Como está a situação da igreja evangélica brasileira? (1)


Engana-se quem pensa que a igreja evangélica brasileira está vivendo a sua melhor fase! Isso só seria verdade se a Bíblia, a Palavra de Deus, não existisse.
Boa parte da igreja, misturada com o mundo, vem se envolvendo com questões que não são de sua competência, além de pregar um evangelho “contextualizado”, que atrai pessoas para dentro dos templos, mas afasta-as da verdade!
A igreja de hoje não incomoda nem influencia ninguém, a não ser a “igreja da maioria” quanto ao crescimento numérico. Quem defende o evangelho de Cristo hoje, conforme Filipenses 1.16 e Gálatas 1.8, é considerado persona non grata e chamado de cético. Foi o Senhor Jesus também um cético por ter dito "Acautelai-vos dos falsos profetas", em Mateus 7.15?
Devemos aceitar com naturalidade esse evangelho ecumênico, facilitador, pragmático, pregado hoje em dia, cuja máxima é: “O mais importante é o amor que une do que a doutrina que divide”?
Como temos reagido ao evangelho empirista, experiencialista, que supervaloriza experiências e "milagres", em detrimento da Palavra de Deus? Nada valem passagens bíblicas como Deuteronômio 13.1-4 e João 10.41? Se ocorrerem fenômenos como mãos grudadas e dentes de ouro, não nos importamos se o pregador fala a verdade segundo a Bíblia ou não? Mas Janes e Jambres também não fizeram prodígios? Não devemos levar em consideração Mateus 7.21-23?
Que reação temos hoje ante o evangelho antropocêntrico, humanista, que apresenta Deus como um “Papai Noel”, cujo prazer resume-se em distribuir presentes aos “meninos” que têm fé? O nosso culto não é para o Senhor Jesus? Reunimo-nos para receber, receber e receber? É isso que é ser um servo de Deus?
E quanto aos evangelhos teologicocêntrico e filosófico, que não consideram a Palavra de Deus a fonte primária de autoridade? Você que segue a teólogos de renome cegamente, mesmo quando as suas afirmações contrariam a Palavra de Deus, não se incomoda com isso?
Como temos reagido ante os evangelhos farisaico, da prosperidade e do entretenimento? Ser crente é isso? O importante é seguir a tradições, ser rico ou divertir-se à vontade na casa de Deus?
Bem, amados irmãos internautas, no dia 13, este blog completa um ano! E a equipe formada por Ciro, Sanches e Zibordi estará premiando com um livro MAIS Erros que os Pregadores Devem Evitar, lançado pela CPAD em dezembro/2007, quem fizer a melhor frase que resuma a situação atual da igreja evangélica brasileira (veja o regulamento ao lado). Participe, seja qual for a sua opinião.

Desejando ver a igreja andando segundo a Palavra de Deus,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
A paz do Senhor,
Concordo com o Senhor, pois a igreja brasileira esta passando por uma triste fase, as vezes tenho uma certa vergonha de me intitular evangelica já que esta palavra se torno vulga e sinomino de várias heresias, prefiro Cristã ou apenas uma serva de Deus.
Que saudade tenho do evangelho simples e puro sem complicações!
Que Deus nos abençoe com sua graça e misericordia para suportamos o que ainda tem para acontecer.
Anônimo disse…
Uma música do novo CD de João Alexandre "É proibido pensar".

PROCURO ALGUEM PRA RESOLVER MEU PROBLEMA, POIS NÃO CONSIGO ME ENCAIXAR NESSE ESQUEMA, SÃO SEMPRE VARIAÇOES DO MESMO TEMA, MERAS REPETIÇÕES..

A EXTRAVAGANCIA VEM DE TODOS OS LADOS, E FAZ CHOVER PROFETAS APAIXONADOS, MORRENDO EM PÉ,ROMPENDO EM FÉ DOS CANSADOS....QUE OUVEM SUAS CANÇÕES...

ESTAR DE BEM COM A VIDA É MUITO MAIS QUE RENASCER....DEUS JA ME DEU SUA PALAVRA..E É POR ELA QUE EU AINDA GUIO MEU VIVER!

RECONSTRUINDO O QUE JESUS DERRUBOU..
RECOSTURANDO O VÉU QUE A CRUZ JA RASGOU..
RESSUSCITANDO A LEI, PISANDO NA GRAÇA, NEGOCIANDO COM DEUS!
NO SHOW DA FÉ MILAGRE É TÃO NATURAL, QUE ATÉ PREGAR COM A MESMA VOZ É NORMAL..

NESSE EVANGELIQUES UNIVERSAL....SE APOSSANDO DOS CÉUS...
ESTÃO DISTANTE DO TRONO, CAÇADORES DE DEUS AO SOM DE UM SHOFAR.

E MAIS UM ÍDOLO IMPORTADO DITA AS REGRAS PARA NOS ESCRAVIZAR:
É PROIBIDO PENSAR !!!!!

essa musica do João Alexandre não é bem um louvor de adoração a Deus e sim uma critica a essa face que a igreja evangelica brasileira esta enfrentando nos ultimos tempo.
Anônimo disse…
paz pastor
quando estudo o (a.t e n.t) percebo que sempre a menoria sustenterão a verdade e a maioria sempre buscaram a mão de Deus e não sua face.
neste século 21 o que prevalece é a teologia da prosperidade junto com o hedonismo (prazer)a massa na sua quase totalidade estão buscando a Deus somente para realizar seus prazeres.
São poucos que ficam com a menoria que pensam em conserva a doutrina do senhor e estão com jesus indepedente da situacões adversas.
por isso que quando olhamos para a (igreja) natural é olharmos a maioria, e saltão diante de nossos olhos os apostata da fé aqueles que edificam sua fé na areia e consequentemente escandalizam a obra de Deus.
pastor até na época dos profetas eram bem poucos que guardavam a palavra do senhor imagine agora na face final da igreja na terra.
Paz do Senhor

acho que o diagnóstico da atual fase da igreja brasileira e principalmente a nossa (Ass. de Deus) é preocupante. Viramos uma fabrica de pregadores profissionais, e quem quer um "movimento" paga pra outro pastor fazer.
Estamos produzindo pregadores especializados em emocionar crentes, e que não não sabem pregar uma mensagem evangelistica, pregam para fazer agenda.
Eu como pastor de uma igreja me preocupo, e tenho estudado sobre pregação e vejo ser ela a unica maneira de começarmos a mudar este estado. Fiz uma pós gradução numa universidade reformada sobre a pregação - e fiquei surpreso com o que pude aprender e principalmente de saber a opinião deles a nosso respeito. Eles nos admiram como pregadores, mas nos criticam porque somos otimos pra falar mas péssimos pra escrever, e que na maioria das vezes produzimos muito pouco material.
como estudante da pregação através dos tempos cada vez mais vejo nela a solução para a igreja de hoje - não a pregação profissional, mas a pregação biblica, cristocentrica, expositiva.
O povo espera que o pastor pregue, deixemos as construções para os pedreiros e engenheiros, e a politica para os politicos e nos ocupemos em ser despenseiros fiéis.
a igreja quer que seus pastores preguem, e não fiquem contratando outros pra fazer o seu trabalho.
bom falamos mais depois
se tiver tempo passe no meu blog. ficaria honrado
www.kerigmas.blogspot.com
Alguém disse: Oração sem conhecimento é fanatismo e conhecimento sem oração é legalismo. De fato os pregadores profissionais que levam os leigos ao delírio só na boa oratória é já preocupante(eu admiro alguns e de fato são homens de Deus, nem todos são profís). Como seria bom ver pastores em suas igrejas pregando com conhecimento e graça. Deveriamos ser críticos conosco e ver se de fato somos chamados por Deus ou alguém nos empurrou para o lugar de outro. Deus ajude a minha também Ass. de Deus...
Parabens pelo belo trabalho e preocupação quanto a verdade do evangelho e da Bíblia como um todo.
Unknown disse…
PAZ DO SENHOR JESUS PASTOR CIRO, QUERO PRIMEIRAMENTE GLORIFICAR A DEUS POR ESSE BLOG , QUE TEM SIDO UM CANAL DE BENÇAO PARA NOSSAS VIDAS.
QUANTO A SITUAÇAO DA IGREJA EVANGELICA NA ATUALIDADE ,E DESESPERADORA E TRISTE, PQ OQ TENHO VISTO E HOMENS AMANTES DE SI MESMO, PROCURANDO SUA GLORIA, ESQUEÇENDO DA PREGAÇAO DA LOUCURA QUE A CRUZ, OU SEJA COMO O IRMAO MESMO DIZ, O EVANGELHO CRISTOCENTRICO TEM FICADO DE LADO, DEUS TEM SIDO VISTO COMO EMPREGADO QUE TEM QUE FAZER TUDO QUE DETERMINAMOS, VEJA SO O HOMEM CHEGOU A AUDAÇIA DE DETEMINAR OQ DEUS DEVE FAZER (MISERICORDIA) AS PESSOAS ESTAO BUSCANDO OS DONS E NAO O DOADOR, ENFIM A IGREJA NESCESSITA SER EVANGELIZDA URGENTIMENTE, PARA QUE ABERRAÇOES COMO ESSAS, HERESIAS INTERNAS, NAO TOMEM CONTA DOS NOSSOS CULTOS, E QUE O PULPITO NAO SEJA DESPREZADO COM PALAVRAS QUE NOS ENDOÇAM, E COM PALAVRAS E OPNIOES DE HOMENS....SENHOR TENHA MISIRICORDIA DA TUA IGREJA, SARA A IGREJA EM NOME DE JESUS.AMEM.FIKEM NA PAZ...ABRAÇO......
Unknown disse…
Meu Amigo continuo na espera ...Pr Ariel Eugenio MG
Anônimo disse…
Pastor Ciro,graça e paz.Quero parabenizá-lo pelo vasto conhecimento a cerca de Deus e das Escrituras sagradas.Estou a cada dia que venho a esse blog, crescendo no conhecimento e na graça.Deus abençoe.
james bomfim disse…
a paz do senhor pastor, pastor a coisa está feia pois para os lideres hoje o que vale são templos cheios. mais estão esquecendo do evangelho de paulo onde paulo se preocupava era com as conversões, as portas do inferno nunca vão prevalecer contra a igreja de jesus. más esses tipos ``evangélicos`` só jesus para ter misericórdia pastor. é fank,rep, pagode,axé,já escutei um cantor cantando brega igual amado batista. meu Deus misericórdia pastor, e quando tem pastores que pregam a verdade aparece pessoas ainda do nosso meio dizendo ninguém prega assim mais não! agora é amor, o amor não substituem a verdade nunca.joão 14,06. Deus abençoe
Anônimo disse…
A Escola Bíblica Dominical é a principal Agência de Ensino da Igreja. Possui um programa de estudo da Bíblia: sistemático, profundo, eficaz e abrangente. Possibilita o estudo completo das Escrituras, respeitando a idade, a capacidade e a linguagem dos educandos. É a mais antiga e tradicional organização de ensino das igrejas. Ela funciona com regularidade, sem interrupções. Seu livro-texto é a Bíblia. É responsável pela instrução do povo de Deus nas Escrituras. É também uma Agência de Transformação que possibilita crianças resgatadas das ruas, do vício, do crime, uma vez que por vocação estabelece uma tríplice ênfase: social, bíblica, evangelística. É um trabalho nascido no coração de Deus que já recuperou milhares de vidas, revolucionou e se espalhou pelo mundo. Hoje ela mantém o mesmo potencial. Sua aplicação precisa ser encarada como um dever e uma prioridade!

Por tudo isso eu amo e defendo com toda minha alma a EBD!