Trindade na passagem que narra o batismo de Jesus (Mt 3.13-17), disseram, em total desrespeito à Bíblia, que não aparecem ali as três Pessoas. É claro que a doutrina da Trindade é um mistério que desafia o nosso limitado raciocínio (1 Co 2.14,15). Contudo, como a fé precede a razão, não podemos simplesmente negar a clareza do Novo Testamento quanto à Santíssima Trindade. O que vemos em Lucas 1.35 e 11.13 não são as três Pessoas? Não é o Senhor Jesus o Filho unigênito do Pai? Não tem nenhum valor o Evangelho Segundo João? Leia, sem preconceito, João 3.16,34,35; 5.32,37; 14.16; 15.26; 16.8-11; 17.1-5; 19.30.

A quem Jesus orava, chamando de “Pai, que está nos céus” (Mt 7.21; 10.32,33; 11.25; Jo 11.41,42), quando andou na terra? A Ele mesmo? Quando Ele disse: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16), estava olhando para o espelho e pedindo para Ele mesmo enviar a si próprio? A quem o Senhor Jesus entregou o seu espírito, ao orar:
“Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito(Lc 23.46)? Por quem Ele foi exaltado soberanamente (Fp 2.6-11)?

Alguém argumentará: “Ah, mas a palavra 'Trindade' não aparece na Bíblia”. É mesmo? Também não encontramos nas páginas sagradas termos como “onisciência” e “onipresença”, mas nem por isso dizemos que o Senhor não é onisciente ou onipresente, não é mesmo?

Jesus é o Mediador e está à direita de Deus Pai

Ainda na tal entrevista, os que dizem ter a “voz da verdade” afirmaram que quem lê o que está escrito claramente na Bíblia, como o fato de Estêvão ter visto Jesus à direita de Deus (At 7.55), está analisando a Bíblia com os olhos humanos, e não com os olhos do Espírito. Meu Deus! Com todo o respeito, dizer isso é desrespeitar as Escrituras e agredir o nosso bom senso! Eles nunca leram Colossenses 3.1,2? O Senhor Jesus está assentado à destra de Deus!

Eles também se posicionam contra a clareza do que o Senhor Jesus falou em João 14.16. Ele afirmou que o Pai enviaria “outro” Consolador. Ou seja, Jesus é o Consolador, o Maravilhoso Conselheiro, o nosso Advogado (Is 9.6; 1 Jo 2.1), e o Espírito Santo é o “outro”. Este termo, no grego, na passagem citada, é allos, e não heteros (cf. 1 Tm 6.3,4). Ou seja, o Espírito Santo é outra Pessoa, mas da mesma categoria de Jesus, isto é, uma Pessoa divina (At 5.1-5), pois a Trindade não são três Deuses (triteísmo), e sim três Pessoas que formam um único Deus (triunidade).

Os que dizem ter a “voz da verdade” insistem em afirmar que não existe Trindade e ficam irritados com quem se contrapõe aos seus desvios das Escrituras. Mas, por que o Senhor Jesus é o Mediador entre Deus e os homens, conforme 1 Timóteo 2.5? Por que o Senhor disse que é o caminho pelo qual o ser humano conhece ao único Deus verdadeiro (Jo 14.6; 17.3)?

Por que os apóstolos batizaram em nome de Jesus?

Mas os argumentos empregados por eles para negar a Trindade são simplesmente uma tentativa de fazer prevalecer a lógica humana. Usam, por exemplo, o fato de os apóstolos terem batizado em nome de Jesus, demonstrando total falta de conhecimento do contexto da Palavra de Deus. Tudo o que os apóstolos fizeram foi na autoridade do nome de Jesus (Mc 16.15-20). Pregavam, ensinavam, curavam, expulsavam demônios, batizavam, tudo em nome de Jesus, isto é, na autoridade do nome do Senhor Jesus (At 3.6; 4.7-10; 16.18).

Segue-se que a declaração de Pedro, em Atos 2.38,
“... cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristonão nos autoriza a rejeitar a fórmula que o próprio Senhor Jesus ordena em Mateus 28.19. Por isso, em Colossenses 3.17, está escrito: “E, quando fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Conclui-se, pois, que a declaração apostólica “em nome de Jesus Cristo equivale a “pela autoridade de Jesus Cristo”.

Mesmo ante tantas evidências bíblicas em prol da doutrina da Trindade, os seguidores da
chamada unicidade modalística (ou unicistas) dizem, “modestamente”, que estão certíssimos, pois João viu uma só Pessoa assentada sobre o trono! Meu Deus, esses que dizem ter a “voz da verdade” nunca leram o Apocalipse? Logo no primeiro capítulo está escrito: “Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai...” (vv.5,6). Nunca leram o capítulo 5? João viu na destra do que estava assentado sobre o trono um livro. Em seguida, surge o Cordeiro de Deus: “E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono” (vv.1-7). Depois, no cântico de louvor ao Cordeiro, é dito que Ele comprou com o seu sangue homens para Deus (vv.8,9).

Por que não devemos negar a doutrina da Trindade?

É um grande erro pensar que a doutrina da Trindade não é importante e que pode ser negada sem maiores conseqüências, pois:
a) Quem nega a Trindade é contra a Bíblia.
b) Quem nega a Trindade opõe-se ao próprio Senhor Jesus.
c) Quem nega a Trindade rejeita o Espírito Santo, posto que Ele é uma Pessoa e é Deus.
d) Quem nega a Trindade opõe-se à própria teologia, haja vista ser a Trindade a chave para várias outras doutrinas fundamentais.
e) Quem nega a Trindade rejeita o próprio plano da salvação, pois, na obra salvífica, o Pai enviou o Filho (Gl 4.4,5), que consumou a obra recebida daquEle (Jo 17,4,5; 19.30); e o Espírito Santo é quem convence o pecador dessa maravilhosa salvação (Jo 16.8-11).

Ouça também esta mensagem:
Uma resposta bíblica ao unicismo.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos. Amém.” (2 Co 13.13).

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
A PAZ DO SENHOR!

ÓTIMO ARTIGO! GOSTEI MUITO.
UMA EXCEPCIONAL RESPOSTA AO CREDO UNICISTA.
ESPERO QUE MUITOS DELES(QUE CERTAMENTE HÃO DE LER ESSE TEXTO) SEJAM ESCLARECIDOS QUANTO A VERDADE, A BIBLIA, A VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS.

EM CRISTO,
ERNANE MENDES.
Caro Antoniel Gomes,

É preciso examinar as motivações de quem não crê na Trindade. A pessoa não crê por que ainda não foi ensinada a respeito? Ou, deliberadamente, se volta contra essa doutrina, fazendo prevalecer o seu raciocínio?

Agora, quanto à blasfêmia contra o Espírito Santo, fique atento ao meu outro blog, o http://pastorciroresponde.blogspot.com, pois em breve responderei a uma pergunta sobre o assunto.

CSZ
Caro Ernane,

A paz do Senhor!

O meu desejo também é que muitos, porventura enganados, deixem de se opor a essa doutrina, que é fundamental para a genuína fé cristã. Ela é a chave para várias outras doutrinas, e negá-la é opor-se à própria Palavra de Deus.

Em Cristo,

CSZ
Marcelo Oliveira disse…
Paz do Senhor! Pastor Ciro!

Leio o seu blog quase que diariamente e tenho apreendido muito com o seu artigos... sou lider de mocidade e

obreiro pela graça de Deus. Recentemente havia feito uma pesquisa sobre o UNICISMO e verificado algumas

referências ao Grupo "voz da verdade" fiquei preocupado e cheguei a passar e-mail para alguns irmãos e imprimir

o conteúdo da pesquisa para mostrar a outros ... segue parte do contéudo do e-mail:

(...) Estava fazendo uma pesquisa na Internet sobre a doutrina Unicista (negam a trindade dogma básico do

cristianismo) .... e algumas das referências me chamou a atenção sobre o Grupo a Voz da Verdade não sei se

é do seu conhecimento ....não sabia até que ponto também autenticidade da informação...mas certa feita

estávamos conversando sobre louvor no culto com o pastor que mencionou também o grupo como tendo

sérios desvios doutrinários que comprometia o uso de seus louvores em nossos cultos, porém não comentou quais

seriam estes desvios.

Estou enviando alguns links para sua apreciação!

http://www.cacp.org.br/pseudocrista/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=408&menu=11&submenu=1

http://www.iacp.org.br/midia/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1181&menu=16&submenu=6

Não satisfeito com estes resultados (links) fui verificar no site do grupo/igreja (Voz da "Verdade")

http://www.vozdaverdade.com.br/nossahistoria/emquemcremos.htm

E constatei que realmente não crê na trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e que usam para justificar este dogma

alguns textos que não subsiste a uma exegese séria das escrituras.

(...)


Pastor Ciro! Que o SENHOR continue ABENÇOANDO o teu ministério nesta sua luta pela sã doutrina (Jd 3).
Roberto Sousa disse…
Prezado Pastor Ciro, mais uma vez o conhecimento biblico prevalece contra a falácia, mas tenho uma pergunta, esse grupo que pensa ter "a voz da verdade" é ainda convidado para cantar em muitos dos eventos da Assembléa de Deus, não estamos assim compactuando com sua doutrina, ou não tem nada a ver? Sem falar que às vezes eles param e pregam alfinetando a igreja que os convidou.

Continue na Paz daquele que execede todo entendimento.
A PAz do Senhor Jesus Pastor Ciro

Gostei da agilidade, mandei um email ontem pra o Pastor e já foi postada a resposta ??
Fico Feliz!!

Obrigado, que Cristo sempre te dê da sua maravilhosa graça!!
Anônimo disse…
A Paz do Senhor pastor Ciro!
Continue defendendo a Verdade."Os entendidos, pois, resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente"(Dn 12:3).
IITm 4:
1 Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Nm 6:
24 O SENHOR te abençoe e te guarde;
25 O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
26 O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Abraço pastor, ore por mim.
Caro Marcelo Oliveira,

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo. E, como o irmão disse, as doutrinas do unicismo, ou do pentecostalismo da unicidade, não resistem a uma exegese séria, pautada das verdades reveladas da Palavra de Deus.

Em Cristo, o Deus Filho,

CSZ
Caro Carlos Roberto,

Nada tenho contra cantores, grupos, etc. Por outro lado, certos grupos, não satisfeitos em participar de alguns eventos, em igrejas históricas, fazem questão de fazer proselitismo. Tenho visto na TV como certos pastores unicista, em vez de pregar a verdade, esforçam-se em convencer os salvos de que a Trindade é uma heresia.

Diante do exposto, não recomendo que as igrejas convidem grupos que se posicionam contra doutrinas fundamentais da Palavra de Deus, inegociáveis, inquestionáveis, como é o caso da Trindade.

Não estou dizendo, com isso, que os tais grupos ou cantores não tenham talento. Têm, sim, inclusive a melodia produzida por eles é envolvente. Mas isso nós também encontramos em cantores e grupos do mundo.

A Palavra de Deus está acima de tudo e de todos (Sl 138.2), e quem não respeita a Palavra do Senhor não merece crédito.

Em Cristo,

CSZ
Caro Lucas,

A paz do Senhor!

Na verdade, eu já vinha pensando no assunto. No domingo pela manhã, em minha igreja, na AD de Cordovil, no Rio de Janeiro, eu havia discorrido sobre a doutrina da Trindade. A sua pergunta serviu-me como "um empurrão".

Deus o abençoe!

CSZ
Prezado André,

A tríplice bênção contida em Números 6.24-26 é também uma menção indireta à Trindade, assim como ocorre em 1 Coríntios 12.4-11.

Deus o abençoe! E oremos uns pelos outros.

CSZ
Anônimo disse…
Pastor Ciro, realmente as melodias desse grupo é envolvente por demais, mesmo sabendo de seus desvios doutrinários acabei baixando alguns cd's deles...

Mas é lamentável o que têm acontecido, seria bom que os pregadores assembleanos [ pois os outros começam muito cedo e já viu de sábado tem que dar uma esticadinha,risos ] aumentassem as pregações sobre a doutrina da Trindade, para "vacinar" os crentes e os futuros crentes contra os erros do unicismo.

Daniel
Caro Daniel Pereira,

Nem tudo o que reluz é ouro. Vários grupos do mundo fazem música envolvente e de qualidade. Não podemos aceitar desvios da Palavra de Deus e ataques a doutrinas inquestionáveis em razão de admirarmos o talento de alguém.

Por isso, eu reitero que não estou questionando a qualidade de arranjos musicais, melodias, etc. Também não tenho nada pessoal contra ninguém. O meu objetivo com este artigo é defender o evangelho de Cristo (Fp 1.16), que não pode ficar à mercê de pessoas que não respeitam as Escrituras, fazendo prevalecer o seu modo de pensar.

Quem abraça o pentecostalismo da unicidade, embora pense que está honrando a Cristo, pelo fato de só mencionar Jesus, Jesus e Jesus, está, na verdade, se desviando do verdadeiro Jesus. Quem honra a Jesus, de fato, reconhece que a doutrina da Trindade é biblicamente insquestionável.

Em Cristo, o Deus Filho,

CSZ
Anônimo disse…
Olá Pr. Ciro!

Só não entendo porque depois de tantas explicações sérias e elucidativas como a que o senhor fez nesse texto, ainda assim, há pessoas que escutam as músicas desse grupo, não atentando para o grande erro que eles propagam, que é o unicismo, negando a Trindade. Ou está faltando ensino, ou as pessoas não querem crer na verdade exposta na Bíblia, preferindo abraçar um falso ensino, do que acreditar na Palavra de Deus.
E os CDs desse grupo são vendidos muitas vezes, lado a lado de outros cantores evangélicos que crêem na Trindade. É lamentável...Na paz de Cristo, Quédia.
Mari disse…
Pastor Ciro, a Paz do Senhor!

Criei um blog pra comentar aqui e para poder lutar junto com o senhor pela propagação de um Evangelho genuíno.

Não consegui ler ainda nenhum de seus livros, mas adorei alguns erros que consegui ler, porqe são mito comuns mesmo, e alguns chegam a ser ofensivos [pelo menos a mim].

Agradeço a Deus pela vida do senhor que me ajuda tanto em meus estudos, já que pretendo ser teológa e uma pregadora correta da Palavra.

Continue abençoando as vidas dessa forma!
E aliás, você tem uma linda família!

Anraços e fique na Paz!
Prezada Mari,

A paz do Senhor!

Fico feliz com a sua iniciativa e conte com a minha ajuda! Vou adicionar seu blogue à minha lista de weblog's.

Quanto aos meus livros, se desejar adquiri-los com desconto, procure no blog a seção "Shopping" ou...

http://cirozibordi.blogspot.com/2007/01/adquira-meus-livros-com-35-de-desconto.html

Um abraço!

CSZ
Anônimo disse…
Paz do Senhor, pastor!

Não sabia que o Voz da Verdade não acreditava na Trindade...

Muito bacana o artigo!

Deus abençoe!
Anônimo disse…
Nobre Pastor,

A paz do Senhor!

Este assunto tem me causado alguns problemas de saúde sempre que sou impelido a defendê-lo diante de pessoas que admiram o tal grupo, que ao meu ver é atualmente o maior
defensor e propagador do unicismo.

O maior desafio é convencer os irmãos, que não é recomendável ouvir e cantar as músicas!
Há algum tempo atrás um irmão do Instituto Cristão de Pesquisas, pediu explicações ao líder do grupo acerca de algumas músicas( letras), mas o mesmo não deu uma resposta teológica vindo inclusive a ofender o irmão.Quem quiser conferir e´só pesquisar uma das edições da revista Defesa de FÉ.

Pastor Ciro, é triste nós presenciarmos pastores assembleanos colaborando com o pentecostalismo unicista. Quando me referir a problemas de saúde é porque já tive a experiência de passar por depressão por ser reprendido e ameaçado a ser desposto do púlpito em que estava, ao orientar a igreja acerca da verdade que como o senhor diz sempre, é tão cristalina.Mas o Senhor tem me sustentado e nós vamos juntos de força em força.Eu sei que o amado Pastor tem sofrido por se dedicar em defender a doutrina verdadeira de nosso Deus por isso lhe ofereço uma singela homenagem,é uma adaptação de um hino escrito pelo saudoso Pastor Antônio de Paula, medite:

Filho de Sião

Filho de Sião regozijai
A tua vitória ganha está
Pelo teu Senhor lá no calvário
O teu galardão não tardará

Obreiro, obreiro, obreiro
O Senhor Jesus te manda já
Ide, ide, ide
Terás proteção de Jeová

Filho de Sião sede valente
Levanta bem alto o pavilhão
Coberto no sangue do Cordeiro
Vencerás o mal e a tentação

Avante mais coragem Pastor Ciro
Defede assim o teu quinhão
Jeová é Deus forte na gerra
Dar-te-á o eterno galardão
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Glórias e honras ao nosso Trino Deus.

Josiel Victorino da Silva.
Anônimo disse…
Sinto discordar de muitos aqui, mas "Voz da verdade" não tem música de qualidade, nem acho que eles sejam grande coisa musicalmente (sem nem entrar no mérito da (des)qualidade poética e teológica das "letras"). São bregas e com arranjos mal feitos e repetitivos. Ao gosto do povão, certamente, que também cultua outras coisas trash como Falcão, Amado Batista, Reginaldo Rossi...
Antonio Donatto
Caro Antonio (Anônimo) Donatto,

Eu fui um dos "muitos" que, em um comentário, falei de qualidade. Mas, se o irmão ler com atenção a minha resposta, verá que eu não afirmei que a música produzida por determinado grupo (ou conjunto) tenha ou não qualidade. O que eu quis dizer é que este artigo não teve por motivação empatia ou antipatia por cantores, grupos e suas produções. Disse isso porque sei o quanto certos grupos são admirados e até, de certo modo, idolatrados.

Mas agradeço-lhe pela participação.

Em Cristo,

CSZ
Prezado Josiel,

A paz do Senhor!

Descanse no Senhor. Maior é aquEle que está com você! E é Ele quem nos justifica e nos defende. O importante é que o irmão defenda a verdade e se contraponha ao erro, mas sem ofender pessoas ou tentar prejudicá-las. É claro que a confrontação do erro, em si, desperta o ódio dos que querem continuar errando, mas faça a sua parte. Pregue o evangelho de Cristo!

Agradeço-lhe pela linda homenagem!

CSZ
Olá, Quédia!

Eu também não entendo... Mas concordo que está faltando ensino, o que faz muitos crentes pensarem que negar a Trindade não é tão grave assim... Que Deus nos ajude a amar a sã doutrina e nunca negociá-la.

Em Cristo,

CSZ
Vanessa,

Agradeço-lhe pela participação.

Ah, meus 21 anos! Risos.

CSZ
Anônimo disse…
Paz do Senhor, pastor!

Alguns comentários aqui mencionaram que nós não devemos cantar mais as músicas do Voz da Verdade nem comprar seus cds pelo fato de eles serem unicistas, mas eu discordo disso, porque existem músicas muito bonitas que não têm erro explícito nem letra antibíblica.
Se nós fôssemos optar por não cantar músicas de todos os cantores evangélicos que possuem erros doutrinários e/ou éticos em sua "ficha", então não podemos mais cantar hinos do Diante do Trono porque eles são do G12, do Renascer Praise, porque eles praticaram lavagem de dinheiro, e de um monte de outros grupos e cantores que têm práticas semelhantes, ou seja: ficaríamos sem nenhuma opção!!
Eu concordo que a opção já é pouca, mas se é pra peneirar, então tem que peneirar TUDO!
A própria Bíblia diz que nós devemos examinar tudo e reter aquilo que é bom. Existem músicas (algumas) com letras bonitas, edificantes e bíblicas de quase todos os grupos mais famosos.
O que eu estou querendo dizer é que tem coisa que dá pra aproveitar.
Anônimo disse…
Pôxa, pastor, acabei de lembrar de uma música do Voz da Verdade que aparentemente contraria o Unicismo:
"Doce Espírito Santo
Vem pousar em mim
Desce sobre a minh´alma,
Doce calma quero sentir
Vem voando pra minh'alma
Liberdade eu quero gritar
Vem como rio envolvente
Que me leva até Jesus"
Interessante, né? Aqui eles citam pelo menos duas pessoas da Trindade!
Vanessa,

Você pensa que a canção mencionada refuta o unicismo porque você não está levando em consideração que, para o unicismo, Deus é uma mesma Pessoa que se manifesta como Pai, como Filho e como Espírito Santo.

Eu também considero perigoso cantar "hinos" de grupos que se posicionam contra doutrinas fundamentais da Bíblia, como é o caso da Trindade. O talento, a musicalidade, etc. não podem ser tolerados. Quem prega desvios doutrinários pode, sim, apresentar os tais desvios de maneira camuflada, encobertamente (2 Pe 2.1,2).

Você diz que as músicas são muito bonitas, que não têm erro explícito nem letra antibíblica. Mas a Palavra de Deus também nos alerta quanto a fonte. Lembra-se daquela jovem de quem Paulo expulsou um espírito de adivinhação? Leia Atos 16. Ela estava dizendo a verdade, mas estava endominhada.

Devemos examinar tudo e reter somente o bem (1 Ts 5.21), e você fala em "peneira". Muito bom. Mas esse crivo deve ser feito com muito bom senso e base bíblica. Até que ponto um desvio pode ser tolerado? Opor-se à doutrina da Trindade não é um pequeno desvio, como muitos pensam. Podemos confiar nessa fonte?

"Acautela-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mt 7.15).

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Que coisa em Pastor!

No caso da moça que o senhor citou, a palavra na boca era verdadeira mas a fonte falsa!E a nossa Harpa Cristã, uma verdadeira fonte de águas cristalina, temo que ela esteja caindo no esquecimento.

Josiel.
Anônimo disse…
Paz do Senhor, pastor!

Mas é como eu disse: então nós vamos ter que fazer uma limpeza geral nos nossos repertórios, pois a GRANDE MAIORIA das fontes possui algo que não se enquadra nos padrões bíblicos!

Qto à música que eu citei, só comentei que dá a entender que estão se referindo a duas pessoas e não a uma!

Deus abençoe!
Vanessa,

Não podemos tomar como base o que a maioria está fazendo, pois a nossa regra de fé, de prática e de vida deve ser a Bíblia. Por isso, eu citei um exemplo do livro de Atos. Aliás, a Igreja Primitiva é o padrão para as igrejas de hoje.

Concordo com você. É preciso mesmo fazer-se uma limpeza geral, a fim de que a Palavra de Deus prevaleça, e não as nossas preferências pessoais. Não foi isso que aconteceu nos dias do rei Josias? Aconteceu uma grande limpeza!

Mas eu insisto que é preciso distinguir-se entre desvios doutrinários relevantes e pequenos deslizes que não depõem contra a Palavra de Deus. Por exemplo, um hino dizer que o nome de Saulo foi mudado para Saulo não é algo relevante, posto que isso não é contrário à sã doutrina, embora saibamos que o apóstolo era chamado de Saulo (nome hebraico) e de Paulo (nome romano).

A paz do Senhor!

CSZ
Caro Josiel,

A "Harpa Cristã" não é um hinário perfeito, mas os compositores foram, sim, pessoas tementes a Deus, piedosas, amantes das Escrituras. E, por isso, encotramos nesse hinário letras biblicocêntricas.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Misericórdia, pastor, não vai sobrar ninguém pra "cantar" história!! hehe
O difícil é convencer os líderes da necessidade dessa limpeza.
Só pra citar um exemplo, a regente da mocidade colocou uma "canção" pra gente cantar no Congresso. É de um grupo famosíssimo. Dá uma olhada na letra, pastor:

...
Se a inveja te lançou no poço
Traição por dinheiro te vendeu
Se com ódio rasgaram tuas vestes
Humilhação te deram por pão
Se te sentes sozinho e assolado
Já sem forças procuras por um irmão
Se o coração tremendo tem medo
Pão de dores é a tua alimentação

Receba poder, receba unção
Receba da graça de Deus
Quando se é fraco se vive na força do Pai
Receba a ressureição

Não temas, diz o Senhor teu Deus
Há um anjo nessa fornalha
Persevere e resista
Em três dias você vai ressuscitar

Receba poder, receba unção...
...

Não dá nem pra dizer que essa letra é herética, porque ela simplesmente não tem sentido. Totalmente sem pé nem cabeça!!
Eu tentei falar pra ela, mas não me ouviu...

O irmãozinho ali em cima falou da Harpa Cristã.
Eu amo a Harpa! Não só a Harpa. Eu sou musicista e tenho em casa também o Cantor Cristão e o Hinário Aleluia, todos com música.
São músicas claramente inspiradas por Deus, e infelizmente são poucas as pessoas hoje em dia que valorizam e meditam nessas letras!
Graças a Deus que as Assembléias de Deus ainda preservam o costume de cantar hinos da Harpa nos cultos!

Mas enfim, é isso aí!

Pastor, vamos encerrar este assunto e até o próximo post!!
(senão vc vai usar nosso diálogo como exemplo igual fez com o "Irmão Roberto" em um dos seus artigos!! rsrsrsrsr)

Deus abençoe!
Daniel disse…
Pastor Ciro, Deus abençoe pela resposta.

Li ontem um trabalho que dizia que as palavras do Mestre em Mateus 28:19 não consta nos originais grego nem na versão em inglês.

Este texto também dizia que a frase de 1 João 5:7 existe apenas na tradução de Almeida.

Gostaria que com seu conhecimento me elucidasse esta duvida.

vosso irmão.

Daniel Pereira
Caro Daniel,

Não sei que trabalho é esse que o irmão examinou, mas posso lhe assegurar que é falso, pelo menos no que tange à afirmação de que as palavras do Senhor Jesus registradas em Mateus 28.19 não constam dos autógrafos.

O conteúdo do texto de Mateus 28.19 nas versões de Almeida (ARA e ARC) consta sim do texto grego e das versões em inlglês confiáveis,isto é, as que de fato são traduções fiéis ao original, e não deturpações. Haja vista, por exemplo, o caso da versão das testemunhas de Jeová, a chamada "Tradução" do Novo Mundo das Escrituras. Nessa falaciosa versão inúmeros textos são adulterados a bel-prazer, e a justificativa é: "a nossa tradução está de acordo com os melhores textos gregos".

Consulte a King James Version (KJV) ou a New Internation Version (NVI) e veja como a fórmula trinitária aparece ali. Na NVI consta, em Mateus 28.19: "... baptizing them in the name of the Father and of the Son and of the Holy Spirit". A única diferença entre as duas versões é sinônima: na KJV, o Espírito Santo é chamado de "Holy Ghost", em vez de "Holy Spirit" (NVI).

Para citar um outro idioma, na clássica versão espanhola de Casiodoro de Reina (1569) emprega-se: "... bautizándolos en el nombre del Padre, y del Hijo, y del Espíritu Santo".

No grego, as três palavras empregadas em Mateus 28.19 são "patros" (Pai), "huios" (Filho) e "pneumatos" (Espírito).

Quanto a 1 João 5.7, há mesmo difuldade quanto ao que aparece depois da frase "há três que dão testemunho". O complemento "no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um" foi incluído em algumas versões por influência da Vulgata Latina do século XVI, que não é uma versão de todo confiável.

Foi por isso que eu não citei o texto de 1 João 5.7 em meu artigo. Por outro lado, os pentecostais da unicidade (ou unicistas) tentam com essa única referência e a deturpação de outras anular todas as grandes evidências em favor da Trindade, descrendo inclusive das palavras do Senhor Jesus em Mateus 28.19. Que Deus nos guarde disso, a fim de que não soframos o que está escrito em Apocalipse 22.18,19.

Em Cristo,

CSZ
Daniel disse…
Pastor Ciro, que atenção a sua!

Deus lhe abençoe abundantemente.

O documento que não achava é da IASD, não costumo dar atenção p'ra títulos de organizações que não possuem declaração doutrinária compatível com a minha. Acontece que como ele citou a possível não autenticidade...

Bom agradeço pela resposta em tempo mais que hábil.

Em Jesus, filho do Deus Vivo,


Daniel
Anônimo disse…
Pr. Ciro,

Eu gostava muito do grupo Voz da Verdade. Na verdade, musicalmente falando ainda gosto. Mas deixei de ouvir a muitos anos, desde que descobri que eram anti-trinitarianos.

Apesar de que na maioria de suas músicas não transparece a heresia unicista, ouvir suas músicas e comprar seus CD é incentivar e até patrocinar a digulgação desse erro.

Em Cristo,
Sola Scriptura disse…
Bom dia caro Pastor Ciro,

Qual a sua opinião sobre o artigo em: http://www.ensinandodesiao.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=90&Itemid=28
Marcelo Oliveira disse…
Paz Do Senhor! Pastor Ciro!

Estou acabando de ler uma matéria no MP (Mensageiro da Paz) deste mês cujo título: "Unicismo é uma heresia e não

questão secundária" p.21, onde o apologista pr. Ezequias Soares nos exorta a batalhar pela fé (Jd 3) e faz mensão do grupo

voz da "verdade" além de outros grupos como: Tabernáculo da Fé e a Igreja local que sustentam esta concepção errônea da

doutrina de Deus e diz também:

(...) Uma cristologia inadequada implica numa salvação errônea. Quem adora um Deus estranho esta seguindo um Jesus errado e o seu

destino será um "Céu" igualmente equivocado ... O segundo Concílio das Assembléias de Deus de 1916, nos Estados

Unidos, rejeitou o unicismo. Não devemos ceder espaço a tais grupos religiosos e nem permitir que suas músicas

sejam cantadas em nossos cultos (...)

Graças a Deus que hodiernamente ainda há servos zelosos comprometidos com a sã doutrina e como o maior teólogo da

cristandade o apóstolo Paulo disse aos gálatas:

O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que

nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além

do que já recebestes, seja anátema. (Gl 1:7-9). Não podemos receber em nossas igrejas um Jesus errado ou melhor um outro evangelho.

Que o SENHOR continue te abençoando!
Anônimo disse…
Prezado Pr Ciro, a Paz do Senhor!

Primeiramente gostaria de dizer que li seu dois livros sobre "ERROS" e concordo que é muito importante conhecermos a Palavra de Deus, para que não venhamos cair nas astutas ciladas do inimigo, além de que o conhecimento é ferramenta necessária para batalharmos pela fé que uma vez nos foi dada.
Mas um assunto em especial me deixa intrigado (pra falar a verdade, me sinto completamente perdido), que é "convivência pacífica" do povo de Deus com o unicismo, particularmente o Movimento Voz da Verdade.
Por quê digo "convivência pacífica"? Não quero dizer que há a possibilidade desse fato ser verdadeiro, mas é uma realidade, que eles (MVV)têm encontrado um campo gigantesco para suas heresias, entre os fiéis.
Minha opinião é que de uma mesma fonte não pode jorrar água salgada e água pra beber.Sendo assim, se eles pregam heresia, logo não podem cantar outra coisa que não seja heresia. Aliás, um reino que se divide logo é destruído.E o fato de suas canções citarem o nome "Jesus", não significa que seja o Senhor Jesus que nós conhecemos e seguimos. Mas, como disse, sou intrigado pelo fato de pessoas (inclusive pastores)cantarem as músicas desse conjunto e apresentarem uma vida consagrada a Deus, e com frutos! Veja, não estou fazendo defesa do MVV, apenas expresso minha perplexidade quanto ao assunto, visto que a Bíblia diz para não sermos participantes destas coisas. Ainda, que nenhuma comunhão há entre as trevas e a Luz. Mas, como disse, pessoas convivem pacificamente com isso.
Minha opinião é de que hereges não têm lugar no céu. Não sei se fui claro, espero que sim.
Ah, digo isso de pessoas que conhecem a verdade sobre o MVV.
Grato e espero que possa responder minha postagem.
Obs: escrevi como "anônimo", pois é a primeira vez que escrevo e não sou muito familiarizado com isso.
Atenciosamente, Clodoaldo C S
Sola Scriptura disse…
Que são três, Pai, D'us, o Criador de todas as coisas; o Filho, Yeshua (Jesus), Senhor Salvador; e, o Espírito Santo, o Consolador, está claro.

O que os judeus, em geral, inclusive os que crêem em Jesus não admitem é dizer que Jesus é D'us.

Como defesa de um único Deus, os judeus fazem a oração do Shema, salvo engano, três vezes ao dia:

Shema Israel Adonai Elohenu Adonai echad!

Oração repetida pelo próprio Jesus: "E Jesus (Yeshua) respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor." (Mc. 12: 29)

O Eterno (YHVH, D'us) é Um. Yeshua (Jesus), Senhor Salvador. Ruach HaKodesh (Espírito Santo), Consolador.
marcio leal disse…
__ PREZADO PR.CIRO !?
__ IRMÃOS( ÃS) !?

. A PAZ DO SENHOR !!!

__ bom ...

__ O ASSUNTO SOBRE O QUAL OS _
IRMÃOS ESTÃO DISCORRENDO,E DE _
IMENSURÁVEL VALOR PARA MIM .
( E.. tambem para vós outros )!

__ DOUTRINA DA TRINDADE !!!

__ É COMUM,ATUALMENTENTE,IDENTI_
FICARMOS HOMENS ( facciosos )
MANEJANDO,DE MANEIRA INCORRETA_
A PALAVRA DE DEUS .

__ NÃO ME PARECE INCENSATO CITAR_
POR EXEMPLO AS ..
__ TESTEMUNHAS DE ( JEOVÁ )!

__ FUNDADA EM 1884,POR,CHARLES T.RUSSELL ( PENSILVÂNIA,EUA )..
. A SOCIEDADE TORRE DE VIGIA,COMO_
É DENOMINADA,TEM TENTADO DE FORMA_
INÚTIL DETURPAR AS SAGRADAS LETRAS.

__ MAS ..

__ O QUE ELES SUGEREM MESMO !?

__ ALEM DE NEGAR,DE FORMA INCÚLTA
A SANTÍSSIMA TRINDADE ..
__ COM ( BASE ) EM SUAS LITERA_
TURAS,D'ENTRE ELAS A REVISTA ( A SENTINELA ) ..

__ DIZEM QUE JESUS,NOSSO MESTRE..
É APENAS UM ( deus ) PODEROSO E..
NÃO O ( DEUS ) JEOVÁ TODO-PODEROSO GERANDO,ELES MESMOS,UM CONTRA-SENSO
( pois se dizem monoteístas )

__ BOM ..

__ COMO COSTUMA AFIRMAR O NOSSO_
DENOTADO,IRMÃO,AUTOR DESTE BLOG ..

__ ESTES DIZEM ESTAR DE POSSE ..
. DA VOZ DA VERDADE !
( pouco me interessa suas fábulas )

. Haja vista o fato de o apóstolo
Pedro relatar,em sua segunda epístola,que estes falsos doutores..
. cap 2,vs 1,negariam o Senhor
que um dia os resgatou;
trazendo sobre si mesmos repentina
perdição ( RC ).

__ E.. EU, ( MARCIO LEAL ),ME
ALEGRO E,FOLGO COM A AGRADÁVEL CERTEZA DE QUE A PALAVRA DO SENHOR
NOSSO DEUS ..
( SL 19.7 > JR 1.12 > IS 40.8 _
MC 13.31 )..

. NÃO PASSARÁ !!!

__ E.. PORQUE NÃO FINALIZAR ESTA
POSTAGEM,COM UMA AGRADÁVEL REFLEXÃO ?

> TOMARA QUE OS NOSSOS CAMINHOS
SEJAM DIRIJIDOS DE MANEIRA A PODERMOS OBSERVAR OS ESTATUTOS
DO SENHOR,( SL 119.5 RC ).

__ VAMOS DESEJAR ISTO TAMBEM !?

. A PAZ DO SENHOR AMADOS .
obreiromateus disse…
APDSJ Pastor Ciro,

Sei que é uma postagem antiga mas queria comentar, concordo plenamento com os irmãos, é inegociavel,

Em I João 5:7 nos diz:"Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um."

Mais claro do que isso não tem Jeito, a "PALAVRA" ali é o Senhor Jesus, pois em Apocalipse 19.13 diz que o nome pelo qual se chama é A PALAVRA DE DEUS, aqui na terra o chamamos de Jesus pois significa Salvação, agora na eternidade os anjos, os querubins e qualquer ser vivente lá não prescisam de Salvação pois não cairam nem pecaram, por isso na eternidade Ele é chamado de PALAVRA DE DEUS ou VERBO de DEUS, e por nós Jesus pois nós Prescisamos de Salvação e da PALAVRA DE DEUS.
Em I João 5:7 nos diz:"Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um."

Muito pertinente esse versiculo.

Que o Senhor continue abençoando-nos a cada dia!
Fernanda Anflor disse…
Paz do Senhor Pastor Ciro....
Gostei muito desse artigo aprendi bastante sobre a meu batismo que claro foi na trindade, só nao sei como meus tres irmaos se batizaram na unicista... Falo p eles da trindade mais eles nao dao creditos e ate ficam bravos, nao entendem que existem tres personagens mais claro que eles significam um, so que p eles so existem um... mostrarei p eles esse artigo e se eles nao crerem largarei na mao de Deus.. Abraços Deus esteja convosco..
Renata disse…
Achei esse blog hoje..e com a graça de Deus tive a revelação da unicidade de Deus e sou batizada no único batismo em nome de Jesus. As igrejas trinitárias são batuzadas no mesmo batismo da tradição catolica...porem por imersão. ..Sao inumeros versiculos que comprovam que no ceu so existe um Deus..e os que vcs citam "a direita do pai"...me falem espirito é visivel ou invisivel?Sendo assim nao se pode ver espirito..e em genises 1.26 Deus falava com os anjos...Porem essa revelação não é pra todos...E aproveitando Pai não é nome.nem filho e ne Espirito santo...alguem aqui chama um desses tres nomes?e se fosse pra ser batizado na trindade conforme mat 28.19 ha uma discordancia..pois teria que ser nos nomes e nao em nome. ...Que Deus os revele a verdade. .Nem vou entrar ni mérito de santidade.Sou de uma igreja que prega que mulheres usam roupas femininas. .nao cortam seus cabelos..nao usam joias e nem maquiagem..pois cremos que somos a luz do mundo...Agora as irmas de vossas igrejas precisam se identificar como crentes..pois o mundo entrou a dentro e ainda mais se parecem com a igreja católica no batismo e nas vestes (santidade) so falta crerem em imagens de escultura...
Renata disse…
Talvez nem publicará meu comentário pelo q vi aqui so entra comentario trinitáriano..mas da mesma forma..quem crer e for batizado sera salvo...Eu e o pai somos um....ha uma citação em que diz q o espirito santo nos comprou com seu proprio sangue..mas nao foi Jesus q morreu?e como o espírito Santo q pagou com sangue.
Unknown disse…
Pastor, e quando na palavra do senhor, o próprio Jesus disse. ... eu e o pai, somos um só, e quando o próprio Jesus duz a Filipe, quando ele diz a Jesus pra mostrar o pai, que isso bastaria e o próprio Jesus diz: a Filipe, tanto tempo estou contigo, e como diz, mostra- nos o pai. ..