Podemos ou não podemos julgar?


Diante de contundentes análises contidas neste blog, pelas quais tenho abordado (com temor a Deus e à luz da Bíblia) desvios do evangelho, alguns irmãos, embora concordem no todo ou em parte com o que lêem, têm dito: “Não cabe a nós julgar”, “Quem é você para julgar?” ou, ainda, “Somos o único exército que mata os seus soldados”.
Ora, como diz a Palavra de Deus, “já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus” (1 Pe 4.17). E, se alguém ainda pensa que não cabe a nós julgar, e que o fato de reconhecermos os nossos erros e combatê-los segundo a Bíblia é “matar soldados”, é bom que reflita com base nos pontos mencionados abaixo:
1) Segundo a Bíblia, nunca devemos desprezar pregações, ensinamentos, profecias, hinos de louvor a Deus, bem como sinais e prodígios (At 17.11a; 2.13; 1 Ts 5.19,20). Nesse sentido, de fato, não devemos julgar. Mas cabe a nós provar, examinar se tudo é aprovado pelo Senhor (At 17.11b; 1 Ts 5.21; Hb 13.9). Em 1 Coríntios 14.29 está escrito: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem”. E, em 1 João 4.1, lemos: “Amados, não creais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. Este é o tipo de julgamento que faço neste blog.
2) Devemos julgar segundo a reta justiça (Jo 7.24), e não pela aparência, por preconceito ou mágoa de alguém. Jesus condenou o julgamento no sentido de caluniar: “Não julgueis, para que não sejais julgados” (Mt 7.1), mas, no mesmo capítulo, Ele demonstrou que devemos nos acautelar dos falsos profetas e apresentou critérios pelos quais podemos julgar, isto é, discernir, provar, examinar (Mt 7.15-23).
3) Sempre devemos julgar pela Palavra de Deus (At 17.11; Hb 5.12-14), pois ela está acima de mim, de você, de nós, do cantor fulano, do pregador beltrano, da vocalista cicrana, dos anjos (Gl 1.8), da igreja tal, etc. Leia 1 Coríntios 4.6; Salmos 138.2.
4) Devemos julgar de acordo com a sintonia do Corpo com a Cabeça (Ef 4.14,15; 1 Co 2.16; 1 Jo 2.20,27; Nm 9.15-22). A verdadeira Igreja de Cristo é a que o acompanha, o segue, e não aquela que segue ao seu próprio caminho. Em Apocalipse 2 e 3 vemos exemplos de igrejas que agradavam a Jesus (a minoria) e de outras, que não faziam a vontade dEle.
5) O julgamento deve ocorrer também segundo o dom de discernir os espíritos dado às igrejas de Cristo (1 Co 12.10,11; At 13.6-11; 16.1-18). Mas a falta deste dom em algumas igrejas locais faz com que os crentes se conformem com o erro e digam: “Quem sou eu para julgar?”, etc.
6) Devemos julgar tudo com bom senso (1 Co 14.33; At 9.10,11). Você pode me julgar, analisar o que eu escrevo, examinar, contestar, sabia? Mas com bom senso, à luz da Palavra de Deus, e não de maneira agressiva, com um comportamento de fã, defendendo o seu grupo ou seu cantor preferido. E não basta fazer citações bíblicas. É preciso saber citar versículos bíblicos que estejam em harmonia com contexto. É necessário saber manejar bem a Palavra de Deus (2 Tm 2.15).
7) Devemos julgar, ainda, de acordo com cumprimento da predição, no caso da profecia (Ez 33.33; Dt 18.21,22; Jr 28.9), se bem que apenas isso não é suficiente para autenticá-la (Dt 13.1,2; Jo 14.23a). Com já mencionei neste blog, a “apóstola” tal (Alguém sabe do seu paradeiro?) afirmou que Jesus voltaria num dos sábados de julho de 2007? Muitos esperaram o seu cumprimento até o último sábado... Mas, no caso desta predição, não era nem necessário esperar, pois já estava reprovada desde o início pelo teste da Palavra!
8) Finalmente, devemos julgar de acordo com a vida do pregador, da cantora, do profeta ou do milagreiro (2 Tm 2.20,21; Gl 5.22):
● Ele(a) tem uma vida de oração e devoção a Deus?
● Ele(a) honra a Cristo em tudo, não recebendo glória dos homens?
● Ele(a) demonstra amar e seguir a Palavra do Senhor?
● Ele(a) ama os pecadores e deseja vê-los salvos?
● Ele(a) detesta o mal e ama justiça?
● Ele(a) prega contra o pecado, defende o evangelho de Cristo e conduz a igreja à santificação?
● Ele(a) repudia a avareza, ou ama sordidamente o dinheiro?

Para saber mais sobre este assunto, leia o livro MAIS Erros que os Pregadores Devem Evitar, de nossa autoria, acessando http://www.cpad.com.br.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Edson Dorna disse…
A paz do Senhor!

Devemos jugar sim, as pessoas se enganam enquanto isso, sempre jugamos tudo (principalmente o alimento) o nosso nariz ele é o jugador, ao levarmos a boca se estiver podre nos não levamos para dentro da nossa boca... Assim tambem é na Casa do Senhor, temos que jugar para saber o que vem ou não do Senhor, para não sermos enganados com os alimentos podres que estão nos rodeando nestes ultimos dias...
Unknown disse…
Caro Ciro, gostei muito de seus livros e os textos publicados no blog, mas haveria a possibilidade de vocÊ reconfigurar o blog para postar "feed completo" no menu de configuração.
A solicitação se dá devido a tornar viável a leitura do seu texto por leitores de Feed. Digo isso porque o leitor de rss busca a informação contida no seu blog e disponibiliza no leitor informando a atualização do blog.
Mas para mim seria interessante que a atualização viesse com todo o texto na integra, em virtude de não poder ficar em frente ao computador por muito tempo, posso copiar todas as informações que o leitor achou e disponibilizar num palmtop ou ainda em um mp4, para leitura posterior, em horários que tenho livre mas não necessariamente em frente a um computador com internet.
Grato seu leitor,...
Pr. Ciro, em outubro de 2007 lancei um livro intitulado "PROFETAS OU LOBOS DEVORADORES?", que graças a Deus tem tido uma ótima aceitação. O nosso pastor, Temóteo Ramos de Oliveira, nos deu a honra de prefaciá-lo, por achar que se tratava de uma obra séria e que muito contribuiria para o crescimento do Reino, o que realmente tem acontecido.
Agora estou para lançar o meu segundo livro: "CUIDADO COM O ANJO DE LUZ", no qual falarei sobre alguns princípios bíblicos para não sermos enganados por ele:
I. SABER AVALIAR O QUE ESTÁ SENDO ENSINADO
II.FUNDAMENTO BÍBLICO
III.OBEDIÊNCIA À VOZ DO SEU PASTOR
IV.LIBERDADE AO ESPÍRITO SANTO
Quero portanto pedir permissão ao amado irmão para publicar parte deste seu artigo neste livro e também saber se há a possibilidade do irmão examiná-lo e em seguida prefaciá-lo. Com certeza o irmão irá gostar do assunto, pois trata exatamente de assuntos que o irmão também vem escrevendo em suas obras.
Aguardo a resposta.
pralessandrogarcia@yahoo.com.br
Paulino disse…
A biblia nos exorta Pr.a examinarmos tudo que ouvimos ou ainda que vimos 1tessalonicenses 5:21 temos sim que jurgar as profecias ou as pregações não de acordo claro ao nosso prazer,entendimento humano mas de acordo a justa justiça de Deus,neste tempo temos que sim sermos grave na palavra negando as heresias ´´evangelhos sujos´´misturados e abraçando assim a causa do mestre Deus te abençoe Pr.Ciro